Está com alguma dificuldade em Kena: Bridge of Spirits? Então acompanhe a parte 9 e final do detonado completo passo-a-passo de Kena: Bridge of Spirits exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina ou de conquistas para Xbox / Steam!
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na Parte anterior, Kena chegou até o Coração da Vila, uma série de túneis escuros dotados de muito poder mágico. O espírito de Adira se embrenhou por esses túneis, coletando materiais e poder para que ela pudesse construir aquela enorme e medonha torre nos Campos. Kena consegue chegar até o fundo do Coração da Vila, e purifica a corrupção do local. Com todas as três relíquias de Adira em mãos, Kena realizou o ritual para invocar Adira, e após uma feroz batalha, conseguiu purificar seu espírito. Agora Kena deve seguir para a Montanha sagrada e procurar por Toshi.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Parte 9: Montanha
Montanha
Ajude o Toshi
Esta área não é muito comprida, e não possui colecionáveis. Suba a escadaria adiante, e comece sua trajetória escalando a montanha. Siga em frente, pule o buraco e atravesse a ponte de madeira. Ao subir mais escadas, descobrirá a Runa de Teleporte: Salão do Líder da Vila. Siga em frente até o fragmento de memória, e use a máscara para ver uma cena, no qual conhecerá Toshi.
Toshi foi o grande líder da Vila, durante muitos anos. Ele ajudou a proteger a Vila e todos os seus moradores de todas as ameaças, até que uma misteriosa praga chegou, envenenando os rios e matando os moradores aos poucos. Impotente e desolado, Toshi foi até a montanha, e desafiou os deuses. Após matar uma criatura sagrada, ele libertou uma antiga maldição, corrompendo a terra e seu próprio espírito. Suas ações impensadas foram o causador de toda essa corrupção que assola a Vila, e a única forma de pará-la é derrotando Toshi e purificando seu espírito.
Ao final da série de cenas, Kena irá aprender a sua última habilidade: Corrida. Para utilizá-la, segure e pressione
. Esta habilidade permite a Kena gerar uma poderosa corrida para a frente, que consome a durabilidade do escudo. Esta habilidade permite entrar no mundo espiritual, e também pode ser usada em combate, causando dano em todos os inimigos na sua frente. Irá liberar o seguinte troféu:

Atravessando
Esse troféu será liberado quando aprender a habilidade de Corrida.
Antes de irmos embora da Vila, saiba que novos testes estão disponíveis, então vamos completá-los:
Teste: Mirante do Vale
Este teste será um teste de arquearia. Ao seguir pelo caminho linear, terá de disparar em vários alvos voadores, comuns e dourados, que ficarão por pouco tempo no ar. Use o arco no ar, ou use o Foco, para diminuir a passagem do tempo. Em um momento, terá de saltar em um abismo e acertar algumas flores de teleporte. Em outro momento, terá de enfrentar algumas Mariposas e Varas Bombardeiras. Não há tempo, então siga com calma. Os três objetivos opcionais são: atirar em 80 alvos, atirar em 10 alvos dourados e não receber dano. Como não é preciso completar todos os objetivos opcionais ao mesmo tempo, recomendo se focar em um de cada vez, para tornar o desafio mais fácil. Ao vencer esse teste, irá obter o Amuleto (Vila) 5/6: Ponta de Flecha. Ao custo de 50 Karma, este amuleto aumenta consideravelmente o dano do arco por 3 segundos após abater um inimigo. Se estiver com dificuldades, assista o vídeo abaixo:
Teste: Caminho da Ravina
Este teste será uma corrida contra o tempo. Trata-se de um percurso linear, em que terá de usar a bomba, flores de teleporte e a Corrida para conseguir avançar. É um percurso complexo, com diversas partes complicadas, pelo menos na primeira tentativa. Os três objetivos opcionais são: completar o percurso em menos de 2:30, coletar todas as 3 Penas de Coruja e todas as 20 Nuvens de Luz no caminho. As Nuvens de Luz ficam diretamente em seu caminho, e servem até mesmo como uma indicação de para onde tem de ir a seguir. Já as Penas de Coruja ficam em desvios fora do caminho a ser seguido. Lembre-se que não precisa fazer tudo de uma vez, então faça primeiro um percurso com calma, pegando todos os itens, e depois faça o percurso novamente, ignorando tudo e chegando até a linha de chegada em menos de 2:30. Não é difícil, e é perfeitamente possível de ser realizado agora. Ao vencer esse teste, irá obter o Chapéu (Vila) 19/31: Pirata. Se estiver com dificuldades, assista o vídeo abaixo:
Completando ambos os testes, irá adquirir o Traje: Criador de Máscaras para a Kena. Caso tenha completado todos os objetivos opcionais dos testes, receberá também o Traje: Coruja da Neve. Agora, vamos em frente com a história. Daqui mesmo do Templo da Máscara, siga para oeste, e verá uma Barreira Espiritual. Use a Corrida para passar por esta barreira.
O Medo de Toshi
Siga em frente e entre na caverna. Encontrará aqui um baú vermelho. Interaja com ele, e terá de derrotar 5 inimigos sem tomar dano. Será 1 Vara, 1 Vara com Proteção, 2 Varas Bombardeiras e um novo inimigo, chamado Broto das Sombras. O Broto das Sombras é imune a todos os ataques, até que use o Corrida contra ele, ou realize um bloqueio perfeito em seu golpe. Depois de derrotar a todos sem tomar dano, poderá abrir o Baú Amaldiçoado (Vila): 6/6 e obter 200 Gemas. Este é o último Baú Amaldiçoado do jogo, e ao obter todos os Baús Amaldiçoados, irá liberar o seguinte troféu:

Colecionador de Maldições
Esse troféu será liberado quando abrir todos os Baús Amaldiçoados.
Saindo da caverna pelo outro lado, siga em frente e aparecerão alguns inimigos. Aparecerá primeiro um Mago, que agora possui um novo poder: ele amaldiçoa Kena, e a deixa com apenas uma fração de vida. Ou seja, qualquer ataque a matará. A única forma de curar a Kena é matando o Mago, então tenha isso como prioridade. Depois aparecerão Varas, Varas de Proteção, Varas Bomba, Varas Bombardeiras e um Broto. Após derrotar todos, receberá 75 Karma e 50 Gemas. Agora destrua o Coração da Zona Morta para purificar todo o local.
Dentro da casinha adiante, verá um jarro com alguns incensos. Deixe-o lá por enquanto, vá pela direita e levante o jarro azul para obter 25 Gemas. Seguindo por este caminho, entre na porta aberta do lado direito. Suba as escadas e então puxe-se para a flor de teleporte que fica no teto. Suba até o alto da torre, e irá encontrar o Correio Espiritual (Vila): 2/3. Desça a torre, volte para o jarro de incensos e pegue-o. Carregue-o para o sul, atravessando a ponte, e coloque-o no pedestal diante do altar. Isso irá gerar uma Barreira Espiritual na porta ao lado, entre usando a Corrida.
Siga em frente ao longo do caminho, saltando sobre os buracos, até chegar a um local com uma roda d’água. Acerte uma flecha em cada um dos quatro cristais na roda d’água para obter 25 Gemas em cada. Suba a escadaria ao lado, e siga em frente. Enfrente algumas Varas Bombardeiras, e então encontrará um Tronco Corrompido soltando Varas Bombas. Destrua-o, e então aparecerá um Broto. Após acabar com todos, receberá 25 Karma e 25 Gemas. Depois destrua o Coração da Zona Morta para purificar o local. Siga para oeste, pulando a ponte quebrada, e exploda a pedra antiga na água corrompida. Pule pelas pedras até chegar a uma Barreira Espiritual, e atravesse usando a Corrida.
Na próxima área, olhe para a direita, e verá colunas de pedra antiga. Exploda uma, pule para onde a pedra estava e então exploda a próxima. Ao pular para o local onde a segunda pedra estava, atire no cristal nas duas pedras, para girá-las, e então suba nas duas peras suspensas. Daqui, exploda outra pedra antiga, atire no cristal e suba nela. Olhe adiante, e verá uma flor de teleporte. Puxe-se para ela, e siga para ver um Templo das Flores com espinhos. Mais adiante, encontrará Varas e um Broto das Sombras. Este é um ótimo local para conseguir o último troféu de combate. Ataque as Varas até deixá-las com pouca vida, e então espere elas ficarem em fila e use uma Corrida para matar 3 Varas de uma só vez. Se fizer corretamente, deverá liberar o seguinte troféu:

Toque Triplo
Esse troféu será liberado quando derrotar 3 inimigos com uma Corrida.
Se não conseguir aqui, pode ser feito em qualquer outro lugar, ou mesmo em um dos testes de combate, se preferir. De qualquer forma, após derrotar todos os inimigos aqui, irá receber 75 Karma e 25 Gemas. Agora destrua o Coração da Zona Morta para purificar o local. Entre na casinha e abra o baú para obter o Chapéu (Vila) 20/31: Máscara. Se veio seguindo o guia até aqui, deverá ter adquirido 50 Chapéus ao todo, e irá liberar o seguinte troféu:

Colecionador de Chapéus
Esse troféu será liberado quando encontrar 50 Chapéus.
Ainda dentro da casinha, examine a mesa para libertar um espírito. Siga o espírito e então use a máscara para assistir uma cena e obter 50 Karma. Irá também liberar uma Lágrima da Floresta aqui. Forme uma Nuvem de Rot e use-a para restaurar o Templo das Flores (Vila): 5/8 um pouco mais atrás e receber 50 Karma. Interaja com o Templo das Flores para receber mais 200 Gemas. Agora siga em frente, exploda a pedra antiga na água corrompida para erguer as pedras, e use a Corrida para passar pela Barreira Espiritual. Siga em frente, pendure-se na pedra e siga para a direita até conseguir escalar a parede de pedra. Continue e irá descobrir a Runa de Teleporte: Caminho do Criador de Máscaras.
Siga em frente, e chegará a um campo aberto. Encontrará aqui três jarros com incenso, e três templos com um pedestal adiante. Terá de colocar cada jarro com incenso em cima de cada pedestal, mas preste atenção na máscara que adorna cada jarro com incenso, para saber qual é o templo certo. Se colocar o jarro com incenso no pedestal errado, irá invocar inimigos. Ao posicionar corretamente cada jarro com incenso em seu devido lugar, irá revelar um símbolo. Examine-o para ver uma cena.
Chefe: Criador de Máscaras
Teremos de enfrentar o Criador de Máscaras. Ele gosta de sumir, aparecer em seu lado e dar uma espadada, então esteja pronto para se esquivar. Ele logo irá invocar algumas Varas, acabe com eles para acumular Coragem. Ele também possui outros ataques, como em que ele lança algumas adagas de luz em sua direção. Basta ser rápido, e se conseguir acertá-lo com uma Flecha de Rot bem na máscara, ele não conseguirá atacar. Ele possui uma habilidade irritante, em que ele prende a Kena dentro de uma jaula rosa. Haverá ilusões dele ao redor da jaula, procure pela ilusão dela com um cordão rosa em volta do pescoço, e acerte esta ilusão com uma flechada. Se for preciso, use o Foco. Além de se libertar da jaula, irá deixá-lo tonto. Vá até ele e use o Martelo de Rot para causar um bom dano. Mantenha a estratégia, paralisando-o sempre que possível, para evitar seus ataques. Se não conseguir evitar o golpe, use o Escudo. Também pode usar a Corrida para atingi-lo, mas é mais útil usar a durabilidade do escudo defendendo os golpes dele. Ao derrotá-lo, receberá 75 Karma.
Verá uma cena, e então receberá a Relíquia: Incenso e irá liberar o seguinte troféu:

O Medo de Toshi
Esse troféu será liberado quando encontrar a relíquia Incenso de Toshi.
Receberá ainda 3 Rots, chegando ao Rot (Vila): 15/24, e também o Chapéu (Vila) 21/31: Criador de Máscaras. O local aqui irá se purificar, e aparecerá o Zajuro. Fale com ele, se quiser, depois vá pelo lado direito da cabana e abra o baú para obter o Amuleto (Vila) 6/6: Resiliência, o último amuleto do jogo. Ao custo de 50 Karma, este amuleto aumenta moderadamente o dano após receber dano, mas irá perder toda a Coragem no último golpe. Vá até a beirada a sudeste, e encontrará o Local de Meditação (Vila) 1/3. Neste momento, deverá ter Karma suficiente para comprar a habilidade Coragem de Defesa, que fornece uma ação de Rot ao realizar um bloqueio perfeito.
Volte até a Runa de Teleporte e então teleporte-se para a Vila Onsen. Desça a colina e vá para oeste para encontrar a caixa de correio onde poderá entregar o Correio Espiritual. Já irá revelar o Coração da Zona Morta, então destrua-o para purificar o local. Entre e abra o baú para obter o Chapéu (Vila) 22/31: Máscara do Toshi, depois levante a caixa de vasos do lado esquerdo para encontrar o Rot (Vila): 16/24. Agora que já exploramos tudo aqui, teleporte-se para as Docas da Vila e siga para o sul para ver mais uma Barreira Espiritual. Atravesse-a usando a Corrida.
O Amor de Toshi
Suba no pedestal adiante, e então verá três cristais brilharem em cima do portão. Cada cristal possui um número de luzes, então acerte primeiro o cristal número 1, depois o cristal número 2, e então o cristal número 3. Fazendo corretamente, aparecerá uma Barreira Espiritual. Atravesse e então vá até a beirada leste. Exploda as pedras antigas na água corrompida para formar um caminho até a ilhota adiante. Aparecerão Mariposas e uma Vara Bombardeira ao longe, derrote todos e receberá 10 Karma e 10 Gemas. Depois destrua o Coração da Zona Morta na outra ilha para purificar o local.
Repare na flor de teleporte que se abriu na outra ilha, mas não vá para lá ainda. Passe pela Barreira Espiritual ao lado, e então jogue uma bomba na pedra antiga ao leste. Passe por mais uma Barreira Espiritual, olhe para a esquerda e jogue outra bomba na pedra antiga. Depois passe por outra Barreira Espiritual e jogue outra bomba na outra pedra antiga. Ao passar novamente pela Barreira Espiritual, voltará ao início. Agora sim, puxe-se para a flor de teleporte e comece a pular pelas pedras que surgiram conforme as bombas explodiram. Chegando ao topo da ilha, passe pela Barreira Espiritual.
Siga em frente e aparecerão Varas, Brotos das Sombras e uma Vara Bombardeira. Após derrotar todos, receberá 25 Karma e 25 Gemas. Depois destrua o Coração da Zona Morta para purificar o local. Verá um portão com quatro cristais em cima dele, mas não sabemos a ordem em que temos de acertá-los. Vá para o sul e suba na pedra, então pise no pedestal para ver as estrelas em cima de um dos cristais. Perto daqui, há uma caverna com um bloco de pedra em cima de um pedestal. Remova o bloco de pedra, e pise no pedestal para ver estrelas em cima de outro cristal, indicando a ordem. Agora posicione o bloco de pedra junto à parede ao norte, bem embaixo do local indicado na imagem abaixo:
Suba no bloco de pedra e então na rocha, para ver um pedestal. Ao sul daqui, há outro pedestal, e então verá a ordem de todos os cristais. Basicamente, de frente com o portão, a ordem dos cristais é, da esquerda para a direita: 1, 3, 4 e 2. Acerte-os na ordem, e abrirá uma Barreira Espiritual. Se errar a ordem, aparecerão inimigos. Depois que acertar, passe pela Barreira Espiritual.
Escale a parede de pedras até o topo do morro, e então vire à direita e suba na pedra. Olhe para baixo, e verá uma pedra antiga junto à rocha. Exploda-a para formar um caminho de pedras, salte sobre elas e então puxe-se para a flor de teleporte mais adiante. Siga em frente pelo caminho, e destrua as Varas Bomba que aparecem, depois o Broto das Sombras ao final. Passe pela Barreira Espiritual adiante, para chegar a um local secreto. Examine o poço aqui, e então siga o espírito até um fragmento de memória e use a máscara para assistir uma memória e obter 50 Karma. Pegue o Correio Espiritual (Vila): 3/3 adiante e abra o baú ao lado para encontrar o Chapéu (Vila) 23/31: Samurai.
Ao passar pela Barreira Espiritual, voltará para onde estava. Escale a parede mais uma vez, e desta vez, siga para a beirada a sudoeste. Olhe para baixo, e verá pedra antiga no mar corrompido. Exploda-o para gerar uma série de plataformas. Desça a ladeira à direita e pule para a primeira plataforma, então passe pelas Barreiras Espirituais enquanto segue em frente. Ao final do caminho, descobrirá a Runa de Teleporte: Caminho do Guerreiro. Siga em frente, suba as escadas e atravesse o pátio para encontrar um grande sino. Bata o sino com o Rot para liberar o espírito, então vá até o espírito e interaja para ver uma cena e encarar o próximo chefe.
Chefe: Guerreiro
O Guerreiro será um chefe similar ao Criador de Máscaras, mas com algumas peculiaridades. Ele gosta de lutar de perto, batendo com sua poderosa foice. Seus golpes podem ser desviados, ou, se preferir, defendidos com o Escudo, tentando uma defesa perfeita. Após cada golpe, ele ficar parado por alguns segundos, então poderá atacá-lo. Se for muito egoísta, ele irá defender seus golpes e dar um chute, então dê apenas alguns golpes e espere. Quando encher de Coragem, pode usar um Martelo de Rot para causar um bom dano em cada oportunidade. O Guerreiro logo começará a usar um ataque em que ele cria uma redoma ao seu redor. Use a Corrida para passar pelo efeito da redoma sem tomar dano. Ele também possui um poderoso ataque de agarrão, então, quando vê-lo brilhar e levantar a mão, afaste-se para não ser agarrado. Ele também possui outro ataque, em que ele bate com a foice no chão e lança três ondas de energia em sua direção, mas basta desviar. Ele não é difícil de ser derrotado, se prestar atenção aos seus movimentos e não for ganancioso nas oportunidades. Ao derrotá-lo, receberá 75 Karma.
Verá uma cena, e então receberá a Relíquia: Brasão da Vila e irá liberar o seguinte troféu:

O Amor de Toshi
Esse troféu será liberado quando encontrar a Relíquia Brasão da Vila.
Receberá ainda 3 Rots, chegando ao Rot (Vila): 19/24, e também o Chapéu (Vila) 24/31: Guerreiro. O local aqui irá se purificar, e aparecerá o Zajuro. Fale com ele, se quiser, depois medite no Local de Meditação (Vila) 2/3 que surgiu bem ao centro do local. Agora que a água aqui está purificada, poderemos explorar melhor. Nade até a ilha ao centro do lago, e verá um Templo das Flores. Vá até a Lágrima da Floresta em outra ilhota próxima, forme uma Nuvem de Rot e traga-a para restaurar o Templo das Flores (Vila): 6/8 e receber 50 Karma. Interaja com o Templo das Flores para receber mais 200 Gemas. Neste momento, deverá ter Karma suficiente para comprar a habilidade Vida do Escudo ++, que aumenta ainda mais a durabilidade do Escudo da Kena. Agora nade para nordeste, até voltar para as Docas da Vila. Bem aqui do lado direito, encontrará o correio onde entregaremos o último Correio Espiritual do jogo. Se veio seguindo o guia, então terá entregado todos os Correios Espirituais e irá liberar o seguinte troféu:

A Última Parada
Esse troféu será liberado quando entregar todos os Correios Espirituais.
Entre na casa e escale a parede à esquerda. Suba até o andar mais alto da casa, e olhe para cima para ver o Coração da Zona Morta. Destrua-o para purificar o local. Entre na cabana no alto e abra a caixa para obter 50 Gemas e o baú para obter o Rot (Vila): 20/24. Desça as escadas até o interior da casa e abra o baú ao lado para obter o Chapéu (Vila) 25/31: Coelhinho. Desça o térreo e saia pela porta sul. Indo para sudoeste, verá uma caixa que poderá abrir para obter 50 Gemas, e indo para o outro lado, verá um cristal pendurado em que poderá usar o Pulsar para obter mais 10 Gemas. Agora vá para o norte e suba a escadaria que sobe até o alto da grande árvore. Atravesse a ponte a oeste, agora disponível, e então vire à direita para encontrar uma caixa contendo 50 Gemas. Vá para o lado oposto e abra o baú para obter o Chapéu (Vila) 26/31: Cachorro.
Agora vá até a Runa de Teleporte e teleporte-se de volta para o Centro da Vila. Vá para o leste, ao longo da estrada que leva para a Árvore do Taro, então entre no quintal da primeira casa do lado direito para ver uma flor. Atire uma flecha no cristal da árvore para derrubar uma lágrima e florescer uma Lágrima da Floresta. Forme uma Nuvem de Rot e recupere a plantação do local para obter 10 Karma. Continue seguindo a estrada para o leste e vire à direita antes da escadaria. Atire no fecho que segure a ponte levadiça, para derrubá-la. Descobrirá aqui a Runa de Teleporte: Alcance de Arco e Flecha. Mais adiante, aparecerão Varas, Varas Bombardeiras, Mariposas e um Broto. Mate todos para receber 75 Karma e 25 Gemas. Entre na cabana aqui e abra a caixa para obter 50 Gemas.
Na parte sul deste quintal, verá uma alavanca. Acione esta alavanca, para ativar um desafio. Subirão alguns alvos voadores, destrua-os e então acione a alavanca novamente para ativar um novo desafio, ainda mais difícil, e com mais alvos. Após vencer os três desafios, irá receber 10 Karma e 50 Gemas, e também aparecerá o Rot (Vila): 21/24. Atravesse a ponte de madeira a oeste, e olhe à direita para ver uma roda d’água. Acione a alavanca e acerte os três cristais na roda d’água conforme ela gira, recebendo 25 Gemas em cada. Acerte o fecho da ponte levadiça a oeste, para formar um atalho de volta, mas não atravesse. Siga para o sul e entre na cabana para abrir a caixa e obter 50 Gemas. À esquerda da entrada da cabana, abra o baú para obter o Chapéu (Vila) 27/31: Beisebol. Mergulhe na água ao sul, e nade para o sul. Suba na plataforma de madeira e abra a caixa para obter mais 50 Gemas.
Agora volte para perto da Runa de Teleporte Alcance de Arco e Flecha e siga a estrada para o leste. Olhe para a esquerda, e verá um Templo das Flores. Volte até a Lágrima da Floresta que fica logo depois da escadaria, na estrada, e traga uma Nuvem de Rot até aqui para destruir os espinhos e restaurar o Templo das Flores (Vila): 7/8. Irá receber 50 Karma, e ao interagir com o Templo das Flores, irá receber mais 200 Gemas. Suba as escadas e passe pela Barreira Espiritual adiante.
O Arrependimento de Toshi
Siga em frente e suba a escadaria. Exploda a pedra antiga ao lado para liberar caminho, então suba correndo a escadaria e passe pela Barreira Espiritual no topo. Do outro lado, aparecerão Varas Bombardeiras e um Broto das Sombras. Mate todos, e receberá 25 Karma e 25 Gemas. Suba nas pedras do lado esquerdo e examine o símbolo na parede para liberar um espírito. Siga em frente, suba nas pedras e então atravesse a Barreira Espiritual. Cuidado agora: nesta área, encontrará linhas rosas que são armadilhas. Se for pego na armadilha, ficará preso em uma jaula, mas basta usar a Corrida para sair. Siga o espírito até um fragmento de memória, e use a máscara para assistir uma memória e receber 50 Karma.
Siga em frente e pule as pedras na água. Siga em frente até chegar a uma área extensa, com uma flor ao centro. Atire no cristal que está na árvore, e então no outro cristal, seguindo o facho de luz, e depois no último cristal. Sairá uma lágrima, que irá florescer a flor e revelar a Lágrima da Floresta. Aparecerão aqui Varas, Varas de Proteção, Varas Bombardeiras e um Broto das Sombras, então, se quiser, forme uma Nuvem de Rot para ajudar no combate. Após matar todos, receberá 25 Karma e 25 Gemas. Destrua o Coração da Zona Morta para purificar o local, liberando caminho. Vá para o leste daqui, e abra o baú para obter 100 Gemas. Agora forme uma Nuvem de Rot e venha para o sul. Restaure o Templo das Flores (Vila): 8/8 para receber 50 Karma, e interaja com o Templo das Flores para receber mais 200 Gemas. Este é o último Templo de Flores do jogo, e ao obter todos os Templos de Flores, irá liberar o seguinte troféu:

Mestre da Restauração
Esse troféu será liberado quando restaurar todos os Templos de Flores.
Neste momento, deverá ter Karma suficiente para comprar a habilidade Carga Perfeita, que permite gerar um golpe forte carregado poderoso se soltar o botão na hora certa. Saia correndo e pule a ponte quebrada para chegar a um grande campo. Siga até ficar diante da grande estátua de cervo, então olhe para o alto e para a direita para ver um cristal na árvore. Atire nele, e então terá de acompanhar o facho de luz e atirar em vários outros cristais, completando o círculo antes que o tempo acabe. Após atingir todos os cristais, aparecerá a máscara do chefe. Quando estiver pronto, examine-o.
Chefe: Caçador
A última manifestação de Toshi será o Caçador. Ele voa pelo cenário, soltando flechas em você. Também teremos de usar flechas nele, então use o Foco para conseguir acertar a máscara dele. Ele cairá e ficará caído por tempo bastante para conseguirmos nos aproximar e usar o Martelo de Rot. Ele também realiza poderosos golpes físicos, mas basta usar o Escudo para se defender. Quando ele carregar um disparo com o arco, prepare-se. O disparo irá atingir o chão e gerar uma redoma em área, e terá de usar a Corrida para não receber dano. De modo geral, ele não é difícil, basta prestar atenção aos seus ataques e caprichar na mira ao atacá-lo. Ao derrotá-lo, receberá 75 Karma.
Verá uma cena, e então receberá a Relíquia: Arpão e irá liberar o seguinte troféu:

O Arrependimento de Toshi
Esse troféu será liberado quando encontrar a Relíquia Arpão.
Receberá ainda 3 Rots, chegando ao Rot (Vila): 24/24, e também o Chapéu (Vila) 28/31: Caçador. Este é o último Rot do jogo, e ao obter todos os Rots, irá liberar o seguinte troféu:

Sem Pedra Sobre Pedra
Esse troféu será liberado quando encontrar todos os Rots.
Kena evoluirá ao nível 5, o nível máximo, e agora terá 5 ações do Rot! O local aqui irá se purificar, e aparecerá o Zajuro. Fale com ele, se quiser, depois medite no Local de Meditação (Vila) 3/3 que surgiu diante da estátua de cervo. Este é o último Local de Meditação do jogo, e ao obter todos os Locais de Meditação, irá liberar o seguinte troféu:

Mestre Zen
Esse troféu será liberado quando meditar em todos os Locais de Meditação.
Kena agora estará com o máximo de vida. Todos os colecionáveis principais daqui da Vila já foram descobertos, faltando apenas os últimos Chapéus, que só iremos obter depois de fechar o jogo. Irá descobrir também a Runa de Teleporte: Caminho do Caçador aqui, então use-a para se teleportar até o Salão do Líder da Vila, lá na Montanha.
Montanha
Liberte Toshi
Siga para o norte, até o símbolo do ritual de invocação do Toshi. Agora que temos todas as três relíquias, estamos prontos para invocá-lo. Respire fundo, salve o jogo e interaja com o símbolo para ver uma cena. Quando a cena terminar, será a hora de enfrentá-lo.
Chefe: Toshi Corrompido
Chegou a hora da nossa luta contra o Toshi Corrompido. Ele é um feiticeiro poderoso, e que também bate forte. Ele caminhará em sua direção, e nem pense em disparar flechas nele, ou jogar bombas, pois ele irá rebatê-las de volta, podendo atingir Kena. A melhor estratégia é ir até ele e usar a Corrida, o que irá deixá-lo vulnerável por alguns segundos, então dê um combo nele e se afaste. Seus golpes físicos são poderosos e difíceis de se esquivar, e terminam com um golpe forte no chão que causa uma onda de fogo ao redor. Após perder metade da vida, ele também irá adquirir novos golpes, como um em que ele levita e lançar o cajado nele no chão, criando uma série de raízes que surgirão embaixo da Kena. Corra para escapar desse golpe. Quando Toshi levitar, é um momento perfeito para acertar a máscara dele com uma Flecha de Rot, causando dano, mas não evitando o ataque, então fique atento. Se tiver Coragem sobrando, pode usar o Martelo de Rot depois de tonteá-lo com a Corrida. Mantenha a estratégia, e lembre-se de se curar com as flores de vida, se precisar. Após retirar toda a vida dele, jogue o Rot e então use o Pulsar para purificá-lo. Receberá 150 Karma e irá liberar o seguinte troféu:

Um Líder Anda Sozinho
Esse troféu será liberado quando derrotar o Toshi Corrompido.
Confronte Toshi no “Templo da “Montanha”
Agora Kena estará sozinha, sem os Rots. A partir de agora, não haverá mais Karma a ser obtido, e neste momento, deverá ter Karma suficiente para comprar as habilidades que restam. Compre Estrondo de Ar, para incluir um ataque forte aéreo ao arsenal da Kena, e também Contra-Ataque de Defesa, para adicionar um ataque poderoso após realizar um bloqueio perfeito. Após adquirir todas as habilidades do jogo, irá liberar o seguinte troféu:

Guia Espiritual Habilidoso
Esse troféu será liberado quando adquirir todas as habilidades.
Caso não tenha conseguido, não se preocupe. Teremos toda uma nova jogatina na dificuldade Mestre pela frente, e iremos conseguir muito Karma nesta segunda jogatina, muito mais do que o suficiente para comprar todas as habilidades restantes e ainda desbloquear todos os amuletos, se assim quiser. Siga em frente e atravesse a Barreira Espiritual. Avance alguns passos, para acessar uma nova área, e também para liberar o seguinte troféu:

O Caminho Solitário
Esse troféu será liberado quando chegar ao Templo da Montanha.
Templo da Montanha
Siga em frente, ao longo do caminho, até o centro de uma grande zona morta. Verá uma cena, e então iremos encarar o último chefe do jogo.
Chefe: Deus Rot Corrompido
O último chefe desse jogo é esse monstrengo enorme chamado Deus Rot Corrompido. Ele possui pontos fracos facilmente identificáveis em seu corpo, pois eles brilham na cor roxa. Precisará acertá-los com o arco, mas tome cuidado com os ataques dele. Suas patadas são amplas, então use a Corrida para conseguir desviar. Também use o Foco para conseguir mirar melhor. Este é o primeiro chefe que enfrentaremos sem os Rots para ajudar, então não poderá usar os poderes especiais. Após acertar alguns de seus pontos fracos, verá uma breve cena, e então a Kena será transportada para outra área, onde enfrentará Varas, Mariposas e Rastejadores. Após matar todos, irá abrir uma Barreira Espiritual. Atravesse-a para acessar outra arena, em que terá de enfrentar Varas, Mariposas e um Cavaleiro de Madeira. Seja cauteloso ao lidar com ele, pois lembre-se de não ter os poderes de Rot para ajudá-lo. Mantenha distância e use o arco, e esquive-se de seus golpes, a menos que esteja confiante no bloqueio perfeito. Após acabar com todos, aparecerá um orbe ao centro da arena. Destrua o orbe para obter o poder de um Rot de volta. Use-o para destruir o Coração da Zona Morta adiante, e então irá purificar o local e liberar uma Barreira Espiritual. Atravesse-a para voltar para a arena do Deus Rot Corrompido.
Irá enfrentá-lo mais uma vez, em sua segunda fase. A ideia é basicamente a mesma, mas agora o Deus Rot Corrompido pode soltar um raio laser pela boca. Ele tentará agarrar Kena, e caso consiga, ele irá jogá-la fora da arena, onde fica a corrupção. Volte correndo para não perder muita vida. Enquanto escapa de seu raio laser, acerte os outros pontos fracos do Deus Rot Corrompido com o arco. Após retirar mais um terço da vida dele, verá mais uma cena, e então a Kena irá mudar de lugar novamente. Pule de plataforma em plataforma, e use as flores de teleporte suspensas no ar para conseguir avançar. Mais adiante, exploda a pedra antiga e então suba nas pedras e puxe-se por mais flores de teleporte. Suba as escadas e destrua o orbe para recuperar todos os seus Rots de volta. Agora sim!
Passe pela Barreira Espiritual, e então enfrentará o Deus Rot Corrompido em sua terceira fase. Agora nós temos a força completa! Deus Rot Corrompido não terá mais pontos fracos, e ele irá invocar Varas e Mariposas para a área. Acabe com eles, e espere até que ele comece a acumular poder. Nesse momento, mire nele e lance um Rot nele, para atordoá-lo e paralisar seu ataque. Após receber dano, ele irá fugir, ficando no alto de uma pedra, enquanto invoca mais inimigos. Ele também irá causar um ataque de área, em que terá de usar a Corrida no momento certo. Lide com os inimigos até que ele volte, e então repita a estratégia de esperar até ele acumular energia, então lance o Rot nele. Após derrubá-lo pela terceira vez, ele ficará caído, e o enorme Coração da Zona Morta em seu peito se abrirá. Aproxime-se e destrua-o para finalmente conseguir purificar Toshi e liberar o seguinte troféu:

