Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Review

Ori and the Blind Forest | REVIEW

Continua após a publicidade..

Ori and the Blind Forest é um jogo eletrônico de aventura em plataforma desenvolvido pela Moon Studios e publicado pela Microsoft Studios.

Ori and the Blind Forest
  • Jogo: Ori and the Blind Forest
  • Desenvolvedora: Moon Studios
  • Publicadora: Xbox Game Studios
  • Lançamento: 11 de março de 2015
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: Metroidvania
  • Plataformas: Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows

Gameplay

A gameplay do Ori and the Blind Forest segue o padrão dos jogos Metroidvania, sendo um jogo de plataforma em 2D, com foco no combate e na exploração. A gameplay do Ori consiste em andar, pular e bater. O personagem em si não bate, já que uma “luz” ataca por ele. O combate é simples, mas muito divertido, com uma variedade de opções para vencer as criaturas, já que você pode atacar, explodir ou arremessar os inimigos em espinhos.

Continua após a publicidade..

A gameplay do jogo é bem rica, com diferentes tipos de variações dos aspectos citados acima. Você pode dar o famigerado pulo duplo, pode dar um dash para cima, pode arremessar os inimigos (e ir junto), entre várias outras habilidades interessantes que liberamos no decorrer do jogo.

Isto mesmo, o jogo conta com um sistema de progressão muito interessante. Conforme você avança, você libera diferentes tipos de habilidades, como o dash citado acima, o “esmagamento”, entre outros. Além disto, você pode evoluir estas habilidades com pontos que encontra enquanto joga, liberando até mesmo um pulo triplo.

O jogo conta com uma variedade de cenários, cada um mais bonito e diferente do anterior. O mapa do jogo é grande, então você tem a opção de explorar e coletar os colecionáveis, ou de efetuar apenas a história. O level design das fases é ótimo, com uma variedade de inimigos e armadilhas fatais, deixando o jogo emocionante. Nesta jornada você enfrentará diferentes tipos de criaturas e armadilhas, já que a floresta na qual o jogo se passa está infectada com um mal.

Você morrerá inúmeras vezes, já que esta é a graça do jogo. Há diferentes tipos de inimigos e armadilhas, como citado anteriormente. Cada criatura conta com uma habilidade específica, além de uma fraqueza única. Para decifrar tal fraqueza é necessário morrer várias vezes, para enfim descobrir como derrotar a criatura. As armadilhas são ainda mais complexas, já que é necessário a resolução de puzzles para sobreviver em algumas, enquanto em outras você apenas precisa acertar o tempo.

Narrativa

A narrativa do Ori and the Blind Forest é relativamente simples, mas muito emocionante. Você controla Ori, um pequeno guardião espiritual e o último filho da Árvore do Espírito, que protege a floresta de Nibel. No começo do jogo, Ori se perde na floresta, encontrado por Naru, uma criatura semelhante a um urso, que decide adotar o pequeno.

O problema começa quando Kuro, uma coruja e a principal antagonista do jogo, ataca a Árvore do Espírito e rouba a sua essência. Incapaz de proteger Nibel, as trevas tomam conta da floresta, até que Ori parte em busca de restaurar a luz.

No meio da jornada Ori encara diferentes tipos de perigo, como a própria coruja Kuro. O jogo fala sobre diversos temas, como a batalha da luz contra a escuridão, redenção e amor. É um dos jogos mais emocionantes que eu já joguei, com uma narrativa capaz de tirar lagrimas do seu olho.

É difícil falar da narrativa sem revelar muito, já que o jogo é curto e objetivo. Ori dura em torno de 8 a 12 horas, podendo levar mais tempo caso você busque os 100%.

Gráficos

Os gráficos do jogo são magistrais, com cenários de tirar o fôlego. Ori conta com um estilo gráfico mais cartoonesco, algo comum em jogos do gênero. Cada cenário é único e belo, é até difícil escolher um preferido, já que todos são maravilhosos.

A direção de arte do Ori é fenomenal, me fazendo parar para admirar o cenário em diversos momentos. Toda a arte é muito bem feita, com cores vibrantes e variadas. Até mesmo os cenários mais escuros são lindos.

Trilha Sonora

Outro ponto forte do jogo é a excelente trilha sonora, com músicas lindas e emocionantes. A trilha está tocando o tempo todo, mas não deixa a desejar em momento algum. Cada fase tem a sua trilha, modificada dependendo do momento em que estamos. Uma fase mais calma conta com uma trilha mais calma, enquanto uma fase de perseguição conta com uma trilha agitada. A trilha dá um ar mais épico ao jogo, deixando as cenas ainda mais emocionantes.

Vale a pena?

Ori and the Blind Forest é uma experiência épica e emocionante, além de extremamente divertida. O jogo conta com cenários exuberantes, acompanhado de uma bela arte, e de uma excelente trilha sonora. É uma experiência indispensável para fãs de Metroidvania, e uma ótima porta de entrada para conhecer o gênero.

Ori and the Blind Forest

Gráficos - 10
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Som - 10
Dificuldade - 8
Longevidade - 7

9

Excelente

Com uma gameplay divertida e uma narrativa emocionante, Ori and the Blind Forest é uma experiência obrigatória para os fãs do gênero Metroidvania.

User Rating: Be the first one !

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo