
- Jogo: The Last of Us Part I
- Desenvolvedora: Naughty Dog
- Publicadora: Sony Interactive Entertainment
- Lançamento: 2 de setembro de 2022
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Ação-aventura
- Plataformas: PlayStation 5
The Last of Us Part I é o remake do aclamado jogo de PS3, lançado em 2013. Sim, isto mesmo, um jogo de 2013 tem um remake. O anúncio do remake foi inesperado, já que ocorreu do nada, e muitas pessoas não gostaram (com razão). É completamente desnecessário um jogo de 2013 ter um remake, principalmente da forma como foi feito.
The Last of Us Part I é o mesmo jogo de 2013, mas com os gráficos “reimaginados”. O jogo conta com gráficos superiores aos do Part II, mas apenas isso. Antes do lançamento, foi dito que a gameplay seria a mesma do Part II, mas não foi bem assim. A bancada do Part II está no Part I, mas só… nós não podemos nos deitar e nós não podemos esquivar dos golpes. Sendo assim, o remake se torna ainda mais desnecessário, já que ele tem pouco a acrescentar. Não é um remake, é um mod gráfico.
O jogo
Ok, é o mesmo jogo de 2013… isto é ruim? Sim e não. The Last of Us é uma obra-prima, mas o que nós esperávamos era, além dos gráficos, a mesma gameplay do Part II. Não era necessário mexer na história, por isso não mexeram, mas a gameplay poderia (e deveria) ser atualizada.
É um remake desnecessário? Sim, mas é a melhor maneira de jogar The Last of Us. Os gráficos são muito bonitos, com expressões faciais de ponta, e a bancada é uma boa (e infelizmente a única) adição a gameplay. Se você tem um Playstation 5 e nunca jogou (ou quer rejogar) esta obra-prima, eu te recomendo a compra. Como eu disse, é a maneira definitiva de jogar o primeiro The Last of Us (mas espere uma promoção).
A narrativa
A narrativa de The Last of Us é uma obra-prima, sendo uma das melhores narrativas de drama da história. A história de Joel e Ellie é repleta de momentos emocionantes, que te fazem refletir sobre dor, trauma e luto. Joel é um homem traumatizado por um evento que acontece logo no começo da trama, e isto persegue ele pelo restante do jogo. Ellie, por outro lado, é uma garota solitária que carrega um grande peso. Os dois tem a missão de atravessar o país juntos, enquanto se conhecem melhor e formam, aos poucos, uma relação complicada de pai e filha.
A jornada está repleta de momentos angustiantes e assustadores, com monstros vagando pelo país. De bandidos a criaturas horripilantes, há todo tipo de ameaça pelo caminho. Tudo isto em meio a uma gameplay extremamente agradável, focada no combate e na exploração. Você pode agir pelas sombras, eliminando os inimigos silenciosamente, ou pode atirar em qualquer coisa que se mexer, bem no estilo Rambo.
The Last of Us Part I – Vale a Pena?
The Last of Us é um jogo focado na narrativa, ele conta com uma trama extremamente emocionante, além de uma gameplay dinâmica e divertida. Como se não bastasse, o jogo tem gráficos belíssimos e uma trilha sonora impecável, o que deixa tudo ainda mais emocionante. O jogo é uma verdadeira obra-prima, considerado por muitos como um dos melhores da história… e eu concordo.
O remake, por outro lado, é completamente desnecessário, mas é um fato de que é a maneira definitiva de jogar o primeiro The Last of Us. Com gráficos exuberantes e a adição da bancada, eu te recomendo a compra em uma promoção.
The Last of Us Part I
Gráficos - 10
Jogabilidade - 8
Diversão - 9
Som - 9
Dificuldade - 7
Longevidade - 7
8.3
Ótimo
O remake é completamente desnecessário, mas é um fato de que é a maneira definitiva de jogar o primeiro The Last of Us. Com gráficos exuberantes e a adição da bancada, eu te recomendo a compra em uma promoção.