Axion Verge 2 é um game que mantém tudo aquilo que foi iniciado no primeiro jogo, principalmente o fator surpresa, pois o game ainda continua surpreendente, divertido e principalmente muito bem-acabado. O game é um Metroidvania, no melhor sentido da palavra. O jogo esta sendo oferecido aos assinantes da PlayStation Plus de janeiro de 2023, e esse é um bom motivo para darmos uma analisado no game. Confira.
- Jogo: Axion Verge 2
- Desenvolvedora: Thomas Happ Games LLC
- Publicadora: Thomas Happ Games LLC
- Lançamento: 11 de agosto de 2021
- Número de Jogadores: Single Player
- Gênero: Metroidvania
- Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC
- Site Oficial: Aqui
Uma Corporação em um Futuro não tão Distante…
Em 2053, Indra Chaudhari, fundador e CEO da megacorporação Globe 3, compra a Hammond Corp depois que sua proprietária, Elizabeth Hammond, desaparece enquanto realizava pesquisas na Estação Jones, na Antártica. A aquisição inclui o protótipo original de Hammond para ansibles capazes de comunicação de latência zero.
Até esse momento, tudo estava indo bem, entretanto ao ligar o protótipo, Indra recebe uma mensagem de uma fonte desconhecida dizendo-lhe para vir para a Antártica se deseja ver sua filha desaparecida novamente.
Comum, porém surpreendente.
Existem games que com apenas uma olhada rápida, já sabemos exatamente o que esperar e qual proposta os desenvolvedores vão nos oferecer. Isso acontece com Axion Verge 2, desde a primeira olhada, já sabemos exatamente como será o game do início ao fim. Já era assim com o primeiro game, que foi muito bem aceito, e agora nessa continuação direta, tudo que era bom foi melhorado, e o que não era tão bom assim, teve melhorias significativas.
O Game passa uma confiança de quem sabe exatamente o que esta fazendo e aonde quer chegar, isso é ótimo, pois percebemos que o jogo é seguro na maioria das decisões tomadas pelos Devs. Essa segurança que o estúdio ganhou com o primeiro jogo foi tão grande, que o game lança os jogadores em uma aventura longa e cuidadosamente elaborada em níveis bem diversificados e principalmente com uma história simples, mas extremamente cativante, digna, um ótimo Plot de Ficção Cientifica.
Como toda continuação que se propõe a ser maior e inovar em algo perante seu antecessor, Axion Verge 2 tem alguns problemas, e seria no mínimo leviano da minha parte ignorar isso, mas esses problemas são inerentes aos games indies e não é nada que vá interferir gravemente na sua diversão.
Um Level Design feito para explorar.
Nossa exploração se passa na Antártida, em diversas bases de pesquisas onde podemos seguir por diversos caminhos, mostrando um capricho no Level Design do jogo, tornando tudo ainda mais atraente. E mesmo com um mapa tão extenso, o game consegue deixar o jogador bem localizado, o game consegue fazer com que o jogador saiba exatamente o que fazer, isso por que as locações são muito bem interligadas e fazem com que você se transporte rapidamente pelos mapas.
Outro detalhe crucial no jogo, é que apesar de estarmos em uma base em um local bem característico, ainda temos uma diversidade incrível de biomas. Passamos por ambientes já imaginados, como os cheios de gelo e nevascas, até ambientes mais amenos com vegetações e até mesmo contrições que nos remete á uma idade muito anterior a nossa.
Não tem como não se surpreender com os detalhes gráficos do jogo, mesmo sendo simples, conseguem deixar o jogador confortável com o que esta na tela, tudo com cores muito bem escolhidas e uma riqueza de detalhes que fazem do jogo uma obra bastante bonita.
Além do que podemos ver imediatamente, o mapa conta com diversos segredos em cada uma das locações. Na maioria das vezes isso é bastante recompensador, pois cada um dos upgrades que ganhamos, são propositalmente pensados para que você possa seguir no jogo. A ideia de recompensar o jogador com a exploração foi muito bem colocada no jogo, fazendo com que você fique procurando por locais escondidos, isso por que temos muitos upgrades para melhora no nosso personagem.
Melhorias como um gancho ou como a possibilidade de escalar paredes fazem com que o jogo tome outro escopo. Além disso, temos diversos outros upgrades para nossas armas e acessórios como tanque de energias reserva. Outra coisa bem legal, é que podemos estar hackeando os inimigos para fazer deles aliados ou para causar danos a eles, e isso deixa o game com um aspecto estratégicos em muitos momentos.
Infelizmente, enquanto explorar é necessário, o mapa passa desapercebido, pois ele não consegue fornecer uma boa localização quando precisamos saber aonde ir. O Mapa é pequeno e com poucos detalhes, e para piorar não fornece detalhe de onde os itens, pessoas ou salas estão. Infelizmente ele serve apenas como uma referência muito básica de onde estamos. Usamos a localização através de coordenadas, e para não dizer que é meramente estético, ainda temos a localização dos Save Points, Warp Zones e podemos marcar a localização de onde queremos ir.
Quando lutar não é divertido.
Como mencionado acima, Axion verge 2 conta com um bom leque de armas e upgrades, isso deixa o jogo bem divertido, principalmente por essas armas estarem associadas muitas vezes a possibilidade de acessar novas áreas. Entretanto, quando o assunto é o uso dessas armas nas batalhas, as coisas se complicam um pouco.
Infelizmente os inimigos não possuem nenhum carisma, fazendo que as batalhas fique vazias. A maioria desses inimigos não conseguem fornecer um desafio interessante, atacando desengonçadamente e sem qualquer coordenação. Com isso não conseguimos fazer um uso adequando do armamento, ligando eles mais a exploração do ambiente. Nesse aspecto, nossa arma mais legal é o Hacker, pois é muito divertido jogar um inimigo contra o outro.
Até mesmo alguns inimigos de fase ficam devendo, e no caso desses é ainda mais grave. Não foram poucas às vezes em que o inimigo simplesmente parou de atacar, com isso basta você se aproximar e atacar até o inimigo acordar. Encaro isso como um Bug do jogo, não pode ser outra coisa. Além disso, esses inimigos que deveriam fornecer uma batalha marcante, com design mais caprichado, eles apenas são inimigos comuns, só que maiores.
Por fim, os combates são ocasionais, os inimigos muitas vezes estão muito longe um do outro ou em rebanhos. Por vezes, você passa por um nível inteiro sem enfrentar um inimigo, e quando você encontra alguém para enfrentar, esse inimigo vem como louco sobre você como um Imã, sem oferecer a chance de um combate mais inteligente. Infelizmente o jogo é assim do início ao fim, e é uma falha que atrapalha a diversão.
Axion Verge 2 – Vale a Pena?
O gênero metroidvania tem cada vez mais representantes, mesmo que em muitas vezes, o game sequer se enquadre nesse gênero. Não é o caso de Axion Verge 2, quando começamos a jogar, temos referencias tanto visuais quanto na jogabilidade. Inclusive o level design do jogo, nos remete a um clássico que dá nome ao gênero, se liga em algumas portas do game…
Indiscutivelmente, o game é divertido e cheio de possibilidades que vão fazer você se encantar pelo jogo. A história com o Level design fazem você mergulhar no jogo e ficar atento a cada diálogo, que aliais estão localizados para o português BR, fazendo toda a diferença no entendimento do game. Mesmo com alguns problemas nas batalhas e com inimigos sem nenhum carisma, explorar o jogo e sua história, seguram a diversão com sobras.
Se você esta procurando um game divertido que venha lhe entreter com uma bos história, Axion Verge 2 pode ser esse jogo, dificilmente o jogo não vai lhe agradar, e se você é fã do gênero metroidvania, você estará em casa. Já estou aguardando por Axion Verge 3, e você?
Gostou da nossa Review? não deixe de conferir nossa seção completa de Reviews e curtir nosso conteúdo.
Axion Verge 2 | REVIEW
Gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 8.5
Som - 8
Dificuldade - 8
8.1
Bom
Axion Vege 2 é um game divertido, que apesar de alguns problemas está muito acima da média dos games do seu gênero.