Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationXbox

Mass Effect | Detonado / Guia de Platina – Parte 5: Feros

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Mass Effect? Então acompanhe a parte 5 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Na parte anterior, Shepard foi até o planeta Therum, no cluster Artemis Tau, para procurar a cientista e arqueologista Asari Liara T’Soni. Liara é uma grande pesquisadora e especialista nos Protheans, uma raça alienígena extinta há milhares de anos. Saren queria capturar e matar Liara por algum motivo, mas Shepard conseguiu resgatá-la a tempo. Agora Liara foi integrada à equipe, que segue em sua caçada implacável atrás de Saren.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Vamos continuar com as missões principais. Vá para o cluster Attican Beta. O cluster Attican Beta é composto por dois sistemas estelares: Hercules e Theseus. Veja a relação de planetas de cada sistema estelar abaixo:

  • Hercules
    • Eletania (Missão Secundária: UNC: Lost Module)
    • Syided (League Medallion 9/10)
    • Xathorron
    • Zatorus (Mineral Valioso: Metal Pesado 17/20)
  • Theseus
    • Feros (Missão Principal: Feros: Geth Attack)
    • Logan
    • Quana (Mineral Valioso: Metal Leve (Extra))
    • Sharring (Prothean Artifact 7/7)
    • Sytau

Vá primeiro para o sistema estelar Hercules, e pouse no planeta Eletania.

Eletania

No lado leste do planeta, encontrará o Downed Recon Probe mencionado na missão secundária Lost Module. Um pouco ao leste daqui, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Pesado 18/20. Na parte oeste, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Pesado 19/20. No canto sudoeste, encontrará um orbe que pode interagir para ver uma pequena cena em forma de texto, caso queira.

Missão Secundária: UNC: Lost Module

Assim que chegar ao cluster Attican Beta, o Almirante Hackett irá nos informar que um drone de reconhecimento foi abatido por Geths. Ele precisa que a gente consiga interceptar o drone antes que os Geths cheguem até ele, pois ele contém informações sensíveis sobre a Aliança. Pouse no planeta Eletania e vá para o Downed Recon Probe ao leste. Cheque o drone, e verá que o módulo foi removido. Siga para a parte norte do planeta e encontrará uma mina ao lado de uma colônia de macacos. Entre na mina e comece a investigar os macacos até encontrar um deles que tenha o módulo. Na saída da mina, encontrará vários Geths, acabe com eles. Saindo da mina, a missão será completada.

Depois vá para o sistema estelar Theseus e pouse em Feros para continuar a missão principal.

Missão Principal: Feros: Geth Attack

Saindo da nave, siga e fale com o David al Talaqani. Assim que falar com ele, será imediatamente atacado por Geths. Acabe com eles e siga em frente para encontrar Geth Sappers na escadaria. Suba a escadaria e encontrará outros colonistas. Passe por eles e siga até o outro lado da colônia para encontrar o Fai Dan, líder dos combatentes, conversando com a Arcelia Silva Martinez. Mais Geths irão aparecer em uma torre próxima, vá até lá e mate-os. Continue subindo a torre e siga reto para encontrar mais Geths e Geth Recon Drones. Destrua todos eles e depois volte para falar com o Fai Dan. Nosso objetivo principal continua sendo destruir os Geths, mas há uma série de outras tarefas que podem ser realizadas enquanto prosseguimos com a missão principal. Há um mercador na colônia, um Salarian chamado Ledra, vendendo algumas armas. Recomendo que compre pelo menos o Heliat Armory License, para aumentar a variedade de itens à venda na Normandy. Fale com os colonos daqui de Zhu’s Hope para receber algumas missões secundárias:

Missão Secundária: Feros: Water Restoration

Fale com a Macha Doyle, na entrada da colônia, e ela irá pedir a nossa ajuda para consertar o sistema de distribuição de água, que foi destruído pelos Geths. Suba a torre e siga para o norte. Ignore o elevador e desça a escadaria do outro lado. Dentro do primeiro túnel de passagem com alguns Geths, encontrará duas válvulas de água. A terceira e última estará no segundo túnel mais adiante. Após acionar as três válvulas, volte e conta para a Macha para completar a missão e receber 1.049 XP e 57.000 Creds.

Missão Secundária: Feros: Geth in the Tunnels

Fale com o Fai Dan mais uma vez para que ele nos peça para destruirmos um transmissor usado pelos Geths para coordenar ataques. Após passar pelo primeiro túnel, vire à direita e siga pela passarela. Irá enfrentar uma emboscada de Geths e depois alguns Krogan Warlords. Ao final desta sala, encontrará o Geth Transmitter. Destrua-o com tiros e depois informe ao Fai Dan para completar a missão.

Missão Secundária: Feros: Varren Meat

Fale com o Davin Reynolds, dentro da estrutura coberta, e ele irá pedir para matarmos um Varren enorme que está nos campos onde eles caçam Varrens. Sem poderem caçar, eles ficarão sem comida. Suba a torre e vá para o norte. Após passar pelo primeiro túnel, vire à esquerda e encontrará o Varren Alpha acompanhado de alguns Varrens. Após matar a matilha de Varrens, volte e conte ao Davin para completar a missão e receber 1.049 XP e 28.500 Creds.

Missão Secundária: Feros: Power Cells

Fale com a May O’Connell, perto da Macha, e ela irá pedir algumas células de força elétrica para conseguir restaurar a energia. Vá para a mesma sala onde encontrou o Varren Alpha na missão secundária Varren Meat, e pegue o Power Cells de um veículo destruído no local. Entregue-o para a May para completar a missão e receber 1.049 XP, 28.500 Creds e 30 Omni-Gels.

Após completar todas essas missões secundárias, deverá ter feito mais de 50% do jogo. Há 88 missões no jogo, e nesse momento deverá ter completado mais de 44, liberando assim o seguinte troféu:

Completionist

Esse troféu será liberado quando completar mais da metade do jogo.

Quando estiver pronto para seguir em frente, suba a torre novamente. Após subir as escadas, siga pelo corredor para o norte e desça pelo elevador até o estacionamento, onde o Mako estará nos esperando. Suba no veículo e saia do estacionamento para ver uma nave deixar alguns Geth Armatures na estrada. Destrua-os e siga pela estrada. Encontrará mais Geths na estrada, e há ainda um pequeno túnel de manutenção na estrada onde pode encontrar mais Geths e alguns itens. Ao final da estrada, desça do Mako e entre na porta à esquerda. Irá conhecer Ethan Jeong e Juliana Baynham, funcionários da ExoGeni que estão refugiados. Eles nos informam que há vários Geths na sede da ExoGeni, e a filha da Juliana, Elizabeth, está presa lá dentro. O nosso objetivo atual será ir até lá e descobrir o que eles querem. Antes, há uma missão secundária que podemos começar aqui:

Missão Secundária: Feros: Data Recovery

Fale com Gavin Hossle, que está mexendo em um computador perto do Ethan e da Juliana. Ele pede para a gente reaver os dados do computador dele na sede da ExoGeni, já que estamos indo para lá. Ele nos dará o Hossle’s OSD. Na base da ExoGeni, siga em frente até passar pela primeira garra que prende a nave dos Geths. Desse local, siga para o leste pelo corredor e suba as escadas para encontrar o computador do Gavin. Baixe os arquivos e traga-os de volta ao Gavin para completar a missão e receber 1.098 XP, 31.500 Creds e 30 Omni-Gels.

Volte para o Mako e suba as rampas para a parte superior da estrada. Siga pela estrada, matando mais Geths e Geth Armatures pelo caminho. Há mais túneis de manutenção com Geths e itens, se quiser. Siga pela estrada até uma parte bloqueada, onde não poderá mais seguir com o Mako. Desça e passe pela abertura a pé. Estará no estacionamento da sede da ExoGeni, e haverá vários Geths e um Geth Sapper no local. À direita, há uma porta que pode ser hackeada, mas leva apenas a uma sala com um Geth Armature e um Crate. À esquerda, há uma porta bloqueada, então desça pelo buraco no parapeito e siga pelo corredor. Logo conhecerá Lizbeth Baynham, a filha da Juliana. Após a conversa, será atacado por diversos Varrens. Acabe com eles e siga em frente para encontrar um Krogan Commander tentando passar por um sistema de VI. Mate-o e depois fale com o VI. O VI irá nos explicar sobre o Thorian, uma espécie de vida alienígena típica daqui de Feros que é estudado pela ExoGeni e que está tomando conta dos residentes das colônias nos planetas. Irá começar uma nova missão aqui:

Missão Principal: Feros: The Thorian

Nosso objetivo agora é encontrar esse Thorian. Siga pelo corredor e suba as escadas. Destrua os Geths e irá descobrir uma das garras que prende a nave dos Geths ao local. Siga em frente pelo corredor e chegará a uma sala com uma porta bloqueada. Nesse local, siga pelo corredor do lado leste e suba as escadas. Mate os Krogans no local, e encontrará nesta sala o computador de Gavin, onde poderá avançar a missão secundária Data Recovery. Volte para a sala com a porta bloqueada e siga pelo corredor do lado oeste. Suba mais escadas e chegará a uma sala de escritórios repleta de Geths. Acabe com eles e hackeie um dos computadores no local para adquirir a missão secundária ExoGeni Facility. Mais adiante, enfrente mais Geths e então poderá hackear um servidor para adquirir a missão secundária Colony of the Dead. Nesta mesma sala, acione o comando que controla um gerador, e então terá de resolver um pequeno quebra-cabeça. Há algumas válvulas à esquerda. Pressione as válvulas indicadas como 7 PSI, 11 PSI e 13 PSI e depois opere o terminal para estourar o gerador e destruir a nave dos Geths. Agora volte por onde veio, e ao descer as escadas, siga para a esquerda e encontrará a Lizbeth. Volte ao Mako e siga de volta pela estrada. Haverá mais Geths e Geth Armatures pelo caminho. Voltando para a área onde estão Ethan e Juliana, verá uma cena, no qual eles discutem e Ethan tenta matar a todos. Após resolver a situação, irá receber um upgrade para granada chamado Anti-Thorian Gas. Equipe-o, ele será útil em breve. Volte ao Mako e siga pela estrada de volta para Zhu’s Hope, destruindo mais Geths e Geth Armatures pelo caminho. De volta a Zhu’s Hope, encontrará um novo tipo de inimigo: Thorian Creepers, que se comportam como Husks. Acabe com eles à vontade, mas saiba que também será atacado por Colonos. Não mate os colonos: use golpes físicos para atordoá-los ou lance granadas equipadas com o upgrade Anti-Thorian Gas para desacordá-los. Instrua a sua equipe a não matá-los também. Há 16 colonos, tente não matar nenhum (salve o jogo antes, para garantir). Depois de matar todos os Thorian Creepers e desacordar todos os Colonos, acione os controles do guindaste para liberar caminho adiante. Shepard deverá ganhar 2 pontos de Paragon para cada colono que ele desacordou ao invés de matar. Com isso, já deverá ter conseguido mais de 75% de pontos de Paragon a essa altura, caso tenha sido bondoso e gentil nos diálogos ao longo do jogo até aqui. Deverá então liberar um troféu:

Principled

Esse troféu será liberado quando conseguir 75% dos pontos de Paragon ou Renegade.

Siga em frente e verá uma cena que nos apresentará o Thorian, a planta gigante que habita e controla este planeta. Ele falará conosco por meio de um Asari Clone. Após a conversa, mate a Asari Clone, assim como os Thorian Creepers que virão. Perto daqui, verá um Thorian Node. Destrua-o a tiros, conforme lida com os muitos Thorian Creepers que aparecem, para causar dano no Thorian. Siga em frente pelo caminho único, matando todos os Thorian Creepers, Asari Clones e Thorian Nodes que encontrar. Serão vários, e quando terminar de destruir todos, verá uma cena. Irá, então, conversar com Shiala, uma Asari que havia sido aprisionada pelo Thorian. Ela irá conceder a Shepard a experiência dos Protheans, para que ele possa começar a compreender o que ele viu na visão do artefato Prothean em Eden Prime. Ao final da conversa, irá completar a missão e receber 1.049 XP, além de liberar um troféu:

Medal of Heroism

Esse troféu será liberado quando completar a missão em Feros.

Com todas as missões secundárias concluídas, não há motivos para permanecer em Feros. Volte para a nave Normandy, e irá conversar com o restante da equipe e com o Conselho. Não se esqueça de falar com os demais integrantes do grupo. Ao falar com a Liara, ela irá perguntar se Shepard está em um relacionamento com a Ashley. Caso queira namorar a Ashley, confirme, caso queira ficar com a Liara, recurse e aceite as paqueras dela. Se não quiser namorar ninguém, recuse ambas, mas saiba que há um troféu relacionado a desenvolver um romance com alguém da equipe. Depois de falar com todos, vá para a tela de navegação no deque principal. Joker informará que Shepard recebeu uma ligação do Conselho. Vá para a sala de comunicações para receber duas novas missões principais. Não iremos realizá-las no momento, no entanto. Volte para o painel de navegação.

Se prestar atenção no mapa galáctico, perceberá que dois novos clusters estão disponíveis: Maroon Sea e Sentry Omega. Vá para o cluster Maroon Sea. O cluster Maroon Sea é composto por três sistemas estelares: Caspian, Matano e Vostok. Veja a relação de planetas de cada sistema estelar abaixo:

  • Caspian
    • Almarcrux
    • Antida (Turian Emblem 12/13)
    • Clotanca (Mineral Valioso: Metal Pesado 20/20)
    • Farnuri (Mineral Valioso: Metal Pesado (Extra))
    • MSV Cornucopia (Missão Secundária: UNC: Derelict Freighter)
  • Matano
    • Apo
    • Chasca (Missão Secundária: UNC: Colony of the Dead)
    • Illapa
    • Inti
    • Metallic Asteroid (Mineral Valioso: Metal Pesado (Extra))
    • Rocky Asteroid (Prothean Artifact (Extra))
    • Supay (Mineral Valioso: Metal Leve (Extra))
  • Vostok
    • Alko
    • Clomarthu
    • Metallic Asteroid (Mineral Valioso: Metal Pesado (Extra))
    • Nodacrux (Missão Secundária: ExoGeni Facility)
    • Pataiton (Asari Writing 10/10)

Vá primeiro ao sistema estelar Caspian, onde poderá realizar uma missão secundária:

Missão Secundária: UNC: Derelict Freighter

Entre no MSV Cornucopia, que fica no sistema estelar Caspian, cluster Maroon Sea. Siga em frente até o compartimento de carga, que será um labirinto de caixas. Siga por entre as caixas, e saiba que o local está repleto de Husks. Elimine-os enquanto avança, e do outro lado do compartimento de carga, verá um corredor. As salas laterais possuem caixas com itens, enquanto a porta ao final do corredor leva à sala do piloto. Examine os dados do piloto para descobrir os motivos pelo qual todos na nave morreram e viraram Husks. A missão estará completa automaticamente, pode ir embora.

Depois vá para o sistema estelar Matano e pouse no planeta Chasca.

Chasca

Na parte norte do planeta, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Elemento Raro (Extra). Um pouco ao sul dali, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Pesado (Extra). Mais ao sul do centro, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Leve (Extra). A oeste daqui, ficam os Civilian Structures mencionados na missão secundária Colony of the Dead. No canto sudeste, encontrará um Prothean Pyramid contendo Prothean Artifact (Extra).

Missão Secundária: UNC: Colony of the Dead

De acordo com informações obtidas em Feros, os colonos do planeta Chasca, sistema estelar Matano, cluster Maroon Sea, estão sofrendo mutações. Vá para o planeta e siga para a Civilian Structure no canto sudoeste. Entre e mate todos os Husks lá dentro. No segundo andar, há armários com armas e outros itens. Depois saia e vá para outra Civilian Structure a sudeste daqui. Também procure por itens e armas no local. Por fim, vá até o Science Facility um pouco ao oeste daqui.

Por fim, vá ao sistema estelar Vostok e pouse no planeta Nodacrux.

Nodacrux

No canto noroeste, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Pesado (Extra). No canto nordeste, encontrará um Turian Wreckage contendo Turian Emblem 13/13. Na parte sul, encontrará um depósito de minérios contendo Mineral Valioso: Metal Leve (Extra). No canto nordeste, encontrará o Science Facility mencionado na missão secundária ExoGeni Facility.

Missão Secundária: ExoGeni Facility

De acordo com informações obtidas em Feros, há algo muito estranho acontecendo no planeta Nodacrux, sistema estelar Vostok, cluster Maroon Sea. Aproxime-se do planeta e receberá um pedido de socorro. Pouse no planeta e vá para o Science Facility no canto sudeste. Entre e mate os vários Thorian Creepers lá dentro. Siga em frente pela base e irá encontrar sobreviventes. Ao falar com a Doctor Ross, líder do projeto obscuro da ExoGeni neste planeta, ela tentará subornar Shepard para não parar na cadeia. Você pode aceitar o suborno para receber 77.333 Creds, mas se recusar terá de enfrentar a Doctor Ross e um bando de Mercenários. Seja como for, a missão estará completada.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial