Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
NotíciasReview

The Smile Alchemist | REVIEW

Continua após a publicidade..

Bora falar de mais um game da nossa estimada KEMCO. The Smile Alchemist é um game bem particular, e por mais que parece um JRPG retrô indie, ele com certeza tem potencial para surpreender os jogadores. Confira abaixo nossa review e entenda um pouco mais sobre esse divertido jogo.

  • Jogo: The Smile Alchemist
  • Desenvolvedora: ASOBOX Co., Ltd.
  • Publicadora: KEMCO
  • Lançamento: 03 março de 2023
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: RPG
  • Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, PC e Switch
  • Site OficialAqui

Um jovem e a Alquimia

A história do jogo não é nada surpreendente, como outros aspectos. No game damos vida a Nayc, um jovem que deseja, mais do que tudo no mundo, ser um grande alquimista. Nosso jovem futuro alquimista se inscreveu como aprendiz do já renomado Cyan e, ao lado da filha de Cyan, eles começarão a treina, e se dar certo se tornarem alquimistas. Sabendo o que nos move, vamos aos detalhes do jogo.

O game mistura elementos que vão além do tradicional JRPG, mesmo que ele esteja diretamente ligado a esse gênero. O game é dividido por capítulos, deixando a gameplay com uma dinâmica bem diferente da que geralmente encontramos nesse tipo de jogo. Esses capítulos contêm uma quantidade alta de informação, o que em muitos momentos nos remetem a um Visual Novel, diversificando ainda mais a gameplay. O game tenta cativar você com sua história a todo momento, isso é louvável.

The Smile Alchemist – Foto Divulgação KEMCO

Assim como deve ser, o game tem diversos locais em que você deverá transitar em buscas de elementos para criar suas poções. Poderemos visitar locais desde tavernas até casas, e claro, uma bela de uma loja recheada de itens. Na loja encontraremos diversos suprimentos alquímicos, além de sempre poder arrumar uma grana vendendo o que não nos serve mais, e até mesmo vender as coisas que você criou. Já na taverna você pode contratar um aventureiro para sair e conseguir mais suprimentos.

Inicialmente o game é bastante limitado, mas conforme você avança na história, mais elementos são incorporados, além de novas localidades, onde diversos novos itens são encontrados. Tudo consiste em conseguir novos itens nas localidades, para assim conseguir progredir na sua busca por se tornar um alquimista. Você escolhe um ajudante, escolhe um local e os envia para buscar os tão cobiçados itens.

O game conta com um sistema de incentivo, para não deixar seu ajudante esmorecer na busca por seus itens. Você pode animar seu companheiro, caso ele esteja feliz o suficiente, eles podem reunir ainda mais recursos de uma só vez. Aumente o suficiente e eles podem até mesmo agir por conta própria no final. Conforme os aventureiros completam as missões, eles podem subir de nível, para permitir que coletem mais coisas na próxima vez. Como você pode notar, apesar do visual simplificado, o game tem sua complexidade.

The Smile Alchemist – Foto Divulgação KEMCO

Graficamente falando, o game é bem simples, e usa da fórmula KEMCO já bem conhecida dos fãs. Os gráficos têm um ar retro, mas também nos remetem a alguns jogos mobile. A câmera é superior, como usada na maioria dos jogos de RPG dos anos 90, tudo muito bem feito e detalhado, mas também datado. Os textos são no formato caixa, bem conhecido dos jogadores. Temos uma boa quantidade de NPCs, e podemos interagir com quase todos eles, o que deixa o game bem movimentado.

O game ter características fofas, isso devido à palheta de cores escolhidas, o que realmente poderia ser diferente. O game abusa dos tons claros, o que o deixa com um ar muito infantilizado, mesmo que ao jogar ele não seja um game infantil. Aliás, é aqui onde temos um problema no jogo.

Mesmo que você tenha o domínio do inglês, ficar desorientado no jogo não é nada incomum. Acontece que em alguns momentos, não fica claro o que você deve fazer ou fabricar no jogo, e ai vale a intuição. Nosso professor nem sempre é claro nos objetivos, e com isso temos de fabricar coisas até que ele esteja satisfeito, ou você descubra o que deve fazer exatamente. Nesse ponto, o game pode ficar desinteressante para o jogador mais casual.

The Smile Alchemist – Foto Divulgação KEMCO

Para esses casos em que você fica perdido no que deve criar, fique atento a loja, pois lá, encontramos muita das coisas que precisamos, então às vezes você nem precisa sair pelo mundo atrás de um item, ele pode estar na loja. Se precisar comprar alguma coisa e estiver sem dinheiro, fique de olho nos itens excedentes, venda eles na loja, os livros que ensinam novas receitas são caros, e com certeza, todo dinheiro é bem-vindo.

The Smile Alchemist – Vale a Pena?

The Smile Alchemist é um típico game de RPG da Kemco, e deve atender um público que gosta de JRPG, com alguns elementos de Visual Novel. O game conta com bons gráficos e uma boa variação de possibilidades na criação de itens e na busca por novos ingredientes. Tudo é feito de modo muito divertido e com uma aparência casual.

O game fica um pouco difícil em alguns momentos, por não deixar os objetivos bem claros, isso não será um problema para quem vai se dedicar ao jogo, mas quem procura uma diversão mais casual, pode ficar decepcionado.

Se você curte um JRPG, ou assim como eu, é fã dos games da KEMCO (Ahhh Dragon View) recomendo o game, pois seus anseios vão ser atendidos, para o jogador mais casual, o game deve atender quem procura diversão, principalmente devido à criação de itens, que é bem legal. Em algum momento, você deverá ter alguma dificuldade, nesse ponto, fica a seu critério, se dedicar um pouco mais, ou ir para outro game do catálogo KEMCO.

The Smile Alchemist foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela KEMCO  – Agradecemos a cordialidade!

The Smile Alchemist | REVIEW

Gráficos - 65%
Jogabilidade - 65%
Diversão - 70%
Som - 65%
Dificuldade - 70%
Longevidade - 65%

67%

BOM

O game conta com bons gráficos e uma boa variação de possibilidades na criação de itens e na busca por novos ingredientes. Tudo é feito de modo muito divertido e com uma aparência casual.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo