Starfield o Skyrim Sci-fi que estava prometido a alguns anos finalmente chegou às mãos dos jogadores. Claro que no decorrer dos anos diversas promessas foram feitas pelos desenvolvedores e muitos leaks e hoax surgiram sobre esse título, mas eu vesti meu colete a prova de spoiler e experimentei Starfield sem nenhum preconceito e ai? o que deu certo? e o que poderia ter sido feito melhor?
1. Que deu certo – Customização de Nave.
Quem nunca brincou com LEGO ou suas versões genéricas que eram vendidas em feiras e não montou suas próprias naves espaciais, ou ainda usou uma garrafa pet como foguete. Bem Starfield permite que você faça isso agora, combinando peças modulares para montar sua própria nave, dependendo do seus gostos. As peças afetam a nave em combate, exploração e até mesmo seu interior. E então você vai querer montar sua própria Razor Crest de Mandalorian? ou prefere uma A-Wing de Star Fox? Eu sei que eu quero montar minha própria versão da Serenity de Firefly.
1. Que não deu certo – Ausência de veículos terrestres.
Os mais de 1000 planetas e luas de Starfield são um sonho para qualquer um que ama jogos de exploração, porém sabe o que não é legal em exploração da superfície? Tudo tem que ser a pé. O jogo contém uma jetpack, mas ela serve apenas para pequenos impulsos ou pulo duplo, nada de voar por aí como um Mandalorian. Combinações de baixa gravidade com correr e usar esses impulsos é o mais próximo que chegamos de um veículo, o que é uma pena porque não incentiva o jogador ficar andando a pé até um ponto que está a 3000 metros.
2. Que deu certo – Características ou “traits”.
Durante a criação de personagem podemos escolher algumas características únicas para os nossos personagens, esses “traits” podem nos dar uma casa, fazer com que possamos visitar os pais de nosso personagem ou até mesmo nos fazer ter uma mutação rara que dá mais HP, porém, tudo isso tem um custo. A casa gera uma dívida semanal altíssima, os seus pais são aposentados e precisam da sua ajuda financeira com frequência e a mutação faz com que os itens de vida sejam menos efetivos.
Essas características não só dão essas forças e fraquezas como também te dão opções de diálogo especiais. A dos pais por exemplo, você pode visitá-lo e eles sempre tem comentários sobre suas aventuras recentes, fora te dar presentes de tempos em tempos, não é só mais uma coisa para colocar na ficha do personagem e deixar lá.
2. Que não deu certo – Crafting.
Starfield tem grandes semelhanças com Fallout 4 e 76 na parte de sistemas, então as bancadas de melhorias para armas e armaduras não poderiam ficar de fora. Perks são necessários para poder fazer as melhores modificações, porém, agora temos uma variedade enorme de materiais, fora os elementos básicos como ferro, cobre, alumínio, temos peças como armação de metal, fios e peças metálicas.
Para poder fazer algumas coisas precisamos de vários componentes diferentes e com um inventário pequeno e nossa nave com espaço limitado para carga é difícil saber o que pegar ou não.
Diferente de Fallout 4, onde todo o “lixo” era convertido em materiais base e a oficina tinha espaço quase que infinito, o que nos dava maior tranquilidade para testar as várias coisas que podíamos criar.
3. Que deu certo – Facções e Trama.
Todo bom jogo da Bethesda tem uma porção de facções as quais podemos nos juntar, em Fallou por exemplo essas facções normalmente são o que nos levam ao final do jogo (3, New Vegas e 4). Já em Skyrim as histórias dessas facções se passam separadamente da campanha principal, podendo ser ignoradas se o jogador assim desejar. Starfield se parece com Skyrim, a campanha principal se passa seguindo a Constelação que é um grupo de exploradores do espaço.
Porém ainda podemos nos unir a várias facções diferentes e isso nos dá opções de diálogo únicas.
Já a história de Starfield começa com uma missão inicial bem interessante seguida de missões introdutórias, mas depois pode ficar com carinha de fetch quest, mas não deixe isso te desanimar porque ela tem suas reviravoltas e momentos espetaculares pela frente, que não direi aqui porque quero que as pessoas experimentem por conta.
3. Que não deu certo – Ausência de Alienígenas
Em um universo tão denso com mais de 1000 planetas exploráveis e centenas de horas de conteúdo, muita gente, eu inclusive, estava esperando por algumas raças alienígenas inteligentes, mas Starfield preferiu ficar com os pés no chão (figurativamente falando) e só trabalhar com humanos. Pode ser que em alguma quest ou easter egg perdido por aí tenham referências, mas no que pude ver em 100 horas, não há nenhum Turiano, Asari, Twi’lek ou Mon Calamari a vista, uma pena.
4 Que deu Certo – Combate
Fallout tem o Vats, Skyrim tem Shouts, mas e Starfield? Bom o jogo tem seus próprios temperos para o combate, como uma jetpack, gravidades diferentes em planetas diferentes, ou seja, em um você pode pular e ficar um bom tempo no ar atirando e no outro você não pula nem mesmo uma mureta. E por fim algumas habilidades especiais que vão desde fazer os inimigos levitarem até mesmo um clone seu para te ajudar em combate. Testar todas essas possibilidades com os vários tipos de armas disponíveis e com as alterações de gravidade torna o combate do jogo muito divertido e variado.
4. Que não deu certo – Mapas
Sim é verdade que algumas das cidades e paisagens de Starfield são de tirar o fôlego, mas a ausência de mapa nas cidades faz com sua exploração seja muito mais penosa do que deveria. ainda falando em mapas os planetas tem algumas paisagens sensacionais e climas e biomas variados, visitei um planeta não principal que continha 5 biomas diferentes para se ter uma ideia, mas infelizmente não tem muito o que se fazer nesses planetas.
O mapa é gerado de forma procedural colocando no caminho dungeons, ruínas, outposts e algumas anomalias naturais, recursos e por aí vai, porém por serem gerados dessa forma tudo fica um tanto monótono depois de um tempo, os mapas feitos a mão são muito mais carismáticos apesar de serem poucos no jogo. Já nossos mapas gerados garantem um tempo de vida maior para o jogo e muita diversão explorando, mas logo se percebe o padrão e fica com carinha de quest Radiant em Skyrim.
5. Que deu certo – Seguidores.
Apesar do número bem menor de seguidores do que Fallout 4, por exemplo, Starfield conseguiu dar a eles muito mais vida, ficando com menos cara de só mais um NPC. Cada um dos seguidores tem suas próprias histórias, jeitos de se falar e até mesmo questlines inteiras. Alguns NPCs com nome e que podem ser seus seguidores não estão no caminho de missões principais e vai demandar que você explore bares e portos em busca de uma tripulação habilidosa.
5 Que não deu certo – Repetição de diálogos
Mesmo os seguidores de Starfield sendo superiores aos de Skyrim com seus “need something?” constantes eles ainda tem bastante repetição de frases. Quando jogamos por algumas horas é difícil reparar, mas quando batemos 10 horas ao lado da Sarah já sabemos de cabeça o que ela vai dizer na próxima caverna. Claro que tem gatilhos únicos, o que é muito legal, mas o “dia a dia” com seu seguidor ainda está um pouco monótono por conta da baixa variedade de diálogos. Ao menos agora podemos deixar com que eles falem em algumas escolhas de diálogo e quando aprovam ou desaprovam algo eles comentam o porque ao invés de só planejar sua iminente vingança, né Piper?