Enquanto muitos desenvolvedores estão lutando para elevar os gráficos a um patamar cada vez mais alto, tentando se equilibrar entre gastos e lucros, a Nintendo continua, trazendo jogos incríveis, com vendas exuberantes e gráficos da geração passada, ou até inferior.
Franquias como Pokemon, Zelda e Mario nunca tentaram ter gráficos realistas, e a Nintendo não esconde que jogos realistas não, é algo importante para a empresa, não como as outras fazem. Falando durante um painel de Super Mario Bros Wonder no GDC 2024, o diretor-executivo da Nintendo, Takashi Tezuka, explicou que o realismo é muito mais do que simplesmente fazer seus jogos parecerem realistas.
Tezuka explica que em vez de se concentrar em gráficos ultrarrealistas, a Nintendo se esforça muito mais para fazer personagens como Mario reagirem ao mundo ao seu redor para melhorar o realismo de um jogo. Os gráficos ainda são importantes, é claro, mas fazer os personagens sentirem dor, mostrar suas emoções e expressões, e os sons que eles criam ao interagir com o mundo são algumas das coisas onde a Nintendo se concentra para tornar os jogos mais imersivos. Para a Nintendo, esse é o realismo necessário.
O anúncio de um possível PlayStation 5 Pro vai de encontro a esse pensamento da Nintendo, pois a cada dia vemos as desenvolvedoras lançando jogos que por muitas vezes não se pagam, mesmo trazendo gráficos de ponta, como o caso de The Callisto Protocol. Ainda que Sony e Microsoft lancem novos consoles, ainda mais poderosos, com tecnologias mais avançadas, isso não é certeza de jogos de sucesso, com certeza, não.