Está com alguma dificuldade em Tales of Arise? Então acompanhe a parte 9 e final do detonado completo passo-a-passo de Tales of Arise exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina.
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na parte anterior, Alphen e seus amigos foram até Rehna, o planeta do qual o Grande Espírito Astral absorveu toda a energia astral que pôde. Após enfrentar inúmeros oponentes, o grupo conseguiu chegar até o núcleo do planeta, onde se depararam com o Grande Espírito Astral. A batalha foi feroz, e o grupo conseguiu derrotar o Grande Espírito e reaver a Alma de Rehna. No entanto, quando Alphen e Shionne estavam quase completando a Cerimônia que encerraria o fluxo de energia astral, Vholran apareceu. Vholran e Alphen lutaram, e Alphen saiu vitorioso. Apesar disso, Vholran conseguiu destruir a Alma de Rehna ao morrer. Alphen então usa o poder da energia astral de Dahna para destruir de uma vez por todas o Grande Espírito Astral, salvando ambos os mundos. Com a paz reinando novamente, todos estão a salvo, e Alphen e Shionne finalmente se casam, vivendo feliz para sempre.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Parte 9: O Outro Mundo
Ao carregar o save efetuado após salvar o jogo, estará de volta a Tarfhal Helganquio. Se abrir o mapa, verá que há novas missões secundárias disponíveis, fora as missões secundárias que deixamos para trás por não sermos fortes o bastante. Ainda temos bastante coisa para fazer. Antes de seguirmos em frente com o conteúdo extra do jogo, é recomendado que esteja pelo menos no nível 60. Já deverá estar bem próximo disso, se fez tudo ao longo do guia até aqui, mas se ainda não estiver, enfrente alguns inimigos em Tarfhal Helganquio até chegar ao nível 60. Depois volte ao Campo de Treinamento.
Campo de Treinamento
Agora que estamos no nível 60, é hora de encarar os desafios mais avançados do Campo de Treinamento. Primeiramente, caso não tenha conseguido bater a meta de tempo dos desafios individuais de nível Avançado de alguns dos membros, ou do desafio Avançado em grupo, tente agora que estamos bem mais fortes, e deverá conseguir. Depois vamos encarar desafio de nível Supremo de cada personagem individual. Este desafio será bem mais difícil do que o Avançado, então prepare-se. O nível recomendado é 60, e desta vez serão três rounds com inimigos diversificados. Além do prêmio básico por completar o desafio, receberá mais um prêmio especial se vencer o desafio em menos de 5 minutos. Mas não se preocupe se não conseguir bater a meta de tempo por enquanto, já que voltaremos futuramente, de qualquer forma, para enfrentarmos outros desafios. O prêmio básico será suficiente por enquanto.
Durante a Batalha Individual de Alphen (Supremo), enfrentará 2 Lobos da Força e um Lobo da Força Alfa no primeiro round, um Policontro no segundo round e um Mantídeo Rasgador no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Escamas Incendiárias, 1 Garra Amaldiçoada e um Jasmim Vermelho, e o prêmio especial são 99 Pimentas. Depois da luta, poderá assistir a Esquete: Alphen em seu Auge.
Durante a Batalha Individual de Shionne (Supremo), enfrentará 6 Boomies do Vácuo no primeiro round, 4 Abelhas Explosivas no segundo round e 2 Figuras Imortais no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Ossos de Megafauna, 2 Presas Fantasmas e 2 Escamas de Dragão. O prêmio especial são 99 Arrozes. Depois da luta, poderá assistir a Esquete: Rainha Shionne.
Durante a Batalha Individual de Rinwell (Supremo), enfrentará 4 Massas Flamejantes no primeiro round, um Lagarto Cromático no segundo round e 2 Cipoeiros Iluminados no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Presas Escaldantes, 2 Caules Calcificados e 2 Caudas Espirituais, e o prêmio especial são 50 Morangos.
Durante a Batalha Individual de Law (Avançado), enfrentará 2 Conchas de Ágata no primeiro round, um Mantídeo Rasgador no segundo round e um Lagarto Cromático no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Fragmentos de Estátua Imbuídos, 1 Garra de Louva-a-Deus e o Colete de Impacto Zero, uma armadura para Law. O prêmio especial são 50 Carnes de Cavalo. Depois da luta, poderá assistir a Esquete: Vitória de Law Contestada.
Durante a Batalha Individual de Kisara (Avançado), enfrentará 3 Rochatus no primeiro round, 2 Magmagolems no segundo round e um Lagarto Cromático no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Cascos Esféricos Rijos, 1 Presa de Sincelo e a Vara: Vara Aliança da Marinha, e o prêmio especial são 10 Atuns. Depois da luta, poderá assistir a Esquete: A Indomada Capitã da Guarda.
Durante a Batalha Individual de Dohalim (Avançado), enfrentará 2 Pulverizadores de Força no primeiro round, 3 Lobos Lívidos e um Lobo Lívido Alfa no segundo round e um Policontro no terceiro round. Os prêmios básicos são 2 Escamas Incendiárias, 2 Caudas Espirituais e o Artefato #19/23: Escultura de Demônio. Este artefato possui o efeito de adicionar a dificuldade Caos no menu de dificuldades. O prêmio especial são 15 Carnes de Porcoelho.
Depois vamos encarar o desafio Avançado da Batalha em Grupo, que é de nível recomendado 60. Lutará com o grupo completo, e enfrentará 4 Abelhas Explosivas e um Lagarto Cromático no primeiro round, 2 Policontros no segundo round e 3 Punidores no terceiro round. Se vencer, conseguirá a Armadura Harmônica, armadura para Alphen, e o Vestido das Rosas, armadura para Shionne. Caso vença a meta de tempo de 5 minutos, receberá também 1 Elixir Ômega, mas isso é desnecessário no momento.
Caso queira, há mais duas modalidades de desafio em grupo com prêmios que restabelecem a cada 60 minutos. No desafio Ervas Medicinais Defensivas, que é de nível 50, enfrentará 2 Lâminas Duplas e 4 Cipoeiros em Flor no primeiro round, um Magmagolem, 2 Rochatus e uma Massa Flamejante no segundo round e um Armatus Bos, um Armatus Equus e 6 Abelhas de Ataque no terceiro round. Se vencer, conseguirá uma Lavanda, um Alecrim e uma Camomila. No desafio Prêmio em Dinheiro Extravagante, enfrentará um Lagarto Cromático e 4 Abelhas Explosivas no primeiro round, um Policontro e 4 Lobos Lívidos no segundo round e 2 Punidores no terceiro round. Se vencer, conseguirá 2 Identificações de Platina.
Como você pode perceber, a maioria dos prêmios são totalmente dispensáveis, principalmente os prêmios especiais. O único prêmio que realmente vale a pena tentar adquirir agora é o da Kisara. O prêmio do desafio Supremo da Kisara será imprescindível, porque precisamos da vara avançada dela, de modo a conseguirmos pescar os peixes mais avançados. Sendo assim, recomendo que tente até conseguir pelo menos esse prêmio. Todo o restante pode ser deixado para o futuro, quando voltaremos aqui, bem mais fortes. Vale mencionar ainda que, se tiver o DLC ou a expansão, então a vara mais avançada virá como bônus, de modo que não precisa completar o desafio supremo da Kisara.
Agora que conseguimos uma vara de nível avançado, finalmente poderemos pegar os peixes-chefe que não conseguimos até então. Há diversos peixes-chefe disponíveis em alguns dos vários pontos de pesca ao longo do jogo. Comece voltando para o Campo Nevado de Nevira, em Cislódia. Vá até o ponto de pesca no local, e use a Vara Aliança da Marinha e a isca Chumbo de Mieu para pescar um Esturjão Encouraçado. Peixes-chefe possuem duas barras de estamina, e são bem resistentes, então precisará prestar atenção e ser bem persistente. Com essa vara, conseguirá a resiliência necessária para pescar o peixe após algumas puxadas. Quando pescar o seu primeiro peixe-chefe, verá uma cena, e então a Kisara irá adquirir o título Pescadora Rainha, com novas habilidades para aprender.
Agora volte para Colina Belavista, em Elde Menância, e vá até o ponto de pesca. Use a isca Isca de Bienfu para atrair e pescar o Bagre Dourado, mais um peixe-chefe. Depois volte ao Lago de Adan, em Mahag Saar, e use a Isca de Teepo para pescar um Aruanã de Aureum. Depois volte para Pântanos de Lavtu, em Ganath Haros, e vá até o ponto de pesca no canto sudoeste. Use a isca Peixinho Porcoelho para atrair e pescar uma Truta Cobalto. Agora volte até as Cavernas de Calcário de Turbinévoa e use a isca Sósia de Zapie para pescar um Pirarucu Cicnoide. Verá uma cena nova após pescar cada peixe-chefe.
Muito bem, agora volte para a Estrada da Lagoa de Talka e fale com o Pescador Experiente. Como pescamos mais de 40 peixes diferentes, ele nos dará a Isca: Isca Canino Prateado, a última isca do jogo. E justamente, ela será usada para pescar o último peixe que falta na nossa coleção. Agora volte para o Cais Oculto, em Mahag Saar, e fale com o Mahavar para ir até o ponto de pesca. Equipe sua mais nova isca, a Isca Canino Prateado, e então pesque o Marlim Prateado, o último peixe-chefe que faltava para a nossa lista. Ao pescá-lo, verá mais uma cena, e então a Kisara irá adquirir o título Pescadora Fortíssima, com novas habilidades para aprender. Agora só falta voltar para a Estrada da Lagoa de Talka e falar uma última vez com o Pescador Experiente. Como pescamos todos os 44 diferentes peixes do jogo, ele nos presenteará com a melhor vara do jogo, a Vara: Tenebrae Mk. III. Com essa vara, será ainda mais fácil pescar todos os peixes do jogo, caso queira continuar pescando. Irá liberar o seguinte troféu:

Pescadora Divina
Esse troféu será liberado quando pescar todos os 44 peixes.
Agora vamos completar algumas missões secundárias.
Missão Secundária: Templo Espiritual (Continuação)
Lembra-se que falamos com o Homem Ansioso lá na Estrada de Traslida sobre uma uma estrela cadente? Pois bem, agora estamos fortes o bastante para explorá-la. Vá para as Planícies de Tital e entre na enorme estrutura ao centro do local.
Labirinto do Espírito da Terra
Esta dungeon é formada por uma série de salas com batalha constante. Siga em frente e verá uma bifurcação. Vá primeiro para o leste, e pise no portal. Na próxima sala, encontrará um Sabotador Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Os inimigos aqui são de nível 60 a 62. Todos os inimigos aqui são do elemento Terra, e fracos contra o elemento Vento. Sendo assim, equipe armas e Ars destes elementos para ter uma vantagem. Concentre-se em eliminá-los um por um, e construa combos para finalizá-los com Golpes de Impulso rapidamente. Siga para o norte e enfrentará mais um Sabotador Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Depois vá para o leste daqui, e encontrará um Protetor Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Recomendo que elimine os Atiradores primeiro, depois se concentre em destruir o Protetor Gnomo, que é uma versão mais forte do Magmagolem. Foque-se no núcleo em suas costas para destruí-lo mais rapidamente. Após acabar com todos os inimigos aqui, vá para o leste e pise no portal.
Chegará a mais uma série de salas com batalha constante. Siga na direção norte e enfrentará um Protetor Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Vá para o leste daqui, e encontrará mais um portal. Não há mapa nesta dungeon, então observe bem o mapa acima para se localizar melhor e saber a direção correta a se tomar. Ao passar pelo portal, chegará a mais uma série de salas com batalha constante. Siga na direção norte, e encontrará um Sabotador Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Depois de eliminá-los, vá para o leste, e encontrará mais um Protetor Gnomo e 4 Atiradores Gnomos. Acabe com eles e vá para o leste até encontrar mais um portal.
Estará na Área Central, uma área segura. Repare que não ganhará experiência nas batalhas daqui, apenas materiais. Siga em frente e cure-se na Luz de Cura antes de encarar o chefão do local.
Chefe: Grão-Gnomo
O Grão-Gnomo é o primeiro ser da luz que enfrentaremos, e o mais fraco deles. Ele é um chefe estático de nível 65, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 62 antes de enfrentá-lo. Assim como o Ifrite Malum, que enfrentamos lá no Vulcão de Berg, não enfrentaremos o chefe diretamente, e sim as criaturas que ele invocar. Ele começará invocando 2 Sabotadores Gnomos, 2 Atiradores Gnomos e um Protetor Gnomo. Nada que não tenha visto aos montes, então elimine-os da mesma forma que fez ao longo do labirinto até aqui. Cuide primeiro dos Atiradores e depois dos Sabotadores, deixe o Protetor por último. Saiba que o Grão-Gnomo irá atacar também soltando raios laser, então preste atenção aos arredores para desviar. Após matar todos eles, o Grão-Gnomo irá invocar um outro chefe.
Chefe: Vas Phein
Enfrentará Vas Phein, uma versão mais forte do Meria Phein. Ele está no nível 62, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 59 antes de enfrentá-lo. Vas Phein voa e solta raios laser pelo local, então tome muito cuidado. Ele é do elemento Terra também, e fraco contra o elemento Vento. Seu ponto fraco fica na barriga, sendo um pouco difícil de atingir de perto. Se preferir, mantenha distância dele, atacando com Ars do elemento Vento da Rinwell, como Tufão Tempestuoso ou Ciclone. O ataque dele se voo rasante pode ser paralisado com o Ataque de Impulso da Kisara. Após retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso. Na segunda fase da luta, Vas Phein entrará em estado de superação, e para complicar as coisas ainda mais, surgirão mais 2 Sabotadores Gnomos, 2 Atiradores Gnomos. Primeiro mate os Atiradores, depois os Sabotadores e então volte a se concentrar no Vas Phein. Tome cuidado com seus golpes, e logo conseguirá finalizá-lo com um Golpe de Impulso.
Quando matar o Vas Phein, agora o Grão-Gnomo terá um ponto fraco. Vá até ele e despeje seus golpes mais poderosos, enquanto desvia de seus raios laser. Ele é bem frágil e vulnerável, então conseguirá destruí-lo com poucos golpes. Ao derrotá-lo, irá liberar o seguinte troféu:

Continente Estremecido
Esse troféu será liberado quando derrotar o Grão-Gnomo.
Após a batalha, pise no portal para sair do Labirinto do Espírito da Terra e retornar para as Planícies de Tital. Verá uma cena, e quando a cena terminar, volte para a Estrada de Traslida e conte o ocorrido ao homem para completar a missão e receber 16.800 Galds, 50 PH e o Artefato #20/23: Armadura Dourada. Este artefato possui o efeito de aumentar a EXP obtida em batalhas em 80%, sendo extremamente útil neste pós-jogo, para fortalecermos nossos personagens. Se veio seguindo o guia até aqui, então terá encontrado 20 dos 23 artefatos do jogo, o que irá liberar o seguinte troféu:

Entusiasta Curioso
Esse troféu será liberado quando encontrar 20 artefatos.
Missão Secundária: Outra Anomalia na Encosta
Volte por viagem rápida para Visquinte. A oeste da entrada da Estalagem, fale com o Criador de Gado, e ele dirá que ainda há algo de estranho acontecendo nas Planícies de Tital. Bem, vamos lá investigar. Volte por viagem rápida para as Planícies de Tital, e aproxime-se da entrada do Labirinto do Espírito da Terra. Entre no local, e já será levado para a Área Central, onde enfrentou o Grão-Gnomo. Fale com o Pesquisador do Espaço-Tempo, e ele dirá que conseguiu desenvolver um portal para mundos alternativos, que não são nem Dahna e nem Rehna. Serão seis mundos ao todo, e ele nos dará a chave do primeiro dos mundos, a Chave do Destino. Irá completar a missão e receber 7.400 Galds e 160 SP.
Missão Secundária: Visitantes de Outro Mundo
Esta missão começará automaticamente, assim que concluir a missão anterior, Outra Anomalia na Encosta. Bem, esta missão envolve explorar os seis mundos alternativos descobertos pelo Pesquisador do Espaço-Tempo. Para completar o primeiro mundo, basta estar no nível 60, então, já deverá estar pronto a essa altura. Vá até o portal e entre na Fenda do Destino.
Caverna do Destino
Estamos em um mundo novo, e com uma trilha sonora que remete ao jogo Tales of Destiny. Atravesse a ponte adiante e encontrará 3 Conchas de Ágata. Este inimigo, de nível 60, é uma versão mais forte dos Marusgos. Eles são do elemento Água, e fracos contra o elemento Fogo. Esse inimigo deixará Bolsa de Muco, um material necessário para confeccionar novas armas. Atravesse mais uma ponte, e encontrará 4 Cipoeiros Iluminados, uma versão mais forte dos Cipoeiros em Flor. Eles são do elemento Terra, e fracos contra o elemento Vento. Esse inimigo deixará Sangue de Árvore Sombrio, um material necessário para forjar a arma Anel do Esquecimento (10 Luminúcleos Místicos + 4 Sangues de Árvore Sombrio + 2 Jubas Sombrias + 2 Penas Majestosas) para Rinwell.
Há duas pontes aqui, siga primeiro para o sul. Encontrará 4 Figuras Imortais, uma versão mais forte da Figura Caótica. Eles são do elemento Água, e fracos contra o elemento Fogo. Esse inimigo deixará Coração de Estátua, um material necessário para confeccionar novas armas. Atravesse a ponte a oeste e abra o baú para obter 25.000 Galds, então volte e siga para o leste. Enfrente 2 Cipoeiros Iluminados e 3 Conchas de Ágata no local, e verifique o Ponto de Mineração ao leste. Atravesse as pontes ao sul e siga até a caverna para encontrar dois baús, contendo 1 Goma Dourada e o acessório Brasão Místico.
Agora volte para a ilha mais ao centro do local e siga pela ponte do lado oeste. Enfrente 2 Conchas de Ágata e 2 Figuras Imortais no local, e então verifique o Ponto de Mineração no canto. Siga para oeste e suba a escada. Mais adiante, enfrente 4 Cipoeiros Iluminados e siga em frente. Verifique o Ponto de Mineração no canto e então enfrente 2 Conchas de Ágata e 2 Cipoeiros Iluminados. Siga para o leste até a bifurcação, e então siga para o sul. Ao atravessar a ponte, terá de enfrentar um Punidor. Trata-se de uma versão mais forte da Dúvida Astral, no nível 62. O modo de lutar é o mesmo, então já sabe o que esperar. Esse inimigo deixará Cristal Crepuscular, um material necessário para forjar as armas Matriarca Martel (10 Gigantossos Indomáveis + 2 Corações de Estátua + 2 Escamas Incendiárias + 2 Cristais Crepusculares) para Kisara e Liber Pater (10 Luminúcleos Místicos + 4 Bolsas de Muco + 1 Cristal Crepuscular + 4 Escamas Incendiárias) para Dohalim.
Após a batalha, abra o baú para obter a Armadura Celestial, uma armadura para Alphen. Volte para a bifurcação e siga para o norte. Estará nas Profundezas da Caverna do Destino. Recupere o grupo na Luz de Cura, salve o jogo e siga em frente para ver uma cena e encarar uma chefe.
Chefe: Edna
A Edna está no nível 63, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 60 antes de enfrentá-la. Ela é uma pequena garota, mas não a subestime. Ela é do elemento Terra, e fraca contra o elemento Vento, então use armas e Ars deste elemento para ter vantagem na luta. Ela é ágil, se movendo pelo cenário o tempo todo, e é muito resistente. Use suas Ars mais poderosas, e Ataques de Impulso sempre que possível. Deixe o Ataque de Impulso da Rinwell para absorver as magias Pressão do Vácuo, Abraço Final e Túmulo, quando ela se preparar para soltar. Saiba que os ataques dela atingem forte, então esteja sempre pronto para se esquivar ou se curar. Após retirar metade da vida dela, use um Golpe de Impulso.
Na segunda fase da luta, Edna ficará muito mais apelativa. Agora ela entrará em estado de Superação, ficando praticamente imbatível. Ela irá carregar suas magias mais poderosas, e usá-las em uma rápida sequência, enquanto voa pelo cenário. Ao final da sua sequência de magias, ela usará Estrela Cadente, seu Ars mais poderoso. Espere ela acabar essa sequência devastadora, e então volte a atacá-la. Saiba que ela fará isso novamente ao final da batalha, então esteja preparado, e cure seu grupo. Mantenha a ofensividade, fazendo-a parar com Ataques de Impulso, até vencê-la. Ao derrotá-la, receberá a Chave da Sinfonia e a Diablo Nox, uma arma para Dohalim.
No caso, armas como a Diablo Nox são armas demoníacas. Armas demoníacas possuem força equivalente à quantidade de inimigos que o portador matou. Por exemplo, a Diablo Nox será tão forte quanto a quantidade de inimigos mortos por Dohalim ao longo do jogo. Conforme Dohalim matar mais inimigos, a Diablo Nox ficará cada vez mais forte, e isso valerá para todas as armas demoníacas. Além disso, saiba que Edna pode ser enfrentada quantas vezes quiser, é só falar com ela novamente. Isso é útil caso queira ganhar experiência, mas não precisa fazer isso aqui.
Agora saia do local usando viagem rápida, descanse o grupo e confeccione novas armas, se puder. Quando estiver disposto a seguir em frente, volte para o Labirinto do Espírito da Terra e use a Chave da Sinfonia para abrir o portal para outro mundo. Entre na Fenda da Sinfonia.
Floresta dos Espíritos
Estaremos na Floresta dos Espíritos, um local feito em homenagem a Tales of Destiny. Do início do local, vá para o norte. Derrote 5 Prismas de Abelha, uma versão mais forte da Abelha Explosiva. Ela é do elemento Vento e fraca contra o elemento Terra. Após derrotá-los, verifique o Ponto de Mineração ao lado. Volte um pouco para o sul e siga para o leste. Na bifurcação de caminhos, siga pelo sul, e encontrará 3 Lobos de Caça, uma versão mais forte do Lobo Lívido. Eles não possuem fraqueza elemental. Após acabar com eles, verifique o Ponto de Mineração e siga em frente para ver uma bifurcação entre norte e leste. Vá para o leste, e então, na outra bifurcação, enfrente 2 Cipoeiros Ent. Esta é uma versão mais poderosa do Cipoeiro Iluminado, e também fraca contra o elemento Vento. Após eliminá-los, siga para o sul. Derrote 2 Lobos de Caça e um Lobo de Caça Alfa, e então verifique o Ponto de Mineração ao lado. Volte para o norte, oeste e então norte, seguindo para a próxima tela.
Na bifurcação, vá primeiro para oeste. Pegue o desvio ao sul e abra o baú para obter um Elixir. Seguindo para o norte daqui, derrote 3 Prismas de Abelha e 2 Lobos de Caça Alfa e então abra o baú para obter o acessório Anel Feérico. De volta à bifurcação, vá para o norte e então leste. Pegue o primeiro desvio ao norte para abrir um baú e obter 1 Guloseima Pesada. Seguindo para o leste, derrote 2 Cipoeiros Ent e um Lobo de Caça Alfa, e então pegue ao desvio ao norte para verificar um Ponto de Mineração. Volte e siga reto para o leste para abrir um baú contendo um Elixir Ômega. Siga pelo caminho a sudeste e derrote 2 Prismas de Abelha e 2 Cipoeiros Ent. Na bifurcação, siga pelo caminho leste primeiro. Verifique o Ponto de Mineração e siga em frente para encontrar 2 Lobos de Caça Alfa, um Cipoeiro Ent e uma Prisma de Abelha. Após acabar com eles, abra os baús ao final para obter 2 Sangues de Árvore Sombrio e o Ânima de Dahna, uma armadura para Rinwell. Volte para a última bifurcação e siga para sudeste até chegar à próxima tela.
Ignore todas as saídas alternativas aqui, e siga para o sul. Derrote 4 Cipoeiros Ent e continue indo para o sul. Derrote mais 5 Prismas de Abelha e verifique o Ponto de Mineração. Siga para sudoeste e então para oeste até a próxima tela. Estaremos na última parte. Descanse o grupo na Luz de Cura, salve o jogo e siga em frente para ver uma cena e então encarar o próximo chefe.
Chefe: Origem de Nimo
A Origem de Nimo está no nível 69, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 66 antes de enfrentá-la. Como pode perceber, trata-se de uma versão mais forte do Valclinimo que enfrentamos lá em Gegham Helganquio. Ele não possui fraqueza elemental específica, então use tudo o que tiver de mais poderoso contra ele. Ele se comporta de forma idêntica ao Valclinimo, então sabe o que tem de fazer. Ataque-o até que ele fique desnorteado e caia, e então golpeie o ponto fraco na cabeça dele. Cuidado com seus ataques de pulo, pois os outros não são tão fortes. Deixe a Shionne curando o grupo e parta para cima dele com os demais membros do grupo, usando Ataques de Impulso à vontade. Ele entrará em estado de Superação antes mesmo de retirar metade da vida dele. Não pare de atacar, pois não há serventia em tentar correr dele. Continue atacando até destruí-lo. Ao derrotá-lo, irá receber a Chave do Abismo e a Ox Rex, uma arma demoníaca para a Kisara.
Agora vamos fazer uma pequena pausa. Antes de seguir em frente para o próximo mundo, vamos completar uma missão secundária que deixamos para trás.
Missão Secundária: Adeus, Mago (Continuação)
Lembra-se que prometemos ao Baenon, lá em Niez, investigar aquela torre misteriosa em Monte Dhiara? Pois bem, agora estamos fortes o bastante para explorá-la. Volte por viagem rápida para o Monte Dhiara, em Elde Menância, na área chamada Cume. O local agora terá inimigos, no caso, Lâminas Duplas. Siga em frente e verá uma pessoa sendo atacada por 2 Penas de Sílfide, uma versão mais forte do Falcão. Este inimigo é de nível 66, então não o subestime. Acabe com eles para resgatar o Torvin. Passe no acampamento para descansar, e então siga em frente até a próxima tela a oeste.
Torre do Espírito do Vento


Esta torre possui inimigos de alto nível, sendo um local perfeito para treinar. Ainda mais com o efeito do artefato Armadura Dourada e também, se quiser, de uma receita como Sushi. Dentro da torre, verá uma escadaria que sobe e outra que desce. Desça a escadaria, primeiro. Desça a escadaria até o Nível Inferior, onde encontrará 6 Penas de Sílfide, um inimigo de nível 66. Ganhará uma boa experiência ao derrotá-los. Após acabar com eles, abra o baú ao centro do local para obter um Elixir Ômega, e também verifique um Ponto de Mineração na parte norte e outro Ponto de Mineração na parte sul. Agora suba as vinhas e as escadas, até a tela superior. Depois volte até o Nível Inferior novamente e enfrente as 6 Penas de Sílfide mais uma vez. Repita isso quantas vezes for necessário até chegar pelo menos ao nível 67. Não deverá demorar muito. Se preparar receitas que aumentam a experiência, será ainda mais rápido. Quando chegar ao nível 67, suba até o topo da torre para encarar um chefe.
Chefe: Sílfide Procella
A Sílfide Procella é uma ave gigante de nível 70, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 67 antes de enfrentá-la. Ela virá acompanhada de 4 Penas de Sílfide, então recomendo que as mate antes de se concentrar no chefe. Na verdade, será necessário, pois a Sílfide Procella ficará apenas sobrevoando a área e soltando orbes mágicos até que tenha derrotado os demais inimigos. Quando terminar, ela irá aparecer apenas para invocar alguns furacões e mais 4 Penas de Sílfide. Acabe com elas, e então a Sílfide Procella irá invocar outro chefe para enfrentarmos.
Chefe: Sílfide Zloa
O Sílfide Zloa é uma ave gigante de nível 68, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 65 antes de enfrentá-lo. Você já enfrentou outros chefes do mesmo tipo, então sabe muito bem o que esperar. Ele é do elemento Vento, e fraco contra o elemento Terra, então use armas e Ars deste elemento para ter vantagem. Concentre seus ataques no ponto fraco no peito, e derrube-o com o Ataque de Impulso do Alphen para encaixar combos poderosos. Depois que retirar metade da vida de Sílfide Zloa e usar um Golpe de Impulso, a Sílfide Procella irá invocar mais 4 Penas de Sílfide. Acabe com elas primeiro, depois volte a se concentrar no Sílfide Zloa. Ele usa diversas magias do elemento Vento, que afetam a área em sua volta. É preferível lutar à distância, de preferência com a Shionne, usando seus disparos certeiros de um local seguro. Também fique atento aos ataques de Sílfide Procella enquanto luta. Ao acabar com a Sílfide Zloa, verá uma breve cena.
Durante a cena, use o Golpe de Impulso da Shionne para mudar o campo de batalha. Agora o Alphen estará sozinho nas costas da Sílfide Procella, em pleno voo. Para piorar, ele estará acompanhado de 4 Massas Tempestuosas. Acabe com elas primeiro, uma por uma. Caso precise se curar, use itens. Após eliminar as quatro Massas Tempestuosas, comece a atacar o ponto fraco nas costas de Sílfide Procella. Não pare, apenas ataque repetidamente o ponto fraco com os seus melhores ataques, até conseguir destruir o ponto fraco, o que irá eliminar a Sílfide Procella de uma vez por todas. Ao derrotá-la, irá liberar o seguinte troféu:


Ciclone Ondulante
Esse troféu será liberado quando derrotar a Sílfide Procella.
Quando a batalha terminar, verá uma cena. Quando a cena terminar, poderá assistir a Esquete: Roubando os Holofotes. Agora volte para Niez e fale com o Baenon para completar a missão e receber 36.800 Galds, 65 PH e o Artefato #21/23: Tambor da Lenda. Este artefato possui o efeito de aumentar em 80% os Pontos de Combate obtidos em batalha. Além disso, Alphen irá adquirir o título Conquistador das Quatro Luzes, com novas habilidades para aprender.
Missão Secundária: Admirável Mundo Novo
Agora volte para Cislódena, em Cislódia, e vá para a Alameda da Praça da Fonte. Fale com o Gerente do lado da entrada da Estalagem, e ele nos oferecerá um local para descansar. Aceite a proposta, e então o grupo irá até uma fonte de água termal para tomar banho. Verá uma cena hilária no local, e quando a cena terminar, irá completar a missão e receber o Visual: Toalha Vaporosa para Alphen, Law e Dohalim.
Missão Secundária: Uma Aula de Humildade
Logo após a conclusão da missão secundária anterior, fale novamente com o Gerente. O grupo resolverá visitar as fontes termais mais uma vez, mas agora será a vez das meninas. Verá outra cena hilária no local, e quando a cena terminar, irá completar a missão e receber o Visual: Toalha Vaporosa para Shionne, Rinwell e Kisara, o Visual: Coque Trançado para Shionne e o Artefato #22/23: Estátua de Fada Dourada. Este artefato possui o efeito de aumentar a quantidade de minério obtido em Pontos de Mineração.
Missão Secundária: Coleção de Gravações
Agora volte para Visquinte e fale com o Trovador perto da entrada do Campo de Treinamento. Ele nos dará o Receptáculo de Som, e irá pedir para gravarmos a voz de todas as pessoas que foram importantes para nossa aventura. Serão várias pessoas, em vários reinos diferentes. Vamos começar por Órbos Cazália. Fale com o Doutor em Mosgul, com Dyron, Grenar e Nayth em Ulzebek, e com Guleno no 3º Andar do Castelo Glanimedes. Agora vamos para Cislódia. Fale com Patvo na Alameda da Praça da Fonte e com Bragon dentro do Esconderijo de Bragon. Agora vamos para Elde Menância. Fale com Goubel no Rancho de Pharia, com Drashin nas ruas de Visquinte, com Lagill no Campo de Treinamento e com Tigrina na Biblioteca do Palácio Autelina. Agora vamos para Mahag Saar. Fale com Baenon e com Giselle em Niez e com Mahavar no Cais Oculto. Por fim, vamos para Ganath Haros. Fale com Notto em Tistilim e com Tilsa e Gunai em Pelegião. Após coletar todas as vozes, volte para Visquinte e conte ao Trovador para completar a missão e receber 36.800 Galds e 650 PH.
Muito bem, agora volte para o Labirinto do Espírito da Terra e entre na Fenda do Abismo.
Neve Eterna Oracular
Esta área é uma referência a Tales of the Abyss. Todos os inimigos desta área são do elemento Água e fracos contra o elemento Fogo, então use isso a seu favor. Siga em frente e enfrente 3 Gelarudas, uma versão mais forte na Pena de Sílfide. Mais adiante, encontrará 3 Primatas Blindados, uma versão mais poderosa dos Punhos de Jabuti. Esse inimigo deixará Avambraço do Justiceiro, um material necessário para forjar a arma Manoplas do Esquecimento (10 Gigantossos Indomáveis + 5 Avambraços do Justiceiro + 3 Cascos Esféricos Rijos + 2 Cristais Astrais Lustrosos) para Law. Vá até a ponta oeste do local para verificar um Ponto de Mineração. Depois volte e siga na direção nordeste. Encontrará 3 Lobos de Granizo e 2 Lobos de Granizo Alfas, uma versão mais forte do Lobo Lívido. Após acabar com eles, verifique um Ponto de Mineração ao norte e vá para o leste para abrir um baú e obter o Colete do Lobo Virtuoso, uma armadura para Law.
Há dois caminhos que sobem a montanha a noroeste. Siga pelo caminho da direita primeiro, e derrote 3 Primatas Blindados. Pegue o breve desvio ao leste e abra o baú para obter 1 Goma Dourada. Siga em frente pelo caminho, derrote mais 3 Lobos de Granizo e abra o baú para obter 2 Avambraços do Justiceiro. Depois volte pelo outro caminho, derrote mais 3 Primatas Blindados e abra o baú para obter 31.500 Galds. Siga para o norte até a próxima tela.
Estaremos no Pico. Siga primeiro para o leste, e abra o baú para obter 1 Elixir. Depois volte e siga para o norte. Derrote 2 Primatas Blindados e 2 Gelarudas, e então abra o baú para obter acessório Anel Feérico. Siga pelo caminho ao leste e abra o baú para obter 1 Guloseima Pesada. Mais adiante, derrote 2 Lobos de Granizo e 2 Gelarudas. Verifique um Ponto de Mineração ao leste e continue subindo a montanha. Encontrará mais 3 Primatas Blindados pelo caminho. Chegando ao topo, descanse o grupo na Luz de Cura e siga para ver uma cena e enfrentar um chefe.
Chefe: Vasneiys, Dulneiys e Maleiys
Irá enfrentar três chefes de uma só vez: Vasneiys, Dulneiys e Maleiys. Todos os três estão no nível 75, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 72 antes de enfrentá-los. Como pode perceber, eles se assemelham bastante ao Meneiys, que enfrentamos nos Campos Nevados de Nevira. Cada um possui um elemento diferente: Vasneiys é do elemento Fogo e fraco contra o elemento Água, Dulneiys é do elemento Trevas e fraco contra o elemento Luz e Maleiys é o contrário, sendo do elemento Luz e fraco contra o elemento Trevas. Recomendo que use a fraqueza elemental de cada inimigo por vez, concentrando-se em um só até matá-lo. Todos eles possuem um ponto fraco no peito, então concentre seus ataques neles. Cada um deles terá ataques diferentes, relativo ao seu elemento natural, mas todos eles possuem um ataque de investida que pode ser paralisado com o Ataque de Impulso da Kisara. Recomendo usar Ars que atacam toda uma área, pois assim poderá atingir dois até mesmo os três inimigos ao mesmo tempo. A batalha ficará relativamente mais fácil conforme cada um deles for eliminado. Ao derrotar os três inimigos, irá receber os Registros dos Caídos, a arma demoníaca da Rinwell, e a Chave do Entusiasmo.
Vá até algum lugar para descansar o grupo, e talvez confeccionar a nova arma. Quando estiver pronto, volte para o Labirinto do Espírito da Terra e entre na Fenda do Entusiasmo.
Montanha do Sono Dracônico
Esta área é uma referência a Tales of Zestiria. Siga em frente e enfrente 3 Cintilantatus, uma versão mais poderosa dos Rochatus. Esses inimigos estão no nível 76 e não possuem fraqueza elemental. Avance mais um pouco e enfrente 3 Gavirraios, uma versão mais forte das Gelarudas. Eles são do elemento Fogo e fracos contra o elemento Água. Na bifurcação, siga primeiro para o leste. Derrote mais 3 Gavirraios e verifique o Ponto de Mineração no local. Siga até o final do caminho, e encontrará um Dragão Ígneo acompanhado de mais 2 Gavirraios. O Dragão Ígneo é um inimigo poderoso, uma versão mais forte do Isolamento Astral. Apesar do nome dele remeter a um elemento, ele não possui fraqueza elemental. Elimine primeiro os Gavirraios, depois se concentre nele. Ele se comporta como outros dragões que já enfrentou ao longo do jogo. O Dragão Ígneo deixará Escama de Dragão, um material necessário para forjar a arma Espiral Monocrômica (10 Presas Titânicas Rasgantes + 2 Cristais Crepusculares + 4 Escamas de Dragão + 2 Fragmentos de Granito) para Shionne. Após eliminar todos, abra os dois baús no local para obter 33.000 Galds e Magnus Dominus, uma armadura para Dohalim.
Volte para a bifurcação e siga para o norte. Derrote 4 Cintilantatus e então verifique o Ponto de Mineração à esquerda. Siga em frente até a bifurcação, e enfrente 2 Cintilantatus e mais 2 Gavirraios. Siga primeiro para o leste e derrote mais 2 Gavirraios pelo caminho. Ao final do caminho, encontrará mais um Dragão Ígneo acompanhado, desta vez, por 2 Cintilantatus. Após matar todos, abra o baú ao final para obter a Armadura do Insurgente, uma armadura para a Kisara. Volte para a bifurcação e siga para noroeste. Derrote 5 Cintilantatus e pegue uma Verbena Vermelha.
Siga para oeste na bifurcação. Enfrente 3 Gavirraios e então verifique um Ponto de Mineração ao lado. Siga para o sul daqui, e encontrará mais um Dragão Ígneo, desta vez, sozinho. Após derrotá-lo, vá para o leste abra o baú para obter 1 Goma Dourada, depois siga para sudoeste. Derrote 3 Gavirraios e 3 Cintilantatus e então abra outro baú para obter 1 Elixir Ômega. Volte para a bifurcação e siga para o leste, desta vez. Derrote mais um Dragão Ígneo e então verifique o Ponto de Mineração no canto. Siga em frente até o ponto mais alto do local, e descanse o grupo na Luz de Cura. Salve o jogo e prepare-se, pois ao avançar, verá uma cena e então terá de encarar um chefe.
Chefe: Eizen
O Eizen está no nível 81, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 78 antes de enfrentá-lo. Ele é do elemento Terra, e fraco contra o elemento Vento. Ele luta sozinho, mas não o menospreze. Ele possui ataques poderosos de diversos elementos, e pode nocautear um membro do seu grupo facilmente, se não estiver atento. Mantenha a Shionne na função de curar os feridos, e ataque com tudo que tiver de mais poderoso com os demais membros do grupo. Se preferir, controle a Rinwell, lançando Ars do elemento Vento de longe. Ele usará Ars carregadas, como Lâmina Cruzada e Túmulo, mas a Rinwell poderá absorver seus ataques usando seu Ataque de Impulso. Após retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso.
Na sua segunda fase, Eizen estará ainda mais forte. Ele entrará em estado de Superação, ficando praticamente imbatível, então afaste-se dele até que o efeito acabe. Ele usará agora seu poder mais ameaçador, Uivo do Dragão. Ele começará a voar e realizará diversos ataques de área bem poderosos. Afaste-se dele e espere o poder acabar antes de voltar a atacá-lo. Ele usará esse poder novamente depois de um tempo, então esteja atento e recupere seu grupo até lá. Mantenha-se firme na estratégia ofensiva até vencê-lo. Ao derrotá-lo, irá receber o Lamento Demoníaco, a arma demoníaca do Law, e também a Chave da Noite Escarlate.
Assim como a Edna, é possível enfrentar o Eizen quantas vezes quiser, ganhando uma boa experiência cada vez que o derrotar. Pode ficar aqui, lutando contra Eizen para ganhar alguns níveis, mas não é realmente necessário. Volte para descansar em algum lugar. Quando estiver pronto, volte para o Labirinto do Espírito da Terra e entre na Fenda da Noite Escarlate.
Vulcão da Renovação
Esta área é uma referência a Tales of Berseria. Siga em frente pelo local, e encontrará 4 Javalis Furiosos, uma versão mais forte do Javali Selvagem. Ele é do elemento Fogo, e fraco contra o elemento Água. Esse inimigo deixará Presa Escaldante, um material necessário para forjar as armas Une-Reinos (Cano de Ferro + 4 Olhos Sinistros + 2 Garras Amaldiçoadas + 5 Presas Escaldantes) para Alphen e Cerca de Fazenda (8 Gigantossos Indomáveis + 2 Cascos Esféricos Rijos + 2 Presas Escaldantes) para a Kisara. Este é o último material raro que precisa para confeccionar as armas. Com ele, já deverá conseguir confeccionar todas as 103 armas do jogo. Após forjar 100 armas diferentes, irá liberar o seguinte troféu:


Estoque de Armas
Esse troféu será liberado quando forjar um total de 100 armas diferentes.
Após a batalha, verifique um Ponto de Mineração à esquerda e continue seguindo para o norte. Depois vire para o leste, e logo encontrará um Golem de Lava acompanhado de 4 Boomies Esmagadores. O Golem de Lava é uma versão mais poderosa do Protetor Gnomo, do elemento Terra e fraco contra o elemento Vento. Já o Boomy Esmagador é uma versão mais poderosa da Preguiça Astral, e não possui fraqueza elemental. Após acabar com eles, verifique um Ponto de Mineração mais ao sul. Siga em frente e enfrentará 3 Executores, uma versão mais forte do Pulverizador da Força. Este inimigo é do elemento Fogo e fraco contra o elemento Água. Após derrotá-los, verifique um Ponto de Mineração ao norte e continue em frente, indo para o leste. Chegando a uma área mais ampla, enfrentará 2 Javalis Furiosos e 2 Golens de Lava. Após derrotá-los, vá para oeste para verificar um Ponto de Mineração e depois para o sul para verificar outro Ponto de Mineração, depois volte e siga para o leste até a próxima tela.
Na bifurcação, siga primeiro para o norte. Saindo do trecho estreito, siga para oeste e verifique um Ponto de Mineração. Ao final do caminho, enfrentará 2 Executores, 2 Golens de Lava e um Boomy Esmagador. Após eliminar ambos, abra os dois baús para obter 1 Elixir Ômega e a Soberba de Rehna, uma armadura para a Shionne. Agora, todos estarão com excelentes armaduras. Volte ao início do local e siga para o sul, até acessar uma nova área. Estará no topo do local, e poderá descansar em uma Luz de Cura. Antes de avançar, recomendo que esteja pelo menos no nível 84, então, se não estiver, volte e encare alguns inimigos pelo local até chegar a esse nível. Quando estiver pronto, siga para ver uma cena e o chefe.
Chefe: Edna e Eizen






Agora teremos de enfrentar ambos juntos, Edna e Eizen. Ambos estão no nível 87, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 84 antes de enfrentá-los. Ambos são do elemento Terra, e fracos contra o elemento Vento. Apesar de lutarem juntos, ambos lutarão da mesma forma com que lutaram individualmente. Não espere ataques em conjuntos, ou algo do tipo. Os golpes são os mesmos, só que bem mais fortes. Eu recomendo primeiro concentrar seus ataques na Edna primeiro, já que os ataques especiais dela são mais irritantes. Eu recomendo que controle a Rinwell e use Ars do elemento Vento, de preferência Ars que afetam uma grande área, como Ciclone. Assim, conseguirá atingir os dois irmãos ao mesmo tempo, caso eles estejam próximos, e causando um bom dano. Deixe a Shionne curando os feridos e os outros dois membros do grupo distraindo os chefes enquanto a Rinwell solta suas magias. Não há segredo, apenas tome cuidado com seus ataques. Depois de finalmente eliminar a Edna, ficará be mais fácil se livrar do Eizen, então apenas continue atacando-o até vencê-lo. Ao derrotá-los, receberá o Núcleo Dämonisch, a arma demoníaca da Shionne, e a Chave Vespertina.
Também poderá desafiar novamente o Eizen e a Edna, quantas vezes quiser, ganhando mais experiência. Esta é a melhor forma de evoluir seus personagens até o nível 92, recomendado para a próxima área. Caso tenha adquirido a DLC do jogo e tenha itens que aumentam níveis, use esse item agora. Quando seu grupo estiver por volta do nível 92, descanse o grupo e reabasteça os suprimentos, se precisar. Quando estiver pronto, volte para o Labirinto do Espírito da Terra e entre na Fenda Vespertina.
Terra do Julgamento
Esta área é uma referência a Tales of Xillia 2. Aqui, enfrentará um dos inimigos mais difíceis de todo o jogo, então é bom que esteja preparado. Não há inimigos aqui, basta dar alguns passos para a frente para ver uma cena e encarar o chefe do local.
Chefe: Cronos
O Chronos é um oponente formidável, que está no nível 95. Sendo assim, é recomendado que esteja pelo menos no nível 92 antes de enfrentá-lo. Cronos fica se teleportando pelo cenário o tempo todo, realizando ataques devastadores. Ele não possui fraqueza elemental, então fique à vontade para usar os Ars mais poderosos que tiver. Ars que demoram muito tempo para carregar não são recomendadas, pois ele se move muito pelo cenário. Corra para perto dele e ataque quando ele deixar uma brecha, depois se afaste e esquive. Se preferir, fique de longe, soltando magias, será ainda mais fácil. Ele possui ampla resistência a ataques, então a vida dele se esvairá aos poucos. Fique atento para se esquivar dos golpes dele e ataque sempre que puder. Quando retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso.
Na sua segunda fase, Cronos será ainda mais apelão. Ele usará seu principal poder, Erosão Crônica, no qual ele solta um imenso raio ao redor da arena. Fuja do alcance deste raio a qualquer custo. Além disso, ele possui outro ataque formidável, em que ele para o tempo e então despeja uma sequência de golpes em um de seus personagens, sem que você possa fazer nada a respeito. Apenas aguente o ataque, e cure-se o mais rápido possível quando voltar a se mover. Provavelmente o personagem afetado morrerá, então ressuscite-o com itens. Shionne deverá ficar encarregada de curar o grupo o tempo todo, pois certamente precisará. Aproveite cada brecha que tiver, entre os ataques dele, para realizar mais golpes nele. Esta será uma luta de persistência, então concentre-se em resistir e perdurar, causando dano enquanto puder, até finalmente vencê-lo. Ao derrotá-lo, receberá Nebilim, a arma demoníaca do Alphen.
Após a batalha, abra o baú ao norte para obter o Artefato #23/23: Acessório da Boneca Mecânica. Este artefato possui o efeito de deixá-lo invisível aos olhos do inimigos, até começar a batalha. Pois bem, agora volte até o Labirinto do Espírito da Terra e fale com o Pesquisador do Espaço-Tempo para completar a missão e receber 61.200 Galds e 670 PH, além de liberar o seguinte troféu:


Sobrevivente de Outro Mundo
Esse troféu será liberado quando completar a missão Visitantes de Outro Mundo.
Quando completar a missão, poderá assistir a Esquete: Encontros e Reuniões e a Esquete: O Amplo Mundo de Dahna. Para completarmos os últimos desafios do jogo, é recomendado evoluir o grupo até o nível 100. Para isso, o jeito mais rápido (caso não tenha os itens de evolução rápida concedidos por DLC) é lutar diversas vezes com o Chronos, ganhando níveis e mais níveis. Quando finalmente evoluir o grupo até o nível 100, irá liberar o seguinte troféu:


Força Máxima
Esse troféu será liberado quando chegar ao nível 100.
Também deverá ter acumulado uma enorme quantidade de Pontos de Habilidade, então compre as habilidades que puder. Cada personagem possui um total de 15 títulos, e neste momento, todos os títulos de todos os personagens estarão habilitados. Há um total de 450 habilidades para aprender, e ao aprender 400 delas, irá liberar o seguinte troféu:


Apelidos Abundantes
Esse troféu será liberado quando aprender um total de 400 habilidades.
Agora sim, estamos prontos para os últimos desafios do jogo. Vamos começar fazendo uma última visita até o Campo de Treinamento.
Campo de Treinamento
Voltamos até aqui para fechar com chave de ouro. Se ainda não completou os desafios individuais de alguns membros do grupo, ou conseguiu os prêmios especiais, agora é a hora. Depois, vamos encarar o desafio Supremo da Batalha em Grupo, que é de nível recomendado 99. Lutará com o grupo completo, e enfrentará nada menos do que um chefe aqui.
Chefe: Soldadançarino
O Soldadançarino está no nível 99, então é recomendado que esteja pelo menos no nível 96 antes de enfrentá-lo. Trata-se de uma versão ainda mais poderosa do Espadançarino que enfrentamos lá em Tarfhal Helganquio. Ele é do elemento Trevas, e fraco contra o elemento Luz, então equipe armas e Ars que sejam deste elemento. Ele possui um ponto fraco atrás de cada perna, e é exatamente lá em que deve mirar seus ataques. Caso opte por atacar de perto, precisará tomar cuidado redobrado com seus poderosos golpes. Caso prefira, pode ficar de longe soltando Ars do elemento Luz com a Rinwell. É uma estratégia mais segura e mais eficaz, contanto que mantenha a Shionne curando o grupo o tempo todo e os outros dois membros distraindo o Soldadançarino. Ele não é muito resistente, mas seus ataques poderosos tornarão a tarefa mais difícil do que parece. Depois de retirar metade da vida dele, use um Golpe de Impulso. A segunda fase da luta dele será idêntica à primeira, com a diferença que agora ele entrará em um estado de Superação. Espere o efeito acabar e continue atacando até vencê-lo. Mas a vitória não será definitiva. Persista e tenha cuidado até conseguir retirar toda a sua vida.
Assim como o Espadançarino, ao morrer, ele irá mudar de forma. A segunda forma é bem mais fácil de se enfrentar do que a primeira, então não tem muito a temer. Ele continua usando seu poderoso ataque de corrida, mas que pode ser facilmente paralisado com o Ataque de Impulso da Kisara. Seu ataque mais poderoso é um grande raio laser que ele solta, mas é mais fácil de se esquivar. Continue mantendo a vida dos membros do grupo em alta, e atacando com tudo o que tiver, até vencê-lo. Quando vencer, conseguirá 10 Flores Astrais. Caso vença a meta de tempo de 5 minutos, receberá também 3 Elixires Ômega, mas isso é desnecessário no momento. Além disso, irá liberar o seguinte troféu:


Vanguarda de Elite
Esse troféu será liberado quando vencer o Soldadançarino no centro de treinamento.
Agora vamos para a última missão secundária do jogo.
Missão Secundária: O Dispositivo da Reminiscência
Volte por viagem rápida para Daeq Faezol. No Nível Inferior, siga para o sul do elevador e fale com o Laboratorista. Ele dirá que desenvolveu uma máquina capaz de nos permitir lutar novamente contra inimigos que já enfrentamos no passado. Essa máquina irá gerar uma série de batalhas contra Lordes e outros inimigos poderosos que enfrentamos ao longo do jogo, só que ainda mais poderosos. As batalhas são de nível bem alto e virão em sequência, então é bom que esteja preparado.
Logo de cara, irá enfrentar Balseph Fantasma e o Avatar de Fogo Fantasma, ambos no nível 95. Eles lutarão da mesma forma que os enfrentamos lá em Órbos Cazália. Só poderá atingir o Balseph Fantasma, mas o Avatar de Fogo Fantasma irá contribuir lançando Ars de fogo na arena, então tome cuidado. Balseph ataca constantemente com ataques físicos, e na sua segunda fase, ele irá carregar sua Ars mais poderosa: Piroclasmo. Ataque-o com tudo o que tiver enquanto ele carrega, para que não consiga usar o ataque. Continue atacando até acabar com a vida dele, e então finalize-o.
A seguir, enfrentará Ganabelt Fantasma, de nível 96. Assim como quando o enfrentou lá em Cislódia, ele começará a batalha com um escudo protetor. Simplesmente ataque-o constantemente e use o Ataque de Impulso do Law algumas vezes, até ver uma cena em que o Law destrói a sua barreira e o deixa vulnerável. Ataque-o com tudo o que tiver de mais poderoso, e deverá conseguir acabar com metade da vida dele. Na sua segunda fase, ele usará seus clones para distrair o grupo enquanto ele carrega sua Ars mais poderosa. Destrua os clones rapidamente, e então Ganabelt ficará vulnerável por alguns segundos. Lembre-se de reservar o Ataque de Impulso da Rinwell para absorver suas Ars mais comuns, abrindo brechas em sua defesa. Acabe com Ganabelt e finalize-o.
A seguir, enfrentará Dohalim Fantasma, no nível 97. Dohalim irá começar a luta usando sua Ars mais poderosa, B Naturae. Fique em movimento e desvie das rochas que caem do céu. Dohalim atacará forte, e com movimentos rápidos, mas ele se cansa e fica parado após uma sequência de golpes. Aproveite para golpeá-lo com tudo o que tiver, e então se afaste e espere a próxima oportunidade. Na segunda fase da luta, ele entrará em estado de Superação e irá usar B Naturae novamente. Seu ataque de investida é poderoso. Use o Ataque de Impulso da Kisara algumas vezes sem sucesso, até ver uma cena, em que a Kisara finalmente conseguirá pará-lo. Continue atacando até vencê-lo, e finalize-o.
A seguir, enfrentará Almeidrea e Mesmald Fantasmas, ambos no nível 98. Desta vez, não haverá ponto fraco no Mesmald, e nem mesmo vulnerabilidade elemental. Mesmo assim, concentre seus ataques no rabo de Mesmald, seu ponto mais acessível. Ataque com tudo, mas fique atento aos ataques dele e também da Almeidrea, que lançará poderosas Ars de cima dele. Quando ela carregar seu poder, ela usará Sopro de Deus, que evoca uma série de turbilhões e raios ao longo da arena. Na segunda fase da luta, Almeidrea irá se separar e usar mais Ars poderosas. Ela irá carregar para usar Desastre Caótico, mas poderá usar o Ataque de Impulso da Rinwell no momento exato, para pará-la. Aproveite a oportunidade para acabar com Mesmald. Ao matar Mesmald, irá terminar a batalha.
A seguir, enfrentará Vholran Fantasma, no nível 99. Ele é forte e irritante, com seus movimentos rápidos contínuos e combos extensos. Use o Ataque de Impulso de Alphen para pará-lo um pouco, mas nem isso será suficiente após algumas tentativas. Continue atacando, até aparecer a oportunidade para usar o Ataque de Impulso de Dohalim. Verá uma cena, e então o Vholran finalmente estará mais lento. Ataque-o até que ele entre em sua segunda fase, e então ele começará a entrar no modo Superação. Ao final do modo Superação, ele usará sua Ars mais poderosa, Lex Talionis, para gerar redemoinhos de água ao redor da arena. Continue paralisando-o sempre que possível, usando o Ataque de Impulso de Dohalim, até ele der uma brecha para ser atacado, e então acabe com ele e finalize-o.
Pensa que acabou? Nada disso. Pode usar seus itens para recuperar o PC do grupo, porque agora terá de enfrentar todos de novo, só que juntos. Serão dois por vez, pelo menos. A batalha começará com Balseph Fantasma e Ganabelt Fantasma, ambos lutando da mesma forma que acabou de os enfrentar. Eu recomendo que concentre seus ataques em Balseph, mas utilize o Ataque de Impulso do Law em Ganabelt para quebrar seu escudo o mais rápido possível. Desta forma, quando conseguir derrotar Balseph, a Almeidrea e o Mesmald Fantasmas aparecerão na arena, mas pelo menos o Ganabelt já deverá estar sem escudo e com metade da vida. Quando ele for derrotado, Vholran Fantasma aparecerá. Esta parte da luta será complicada. Eu recomendo atacar primeiro Mesmald, mas use o Ataque de Impulso de Dohalim em Vholran para atrasá-lo o máximo que puder. Faça tudo o que puder para matar Almeidrea rapidamente, e então ficará apenas com o Vholran. Se algum personagem morrer, não espere a ressurreição, use um Elixir. Se morrer mais de uma vez, use logo um Elixir Ômega para ressuscitar a todos com vida cheia e curar os demais. É para isso que poupamos excelentes itens ao longo do jogo: para usá-los nas batalhas mais difíceis, e esta é uma delas! Acabe com Vholran e finalize-o.
Chefe: Zephyr Fantasma
Finalmente, chegamos ao desafio final. Zephyr Fantasma será nosso oponente mais poderoso, no nível 100. Não se preocupe: ele não é tão difícil assim. Assim como Vholran, ele ataca com combos rápidos, que se atingirem em cheio, causam dano pesado. Fique pronto para esquivar, e use Ataques de Impulso de Alphen, Law e Dohalim para tentar pará-lo por alguns segundos. Use todos os itens que tiver para recuperar vida ou PC, sempre que for preciso. Na segunda fase da luta, ele irá carregar a sua Ars mais poderosa, Soco Trovejante Excepcional. Esse golpe causa um dano impressionantemente alto é recomendado que use um Elixir ou Elixir Ômega logo em seguida. Aguente firme e continue atacando. Ele entrará em estado de Superação e tentará carregar o Soco Trovejante Excepcional novamente. Tente derrotá-lo antes que ele use o ataque, e caso não consiga, esteja pronto para se curar. Continue lutando e atacando em cada oportunidade até derrotá-lo.
Após vencer Zephyr, verá uma cena. Ao completar a missão, irá receber 61.200 Galds, 670 PH e Braçadeiras Inabaláveis, uma arma excepcional para o Law, além de liberar o seguinte troféu:


Colocando o Passado no Devido Lugar
Esse troféu será liberado quando completar a missão O Dispositivo da Reminiscência.
Ao completar essa missão secundária, que será a última do jogo, deverá liberar o seguinte troféu:


Resolução de Problemas
Esse troféu será liberado quando concluir todas as 70 missões secundárias.
E com isso, deverá conseguir também a tão desejada platina:


Eis que se Ergueram…
Esse troféu de platina será liberado quando tiver adquirido todos os outros troféus.
Parabéns por platinar esse inesquecível RPG, vencedor do Prêmio de Melhor RPG do ano de 2021 do The Game Awards. Assim como eu, espero que tenha amado essa história incrível e com personagens memoráveis.
E chegamos ao final do nosso detonado completo e guia de platina de Tales of Arise, exclusivo aqui do Games Ever! Espero que tenha gostado! Clique no botão abaixo para retornar para a parte anterior do detonado:
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