Agora é oficial, a Square Enix adiou oficialmente a expansão Endwalker de Final Fantasy XIV. O lançamento estava previsto para 23 de novembro, e agora passa a ter a data de lançamento de 7 de dezembro. Ademais o acesso antecipado começará em 3 de Dezembro.

Além disso, o Patch 6.01 está agendado para chegar em 21 de dezembro, enquanto o Patch 6.05 está agendado para 4 de janeiro de 2022.

Abaixo você pode conferir as palavras oficiais do diretor de Final Fantasy XIV Naoki Yoshida sobre o atraso:

O maior fator por trás da mudança na data de lançamento foi meu próprio egoísmo como diretor do jogo. Desde que fui colocado no comando do Final Fantasy XIV original , continuei o desenvolvimento e as operações do Final Fantasy XIV nos últimos 11 anos, sempre me esforçando para equilibrar minha posição como o produtor que supervisiona o projeto e o diretor responsável por desenvolvimento. Era minha intenção trabalhar da mesma maneira enquanto nos aproximávamos dos estágios finais do desenvolvimento do Endwalker .

Como mencionei anteriormente em entrevistas e durante as transmissões ao vivo, Endwalker será o maior pacote de expansão da história de Final Fantasy XIV . Tem sido um grande empreendimento, mas continuamos com o desenvolvimento seguindo planos que nos permitiriam chegar a tempo para a data de lançamento originalmente agendada, embora reconheçamos que tudo teria dado certo.

No entanto, conforme nos aproximamos do final do desenvolvimento e eu joguei em tudo – de missões a conteúdo de batalha e coisas do gênero – eu simplesmente não pude conter meu desejo de melhorar ainda mais a qualidade do Endwalker , especificamente porque este pacote de expansão marca o primeiro grande ponto culminante de eventos em Final Fantasy XIV até agora. Mesmo quando olhamos para além do Endwalker , a história de Final Fantasy XIV continuará por muito tempo e esperamos oferecer muito mais experiências agradáveis ​​no jogo. No entanto, foi precisamente porque Endwalker concluiu a primeira grande saga que senti que nossa equipe precisava se empurrar até os “limites” que eu imaginava.

Como resultado, permanecemos firmemente decididos a nos ajustar às menores nuances e garantir que nossa escrita cubra até os melhores pontos da vasta e intrincada história que se estendeu nos últimos 11 anos desde o Final Fantasy XIV original para garantir que todos possam desfrutar plenamente sua aventura em Endwalker . Infelizmente, a consequência disso foi que acabamos em uma situação em que reduzimos o tempo necessário para as verificações finais de garantia de qualidade devido a esse tempo gasto em melhorias adicionais.

Nesse ritmo, havia um risco maior de chegarmos à data de lançamento sem garantir a “estabilidade” como uma forma de qualidade e, por esse motivo, decidi adiar o lançamento neste momento. Como também prevemos uma grande quantidade de congestionamento em todos os mundos do jogo, eu senti que mesmo nesse aspecto não seria certo para nós lançarmos a expansão sem “estabilidade” adequada. Eu realmente sinto muito.

Quando olho para a minha carreira, até agora nunca adiei uma data de lançamento anunciada anteriormente (embora uma vez eu tenha mudado um lançamento da primavera para o início do verão …) e, quando também considerei que muitos jogadores já haviam feito arranjos como tirando dias de folga no trabalho em preparação para a data de lançamento original, fiquei incrivelmente dividido entre se deveríamos ou não reduzir o volume do pacote de expansão ou até mesmo lançar o conteúdo em parcelas. Como tal, peço humildemente a todos que me perdoem pela decisão que tomei.

Considerações Finais e Olhando para o Futuro

Embora tenhamos adiado a data de lançamento em duas semanas, acredito que fomos capazes de retratar com sucesso a história de Endwalker porque partimos nesta longa jornada desenvolvendo e operando Final Fantasy XIV junto com os jogadores. Embora precisemos de um pouco mais de tempo até o lançamento do pacote de expansão, fique tranquilo, pois continuaremos investindo cada grama de nossa força no desenvolvimento e nas operações para oferecer uma aventura imersiva aos jogadores.
Mais uma vez, gostaria de transmitir as minhas sinceras desculpas pelos inconvenientes causados ​​aos nossos jogadores e colegas devido às minhas próprias deficiências. Peço desculpas sinceramente por essa decisão.
Continuaremos a fazer o nosso melhor para trazer a você a melhor experiência não apenas no Endwalker, mas também por meio de novas atualizações e conteúdo que se seguirão, restaurando sua confiança passo a passo.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio