Connect with us

Retrô

Alundra 2 | REVIEW

Published

on

Alundra - Games Ever

Com a chegada da PlayStation Plus Deluxe, relembramos os games que foram marcantes no PlayStation One, e que deveriam estar presentes no serviço. Com base nisso vamos estar trazendo uma série de jogos que fizeram nossa diversão no PlayStation One, e para começar vamos falar de Alundra 2.

O PlayStation One trouxe ao mundo diversos gêneros de games, o console tem uma vasta gama de jogos, dentre eles, o gênero RPG sempre foi prestigiado no primeiro console da Sony. Dentre esses diversos games, vamos falar de Alundra 2,um RPG 3D cheio de ação e aventura.

  • Jogo: Alundra 2
  • Desenvolvedora: Matrix Software, Contrail
  • Publicadora: Activision, Sony Interactive
  • Lançamento: 18 de novembro de 1999
  • Número de Jogadores: Single-player
  • Gênero: Action RPG
  • Plataformas: PlayStation One

Um feiticeiro e uma aventura pela vida

A história de Alundra 2 se passa no reino de Varuna. Onde Mephisto, um poderoso feiticeiro está usando chaves mágicas de corda para controlar humanos e transformar animais em máquinas violentas e irracionais. Nesse momento entra Flint é um caçador de piratas procurado por traição e está atrás dos piratas que causaram a morte de seus pais.

Nossa aventura começa com Flint se infiltrando em uma desconhecida aeronave voadora. Lá dentro, ele descobre que a nave é composta por robôs humanoides; há chaves visíveis saindo de suas costas e sua fala é ininteligível, parece que Mephisto tem algo haver com isso.  

Também a bordo está uma família de três piratas: Zeppo, Albert e Ruby. Flint escuta a conversa, sendo mencionado que Mephisto pode criar “homens mecânicos” por uma tecnologia que só ele entende. Aqui começa nossa aventura.

Muita aventura e muitos puzzles

Apesar de ser um game totalmente independente de seu antecessor, Alundra 2 traz algumas mecânicas do primeiro game, principalmente se você jogou o primeiro game com mais afinco. Mesmo que você não tenha gostado do primeiro game, essas influências foram trabalhadas e com certeza pode surpreender você.

Essa influência aparece muito durante os puzzles do jogo. Já no primeiro game, temos um foco grande nesse categoria de diversão, e em Alundra 2 as coisas não são diferentes. Aliás, essa é uma tradição do game, oferecer diversos puzzles enquanto o jogador se aventura. O jogo está com um foco bem maior na aventura, deixando de lado o gênero RPG, que está presente, mas não de maneira tão implícita.

Uma das coisas que não fizeram do primeiro Alundra um sucesso, foi a sua dificuldade acentuada, e em Alundra 2 as coisas não são tão diferentes. A solução dos puzzles vai exigir um pouco dos jogadores.

Nosso herói agora pode pular, defender-se com seu escudo e se movimentar livremente. Isso deveria tornar o jogo mais fácil, mas não é bem assim, nossos inimigos também tiveram melhorias, e elas são visíveis, pois impõem uma dificuldade alta. Você pode escolher entre dois de dificuldade, normal e fácil. Ademais, não se deixe iludir por esse modo fácil.

Jogar na dificuldade normal pode ser um desafio até mesmo para os jogadores mais habilidosos. Eu, por exemplo, lembro de ter passado mal bocados com o jogo, principalmente contra chefes de fase. Os jogadores mais novos com certeza vão sentir dificuldade, já quem tem familiaridade com os games de mais de 20 anos, com certeza vão ter um pouco menos de dificuldade em seguir no jogo

Mergulhando no 3D

Como não poderia deixar de ser, Alundra 2 faz recorre aos gráficos poligonais 3D,algo que era uma novidade na época, e como o PlayStation era uma plataforma desenvolvida para essa categoria de gráfico, a Activision não pensou em migrar o game para o 3D. Infelizmente, mesmo com boas decisões, o jogo tem alguns problemas,

O primeiro Alundra é um game 2D com câmera superior, então migrar para os gráficos poligonais era uma evolução já esperada. Entretanto, essa mudança trouxe alguns problemas. Um dos problemas é que a mudança trouxe alguns problemas de ângulo de câmera que afetam negativamente a jogabilidade, principalmente em alguns momentos decisivos.  

O grande problema é que você tem de girar constantemente o ângulo da câmera apenas para manter o personagem à vista, e isso consome segundos preciosos, principalmente em batalhas aonde sofrer dois ou três golpes já são fatais.  Se isso acontecesse ocasionalmente, não seria uma coisa ruim, mas é um problema constante, até mesmo durante a solução de puzzles a câmera atrapalha, e isso acaba cansando.

A impressão que eu tinha do jogo na época em que joguei estava certa, e não só isso, ela não tinha a dimensão correta. Jogando hoje eu vi como o game era difícil, e a câmera que era para ser imparcial ou a favor do jogador, acaba jogando contra, infelizmente.

De encontro aos problemas da câmera temos os gráficos do jogo, que estão ótimos e mostram bem a capacidade do PlayStation. Todos os personagens são poligonais e feitos com cores muito bem iluminadas, bem agradáveis aos olhos, apesar de poucas texturas, elas existem e mostram um pouco de qualidade, onde apenas as bordas ficam devendo um pouco de qualidade.

A iluminação deixa os gráficos muito bonitos e realça as locações do jogo. O jogo é um pouco longo, mas a diversidade dos puzzles é dos gráficos acabam mantendo você entretido por horas. A trilha sonora também ajuda a manter o game divertido. O diálogo dos personagens foi bem-acabado e eles foram encenados com muita emoção e talento. Tudo isso deixa o conjunto bem divertido.

Alundra 2 – Vale a Pena?

Se você está curtindo os games de PlayStation One que estão presentes na PlayStation Plus Deluxe, com certeza você vai gostar de Alundra 2, pois o game é um retrato fiel. Dos games da década de 90. Inclusive esse que vos escreve aguarda ansioso pelo game no serviço de games da Sony.

Com uma dificuldade típica da época, o game pode ser um desafio para os jogadores mais novos, entretanto esse fator é o que faz do game tão interessante. Mesmo na dificuldade mais baixa, você pode ter alguma dificuldade, principalmente se você não souber controlar bem a câmera.

Ademais, Alundra 2 é mais um game que merece uma oportunidade de figurar na nova PlayStation Plus, pois o game é um retrato fiel. Dos games que fizeram do PlayStation One um sucesso. Se puder conferir o jogo, não perca a oportunidade

Alundra 2 | REVIEW

Gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 7.5
Som - 6
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 6

7

Bom

Alundra 2 é um game muito diferente de seu antecessor, com gráficos 3D e uma câmera diferente. O jogo tem uma dificuldade elevada e muitos puzzles, focando nesse tipo de diversão.

User Rating: No Ratings Yet !

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Continue Reading
Comments

Destaques

Todos os direitos reservados | Games Ever 2018 - 2022