Micetopia é mais um típico game da desenvolvedora Ratalaika Games, ou seja, nada muito sofisticado, e com alguma diversão em algum lugar. Micetopia não é um dos melhores trabalhos da desenvolvedora, mas tem troféus / conquistas, por exemplo, então…

Ficha Técnica

  • Jogo: Micetopia
  • Desenvolvedora: Ratalaika Games S.L
  • Lançamento: 20 de novembro de 2020
  • Numero de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Adventure / Plataforma
  • Plataformas: Playstation 4, Xbox One, PC, Switch e consoles da nova geração

Um jogo Simples

Falar de Micetopia não é nada muito difícil. O jogo é simples em todas as concepções por isso beira a mediocridade. Se você não esta jogando para dar uma inflada na sua Gamertag / PSN ID, eu não consigo imaginar por qual motivo você esta no mundo de Micetopia.

Ademais, no jogo você vai estar no mágico reino medieval de Micetopia! Nele, os ratos vivem livremente em uma idílica aldeia rural. Porém, a história começa com todos os ratos sendo capturados e levados pelas forças do mal, ficando para trás apenas o ancião. Aceita o desafio de salvar os aldeões dos lacaios das trevas e se tornar o herói de Micetopia?

Micetopia - Um Quase metroidvania

Micetopia – Um Quase metroidvania

Em Micetopia, você é um rato destemido que luta, pula e explora, por exemplo. Vença os inimigos, ganhe novos poderes e resgate seus compatriotas das garras dos captores. Estará você à altura do título de Herói de Micetopia concedido pelo ancião?


Micetopia – De longe, um Metroidvania

Quando você começa a jogar Micetopia, você percebe que os desenvolvedores tentaram, de alguma forma fazer um game no estilo Metroidvania. Entretanto, eles erraram muito para chegar nessa fórmula. Tirando alguns gráficos, e uns mapas com alguma inspiração, por exemplo,  nada sobra do consagrado estilo.

O grande problema de Micetopia, é ser um jogo confuso e com mapas muito difíceis de serem interpretados. Não saber onde você tem de ir, é o que torna o jogo mais difícil. Some isso a poucos checkpoints e uma barra de energia que você tem de olhar várias vezes para saber qual seu nível de vida.

Micetopia - Mapa do jogo

Micetopia – Mapa do jogo

Ademais, como dissemos anteriormente, graficamente Micetopia até tem alguma qualidade. Com boas cores e cenários com alguma profundidade, o jogo consegue passar uma sensação Metroidvania.

O problema é que o jogo tem muitas deficiências, e isso acaba fazendo tudo água-abaixo (falhar).  Todos sabemos que os jogos da Ratalaika Games, são jogos mais simples, mas Micetopia se enquadra nos games com menor qualidade da empresa, por exemplo.

Em jogabilidade, Micetopia também não surpreende e continua abaixo da média. Você tem os recursos básicos dos jogos, pular e lutar. Caso consiga avançar no jogo, você vai ter a ajuda, um arco e flecha, e mais nada.

Ademais, você não vai ter diversidade de armas ao seu dispor, não vai ter habilidades a conquistar, enfim só o básico mesmo.


Micetopia nos dispositivos Mobile

Nos dispositivos móveis, Micetopia se sai um pouco melhor, mas só um pouco. Como nessas plataformas a casualidade é um fator que pesa, o jogo acaba tendo algumas qualidades.

O jogo fica até mais bonito, devido ao tamanho reduzido na tela. Confesso que a impressão do jogo nos celulares foi bem mais positiva, me fazendo até jogar um pouco para testar, mas como sou muito ruim com controles na tela do celular, foi só um teste mesmo.

Micetopia - Android / iOS

Micetopia – Android / iOS

Ademais, caso queira testar o jogo no seu celular, basta conferir o game na loja do seu aparelho. Google Play ou App Store.


Conclusão

Micetopia é um jogo de nicho, isso deve estar sempre em mente. Ou você vai colocar ele para seu irmãozinho jogar, ou você mesmo vai jogar apenas atrás de troféus ou conquistas, por exemplo.

Sem inspiração e com uma qualidade abaixo da média, sobra pouco para tornar o jogo agradável. Se você esta nos dispositivos móveis, Micetopia fica pouco melhor, mas nada que faça você se empolgar com o jogo

 

Nota: 4

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio