Se tem um gênero de game que tem opções para todos os gostos, esse gênero é o FPS/Shooter. E com tantos games a disposição, muitos acabam caindo na mesmice e na falta de inovação. Entretanto, esse não é o caso de SUPERHOT. O Game é cheio de inovações, tanto na gameplay, quanto na forma em que interagimos com o jogo.
O Game acaba de chegar a PlayStation Plus Essentials, e com isso estamos trazendo um REVIEW completo para você leitor do Games Ever. Confira abaixo o que de melhor (e pior) você vai encontrar em SUPERHOT.
- Jogo: SUPERHOT
- Desenvolvedora: SUPERHOT Team
- Publicadora: Piotr Iwanicki
- Lançamento: 06 de outubro de 2022
- Número de Jogadores: Single player
- Gênero: FPS/Shooter
- Plataformas: PS4, Oculus Quest, Xbox One, Windows, Switch, Linux, Mac OS, Google Stadia
- Site Oficial: SUPERHOT Team
Um Game Inovador
Como dissemos no começo desse review, se tem uma coisa que SUPERHOT tem de sobra é inovação, pois o game oferece uma experiencia que dificilmente você deve ter encontrado em outro game do gênero. Apesar de ser um game de tiro, temos diversos puzzles dento do jogo, todos eles implementados de maneira bastante inteligente.
Assim que iniciamos o jogo, já vemos sua tendencia em ser diferente, pois o menu inicial já é completamente diferente do habitual. O menu tem a aparência de um terminal de computador, quase um DOS. Além disso os níveis são arquivos armazenados em pastas como em um computador, e você começa e continua seu jogo abrindo “superhot.exe” em um gerenciador de arquivos, algo bastante original.
Como em um sistema de computador ao explorar algumas pastas, você vai descobrir alguns segredos como demonstrações de programação – animações e procedimentos projetados para mostrar como os programadores usam o hardware de acordo com suas vontades. Esses pequenos truques são muito interessantes e criativos, apesar de serem meramente estéticos. Vale a criatividade implantada.
Em SUPERHOT, toda vez que você se move, seus inimigos e suas balas também se movem e se você ficar parado, o tempo também não se move, deixando o game paralisado. Essa mecânica pode parecer estranha no começo, mas com o passar do tempo, ela se mostra bastante inteligente, e deixa o jogo extremamente estratégico. Essa mecânica do jogo força você a ser preciso nas suas decisões, e se no começo as coisas parecem simples, com o passar das fases você vai se deparar com desafios batente instigantes.
O grande segredo do game é saber o momento certo de se locomover, tanto para passar por um inimigo, como para se esquivar de uma investida contra você. Toda essa estratégia fazem o game, que em um primeiro momento se pareçe com um FPS, se torne um game de Puzzle. Além disso, enquanto um jogo tradicional de FPS incita o jogador a ter uma gameplay baseada em reflexão e agilidade, SUPERHOT faz com que você tenha uma gameplay mais planejada e organizada.
Para conseguir esse controle no jogo, a precisão é algo que você vai ter de praticar, e para isso você vai morrer muito, e de novo e de novo. Entretanto, o game é bastante generoso com os checkpoints, mantendo a adrenalina em alta. No inicio,as primeiras fases do jogo funcionam como um breve tutorias, mas com o passar do tempo, o game começa a ficar mais exigente, e não vai tolerar erros.
Ao final de cada nível, você pode conferir como foi seu desempenho, mostrando todos os inimigos que você eliminou e os puzzles que você solucionou. Deixando o lado meramente estético, esse replay, serve para você conferir o que fez de certo, e onde pode melhorar, servindo de um tutorial para o próximo nível. Como esse replay acontece com outra dinâmica, é muito divertido como fica sua jogada, você vai se sentir como um super jogador.
As Variáveis de um Sistema Complexo e Divertido
Depois de se familiarizar com o sistema de SUPERHOT, vamos nos deparar com um game mais complexo, desafiante, frenético e divertido. Não se deixe enganar pelos gráficos simples do jogo, a diversão vai além do que você esta vendo.
Além de sua arma, em muitos níveis, você pode pegar uma garrafa e jogá-la em um inimigo empunhando uma pistola, pegar sua pistola, esvaziar seu pente em dois inimigos e, em seguida, jogar a arma vazia para desarmar um outro inimigo. Apesar do fato de que não existe uma única maneira correta passar por um determinado nível, seus métodos tendem a permanecer os mesmos, a menos que você esteja se impondo desafios de estilo. Você pode passar o jogo inteiro usando uma mesma técnica, entretanto, experimentar é divertido.
Apesar de não ser o foco, você também pode explorar algumas locações em SUPERHOT, e nesse momento o jogo se torna ainda mais diferente. Nesses lugares, você vai encontrar objetos improváveis e estranhos, vou deixar essa descoberta nas mãos de vocês para não estragar a surpresa. Ressalto que explorar essas locações é um desafio, com uma dificuldade bastante elevada, aventure-se e veja se você é hábil o suficiente.
Essa variação do jogo não tem qualquer relação com a história principal, e serve apenas para que você se afaste da história principal, deixando a vida útil do game mais extensa.
SUPERHOT – Vale a Pena?
SUPERHOT é um game diferente, e isso deve ficar bem claro. Você vai precisar dedicar algum tempo ao jogo, principalmente para que você possa se identificar com as mecânicas do jogo e seu apelo gráfico mais minimalista. O game é muito inteligente e variável, e isso tem um preço, cobrado na dificuldade, que apesar da curva de aprendizado justa, vai ficando cada vez mais exigente.
O game esta disponível para os assinantes da PlayStation Plus Essentials, sendo oferecido no mês de outubro de 2022, e esse é um belo motivo para você assinante, descobrir o game, e se divertir com uma experiência totalmente nova.
Ah!, conte para gente abaixo até onde você conseguiu explorar o game fora das missões principais, estamos curiosos para saber. E não deixe de conferir nossa seção de REVIEWS.
SUPERHOT | REVIEW
Gráficos - 70%
Jogabilidade - 75%
Diversão - 80%
Som - 70%
Dificuldade - 76%
Fator Replay - 65%
73%
BOM
SUPERHOT é uma experiencia inovadora e desafiante, proporcionando uma gameplay divertida e alucinante.