Restaurar o Equilíbrio
Esse troféu será liberado quando derrotar o Deus Rot Corrompido.
Agora é só ir e falar com o Toshi para ver o grande final do jogo.
Medite no Templo da Montanha
Mas o jogo não acabou ainda! Irá descobrir aqui a Runa de Teleporte: Templo da Montanha. Recomendo que volte para a Vila, pois há mais testes disponíveis agora.
Teste: Toshi Corrompido
Este teste será uma revanche contra o Toshi Corrompido. A luta será exatamente a mesma, com a mesma estratégia e mesmos ataques. Os objetivos opcionais são: derrotar o chefe em menos de 3 minutos, não usar flores de vida e usar bloqueio perfeito em uma flecha desviada pelo Toshi Corrompido. Os três objetivos são bem fáceis de se conseguir, o mais complicado será usar o bloqueio perfeito em uma flecha desviada pelo Toshi Corrompido. Basicamente, precisa disparar uma flecha nele, e então, quando ele desviá-la de volta para Kena, precisará realizar um bloqueio perfeito para mandar a flecha de volta e causar dano nele. É só uma questão de prática, até pegar o jeito e conseguir. Ao vencer esse teste, irá obter o Chapéu (Vila) 29/31: Rinoceronte e também liberar o próximo teste, o Centro da Vila. Se estiver com dificuldades, assista o vídeo abaixo:
Teste: Centro da Vila
Este será mais um teste de combate, contra diversos inimigos. Desta vez, serão quatro ondas ao todo. Na primeira onda, enfrentará Varas, Brotos das Sombras, um Capitão Broto e Espadachins. Na segunda onda, enfrentará um Cavaleiro de Vinha, Mariposas e Rastejadores. Na terceira onda, enfrentará um Kappa, Varas, Varas de Proteção, Tartarugas e Brotos das Sombras. Na quarta onda, aparecerão um Mago, um Cavaleiro de Madeira e um Broto. Acabando com eles, aparecerão Varas, Mariposas e Espadachins. Mais uma vez, haverá pústulas explosivas ao redor da arena. Para conseguir o prêmio principal, terá de completar os objetivos opcionais. Os três objetivos adicionais são: completar o teste em menos de 8 minutos, não usar flores de vida e usar a defesa perfeita para revelar a verdadeira forma de um Broto das Sombras. São objetivos muito simples, e lembre-se: não precisam ser completados ao mesmo tempo! O tempo é bem generoso, e o segredo aqui é tentar enfileirar inimigos e usar a Flecha de Rot ou mesmo a Corrida para acabar com vários de uma vez. Use todas as habilidades que tiver, e não perca muito tempo. Ao vencer esse teste, irá obter o Chapéu (Vila) 30/31: Zebra e também liberar o próximo teste, o Teste do Chefe da Vila. Se estiver com dificuldades, assista o vídeo abaixo:
Teste: O Teste do Chefe da Vila
Este teste será uma revanche não contra um chefe apenas, mas contra três. Irá enfrentar o Guerreiro, o Caçador e o Criador de Máscaras. Será um verdadeiro desafio, que irá demandar paciência e habilidade. A luta será exatamente a mesma, com a mesma estratégia e mesmos ataques, mas o fato de ser três contra um torna tudo mais difícil. Os objetivos opcionais são: atirar no chapéu do Guerreiro, defender uma flecha explosiva do Caçador e acertar apenas o verdadeiro Criador de Máscaras durante uma armadilha. Cada objetivo não é muito difícil, e lembre-se que pode conseguir um objetivo de cada vez, não precisa ser todos juntos. No começo da luta, enfrentará apenas o Guerreiro e o Caçador. Certifique-se de acertar o chapéu do Guerreiro com uma Flecha de Rot e de usar o bloqueio perfeito contra a flecha explosiva do Caçador o mais rápido possível. Depois de acabar com um deles, aparecerá o Criador de Máscaras. Enfrente o outro primeiro, e fique sozinho contra o Criador de Máscaras. Assim, será mais fácil acertar o verdadeiro quando ele usar a armadilhas, e lembre-se de usar o Foco para mirar melhor. É só uma questão de prática, até pegar o jeito e conseguir. Ao vencer esse teste, irá obter o Chapéu (Vila) 31/31: Elefante. Se estiver com dificuldades, assista o vídeo abaixo:
Completando os três testes, irá adquirir o Traje: Chefe para a Kena. Caso tenha completado todos os objetivos opcionais dos testes, receberá também o Traje: Porteiro. Com isso, todos os colecionáveis do jogo terão sido obtidos. Agora, só resta concluir o jogo de forma definitiva. Teleporte-se de volta para o Templo da Montanha, então vá até o local indicado e medite para assistir o final do jogo.
Depois que os créditos terminarem, voltará ao menu inicial. Agora escolha Novo Jogo+, e use o save realizado ao fechar o jogo como referência. Na tela de seleção de dificuldade, escolha agora a dificuldade Mestre, e se prepare para um grande desafio!
Novo Jogo +
No modo Novo Jogo+, irá reiniciar o jogo desde o princípio, e irá continuar com o mesmo nível, Karma, Gemas, todas as habilidades adquiridas e quase todos os colecionáveis, como os Rots, Chapéus e Amuletos. Sendo assim, como já temos todos os colecionáveis, então não precisará se preocupar com nada disso, nem mesmo em ficar pegando Karma e Gemas. Caso ainda precise de Karma para alguma coisa, deverá conseguir bem mais do que o necessário nesta jogatina. Nosso objetivo agora será fechar o jogo novamente, mas na dificuldade Mestre, para obter um troféu. Tudo será mais difícil do que foi na primeira jogatina: haverá mais inimigos, os inimigos irão tirar mais vida, e precisará de mais golpes para derrotar os inimigos e chefes. Mas como já começamos o jogo com todas as habilidades adquiridas, as batalhas iniciais serão bem mais fáceis. Você pode ignorar os colecionáveis e seguir direto com a história, mas vale a pena ir atrás dos Locais de Meditação, para aumentar a vida máxima de Kena.
Logo de início, deverá perceber que aparecerão inimigos mais poderosos desde o começo do jogo. Além disso, os inimigos possuem muito mais vida, e batem muito mais forte, matando Kena com poucos golpes. Saiba que você já começa o jogo com o Arco, a Bomba e a Corrida, então use isso a seu favor para lidar com os inimigos e os chefes com mais facilidade. Saiba que os chefes serão impiedosos, e darão bem menos oportunidades de ataque. Além disso, haverá mais pontos fracos, e a vulnerabilidade deles será menor. Haverá novos Chapéus e novos Amuletos, exclusivos do modo Novo Jogo+, que poderá encontrar, mas eles não são necessários para qualquer troféu e podem ser ignorados. Quando finalmente fechar o jogo na dificuldade Mestre, irá liberar o seguinte troféu:

Guia Espiritual Mestre
Esse troféu será liberado quando fechar o jogo na dificuldade Mestre.
E deverá conseguir também a platina:

Todos os Troféus Obtidos
Esse troféu de platina será liberado quando obter todos os outros troféus.
Parabéns por platinar Kena: Bridge of Spirits!
E chegamos ao final do nosso detonado completo e guia de platina de Kena: Bridge of Spirits, exclusivo aqui do Games Ever! Espero que tenha gostado! Clique no botão abaixo para retornar para a parte anterior do detonado:
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