Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueDetonadosPCPlayStationXbox

Mass Effect 2 | Detonado / Guia de Platina – Parte 3: Citadel

Continua após a publicidade..

Está com alguma dificuldade em Mass Effect 2? Então acompanhe a parte 3 do detonado completo passo-a-passo de Mass Effect 2 exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam!

Na parte anterior, Shepard chegou até Freedom’s Progress, uma colônia humana que foi atacada. Os colonos simplesmente desapareceram sem deixar rastro. Lá, Shepard encontrou sua antiga aliada, Tali’Zorah, assim como um outro Quarian chamado Veetor. Veetor tinha acesso a câmeras de vigilância no local, que revelaram que uma raça alienígena conhecida como Collectors foram os responsáveis pelo sequestro sistemático de humanos. Agora Shepard e o grupo Cerberus precisam descobrir o porquê.

Sem mais delongas, vamos para o detonado:

Normandy

Vamos conhecer um pouco melhor a nossa nova nave. Primeiro, conheça EDI, a inteligência artificial que irá auxiliar aqui na nave. Então, vamos explorar a nave. Estará no Deque 2, o principal, onde fica o mapa galáctico. Fale com a Yeoman Chambers ao lado do mapa galáctico. Ela é a psicóloga do grupo, e será nossa assistente pessoal. Ela nos avisará se houver problemas com os membros da equipe, e se houver e-mails não lidos. Vá até o cockpit do piloto e fale com o Joker. Vá para o outro lado do deque e entre na porta do lado direito para acessar o armorial, onde pode trocar as armas dos integrantes da equipe. Jacob também fica aqui, e poderá conversar com ele. Pelo corredor, poderá acessar a sala de comunicações. A sala de pesquisas fica do outro lado, mas estará fechada por enquanto.

Agora volte e suba pelo elevador para o Deque 1, Captain’s Cabin. Esta é a sala pessoal do Comandante Shepard, onde pode trocar de roupas, cuidar do aquário, tocar uma música, ler os e-mails e ver os troféus obtidos e restantes. Aliás, eu recomendo que sempre leia seus e-mails, para conseguir novas missões secundárias ou para conhecer mais sobre os personagens.

Agora desça ao Deque 3, onde ficam os alojamentos. Vá até a cozinha e fale com o Serviços Gerais Gardner, o cozinheiro. Nesse andar também fica o escritório da Miranda, onde pode conversar com ela, e a enfermaria, onde pode conversar com a Dra. Chakwas. Nesse andar também fica a sala de artilharia e a central de IA, mas estas salas estarão indisponíveis no momento.

Por fim, volte ao elevador e desça para o Deque 4, onde fica a casa das máquinas. Vá até a sala de manutenção e fale com o Engenheiro Donnelly e a Engenheira Daniels. Há diversas salas aqui que estão indisponíveis no momento, como os depósitos de carga. Agora que exploramos toda a nave, essas são as missões secundárias que poderá iniciar neste momento:

Missão Secundária: Normandy: Special Ingredients

Fale com o Serviços Gerais Gardner na cozinha do Normandy, e ele nos dirá que sente falta de suprimentos melhores. Ele nos passará uma lista de compras, de coisas para serem compradas lá em Citadel. Vá para Citadel, e compre High-Grade Provisions na loja Zakera Cafe. Traga-o para o Gardner para completar a missão e receber 40 XP.

Missão Secundária: Normandy: Serrice Ice Brandy

Fale com a Dra. Chakwas, na enfermaria. Ela sente falta de algumas coisas que havia na antiga Normandy antes de ser destruída, como uma garrafa de Serrice Ice Brandy. A bebida é cara, mas pode ser encontrada à venda em Citadel. Vá para Citadel e compre um Serrice Ice Brandy na loja dentro da casa noturna Dark Star Lounge. Traga-a para a Dra. Chakwas para completar a missão e receber 40 XP. Poderá até mesmo beber com ela, relembrando os bons momentos e ficando bêbado por alguns segundos. Também irá liberar um novo upgrade quando o laboratório estiver disponível.

Missão Secundária: Normandy: FBA Couplings

Fale com o Engenheiro Donnelly e a Engenheira Daniels na área de manutenção da Normandy. Eles irão pedir peças melhores para fazer manutenção da nave. Essas peças são raras, pois não são mais fabricadas. Elas podem ser encontradas em Omega. Vá para Omega e compre o Nashan Stellar Dynamics T6-FBA Couplings na loja Kenn’s Salvage. Entregue-o ao Donnelly para completar a missão e receber 40 XP. Será convidado a jogar pôquer, e se aceitar usando seu charme, ganhará 500 Creds.

Depois de conhecer a nave e falar com todos, vamos seguir em frente. Nesse momento, terá diversas missões principais para escolher qual seguir primeiro. Eu irei indicar aquelas que eu acho mais relevante completar primeiro, mas não há uma ordem específica. Saiba ainda que nem todas as missões principais são realmente obrigatórias. Algumas podem ser ignoradas e o jogo continuará normalmente, porém eu recomendo que complete todas as missões principais, pois elas levam sempre a momentos importantes ou novos integrantes para a equipe. Também receberá algumas missões secundárias, mas saiba que elas avançam o tempo de jogo, o que fará com que outras missões principais apareçam. Sendo assim, sempre priorize as missões principais.

Missão Principal: Stop the Collectors

Esta é a missão principal mais básica: parar os Collectors. Não sabemos como fazer isso ainda, e essa missão irá avançar conforme outras missões secundárias são completadas.

Vá até o painel do mapa galáctico, no deque superior, e poderá escolher o nosso destino. Assim como no jogo anterior, a galáxia é dividida em clusters, os clusters são divididos em sistemas estelares, e os sistemas estelares são divididos em planetas e luas. Há muita coisa para ver, e a principal diferença e que agora controlamos a nave. Navegar dentro do sistema estelar não consome combustível, mas navegar de um sistema estelar a outro sim. A nave possui combustível limitado, então evite ficar desperdiçando combustível. Sempre poderá comprar mais nos postos de abastecimento, chamados Fuel Depots, mas custará créditos. Os nomes dos planetas não aparecem de início, é preciso visitá-los pelo menos uma vez. Também verá a porcentagem de exploração de um sistema estelar próximo ao nome. Para mudar de sistema estelar, vá para a beirada e então navegue até o sistema estelar desejado. Para mudar de cluster, terá de ir até o Mass Relay, que fica em um dos sistemas estelares do cluster. Explorar a galáxia será um processo bem mais lento e demorado do que foi no jogo anterior.

Desta vez, não haverá colecionáveis a serem obtidos, e nem mesmo poderá descer nos planetas e explorar com o Mako, como no jogo anterior. Nesse jogo, você poderá enviar sondas aos planetas para obter minérios. Há quatro minérios que podem ser obtidos: Element Zero, Iridium, Platinum e Palladium. Você precisará deles para realizar pesquisas. Ao investigar um planeta, pressione triangulo para acessar a tela de exploração, e segure para ligar o sensor. Se houver algo importante no planeta, como uma missão secundária, o sensor irá informar. De qualquer forma, o sensor indicará a presença dos minérios, conforme o gráfico do lado direito. Ao achar um ponto cheio de algum minério, pressione R2 para enviar uma sonda e puxar o minério. Sondas são limitadas, e precisam ser compradas em Fuel Depots. Cada planeta possui riquezas diferentes, em alguns minérios ou em todos. Eu aconselho a só procurar minérios quando estiver sentindo falta dele para alguma coisa, para evitar perder tempo e dinheiro pegando minérios do qual não vai precisar.

Recomendo que primeiro façamos uma visita ao Citadel. Vá até o Mass Relay e siga para o cluster Serpent Nebula. O cluster Serpent Nebula é composto por dois sistemas estelares: Boltzmann e Widow, mas apenas um estará disponível no momento. Veja a relação de planetas de cada sistema estelar abaixo:

  • Boltzmann
    • (Indisponível no momento)
  • Widow
    • Citadel (Missão Principal: Citadel: The Council) (Missão Principal: Dossier: The Master Thief)
    • Fuel Depot
    • Mass Relay

Locais importantes, como Mass Relays e Fuel Depots, serão indicados em azul, e locais em que podemos pousar serão indicados em verde. Pouse em Citadel.

Citadel

Citadel é a capital do Conselho. O local foi destruído dois anos atrás, e está em reconstrução. Estará na área de recepção. Já começará uma missão assim que passar pelo scanner.

Missão Principal: Citadel: Captain Bailey

Ao passar pelo scanner, um Turian chamado Sargento Haron irá nos notificar que Shepard conta como morto nos registros oficiais. Na próxima sala, fale com o Capitão Bailey. Ele irá resolver o problema com o registro do Shepard rapidamente e a missão estará concluída.

Citadel está bem diferente de como era no jogo anterior, mas pelo menos a inteligência artificial Avina continua aqui para nos recepcionar. Fale com ela, se quiser. Agora vamos fazer um pequeno tour pela parte comercial de Citadel, e conhecer algumas pessoas. Pressione para abrir o mapa do local, e ficará mais fácil de se localizar. A área em que nos encontramos se chama Zakera Ward, andar 27. À sua direita, fica a loja Citadel Souvenirs, onde poderá comprar decorações para seu quarto na Normandy, incluindo peixes para o aquário e até mesmo um hamster. Só não se esqueça de alimentá-los. Fale com a atendente, Deleia Sanassi, e poderá usar seu charme para fazer propaganda da loja e ganhar desconto nos produtos. Seguindo para oeste, encontrará a cafeteria Zakera Cafe à esquerda. É aqui que poderá comprar High-Grade Provisions, item necessário para a missão secundária Special Ingredients. Também pode comprar livros aqui. Continue e desça as escadas para o andar 26.

Um pouco a oeste, do lado direito, encontrará um depósito, Warehouse, mas não há nada relevante lá. Depois vem a loja Sirta Foundation, onde poderá comprar upgrades e outros itens. Upgrades são caros, recomendo que deixe para comprar mais tarde, quando tiver mais dinheiro. Você pode falar com a Asari atendente, Kian Louros, e usar seu charme para conseguir um desconto nos produtos. No momento, poderá comprar o Medical Upgrade 1/5 por 25.000 Creds. Do outro lado do andar, encontrará a loja Saronis Applications, onde pode comprar upgrades. Você pode falar com o Salarian atendente, Marab, e usar seu charme para conseguir um desconto nos produtos. No momento, poderá comprar um Omni-Tool Upgrade 1/5 e um Shield Upgrade 1/5 por 75.000 Creds cada. Eu recomendo que compre o Shield Upgrade. É só isso que tem nesse andar, então volte ao andar 27 e siga para o outro lado. Suba as escadas do lado leste para o andar 28.

Subindo as escadas, do lado direito, encontrará a loja Rodam Expeditions, onde poderá comprar armas, upgrades para armas e outros acessórios. Fale com o Turian atendente, Etarn Tiron, e use seu charme para conseguir um desconto nos produtos. Esse local vende o Heavy Pistol Upgrade, o Sniper Rifle Upgrade e o Submachine Gun Upgrade por 50.000 Creds cada, a M-29 Incisor Sniper Rifle por 6.666 Creds e vários outros equipamentos. Mais ao leste, do lado direito, fica a casa noturna Dark Star Lounge. Aqui poderá comprar uma bebida e dançar um pouco na discoteca. Nesse local, poderá comprar o Serrice Ice Brandy necessário para a missão secundária Serrice Ice Brandy. Saia do Dark Star Lounge e vá para o canto, onde encontrará a repórter tendenciosa Khalisah al-Jilani. Fale com ela, e ela pedirá outra entrevista. A entrevista que demos no jogo passado foi bem tendenciosa e distorcida, tentando manchar a reputação de Shepard. Ao falar com ela, poderá usar um momento de Renegade para socá-la, mas não faça isso. Responda as perguntas usando seu charme, e irá se sair melhor. Bem, isso é tudo que podemos ver nessa área comercial de Citadel. Antes de irmos embora, vamos completar algumas missões secundárias disponíveis pelo local:

Missão Secundária: Citadel: Krogan Sushi

Perto da entrada de Zakera Ward, encontrará dois Krogans conversando: Rukar e Kargesh. Eles estarão discutindo boatos de que a água da área do Presidium possui peixes. Vá para a casa noturna Dark Star Lounge, no andar 28, e fale com o Turian conhecido como Presidium Groundskeeper do lado direito. Ele dirá que não há peixes na água do Presidium. Volte e conte ao Kargesh para completar a missão e receber 40 XP e 1.000 Creds.

Missão Secundária: Citadel: Crime in Progress

No andar 26, encontrará uma Quarian chamada Lia’Vael enfrentando problemas com a lei. Fale com ela e ela pedirá a nossa ajuda. Ela está sendo acusada de roubar a carteira de um Volus chamado Kor Tun, e o Oficial Tammert está tendo dificuldades para descobrir a verdade. Vá para a loja Sirta Foundation e fale com Marab, o Salarian que é atendente. Pergunte sobre uma carteira perdida, e ele dirá que o Kor Tun deixou a carteira dele na loja. Volte e conte ao Oficial Tammert para resolver a situação. Eles continuarão assediando a Lia, e poderá usar um momento de Paragon para ganhar pontos de Paragon. Irá completar a missão e receber 40 XP e 1.000 Creds.

Agora que exploramos a área, compramos itens e realizamos algumas missões secundárias, vamos para as missões principais.

Missão Principal: Citadel: The Council

Vá até algum terminal de viagem rápida e siga para o Presidium. Irá encontrar o Capitão Anderson, que estará em uma reunião importante com o Conselho, isto é, caso o tenha nomeado como membro do Conselho no final do jogo anterior. O Conselho continua não acreditando na existência dos Reapers, e que a ameaça às colônias humanas pelos Collectors merece mais atenção. Mas eles estarão dispostos a aceitar Shepard de volta como um Spectre. Até mesmo o Embaixador Udina irá aparecer, pelos velhos tempos. Após falar com todos, pode ir embora, não há mais nada a fazer aqui em Presidium.

Missão Principal: Dossier: The Master Thief

Bem na entrada da área portuária de Zakera Ward, há um painel de propaganda hackeado chamando por Shepard. Este é o sinal da Kasumi, uma das melhores ladras da galáxia. Poucos a conhecem e sabem de sua existência, mas Cerberus conseguiu contactá-la para ser uma integrante da nossa equipe. Fale com ela e pronto, ela se tornará uma integrante da nossa equipe. Kasumi usa pistolas e submetralhadoras, e sua especialidade é infiltração furtiva. Sendo assim, ela conhece habilidades furtivas, como Shadow Strike, que causa dano crítico por trás do alvo, e Overload. Sua classe geral é Master Thief e sua habilidade especial será Flashbang Grenade, que incapacita inimigos em uma pequena área. A essa altura, já deverá ter chegado ao nível 7, o que será suficiente para conseguir 10 pontos de habilidade. Com 10 pontos de habilidade, poderá evoluir uma habilidade de sua escolha ao nível máximo, se quiser. Ao evoluir uma habilidade ao nível máximo, poderá escolher duas opções distintas de poder, com benefícios exclusivos. Cada poder possui duas opções, fique à vontade para escolher o que melhor se encaixa no seu estilo de jogo. Seja como for, assim que evoluir uma habilidade ao nível máximo, irá liberar um troféu:

Power Full

Esse troféu será liberado quando evoluir uma habilidade ao máximo.

Isso é tudo o que podemos fazer aqui em Citadel no momento, então volte para a nave Normandy por meio do painel de viagem rápida.

