Gosta de games de aventura e já pensou em viajar pelo universo e conhecer diversos planetas e criaturas? The Little Moon promete trazer ambas para os jogadores, com uma jogabilidade simples, intuitiva e divertida. Confira abaixo nossa review conheça esse jogo indie que promete além de divertir, desafiar o jogador.
- Jogo: The Little Moon
- Desenvolvedora: Wojtek
- Publicadora: TTeokLeaf, Wojtek
- Lançamento: 1 de janeiro de 2025
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Aventura
- Plataformas: Steam
- Site Oficial: Steam
Uma aventura em um universo cheio de enigmas
Já olhou para lua e imaginou se alguém vivesse lá? Bom, sabemos, a princípio, que na nossa lua não mora ninguém, mas não sabemos nada sobre todas as outras, e a história de The Little Moon se passa em uma dessas luas desconhecidas. É em uma dessas luas que um menino e uma menina estão vivendo, uma lua muito pequena.
Nesse minusculo satélite natural temos uma árvore solitária, uma casa degradada, tudo parece estranho. Em um dia qualquer, um livro chamado ‘A Sabedoria’ caiu na lua e diz haver muitas coisas que você não sabe, mas precisa aceitá-las. O mundo está cheio de coisas que você não entende. Você está pronto para aceitá-las?
Até as coisas simples podem ser complicadas…
Como podemos notar acima, a história do jogo é bem simples, criando uma narrativa, a princípio, muito simples para a criação da aventura. Entretanto, desenvolver essas histórias pode não ser nada simples, principalmente quando olhamos para os gráficos do jogo, coloridos, animados e fofos, mas não se deixe enganar, The Little Moon pode ser um jogo bastante complexo. Começamos o jogo de maneira bem simples, após conhecer os controles, já estamos na nossa lua, que chamamos de casa.
Ainda que nossa lua seja minuscula, tem muita coisa acontecendo, como, por exemplo, vários peixes que podemos pescar. Os controles são bem simples, mas infelizmente, muito mal otimizados quando vamos jogar no teclado e mouse. A disposição é muito diferente do que vemos na maioria dos jogos, principalmente os competitivos, que fazem parte da maioria do cotidiano gamer de quem joga no PC. Diante disso, um controle tradicional se faz quase que obrigatório, tornando o aprendizado muito menos complicado.
Ainda que tenhamos controles simples, a execução desses controles podem ser confusas, como, por exemplo, quando precisamos voar. É difícil se localizar, mesmo quando estamos usando o mapa, e mesmo quando encontramos o local onde podemos pousar, a execução é complicada e desengonçada. O que ajuda o jogador são os objetivos implicados ao jogador. Esses objetivos aparecem ocasionalmente no mapa, mas exigem uma certa atenção do jogador.
Em termos de interface, o jogo é completo, oferecendo uma visão abrangente do que temos a nossa disposição, como nossa barra de PV e um HUD com os equipamentos que temos. O mais importante é o jato que temos acoplado ao nosso uniforme que nos faz poder viajar entre os planetas. Outras informações sobre itens podem ser vistos em um menu paralelo que usamos em algo parecido com um inventário. Tudo é muito simples, mas funciona perfeitamente bem, sendo um dos pontos fortes do jogo.
Inicialmente, The Little Moon exige paciência do jogador, pois o game leva algum tempo para se desenvolver de maneira divertida. Conforme exploramos novos planetas, o game começa a desenvolver uma narrativa mais coesa, deixando o jogador mais situado na narrativa e do que os desenvolvedores pretendem com o jogo. As coisas acontecem lentamente, e como temos poucas interações com outros personagens, ficar preso em algum momento no jogo por não saber o que fazer, pode ser bastante entediante.
Quando começamos a explorar as masmorras, o jogo toma outra forma, se tornando um jogo de aventura mais definido, onde teremos de lidar com armadilhas. Essa exploração é totalmente autônoma, e mesmo que tenhamos um mapa, ele é muito limitado e praticamente só serve para mostrar nossa posição no mapa. The Little Moon é um jogo que não admite muitos erros, então, algumas das armadilhas que enfrentamos podem ser mortais, mesmo que tenhamos uma barra de PV.
The Little Moon — Vale a Pena?
The Little Moon é um game em desenvolvimento, e ainda que tenha alguns problemas de gameplay, a experiência vale a pena, principalmente se você gosta de games de exploração com uma dificuldade mais elevada. Ainda que tenha elementos simples na jogabilidade, a curva de dificuldade não bem distribuída, e associar isso a um aprendizado lento, pode ser um fator que afaste os jogadores mais casuais.
A narrativa também não ajuda muito, pois com um início confuso e uma narrativa abstrata, o jogador passa boa parte do tempo jogando no automático. Isso só muda após algum tempo de jogo, e diante de uma biblioteca de games tão parecidos como The Little Moon, o jogador pode não ter tanta paciência. Ademais, nesse momento, o jogo apenas existe, mas como continua em desenvolvimento, a equipe por trás do jogo pode mudar essa sensação.
The Little Moon | REVIEW
Gráficos - 6
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 5
Som - 5
Dificuldade - 7
Fator Replay - 5
5.6
Regular
The Little Moon é um jogo com uma narrativa confusa, que demora a acontecer. Além disso, os controles são mal distribuídos, deixando o game ainda mais difícil de digerir. Ademais, se você procura um jogo de exploração mais difícil e ainda, sim, com uma gameplay descompromissada, vale uma conferida.