Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Dicas

Como aproveitar RPGs antigos hoje em dia | ARTIGO

Continua após a publicidade..

Ah que época para se estar vivo e ser um gamer não é mesmo? jogos saindo aos montes dos mais variados gêneros e tudo ao alcance de um clique graças às diversas lojas virtuais que hoje temos acesso. 

 Porém não só de novidade vive um gamer e o cenário retro nunca esteve melhor com vários emuladores chegando em estágio bem estáveis trazendo assim de volta nosso acesso às bibliotecas de jogos que ficaram perdidas no tempo por bolsões bugimaticos de direitos autorais.

Continua após a publicidade..

E graças a tudo isso muitos de nós podem descobrir hoje RPGs clássicos do passado como o excelente Elder Scrolls 3: Morrowind lançado em 2002 pela Bethesda, nele a empresa se superou em tudo que já havia feito antes na franquia criando o que muitos dizem ser o melhor Elder Scrolls de todos os tempo, mas eai já tentou jogar Morrowind hoje em dia? isso é sem ter jogado antigamente, descobrindo o jogo pela primeira vez.

Se esse é o seu caso, assim como foi o meu, tenho certeza que a experiência foi suave como coice de mula. Jogos antigos por muitas vezes pré supõe que temos o manual em mãos e tempo de sobra para adivinhar suas várias nuances e peculiaridades, mas hoje em dia quem tem esse tempo todo só para aprender a jogar algo? Será que não existe um caminho menos tortuoso?

Felizmente a resposta é sim. Vou usar como exemplo RPG da Bethesda, mas é válido para qualquer RPG casca grossa de 90s – 2010, agora vamos lá anota aí a receita que não tem erro é só seguir esses 4 passos:

1 – Teste

Sim parece tosco e óbvio, mas o primeiro passo é ter um gostinho do que se trata aquele jogo e qual desafio parece desequilibrado, seria ele o combate? a quest principal não te da direção alguma? ou os sistemas do jogo são confusos demais. Esse passo vai dar uma noção de quais informações você precisa para aproveitar melhor o jogo.

2- Pesquisa

Aqui entra o ponto em que tem que se ter cuidado, às pessoas online dão Spoiler sem dó sobre jogos antigos, afinal eles já saíram há muito tempo, mas às vezes essas revelações fora de hora e de contexto podem reduzir o impacto que elas deveriam ter e assim diminuindo a satisfação do jogador com o jogo. No caso de Morrowind seu maior desafio está por conta da Build. É difícil para um jogador iniciante entender o que ele está fazendo. Por isso, no caso dele recomendo pesquisar as builds, tem muitos jogadores veteranos que podem dar excelentes recomendações de builds em vários lugares, até mesmo nas comunidades da Steam. Uma vez que tenha pesquisado sobre o que te confundiu você estará muito mais preparado para os desafios do jogo e vai poder desfrutar de tudo que ele tem de bom.

3 – mantenha um guia em mãos

Apesar de você sempre poder se virar e ir na raça, muitas vezes esses jogos não explicam direito o que é pra se fazer e com o tempo esse desafio pode se tornar irritante, nesse caso não existe em dar uma olhada em um guia para se situar. Morrowind no geral é direto, mas algumas coisas podem passar despercebidas, como localizações de lugares que são dadas de forma imprecisa pelos NPCs.

4 – Ajuste a dificuldade de acordo com o desafio.

Muitos desses jogos eram curtos então para manter o jogador mais tempo na frente da tela eles recorriam a criar dificuldades artificiais para barrar seu progresso e torná-lo lento. Sendo assim, até se pegar o jeito do jogo compensa reduzir um pouco a dificuldade, afinal quem começa a andar de bicicleta por um monociclo? É possível? sim claro que é, mas torna a experiência muito mais penosa do que precisa ser e pode te frustrar antes que o jogo te cative. No caso de Morrowind o combate é muito diferente de Skyrim então para quem está vindo dele recomendo cair a dificuldade até entender o balanço do jogo. Isso sem contar os diversos spikes de dificuldade que o jogo apresenta. 

Dargoth Ur

Bom então é isso, seguindo esses passos dá para deixar aquele RPG  das antigas muito mais palatável para os dias de hoje, claro que será desafiador, afinal eles são produtos de outros tempos para um outro público, mas se podemos porque não experimentar essas joias do passado não é mesmo?

Então o que está esperando, existe uma infinidade de jogos incríveis já lançados só esperando você os descobrir e depois a melhor parte de tudo, entender os memes da comunidade como essa obra prima abaixo:

Dargothwave!!!

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Quantos jogos deixei de terminar na época devido a falta de acesso a conteúdos como detonados… Dragon View, Enigma, Kessen, Alundra… Anos depois, voltei a cada um deles para terminar, isso já na época do PS3/X360.

  2. Quantos jogos deixei de terminar na época devido a falta de acesso a conteúdos como detonados… Dragon View, Enigma, Kessen, Alundra… Anos depois, voltei a cada um deles para terminar, isso já na época do PS3/X360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo