Starfield está disponível agora para os proprietários das versões Premium do jogo, com isso, as primeiras comparações do jogo rodando no XSSX e no PC começam a aparecer na rede. Esses vídeos trazem um comparativo entre as versões do jogo, mostrando a diferença de desempenho.
Conforme divulgado pela IGN, a resolução de Starfield pode ter quedas para 720p e 400p no Xbox Series X e Xbox Series S, respectivamente, tudo isso com o jogo travado na casa dos 30 FPS, sem suporte para 60FPS, por exemplo. Vale ressaltar que a Digital Foundry gostou do desempenho de Starfield no Xbox e elogiou principalmente os gráficos do jogo, trazendo uma avaliação menos emocional.
O comparativo trás detalhes dos gráficos e desempenho de Starfield no PC e Xbox Series S|X, vamos ver?
- Xbox Series S: 1440p: 30fps reconstruído com FSR a partir de 900p;
- Xbox Series X: 2160p: 30fps reconstruído com FSR a partir de 1440p;
- PC – Configurações Máximas: 4K com FSR reconstruído a partir de 1620p | RTX 4080 | i9 12900K | 32GB DDR5 | SSD NVMe M.2.
Considerações da avaliação:
- Xbox Series S|X possui apenas um modo de jogo. Ambas as versões usam FSR e sua taxa de quadros está bloqueada em 30fps;
- Em alguns pontos exigentes, o Series S tem algumas quedas e tearing, mas nada muito severo. Ambas as versões sofrem com tearing às vezes, embora a experiência geral seja sólida;
- As configurações em ambos os consoles são muito semelhantes às configurações altas no PC. O Series S tem menor distância de renderização, geometria do terreno, sombras, filtragem anisotrópica, texturas e efeitos de pós-processamento em comparação com o Series X;
- A versão para PC possui sombras melhores, filtragem anisotrópica, distância de renderização e algumas pequenas melhorias em texturas e efeitos de pós-processamento, mas as diferenças são realmente pequenas em relação à versão para console;
- Um dos pontos a destacar sobre as melhorias aplicadas ao Creation Engine 2 é a iluminação;
- Os tempos de carregamento com um SSD NVME M.2 no PC são consideravelmente mais rápidos em comparação com os consoles. O Series X é ligeiramente mais rápido do que o Series S desta vez;
- A versão para PC sofre de um pequeno bug gráfico na água que não mostra corretamente a trajetória do personagem;
- O terreno e o layout de alguns planetas mostram diferenças entre todas as versões, provavelmente devido ao random generation system;
- O FSR se torna completamente necessário porque podemos sofrer quedas de até 30fps em um RTX 4080 na qualidade Ultra em 4K;
- A ausência do DLSS tem um impacto visível no desempenho das placas gráficas Nvidia;
- Apesar da ausência de 60fps nos consoles, Starfield oferece uma das experiências mais sólidas da Bethesda no lançamento.
- No PC o jogo é exigente nas configurações mais altas.
Starfield será lançado para XSSX e PC no dia 06 de setembro de 2023 e day-one por meio do Xbox Game Pass.