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Final Fantasy X | Detonado / Guia de Platina – Parte 13: Mount Gagazet

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Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 13 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.

Na parte anterior, Yuna e seus Guardiões chegaram em Calm Lands, uma enorme planície onde diversos invocadores já enfrentaram Sin no passado. A terra guarda as cicatrizes de tantos confrontos, e muitos invocadores desistiram da Peregrinação ao chegarem nesse ponto. Mas Yuna não desistiu. Mesmo sendo caluniosamente acusada e perseguida pela religião Yevon como traidora e assassina, ela pretende seguir firme e forte em seu objetivo para derrotar Sin. No caminho, Yuna conseguiu encontrar uma caverna secreta, e conseguiu mais um Aeon, o temível Yojimbo. E agora ela segue para as montanhas de Gagazet.

Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.

Capítulo 13: Mount Gagazet

Verá uma cena ao entrar no local. Chegamos nas montanhas de Gagazet, terra natal dos Ronso, o povo azul do qual Kimahri faz parte. Depois siga em frente pelo caminho único, até ver uma outra cena, no qual o grupo conhecerá o Kelk.

Kelk Ronso é o líder do povo Ronso, e também um Maester da religião Yevon. Devoto da fé, Kelk segue a lei sem qualquer dúvida sobre suas ações. Dentro da religião, Kelk serve como administrador, e por ser íntegro e justo, foi escolhido também para cuidar do judiciário. Ele foi o juiz de Yuna e seu grupo quando eles foram julgados em Bevelle e condenados à morte. Ao ver o grupo mais uma vez nas montanhas de Gagazet, Kelk se opõe à passagem deles, a princípio, e então é convencido pela forte determinação de Yuna quanto à sua Peregrinação e seu auto sacrifício pelo bem do povo de Spira. Contrariando a lei e suas crenças, Kelk então concede passagem a Yuna e seus Guardiões pelas montanhas.

O grupo será curiosamente bem recepcionado pelo povo Ronso. Fale com os membros do grupo, se quiser, e salve o jogo no Traveler’s Save Sphere. Daqui em diante, estaremos novamente proibidos de jogar Blitzball por um tempo. Siga em frente, e verá mais uma cena. Ao final da cena, Kimahri terá uma contenda do passado para resolver.

Kimahri terá de lidar com Biran Ronso e o Yenke Ronso sozinho. Eles lutarão em dupla, mas serão bem fracos. Biran usará magias, enquanto Yenke usará golpes físicos. Comece usando Cheer e Haste. Saiba que, se não aprendeu todas as magias de inimigos até aqui, Kimahri poderá aprender várias delas usando Lancet em Biran e em Yenke. Recomendo começar a batalha mirando no Biran. Use Armor Break para reduzir a defesa dele, e então golpeie com golpes físicos. Se estiver com a barra de Overdrive cheia, use Thrust Kick para causar um bom dano. Quando Biran estiver quase morrendo, ele usará Mighty Guard, aumentando a defesa dos dois. continue atacando até derrotá-lo. Depois, volte a sua atenção para o Yenke. Quando Biran morrer, Yenke usará Haste para ficar mais rápido. Como Kimahri conhece apenas Cure de magia curativa, é recomendável se curar usando Hi-Potions ou Mega-Potions. Ao derrotá-los, receberá 3.000 Gil, 9.000 AP e algumas Return Spheres.

Depois da batalha, verá mais uma cena. Agora que Kimahri conseguiu sua vingança e o respeito de seu povo, podemos seguir em frente. Um dos Ronso aqui irá vender armas e equipamentos. Haverá algumas novidades à venda, como a arma Shiranui para o Auron, o Glorious Shield para Tidus, o Glorious Ring para Yuna, o Glorious Armguard para Wakka, o Glorious Bangle para Lulu, o Glorious Armlet para Kimahri, o Glorious Bracer para Auron e o Glorious Targe para Rikku. Siga até a próxima área.

Siga em frente e verá mais uma cena. Haverá diversos novos inimigos nesta área:

  • Bandersnatch (Lobo)
  • Bashura (Ogre)
  • Grat (Planta)
  • Grenade (Bomba)
  • Mech Defender (Máquina)
  • Mech Leader (Máquina)

Mech Defender e Mech Leader não podem ser capturados para o Monster Arena, mas os outros podem. Fica a seu critério capturar 10 inimigos de cada tipo daqui de Mount Gagazet agora ou futuramente. Eu recomendo que capture o máximo que puder em seu trajeto.

Suba nas pedras do lado direito e siga para a direita para encontrar um baú contendo 20.000 Gil. Antes de atravessar a passarela de gelo, vire à esquerda e abra o baú no canto para obter 2 Mega-Potions. Siga em frente pela passarela de gelo e se atente para um caminho estreito que sobe a montanha indo para noroeste. Siga por esse caminho estreito para encontrar um Braska’s Sphere que servirá como Jecht’s Sphere #03/10. Auron irá aprender o Overdrive Banishing Blade. Siga em frente pela passarela de gelo e verá um totem quebrado à sua esquerda. Este totem é uma homenagem às invocadoras que morreram durante a travessia das montanhas de Gagazet, aproxime-se para ver uma cena. Neste ponto, haverá uma bifurcação no caminho. Siga para oeste primeiro, e abra o baú ao final para pegar um Defending Bracer para o Auron. Este equipamento possui Stoneproof e Poisonproof, o que torna o Auron imune a Petrificação e Envenenamento.

Volte para a bifurcação e siga para nordeste, atravessando a passarela de gelo. Do outro lado, encontrará Wantz, irmão de O’aka. Como o irmão dele foi preso por ajudar a Yuna, que é traidora, então ele veio nos ajudar em seu lugar. Wantz vende armas, equipamentos e itens. Ele não possui novos itens, mas aproveite para fazer um bom estoque de Holy Waters, pois vamos precisar. Ele também venderá novas armas e equipamentos. As novidades são o Tetra Shield para Tidus, a arma Conductor e o Blessed Ring para Yuna, a arma Double Penalty e o Tetra Armguard para Wakka, a arma Booster Cactuar e o Shell Bangle para a Lulu, a arma Trident e o Tetra Armlet para Kimahri, o Blessed Bracer para o Auron e a arma Survivor e o Haste Targe para a Rikku. São todos equipamentos de excelente qualidade, mas um preço bem elevado. Se tiver dinheiro sobrando, recomendo que compre alguns equipamentos novos para o grupo. Continue seguindo em frente pelo caminho. Verá um desvio estreito para a esquerda, que desce junto ao penhasco. Siga por este desvio para encontrar dois baús, contendo uma HP Sphere e uma Level 4 Key Sphere. Siga em frente, e verá mais uma lápide destruída, examine-a para ver uma cena. Seguindo em frente, chegará a uma Traveler’s Save Sphere. Salve o jogo se prepare, pois logo mais irá encarar um grande chefe. Não se esqueça de desequipar armas de captura e encher a barra de Overdrive de todos, incluindo Aeons. Quando estiver pronto, siga para a próxima área.

Siga em frente para ver uma cena, e então enfrentaremos um chefe bem complicado.

Seymour está de volta, mais perigoso do que nunca, na forma de Seymour Flux. Ele também estará acompanhado mais uma vez de uma criatura, no caso a Mortiorchis, versão mais poderosa do Mortibody. Seymour possui novos poderes, e é capaz de dizimar sua equipe em segundos se não tomar cuidado. Seymour começará a batalha usando Lance of Atrophy, uma habilidade que causa dano e o efeito de Zumbificação. Sempre que isso acontecer, use rapidamente uma Holy Water para curar a pessoa infectada. A magia Esuna da Yuna não irá servir. Se não for rápido, Mortiorchis usará Full-Life, uma magia que renasce pessoas mortas, mas que matará imediatamente uma pessoa infectada com Zumbificação. Seymour Flux também possui o golpe Cross Cleave, que atinge a todos e causa um grande dano. Comece a batalha com Tidus, Auron e Yuna. Use Hastega do Tidus para agilizar a todos. Auron deve usar seus ataques físicos poderosos. Yuna poderá usar o Trigger Command Talk com o Seymour para aumentar sua defesa mágica, mas não adiantará muito. Já o Kimahri poderá usar o Trigger Command Talk para ganhar força, o que ajudará bastante. Yuna deverá curar os infectados com Holy Water, curar os feridos com Curaga e renascer os mortos com Full-Life, enquanto Auron e Kimahri usam golpes físicos em Seymour Flux. Aproveite esse começo da batalha para trazer outros membros do grupo, de modo que todos realizem alguma ação para ganharem experiência (se quiser). Você pode também usar Steal da Rikku para roubar um Elixir de Seymour Flux.

Quando ficar abaixo de 52.500 de HP, Seymour Flux usará um Protect, mas continuará com a mesma estratégia. Use Dispel nele e continue com a mesma estratégia de atacar com golpes físicos. Quando Seymour Flux perder metade da vida (abaixo de 35.000 de HP), é quando ele irá realmente mudar de estratégia. De agora em diante, ele usará Reflect nele mesmo e então Flare nele mesmo, voltando a magia para nós e causando muito dano. Caso consiga soltar Dispel nele antes disso, ele irá causar dano em si mesmo com o Flare. Mortiorchis irá apenas começar uma contagem. Depois de três turnos, Mortiorchis usará Total Annihilation, um ataque extremamente poderoso capaz de dizimar o seu grupo inteiro. Mas não precisará temer esse golpe. Observe atentamente a ordem dos turnos, e quantos turnos faltam até o terceiro turno do Mortiorchis (ele está indicado como B1, e não como Boss). Use os mais poderosos Overdrives que tiver até lá, e faça o possível para deixar Seymour Flux com menos de 26.000 de HP. Quando chegar a vez do último personagem antes do turno do Mortiorchis, chame a Yuna e invoque Bahamut. Só terá um turno para usá-lo, pois Seymour Flux usará Banish no próximo turno, mas só precisamos de um turno. Solte o poderoso Overdrive dele, Mega Flare. Mega Flare deverá causar pelo menos 22.000 HP de dano, e ainda matar o Mortiorchis, o que irá sugar mais 4.000 HP do Seymour Flux. Será o suficiente para matá-lo, antes mesmo que ele tenha condições de dizimar nosso grupo com o Total Annihilation. Ao derrotá-lo, receberá 6.000 Gil e 15.000 AP e uma Level 4 Key Sphere.

Após a batalha, verá uma cena. Seguindo em frente, verá algumas colunas. Atrás da segunda coluna do lado esquerdo, encontrará um baú contendo o Saturn Crest, um item muito importante que usaremos futuramente. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere adiante e siga para a próxima área.

Verá uma cena ao entrar neste lugar. Após a cena, Tidus estará em um sonho, em sua antiga Zanarkand. Siga em frente pelo caminho e entre no barco ao final para ver mais uma cena. Conhecerá Fayth.

Fayth é um sobrevivente da antiga Zanarkand. Ele contará a Tidus a história de Zanarkand, e como anos atrás a cidade inteira entrou em guerra com Bevelle e suas máquinas, e perdeu. Os habitantes de Zanarkand, usando magia antiga, conseguiram proteger Zanarkand como um sonho, criando pessoas e memórias que nunca existiram. Tidus é uma dessas pessoas que nunca existiram, é apenas uma memória inventada. Porém, a magia de Zanarkand, seu ódio e remorso, cresceram e criaram Sin, uma criatura decidida a se vingar e destruir Spira. Sin então trouxe memórias de Zanarkand, como Jecht e Tidus, para Spira, como pessoas reais, com a intenção de ser destruído definitivamente e deixar de existir.

Depois da conversa, saia do local e fale com o Fayth no deque do barco. Verá mais uma cena, e então Tidus despertará do sonho junto dos outros do grupo. Siga em frente para a próxima área.

Encontrará diversos novos inimigos nesta caverna:

  • Ahriman (Olho)
  • Behemoth (Behemoth)
  • Dark Flan (Flan)
  • Grendel (Ruminante)
  • Mandragora (Ochu)

Monstros do tipo Behemoth são grandes e poderosos. Seu golpe Heave é muito poderoso e capaz de matar um membro do grupo. Use Lancet do Kimahri para aprender Mighty Guard. O Dark Flan é um monstro enorme do tipo Flan, porém é resistente a todos os elementos e também a golpes físicos. Ele usa Demi para retirar um quarto da vida atual do grupo e White Wind para se curar. Use Lancet do Kimahri para aprender White Wind. Use Armor Break para reduzir sua proteção contra golpes físicos. Todos esses inimigos podem ser capturados para o Monster Arena. Siga em frente até o Traveler’s Save Sphere. Há uma bifurcação aqui, mas o único caminho disponível no momento é para oeste. Siga o túnel para oeste e verá uma cena quando chegar a uma porção de água.

Dentro da água, poderá controlar apenas Tidus, Wakka e Rikku. Rikku deverá ser a curadora do grupo, usando Al Bhed Potions. Encontrará novos inimigos, exclusivamente aqui na água:

  • Achelous (Haizhe)
  • Maelspike (Peixe Dinossauro)
  • Splasher (Peixe)

Todos eles podem ser capturados para o Monster Arena, e lembre-se que eles só podem ser encontrados na água. Nade até a bifurcação, e então continue indo para o norte. Ao final do caminho, verá um gerador, e então começará um pequeno minigame. Terá de pressionar Cruz no momento certo para arremessar a bola entre as frestas da barreira, atingindo o núcleo brilhante. Pode tentar quantas vezes quiser, até conseguir. Quando acertar, aparecerá um baú contendo uma Level 1 Key Sphere. Volte pela água até a área anterior.

Volte até o Traveler’s Save Sphere, e verá que surgiu uma escada ao norte. Suba a escada, e verá uma bifurcação. Vá para a esquerda e siga até mais um trecho inundado. Repare que há um caminho que sobe pelas pedras à esquerda para uma parte elevada, mas não suba ainda. Nade pelo trecho inundado até a próxima área.

Nade pelo caminho, enfrentando os monstros aquáticos, até o final do túnel. Verá três painéis coloridos, e terá de posicionar os três membros, um em cada painel. Coloque a Rikku no painel verde, o Tidus no painel azul e o Wakka no painel vermelho. Quando acertar, irá surgir um baú contendo uma Fortune Sphere. Volte para a área anterior.

Saindo da água, siga para o leste na bifurcação. Havia um buraco aqui antes, mas agora poderá atravessar. Siga em frente e entre no trecho inundado. Será apenas uma visita curta, pois logo sairá da água e verá dois baús, contendo uma Return Sphere e um Recovery Ring, um equipamento para a Yuna que possui HP Stroll, uma habilidade que enche o HP do personagem conforme ele anda. Desça as escadas ao sul de volta ao Traveler’s Save Sphere e siga para o oeste mais uma vez. Havia um outro buraco do lado direito, mas agora poderemos atravessá-lo e chegar a um baú contendo o Pep Talk, um equipamento para o Wakka que possui SOS Nulfrost, SOS NulShock e SOS NulBlaze. Volte e suba as escadas ao norte mais uma vez. Vá para oeste e então suba pelas pedras do lado esquerdo. Verá uma cena, depois siga e encontrará mais um Traveler’s Save Sphere. Se quiser ficar mais um pouco aqui para capturar todos os monstros de Mount Gagazet, faça isso agora (e não se esqueça dos monstros aquáticos). Quando estiver pronto, desequipe as armas de captura, garante que todos os personagens e Aeons estejam com a barra de Overdrive cheia e salve o jogo. Siga para a próxima área.

Verá uma cena assim que entrar, e logo irá encarar um chefe.

O Sanctuary Keeper é um chefe bem simples, mas ele possui uma série de cartas na manga que exigem cuidado. Seu ataque principal, que ele sempre usa no início da batalha, é o Photon Wings, que causa uma série de efeitos negativos em todos do grupo. A forma mais fácil de evitar esse golpe é invocando um Aeon. Assim que a batalha começar, use Hastega com o Tidus e então troque qualquer outro personagem antes do primeiro turno do Sanctuary Keeper pela Yuna. Invoque imediatamente o Bahamut e use Mega Flare. Só esse Overdrive já deverá retirar mais da metade da vida de Sanctuary Keeper, e o Bahamut tomará o efeito do Photon Wings. Use ataques físicos por mais um turno, e o Sanctuary Keeper deverá usar Mana Breath, um poderoso poder que causa alto dano mágico. Bahamut deverá sobreviver ao ataque. Na verdade, Bahamut pode até mesmo matar o Sanctuary Keeper sozinho, mas é melhor não. Dispense Bahamut. Sanctuary Keeper irá se curar no próximo turno, e existem duas formas de se evitar isso. A primeira é usando Reflect nele, e assim ele não conseguirá usar Curaga ou Regen nele mesmo. Caso não haja tempo para isso, Auron pode usar Armor Break nele, o que irá forçá-lo a usar Protect ao invés de se curar. Ele é um pouco resistente a ataques físicos e mágicos, mas não o suficiente para aguentar muito. Deverá conseguir matá-lo antes que ele tente usar Photon Wings novamente (ele faz isso pouco depois de se curar). Use Steal da Rikku para pegar um Turbo Ether. Com mais alguns ataques, ele morrerá. Ao derrotá-lo, receberá 6.500 Gil, 16.000 AP e uma Return Sphere.

Após a batalha, verá uma série de cenas. A partir de agora, encontrará uma série de portais ao longo de Mount Gagazet, que permitirá viajar rapidamente para a entrada e saída do local. Não há motivo para voltarmos, então vamos em frente. Verá mais uma cena emocionante, e então verá uma Esfera no chão. Examine-a para ver uma cena emocionante com uma última mensagem da Yuna para todos os seus Guardiões. Depois siga até a próxima área. O capítulo se encerrará aqui.

Essa parte do nosso guia chegou ao fim. Clique nos botões abaixo para alternar entre as partes do detonado:

E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! Confira também nossos outros detonados.

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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