Se tem um gênero que explora a criatividade e desafia o jogador constantemente é o Puzzle conhecido entre nós como Quebra-Cabeça. Usando o poder das luzes, Night Lights chega com belos visuais e uma jogabilidade muito divertida. Confira abaixo nossas impressões de divertido game da Meridian4 publicado pela conhecida Ratalaika Games.

  • Jogo: Night Lights
  • Desenvolvedora: Meridian4
  • Publisher: Ratalaika Games
  • Lançamento: 21 de novembro de 2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Puzzle / Adventure
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S|X

Um mundo de luzes diferentes

Como sabemos, os games de Puzzles não são conhecidos por grandes historias, entretanto elas sempre estão presentes, e em muitas das vezes essas historias se misturam com a mecânica do jogo. Em Night Lights não é diferente, a historia é o motivo da existência de nosso protagonista.

Em Nitght Lights o mundo é diferente à noite.

Você vai assumir o papel de um pequeno robô e vai embarcar em uma aventura para iluminar um planeta desprovido de luz.

Você vai prender os truques da incrível mecânica única de manipulação de luz e sombra para mudar o ambiente ao redor, resolver quebra-cabeças intrincados e, por fim, coletar fragmentos para ressuscitar uma estrela caída. Alias, usar a luz a seu favor, em muitos momentos vai ser a única maneira de ir adiante no game.

Colete cristais para ativar diferentes ferramentas e fontes de luz, perfure a escuridão e seja um farol enquanto soluciona quebra-cabeças cada vez mais difíceis no mundo estilizado de Night Lights.

Night Lights tem gráficos simples, mas marcantes e cheio de estilo!

Um Puzzle inventivo com mecânicas arrojadas

Desde o primeiro contato com Night Lights, você percebe que o game consegue se destacar inicialmente pelos seus visuais acertados. O game passa um sensação de leveza bem interessante, algo bem interessante principalmente por seu um Puzzle. Nada mais cansativo que resolver aquele quebra-cabeça complicado com gráficos pesados e sem gração na sua frente, isso não acontece com Night Lights.

O game não chega a ser longo, mas tem uma duração razoável para um Puzzle. O game conta com 45 levels que vão variando a cada nivél que você transpõe. A dificuldade é bem gradual, e com uma curva bem adequada, você não vai se sentir frustrado em uma mudança brusca de dificuldade, por exemplo.

Em Night Lights você vai precisar manipular a luz para conseguir solucionar os Puzzles do game, essa mecânica vai acompanhar você por todo o game. Se aventurar pelos gráficos noturnos do game com uma abordagem bem simples (não simplória, não confunda!), torna o game extremamente divertido e leve.

Uma sensação que nos acompanha em muitos momentos em Night Lights é a de em alguns momentos estar vivenciando um game metroidvania. O game nem de longe usa esses elementos frequentemente, não sei se foi algo intencional, mas a sensação existe, e você, ao jogar vai entender o que estou querendo dizer.

Gráficos bem escolhidos, deixam o game com um visual ‘leve’.

Descomplicado, divertido e instigante

Uma das coisas mais legais em Night Lights é que o game consegue ser direto em sua proposta, esqueça rodeios para completar seus puzzles. No game você é lançado diretamente nos quebra-cabeças e depois de se aventurar de maneira breve pelo cenário, pulando e desviando de alguns obstáculos, você vai estar diante de tudo que precisa para solucionar seu Puzzle.

Com total liberdade para explorar as Zonas, o game é descomplicadamente divertido, e divertidamente desafiante, com suas mecânicas inovadoras e aquele toque Metroidvania que mencionamos mais acima. Alias quando você pegar o jeito do jogo, se aventurar descobrindo novas áreas do game, vai ser uma nova fase da diversão.

Sim, eu sei exatamente o que alguns de vocês pensaram agora, e essa exploração foge um pouco do gênero e pode decepcionar alguns fãs, entretanto, eu realmente não acredito nisso. Da forma que essa exploração foi colocada no game, eu realmente me senti tentado a jogar, e com o passar do tempo, a diversão só aumentou e elevou muito a qualidade da gameplay.

Conforme a necessidade de mais energia para manter as suas habilidades funcionais, explorar novas localidades vai ser essencial para seguir em frente no game. Vale ressaltar que apesar de serem muito importantes, esses itens sempre vão estar fora do seu alcance e vão ser mais um desafio a sua inteligência e paciência.

Night Lighs – Muitos pulos e exploração para seguir em frente na sua jornada.

Ademais, as Energias e Cristais são os itens que vão fazer você seguir em frente no game, só depois de coletar esses itens você vai conseguir seguir em frente. Por isso explorar o game é tão importante, e é nesse momento que os elementos de jogos Metroidvania são encontrados, e são o diferencial em Night Lights.

Night Lights – Beleza e inovação caminhado juntos

É engraçado como algo tão conhecido, pode se tornar completamente diferente e mais divertido apenas por agregar alguns elementos de outros gêneros. essa miscelância é o que faz de Night Lights um game que apesar de usar mecânicas conhecidas, tão divertido.

Explorar os ambientes noturnos do game também trouxeram um clima mais misterioso ao game. Confesso que se nosso personagem fosse um pouco mais elaborado, as coisas seriam ainda mais interessantes, mas entendo a perspectiva da desenvolvedora ao usar nosso protagonista exatamente como ele esta, faz parte do jogo literalmente.

Os gráficos com visuais 2D cheios de profundidade, mais usando os mesmos tons de cores deixaram o game bastante bonito. Os tons monocromáticos do game no ambiente 2D no velho e bom estilo plataforma cairam como uma luva no game e se encaixaram perfeitamente na proposta de Night Lights.

Como citamos anteriormente, o clima noturno do game criou uma sensação de mistério, e isso funcionou bem no game, ainda mais quando você se deixa levar pelas músicas do game que mantém a atenção do jogador exatamente aonde ela deve estar, no game.

Confira abaixo os primeiros minutos do game através de nosso canal no YouTube. Apesar de ainda não estarmos com a gameplay completa de Night Lights abaixo você confere os primeiros minutos de gameplay do jogo, aonde resolvemos os primeiros puzzles do game, e mostramos na pratica como o game funciona. Não deixa de se inscrever no nosso canal para ficar por dentro das nossas gameplays e reviews!

O game conta com 4 mundos a sua disposição, confesso que em alguns momentos esperava um pouco mais de diversidade nas locações do jogo. Não que o que você vai ver durante esses 4 mundos seja ruim ou feio, longe disso. Mas dentro da proposta já aplicada, poderia haver uma diversidade maior de paisagens. Não chega a ser algo negativo, mas um pouco mais de criatividade não seria nada mal.

Night Lights – Vale a Pena?

Sempre fui um gamer que jogou de tudo, e no gênero puzzle me recordo de Cuboid, game de PlayStation 3 que me marcou como um dos melhores puzzles que já havia jogado em minha vida gamer. Agora, tantos anos depois volto a ter a mesma sensação ao jogar Night Ligths.

Com uma jogabilidade simples, gráficos lindos e uma dificuldade balanceada, o game da Meridian4 publicado pela Ratalaika Games já se torna um dos grandes lançamentos do gênero nesse ano. Além disso, como já é tradição, da empresa, o game chega com um preço honestíssimo sendo acessível a todos os públicos.

Incorpore a isso a inovação do estilo Metroidvania presente no game e sua proposta de plataforma 2D e temos um game extremamente divertido e impar. Night Lighs é um game que vale a pena ser conferido por todos os jogadores, independente do gênero que você tenha preferencia. É diversão certa.

Night Lighs foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Ratalaika Games SL – Agradecemos a cordialidade!

Night Lights | Nota do Redator

Gráficos - 65%
Jogabilidade - 70%
Diversão - 75%
Som - 74%
Dificuldade - 75%
Fator Replay - 60%

70%

Nota Final

Night Lights é um Puzzle divertido e cheio de estilo. Misturando mecânicas clássicas com elementos de Adventure e Metroidvania, o game impressiona pela simplicidade e diversão sofisticada

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio