Nostalgia. Não importa a sua idade, você com certeza tem ”aquela musica”, ”aquele filme” ou ”aquele joguinho” que desperta alguma memoria de uma época que deixou saudade. Acarde Paradise aposta alto e tenta ser, como todas suas limitações, um poço de nostalgia enquanto ao mesmo tempo um… Simulador de lavanderia?
- Jogo: Arcade Paradise
- Desenvolvedora: Nosebleed Interactive
- Publicadora: Wired Productions
- Lançamento: 11 de agosto de 2022
- Número de Jogadores: Single-Player
- Legendas PT/BR: Sim
- Gênero: Aventura, Indie, Simulação.
- Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, PlayStation 5
- Site Oficial: Clique aqui
Mas como assim?
É exatamente isso que você imaginou. Controlamos um adolescente chamado Ashley (vou chama-lo de Ash daqui pra frente), que largou a faculdade por ‘não encaixar’. Por livre e espontânea pressão de seu pai, Ash fica encarregado de cuidar da antiga lavanderia da família. Motivado a mostrar ao coroa que não é um peso de papel, embarcamos na jornada do menino em busca de reconhecimento familiar e dinheiro. A historia do jogo é um tanto quanto simples, mas surpreendente presente e cumpre muito bem seu proposito.
Acompanhamos Ash em seu primeiro dia no trabalho. O ciclo de gameplay nesse simulador de lavanderia é bem simples e, pra ser bem sincero, um pouco enjoativo. Basicamente o que fazemos é pegar um cesto de roupa suja, colocar na maquina de lavar, esperar até que o tempo de lavagem se conclua, pegar as roupas limpas e colocar em algumas das secadoras da loja e, finalmente, devolver as roupas aos clientes limpas e secas. Também temos a tarefa de limpa o ambiente, recolhendo os lixos que aleatoriamente aparecem no cenário e, de vez em quando, lavando o banheiro que eventualmente fica sujo. Todas as tarefas são realizadas em forma de mini-games com recompensar baseadas nas pontuações, que até deixam tudo divertido na primeira hora de jogatina, mas que enjoam bem rápido. Se Arcade Paradise fosse apenas esse simulador de lavanderia, eu nem me daria ao luxo de escrever esse review. Mas o jogo realmente brilha com seu outro tipo de simulador. É ai que a nostalgia entra.
Finalmente, ARCADES!
Ao explorar a loja, percebemos que nos fundos dela existe um espaço com vários fliperamas desligados. O irmão de Ash então explica em seguida que tentou frustradamente de abrir seu próprio negocio aos fundos da loja do pai. Depois de uma breve conversa, fica claro pra ambos que vender fichas de arcade fora muito mais lucrativo do que a monótona lavagem de roupa. Ash então decide continuar o legado de seu irmão, abrindo assim a segunda e mais interessante parte da jogabilidade de Arcade Paradise: os fliperamas!
E é aqui que Arcade Paradise brilha de verdade. Cada um dos 35 fliperamas disponíveis no jogo são uma carta de amor a jogos clássicos. De Pac-man a Tetris, de GTA 1 a Top Gear, de Street of Rage a Contra. O jogo é um beijo na boca nos amantes de jogos clássicos e um convite aberto a nostalgia. O trabalho e o carinho da equipe de desenvolvedores é visível, cada fliperama é único, cada jogo tem sua própria historinha, pontuações e alguns até contam com multiplayer local, chegando a ser possível jogar com até quatro pessoas. Cada vez que eu tinha dinheiro pra comprar outra maquina de fliperama, corria para compra-la e na maioria das vezes me surpreendia com a qualidade de cada jogo oferecido nelas. E o jogo não apela apenas para nostalgia, alguns joguinhos são novidades interessantes, mas que prefiro não dar spoiler. Jogue e se surpreenda.
Basicamente é esse o ciclo de gameplay de Arcade Paradise. Você faz trabalho chato e monótono na lavanderia da família, junta dinheiro, compra maquinas de fliperamas pra colocar no fundo da loja e, conforme você vai comprando mais flips, a loja vai expandindo, deixando você gerencia-la e monta-la do seu jeito. Eu por exemplo, organizei todos os arcades de luta de um lado, de corrida de outro e assim por diante. E para a minha surpresa, o jogo até leva em conta o espaço físico em que cada fliperama ocupa, eu usava a tática de colocar um fliperama mais popular ao lado de algum que chamava menos a atenção e logo ambos estavam dando quase que o mesmo lucro. Toda essa organização mesmo que simples é bem divertida.
Arcade Paradise – Vale a pena?
Arcade Paradise tem seus problemas, mas como o nome já sugere, é um paraíso dos jogos da década de 80/90, sendo uma carta de amor a vários gêneros que marcaram época. Se você, assim como eu, começou sua caminhada nos videogames com fliperamas e afins, deve em duvida nenhuma dar uma chance ao jogo.
Arcade Paradise foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Renaissance PR – Agradecemos a cordialidade!
Arcade Paradise | REVIEW
Jogabilidade - 85%
Historia - 70%
Trilha sonora - 90%
Gráficos - 70%
79%
Ótimo!
Arcade Paradise é ótimo titulo que traz a tona lembranças nostálgicas dos jogos da década de 90 e um titulo quase que obrigatório aos fans de jogos clássicos.