Se você gosta de um bom jogo de ação, e ainda está procurando aquele game Cyberpunk que foi prometido há algum tempo, Ghostrunner pode ser esse game. Vamos falar aqui de um game que leva a ação a dificuldade eo tema Cyberpunk ao extremo. Confira.
- Jogo: Ghostrunner
- Desenvolvedora: One More Level, All in! Games SA, Slipgate Ironworks, 3D Realms
- Publisher: All in! Games SA, 505 Games
- Lançamento: 20 de Outubro de 2020
- Número de Jogadores: Single Player
- Gênero: FPS, Adventure
- Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X, Microsoft Windows, Amazon Luna
Ghostrunner – Cyberpunk, genuinamente
Se tem uma coisa que identificamos em Ghostrunner desde sua abertura, é sua temática. O jogo é totalmente influenciado pela temática Cyberpunk, e isso é algo que faz toda a diferença no jogo, ou ao menos é mais uma das coisas que se diferenciam no jogo.
A historia do jogo se passa na cidade de Dharma Tower, uma enorme arcologia semelhante a um arranha- céu abrigando o restante da humanidade após uma calamidade global não especificada conhecida como a explosão. Nosso protagonista, chamado de Ghostrunner desperta sem memória, mas é direcionado para liberar uma inteligência digital conhecida como o Arquiteto, a mente preservada de Adam que criou e governou a Torre do Dharma e projetou os Ghostrunners, supersoldados tecnologicamente aprimorados que serviram como uma ferramenta de manutenção da paz e policiamento.
O arquiteto foi traído por sua confidente Mara em um golpe que destruiu a maioria das unidades do Ghostrunner, sendo agora conhecida como a mestre das chaves. O Ghostrunner foi encontrado por um grupo de rebeldes conhecidos como os Alpinistas para reparos, embora a rebelião tenha sido exterminada imediatamente antes da reativação do Ghostrunner. O arquiteto incumbe o Ghostrunner de derrotar o Keymaster.
Assim começa nossa aventura.
Um jogo ambicioso
Quando começamos a jogar Ghostrunner, ele em poucos momentos já transparece a sua aptidão para ser um jogo grande. O game indie foi concebido com um capricho impar, e em todos os aspectos não parece ser um game com orçamento mais moderado.
O jogo tem uma gama imensa de movimentos, e tem uma jogabilidade frenética. Aliado a gráficos sólidos e bem definidos, o jogo é uma grande promessa, e com um orçamento mais generoso, com certeza pode se tornar uma franquia grande. Ghostrunner é um game com identidade própria e bem definida, você com certeza não deve ter na memória, mais de tres jogos que se assemelham a Ghostrunner.
Outro fator que devemos ressaltar é o estilo de produção do game. Se assim como eu você chegou até Ghostrunner por meio de um console (PlayStation 5 no meu caso), você vai notar que o tudo nos remete ao PC. Por mais que você tente otimizar os controles, o game foi claramente inspirado na jogabilidade teclado e mouse. Isso pode ser um pouco complicado nas primeiras horas de jogo, mas com o passar do tempo, mesmo com dificuldades permanentes, você vai conseguir se adequar aos controles.
Dificuldade acentuada
Se você gosta de games com um desafio mais apurado, Ghostrunner vai fazer você sorrir, entretanto se você é um gamer que não gosta de ser testado com frequência, você pode ter grandes dores de cabeça. O jogo sequer oferece um ajuste de dificuldade mais baixo que o normal, sendo que o normal já consegue deixar você transtornado.
Entretanto, os desenvolvedores foram generosos com os checkpoints, o que torna sua missão de transpor cada level, menos penoso. Você vai morrer muito, podemos dizer que cada avanço no jogo acontece através de tentativa x erro, resultando em algum momento no acerto. Outro fator que ajuda é que as fases não são muito longas, o que torna as coisas mais dinâmicas.
Chegando ao final de cada nível, você vai ser informado o tempo que levou para transpor, quantas vezes você morreu e os colecionáveis que encontrou, esses são os seguintes:
- Skins de katana
- Gravações de áudio
- Itens relacionados a historia
Vale ressaltar que se você procurar conseguir todas as conquistas no PC, PlayStation ou Xbox, deve-se atentar a esses itens. As transições de fase, ocorrem sempre por um elevador, alguns terminais aparecem para o protagonista receber o upload de uma nova habilidade ou upgrades para as que já possui, bem como o aumento dos slots (36 ao total) para os módulos de aprimoramento, por exemplo.
Confira abaixo nossa gameplay mostrando um pouco do jogo:
Gráficos e Gameplay
Se tem uma coisa que Ghostrunner oferece, são possibilidades durante sua gameplay. Você pode correr, pular, escorregar, correr em paredes e ao fazer tudo isso, ainda atacar. O game é muito rápido, e exige que o jogador faça movimentos quase que perfeitos.
Você ainda tem possibilidade de interações à parte das habilidades, como super pulo, shurikens e a desaceleração do tempo. Tem também áreas com ganchos para usar um chicote de energia, engrenagens e outdoors para hackear, trilhos para deslizar em alta velocidade entre outras possibilidades neste imenso complexo futurista. O game muitas vezes lembra Mirrors Edge, principalmente devido ao uso do Pakour. Vale ressaltar que as partes ruins do jogo citado, foram deixadas de lado, por exemplo.
Ademais, graficamente o jogo esta muito bem acabado, mostrando, como dissemos anteriormente, que mesmo com um orçamento de indie, o jogo esbarra em grandes produções. Os cenários são urbanos ou industriais, e sempre muito ricos em detalhes. Vale ressaltar que muitas vezes, você nem vai ter tempo de ficar reparando, devido a velocidade do jogo, entretanto, esta tudo lá.
Se você estiver jogando no PlayStation 4 Pro, você vai estar recebendo algumas melhorias, mas se você tem um PlayStation 5 ou um Xbox Series X, pode querer esperar um pouco mais, pois a A 505 Games anunciou que a versão de PlayStation 5 de Ghostrunner será lançada no dia 28 de setembro. Quem já possui o game de PlayStation 4 poderá fazer um upgrade gratuito. O título chega na nova geração com ray tracing no modo “fidelidade”, áudio 3D, resolução em 4K até 120 FPS, carregamentos instantâneos e “muito mais”, segundo uma publicação na conta oficial do jogo no Twitter.
Ghostrunner – Vale a Pena?
Apesar de ser um game com uma dificuldade elevada e controles tipicamentes de PC, Ghostrunner é um game que vale a pena ser conferido nos consoles, e opor todo tipo de jogador, até o mais casual. O game é muito divertido, e se você tiver um pouco de paciência, pode até conseguir fazer tudo sem maiores frustrações com a dificuldade.
O jogo vai estar ganhando sua continuação em breve, e com certeza deve se tornar uma franquia de relativo sucesso, principalmente se adequar a sua dificuldade. Se você ainda procura aquele game com temática cyberpunk e não jogo Ghostrunner, pense em dar uma chance ao jogo, você pode se surpreender.