Houve um tempo em que para lançar um game, seja para qualquer plataforma, era algo quase que inimaginável para uma desenvolvedora pequena, imagine lançar um game de maneira independente. Ademais, se as coisas eram difíceis para todos, imaginem para uma. Dev brasileira. Felizmente esse tempo passou, a Steam chegou e ajudou a democratizar o desenvolvimento de games e Kozyrev Horrors é mais uma prova de que lançar um game se tornou possível para todos. Confiramos juntos esse game de terror psicológico.
- Jogo: Kozyrev Horrors
- Desenvolvedora: Catsprout
- Publicadora: Catsprout
- Lançamento: 19 de setembro de 2024
- Número de Jogadores: 1
- Gênero: Terror Psicológico
- Plataformas: PC
- Site Oficial: Catsprout

Entre a ficção e a realidade
Kozyrev Horrors foi desenvolvido pelo estúdio curitibano Catsprout, uma Dev constituída por duas pessoas. O estúdio fundado em 2018 tem o game que avaliamos aqui como seu primeiro lançamento. Kozyrev Horrors é um game extremamente peculiar e mira na realidade para criar uma história de ficção experimental e cheia de horror. No jogo, mergulharemos na narrativa baseada nos experimentos do cientista russo Nikolai Kozyrev, astrônomo que criou teses e experimentos audaciosos na antiga União Soviética.
O experimento se resume a intrincadas estruturas em espiral feitas de folhas de alumínio, usadas como peça central da nossa aventura. Não apenas refletindo a luz, essas construções místicas possuem o poder de focar um espectro de radiações. Segundo Kozyrev, o tempo não é um rio linear e constante, mas sim uma força maleável moldada pela energia e pela matéria. De acordo com esta teoria inovadora, os espelhos poderiam potencialmente introduzir perturbações no tecido temporal, permitindo que aqueles que estão dentro deles encontrassem uma realidade estranha ao mundo além.
Voltando ao jogo, estamos em 1990 e somos um dos participantes desse experimento, esses participantes são chamados de Psiconautas. Esses participantes relataram experiências perturbadoras, incluindo avistamentos de entidades misteriosas conhecidas como Os Observadores. Assumimos o papel de Irina, uma cientista que busca respostas depois que seu amigo Viktor desapareceu durante uma jornada nos espelhos, resultando em coma.

A Força da Mente
Graficamente falando, Kozyrev Horrors tenta inovar com efeitos visuais e elementos que tensão passar terror e confusão psicológica. O jogo se passa em uma realidade alternativa do nosso laboratório, evidenciando que podemos estar em alguma confusão mental ou delírio. Antes de passarmos algumas horas no jogo, esses efeitos conseguem passar uma sensação de tensão, mas isso fica para trás quando percebemos que essa ameaça não existe.
A implementação de efeitos visuais de luz com ambientes escuros tentam otimizar o terror, esses efeitos, infelizmente, são mal otimizados. Parte dos problemas de otimização ficam evidentes durante as perseguições, pois o Observador pode ficar travado em alguma coisa da tela ou apenas desiste de nos ameaçar. Quando isso acontece, a pouca sensação de ameaça desaparece.
Mesmo jogando em uma máquina com recursos além dos exigidos, foram constantes os travamentos e quedas bruscas de FPS, não é o caso de atrapalhar a diversão, mas a sensação que temos é de que o jogo não está indo bem. Tentamos jogar no Steam Deck, mas mesmo usando o Proton mais recente ou o experimental, o jogo se recusa a rodar, não recomendo a utilização no Steam Deck de forma alguma nesse momento.

Tropeçando na Imaginação
Se a narrativa é inovadora, outras fórmulas usadas no jogo são bastante conhecidas, principalmente por quem cute o gênero terror psicológico, usando premissas ainda mais simples. Ainda que estejamos sendo atacados em uma realidade alternativa, Kozyrev Horror’s não é focado no combate, sendo esse, completamente inexistente, nosso objetivo se resume em explorar e evitar o Observador. De fato, essa premissa de estar sempre em fuga é muito interessante, sendo um dos fatores mais usados nesse tipo de horror. Entretanto, o fato de estarmos sempre sobre a ameaça da fragilidade em uma realidade alternativa, perseguido por um ser extraterrestre, não gerará medo no jogador.
A impressão que temos é que os desenvolvedores quiseram criar um game focado totalmente na experimentação da sensação, isso porque o jogo foca em manter você vivo. Não importa se você é pego pela criatura, se está aprisionado ou qualquer outra dificuldade, tudo está relacionado a experiência visual e sensitiva, nos mantendo sempre vivos no jogo. Essa sensação fica ainda mais evidente conforme avançamos na história, ainda encontramos alguns puzzles que precisaremos resolver no jogo, mas novamente, esse não é o foco do jogo.
Como estamos falando de um jogo onde nosso objetivo é escapar de um captor, a IA do nosso algoz deveria ser no mínimo satisfatória, até porque se esse não for o caso, seria muito difícil sermos capturados ou termos a sensação de ameaça. Novamente, o jogo toma o caminho inverso, o Observador raramente consegue nos perseguir de maneira ameaçadora, estando sempre muito longe de nos aprisionar, a IA é quase que inexistente, algo incompreensível em um momento onde tal feature está presente de maneira relevante em quase tudo.

Kozyrev Horrors — Vale a Pena?
O potencial da história que envolve Kozyrev Horrors é indiscutível. Mesmo que você, assim como eu, nunca tenha ouvido falar em tais experimentos, descobrir o assunto desperta a curiosidade natural entre os jogadores que curtem games de horror. Talvez por ser seu game de estreia, e com uma narrativa tão fantasiosa, a desenvolvedora Catsprout não conseguiu desenvolver um game com todo potencial possível.
Kozyrev Horrors não é um jogo ruim, mas também está aquém do que poderia ser. Enquanto a ambientação e alguns efeitos visuais são acertados e impõem alguma sensação de medo no jogador, conforme avançamos, alguns problemas técnicos atrapalham no que deveria ser uma experiência fluída. O jogo se perde em definir qual o papel do da ameaça que persegue o jogador durante toda a aventura. O Observador não consegue ser ameaçador ou sequer impor um terror psicológico no jogador, e mesmo quando ele consegue nos encurralar, a premissa de uma punição falha, mantendo o jogador no controle.
Kozyrev Horrors foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita fornecida pela Keymaler.
Kozyrev Horrors | REVIEW
Gráficos - 5.5
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 5
Som - 5.5
Dificuldade - 3
Fator Replay - 3
4.6
Regular
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Catsprout. Com uma história interessante, a Dev tropeça na execução e em uma direção de gameplay duvidosa, entre um filme interativo e um game de terror psicológico. Se você procura por uma experiência de terror psicológico sem muitas ambições, Kozyrev Horrors pode agradar.