O Nintendo Switch 2 confirma os avanços especulados que haveriam sobre seu antecessor. A Nintendo revelou em uma matéria com a IGN que o console será capaz de fazer uso da tecnologia DLSS da Nvidia para upscaling de imagens, bem como ray tracing.
A confirmação veio através do diretor sênior do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Entretenimento do Grupo de Gerenciamento de Programação da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento de Entretenimento da Nintendo, Takuhiro Dohta, que falou sobre algumas das capacidades do Nintendo Switch 2.
A Nintendo abriu mão do seu próprio upscaler para se unir a NVIDIA, que possui uma tecnologia muito mais avançada. Dohta revela que o Switch 2 também é uma máquina bastante capaz, já que pode ir até resoluções de 4K quando usado em TVs com a tecnologia.
E quando se trata do hardware, ele é capaz de produzir para uma TV em um máximo de 4K. Se o desenvolvedor de software vai usar isso como uma resolução nativa ou torná-lo mais sofisticado é algo que o desenvolvedor de software pode escolher. Acho que abre muitas opções para o desenvolvedor de software escolher.”
Ademais, o Switch 2 é capaz rodar jogos com ray-tracing baseado em hardware para melhorar a iluminação. Ele enfatiza, no entanto, que, em última análise, caberá aos desenvolvedores ver o que podem fazer com a tecnologia, quando se trata não apenas dos custos técnicos, mas também de como isso os ajudaria a concretizar suas ideias nos jogo.
Sim, a GPU suporta ray tracing. Assim como no DLSS, acredito que isso oferece mais uma opção para o desenvolvedor de software usar e uma ferramenta para eles.”
O Nintendo Switch 2 será lançado no dia 5 de junho.