Depois que Gran Turismo foi lançado para o Playstation 1, muitas empresas resolveram abocanhar um pedaço desse novo mercado que estava sedento por games de corrida com uma pegada mais “simulação” e no meio de alguns não muito satisfatórios temos Test Drive Le Mans, um game que foge completamente da linha que a franquia vinha tendo até Test Drive 6 com corridas em ruas normais do mundo à bordo de carros caros e exóticos!
“Para essa análise utilizei as versões do Dreamcast e Playstation 2 como base, e isso quer dizer que tive de terminar ambas as versões para trazer um veredito mais completo e honesto”.
- Jogo: Test Drive Le Mans
- Desenvolvedora: Melbourne House
- Publicadora: Bruno Bonnel e Infogrames
- Lançamento: 31 de março de 2000
- Número de jogadores: 4 jogadores
- Gênero: Corrida/Simcade (simulador e arcade)
- Plataformas: PS1, PS2, DC, GBC e PC
PARTINDO PRA CORRIDA
Assim que saímos daquela parte chata de ver quem fez o game, quem publicou e blá blá blá, somos apresentados aos modos de jogo:
- Option: Nada de novo, apenas ajustes na tela, controles, sons e Memory Card/VMU
- Time Trial: Básico de qualquer game de corrida, existe um tempo estipulado pelo próprio game e nós devemos bater esse tempo.
- Multiplayer: Nada de corridas online, somente offline com tela dividida para até 4 jogadores ao mesmo tempo! No DC era só ter 4 controle e todo mundo jogava de boa, já no PS1 e PS2 era necessário o Multi Tap para conectar tudo isso de controles.
- Quick Race: Corridas rápidas, escolha um carro, uma pista, as condições da corrida como quantidade de voltas, clima e dificuldade da IA e parta para a corrida sem rodeios.
- Le Mans: O ponto forte do game, aqui nesse modo podemos correr a famosa modalidade de 24 horas Le Mans na pista La Sarthe. Podemos simular a corrida em 10 minutos, 30 minutos, 1 hora, 6 horas e até 24 horas! Sim, parece absurdo mas a graça do game é essa mesma, simular uma corrida completa de forma real e isso em pleno ano de 2000, 4 anos antes do lançamento de Gran Turismo 4 com suas corridas Endurence no modo A Spec ou B Spec.
Para deixar ainda mais realistas, as corridas de 30 minutos em diante possuem consumo de combustivel e desgastes dos pneus, nos obrigando à parar de tempos em tempos nos boxes para reabastecimento e troca dos pneus. E não é só isso (como se já não fosse o bastante), mas existe passagem de tempo nas corridas, aonde podemos começar à correr em um baita por do sol e no meio da noite cair o maior pé d’água!
Isso tudo somado à necessidade de colocar os pneus adquados para pista muito molhada, superficialmente molhada ou pista seca. Também se faz necessário a economia de desgastes dos pneus e combustivel, estrategia importante que pode lhe render posições no grid.
Vale lembrar que, a cada parada no Pit Stop, podemos dar “save” no jogo e continuar à correr mais tarde, assim não precisamos deixar o console ligado por 24 horas direto. Bem ultil e que poderia ter sido seguido pela dona Polyphony em seu GT4 né?
- Championship: É o campeonato que consiste em algumas corridas por modalidade. Logo de inicio temos a modalidade Novato, com 3 corridas e em cada uma delas, 3 voltas. Depois partimos para modalidade Amador, com algumas corridas de 5 voltas cada e assim por diante até chegarmos na modalidade Profissional em que teremos mais de 20 voltas, com consumo de combustivel e desgaste nos pneus.
Em Test Drive Le Mans é dito que temos ao todo 10 pistas para correr, mas na verdade temos em torno de 5 autódromos que variam de traçados dependendo da competição.
Aqui temos o circuito da Catalunya Nacional e GP, BRNO, Le Mans La Sarthe, Bugatti, Donington e Suzuka East e West. O caso aqui é que, mesmo sendo pistas reais, elas não se parecem quase que em nada com suas contra-partes do mundo real. Eu mesmo sou acostumado em correr em Suzuka em Gran Turismo, Forza, Project Cars e tantos outros games e aqui em Test Drive Le Mans ela pouco me lembra a sua versão nesses outros jogos. Claro que em cada um deles, existem pequenas diferenças e variações, mas aqui a coisa é gritante de diferente.
E se não bastasse os tais 10 autodramos, aqui temos cerca de 50 carros que geralmente apenas mudam a suas cores ou bandeiras de equipes. Você mesmo poderá ganhar um Viper após terminar um evento para logo depois, ganhar o mesmo carro em outro evento tendo apenas as cores diferentes daquele que já havia ganhado…. picaretagens daquela época.
A frente de seu tempo!
Test Drive Le Mans estava um passo à frente de seus concorrentes como Gran Turismo 1 e Sega GT. O consumo de combustivel e desgastes dos pneus eu já mencionei antes, além da passagem do tempo e mudanças climaticas, temos aquaplanagem em certos pontos da pista, setores aonde pode ou não estar chovendo, interferência da luz do sol na visão do jogador e a possibilidade de pegar o vácuo do adversário para ganhar mais velocidade.
Some à tudo isso efeitos sonoros honestos e melhores do que os encontrados em GT e Sega GT, além de gráficos lindissimos para a sua época! Por vezes é possivel ver os reflexos dos outros carros em seu veículo ou mesmo o brilho do sol batendo de forma realista nas laterais do carro.
Caso você tenha prestado atenção no inicio dessa análise, eu disse que o game é um Simcade, ou seja, um pouco simulador, um pouco arcade e isso se deve pelo fato do game não ter um sistema de danos nos carros, tanto visual quanto fisico. Para a época eu entendo de não ter danos visuais, mas pela proposta do game, poderiam ter incluido danos fisicos como problemas na caixa de cambio, motor, troca de óleos e afins. Isso talvez deixaria o game mais desafiador.
E como ficou Test Drive Le Mans em outros consoles?
Vamos falar rapidamente do jogo em cada console que ele foi lançado.
- Playstation 1 – O game possui todos os modos citados até agora nessa análise, todas as modalidades e efeitos sonoros, a única diferença é que seus gráficos não são tão bonitos quanto os da versão de DC, mas para os padrões do primeiro console da Sony, até que são bem bonitos. Vale lembrar que o game roda à 30Fps.
- Dreamcast – É de longe a versão mais bonita entre os consoles, tanto que ela serviu de base para essa análise. Gráficos lindos para a época, efeitos sonoros excelentes, jogabilidade precisa graças aos dois gatilhos do DC que proporcionam uma sensação de frenagem e aceleração muito mais prazerosa do que nos outros consoles e o game roda à 60 Fps na maioria dos modos, pecando somente no modo multiplayer na qual o Fps cai para 30 e com downgrade nos efeitos gráficos.
- Playstation 2 – É uma versão que saiu um pouco depois do que a versão do DC e conta, sabe-se lá o porque com efeitos gráficos inferiores ao do console da Sega. O ponto positivo dele é que roda à 60 Fps em todos os modos, incluindo o modo multiplayer.
- PC – É baseada na versão do DC e roda à 60 Fps em todos os modos. O seu unico problema é conseguir roda-lo nos PC’s de hoje.
- Gameboy Color – Sim, o GBC teve uma versão de Test Drive Le Mans, mas ele é todo feito em 2D, se assemelhando muito com Top Gear, podendo correr em pistas no asfalto ou em terra, além de ter a opção de jogar com mais um amigo via Link Cable.
AINDA VALE À PENA?
Se você for um amante de jogos de corrida e curte game retrô com toda a certeza Test Drive Le Mans vai lhe divertir e muito. Tirando a versão do GBC, todas as outras, incluindo à do PS1 são muito bem feitas e consistentes e lhe traram um bom desafio e diversão.
Para uma melhor experiencia, as versões do PS2 ou DC são mais do que recomendadas para se jogar.
Gráficos - 8
Jogabilidade - 7
Diversão - 7.5
Som - 6.5
Dificuldade - 8
Fator Replay - 7
7.3
Test Drive Le Mans é bem coeso em ser meio simulador e meio arcade. Possui poucas pistas e carros, porém os efeitos climaticos, passagem de tempo e corridas acirradas deixam esse game extremamente divertido