Normandy

Após recrutar a Kasumi, poderá encontrá-la no deque 3, no ponto de observação. Essa sala agora ficará disponível, e aqui poderá observar as estrelas e beber alguma coisa. Ela não terá nada muito interessante para falar, mas se comentar sobre as pinturas e objetos na mesa, ela irá dizer como conseguiu ou o quê aquilo representa para ela. Bem, vamos em frente. A Kasumi nos passou mais uma missão. Trata-se de uma missão de lealdade, ou seja, uma missão que irá aumentar a lealdade e confiança da Kasumi com Shepard. Todos os integrantes da equipe possuem missões de lealdade que precisam ser realizadas para liberar todo o potencial do personagem, incluindo a habilidade secreta. Geralmente, é preciso conversas diversas vezes com o personagem até que ele se abra para pedir a missão, mas no caso da Kasumi, isso não é necessário. Não há pressa para realizar essas missões de lealdade, mas realizaremos conforme estivermos perto do local intencionado.

Nesse momento, irá disponibilizar um novo sistema estelar no cluster Serpent Nebula: Boltzmann. Veja a relação de planetas de cada sistema estelar abaixo:

  • Boltzmann
    • Bekenstein (Missão de Lealdade: Kasumi: Stealing Memory)
    • Feynman
    • Thooft
    • Veltman
    • Wheeler

Pouse em Bekenstein para realizamos a missão de lealdade Stealing Memory.

Missão de Lealdade: Kasumi: Stealing Memory

Bekenstein

Kasumi tinha um antigo parceiro de crime chamado Keiji Okuda, que foi morto pelo traficante de armas e milionário Donovan Hock. Kasumi quer vingança, mas Donovan vive sempre cercado de seguranças em sua fortaleza impenetrável. Mas agora Donovan está dando uma festa, e Shepard entrou como convidado de honra usando um pseudônimo, Solomon Gunn. Essa missão será bem diferente das demais que realizamos, pois vamos nos infiltrar de penetra em uma festa de criminosos! Primeiro vá até o outro lado do local, seguindo a indicação da missão, e desça as escadas. Lá embaixo, encontrará o cofre onde Solomon guarda seus objetos mais valiosos. O cofre está muito bem protegido por uma série de sistemas de segurança, que incluem lasers, uma trava por voz e outra por identificação genética. Cada etapa precisará de uma missão específica para podermos entrar. Vamos uma por vez.

Missão de Lealdade: Kasumi: Kinetic Barrier

Para desligarmos os lasers que protegem o cofre, precisamos apenas cortar a luz. Saindo da sala do cofre, olhe à direita e verá um ponto na parede, próximo ao chão, chamado Kinetic Barrier Power Cable. Verá uma indicação holográfica da trajetória do cabo de força. Siga esse cabo até chegar a uma estante com uma estátua. Mova a estátua para abrir o painel secreto de energia. Kasumi aparecerá para desligar a energia dos lasers do cofre. Missão concluída e um problema a menos.

Missão de Lealdade: Kasumi: Voice Lock

A próxima etapa será conseguir uma amostra de voz do Donovan, para conseguirmos passar pela trava de voz. É muito simples: vá até Donovan Hock e converse com ele. Escolha a opção de charme para fazer com que Donovan realize um pequeno discurso, extenso o suficiente para que a Kasumi consiga uma amostra da voz dele. Pois bem, agora temos de descobrir a senha que ele utiliza. Vá para o lado oeste da mansão, e verá uma porta de segurança. Kasumi irá abrir essa porta. Siga pelo corredor e hackeie a próxima porta usando um minigame. Entre e mate os 2 Eclipse Security Guards dentro da sala de controle. Verifique o cofre na parede para obter 7.200 Creds, depois leia o Datapad em cima da mesa para descobrir a senha. Kasumi irá modular a voz de Donovan dizendo a senha, e pronto. Basta interagir com o painel de voz no cofre para completar essa missão.

Missão de Lealdade: Kasumi: DNA Scanner

A etapa mais difícil será obter uma amostra do DNA de Donovan. Precisamos entrar no quarto dele, que fica na parte leste da mansão, protegida por um Eclipse Security Guard. Não adianta falar com ele, ele não nos deixará entrar. Vá para a varanda de trás e pule para a varanda inferior. Elimine os 3 Eclipse Troopers no local e aproxime-se da janela no fundo. Atire na janela e pule para dentro. Suba as escadas e entre no quarto de Donovan. Aqui, terá de achar amostras do DNA de Donovan. Verifique o Datapad em cima da mesa e as espadas na parede ao lado da lareira para conseguir. Antes de sair, hackeie um cofre na parede para conseguir 7.800 Creds. Na saída, terá de matar mais 2 Eclipse Security Guards. Agora é só voltar ao cofre e usar o que obteve para abri-lo, completando a missão.

Uma vez dentro do cofre, temos de encontrar o Graybox. Você pode examinar as obras de arte e estátuas no local, se quiser, mas nosso objetivo nos levará a um mostruário de armas à esquerda. Verifique as armas para obter a melhor submetralhadora de todo o jogo, a M-12 Locust SMG. Pegue o Graybox na mesma bancada, e verá uma cena. Shepard e Kasumi foram pegos no flagra. No meio do discurso, poderá aproveitar um momento Renegade para conseguir alguns pontos de Renegade. Em seguida, terá de enfrentar alguns Eclipse Troopers, junto da Chief Roe, a única que terá escudo e armadura. Na próxima sala, poderá alterar as armas se quiser. Siga em frente e terá de enfrentar mais Eclipse Troopers e um YMIR Mech. Depois virão mais Eclipse Troopers e um Eclipse Vanguard, que possui uma barreira, uma barra de vida adicional na cor roxa. Suba as escadas e tente hackear o PDA para conseguir 4.200 Creds. Esse minigame será diferenciado, e terá de localizar imagens identificadas no alto da tela enquanto elas sobem rapidamente pela tela, e sem encostar nas imagens vermelhas. Passe pela porta e terá de enfrentar mais Eclipse Troopers e LOKI Mechs. Após acabar com eles, cheque o computador para obter 4.800 Creds e o contêiner para obter 1.000 Platinum. Use o canhão do tanque para explodir uma parede e prossiga. Cheque os robôs na sala ao lado para obter 1.200 Creds. A seguir, enfrentará mais Eclipse Troopers e mais um YMIR Mech. A seguir, virão mais Eclipse Troopers com outro Eclipse Vanguard. Vá para a esquerda e verifique um corpo no chão ao lado da porta para obter um Omni-Tool Upgrade. Passe pela porta e enfrente Eclipse Troopers e mais um Eclipse Vanguard. Pegue 1.800 Creds nas caixas da esquerda e entre nos armazéns da esquerda para obter 500 Platinum. Pegue o PDA em um dos caminhões para obter 1.800 Creds. Do lado direito, há outra caixa com 500 Platinum e 1.200 Creds em uma caixa perto da porta de saída. Passe pelas portas e então verá uma cena.

Teremos de encarar um helicóptero de combate controlado pelo Donovan Hock. Além dele, aparecerão Eclipse Troopers e LOKI Mechs pela arena. Fique em movimento e não se deixe ser cercado. Concentre-se em eliminar primeiro os inimigos normais, usando armas pesadas e habilidades, e então foque-se no helicóptero. O helicóptero possui um escudo poderoso, use Overload (seu e da Kasumi) diversas vezes até conseguir dissipá-lo. Será preciso vários turnos, pois ele vive saindo de cena para a vinda de mais uma rodada de inimigos. Após diminuir seu escudo duas vezes, verá uma cena, e então a Kasumi conseguirá destruir o escudo. Agora, precisará se preocupar com a armadura dele. Use Incinerate e armas pesadas para destruir a armadura do helicóptero. Há vários itens de cura e munição de arma pesada espalhados pela arena, pegue-as quando precisar. Quando finalmente derrotar o helicóptero, sua nave de fuga aparecerá. Vá até ela para escapar do local e voltar para a Normandy. Verá uma emocionante cena da Kasumi com as memórias do seu antigo amor, Keiji Ofuda. Irá completar a missão e receber 750 XP e 30.000 Creds, além de liberar um troféu:

Broke, Blind, and Bedlam

Esse troféu será liberado quando completar a missão de lealdade da Kasumi.

Ao completar uma missão de lealdade, o personagem ganhará um novo traje e a sua habilidade especial será habilitada. Além disso, vale mencionar que conseguir a lealdade de todos os membros da equipe será fundamental para conseguirmos um importante troféu no final do jogo.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial