Essa é a continuação do nosso detonado, que começou aqui.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
Na parte anterior, Kratos e Atreus voltaram para o Reino de Alfheim, acompanhados de Týr. Lá, eles conseguiram chegar ao santuário de Gróa, e viram a profecia completa de Gróa sobre o Ragnarök. Na profecia, Atreus e Týr exerciam uma função fundamental, enfrentavam Odin e destruíam Asgard. Týr se desespera ao saber disso, e Kratos proíbe Atreus de seguir a profecia. Atreus dorme, e sonha com o Bosque de Ferro.
CAPÍTULO 5: O SANTUÁRIO PERDIDO
Reino de Jötunheim
Bosque de Ferro
Explore o Bosque de Ferro com Angrboda
No final do capítulo anterior, Atreus conheceu a jovem Angrboda.
Esta é Angrboda, uma jovem gigante. Na mitologia nórdica, Angrboda é a mulher do deus Loki, e a mãe do lobo Fenrir. Pouco se sabe sobre ela, ainda mais que no game ela aparece de maneira misteriosa e muito jovem, com um inexperiente Loki. Atreus a conheceu no Bosque de Ferro e logo se tornaram grandes amigos. Ela não tem muito contato com as pessoas, e sua melhor amiga é um iaque chamado Jalla.
Siga Angrboda pelo caminho único e linear. Quando chegar a um tronco de árvore, dispare flechas na ressonita para abrir passagem. Siga em frente e faça a mesma coisa no segundo tronco. Saindo do segundo tronco, pegue o Baú com Hacksilver à esquerda. Continue pelo caminho, e, após passar por baixo de um tronco, terá de enfrentar alguns Draugrs. A Angrboda ajudará no combate, então peça a ajuda dela sempre que precisar, pressionando durante o combate. Não se esqueça que, se tiver XP acumulado com o Atreus, use-os para comprar novas habilidades. Após acabar com eles, olhe para trás para encontrar outro Baú com Hacksilver. Mais adiante, pule a raiz e abra o Baú Grande à direita para pegar 4 Ferros Forjados, 1 Madeira de Ýdalir e Hacksilver. Quebre a ressonita no alto para revelar uma garra e use-a para atravessar um buraco.
Siga em frente pelo caminho e enfrente alguns Pesadelos. Após seguir para a esquerda, destrua um andaime de madeira à direita para poder coletar o Pergaminho: A Árvore. perceba que nada que o Atreus coleta individualmente em seus momentos solo contam para os 100% da região. Siga em frente e quebre a estrutura de madeira que bloqueia o caminho. Suba no ponto mais alto e atire na ressonita que está dentro da árvore oca adiante. Irá revelar uma garra, que pode usar para atravessar o buraco. Mate mais Pesadelos e abra o Baú com Hacksilver. Mate mais Pesadelos adiante e abra o Baú Lendário para conseguir a Invocação Rúnica: Íbex Furioso. Invocações Rúnicas podem ser equipadas por Atreus e são bem úteis em combate, trate de equipar. Eles são ativados como os Ataques Rúnicos de Kratos, pressionando + . Suba na pedra ao lado e pule para a árvore. Saindo do outro lado, dispare na ressonita e use a garra para atravessar o buraco.
Alcançando Angrboda, suba à direita e quebre a madeira para alcançar o Baú com Hacksilver. Derrube o balde e pegue 10 Runas Estilhaçadas. Mais adiante, terá de enfrente um Brutamontes Draugr e mais alguns Draugrs. Após passar pela enorme pedra junto da Angrboda, siga em frente até o medalhão ao centro. Passando pelo medalhão, siga em frente e irá topar com Tatzelwurms. O jogo ensinará a usar a invocar o falcão da Angrboda, segurando . Derrote-os e derrube o balde pendurado para conseguir 1 Ferro Forjado. Siga Angrboda até o final do percurso.
Casa da Árvore de Angrboda
Vá Falar com Angrboda no Santuário
Vá até o santuário e interaja com as pinturas. Atreus ficará furioso ao descobrir que a profecia diz que Kratos irá morrer e que Atreus irá servir ao Odin. Atreus vira lobo por um momento, mas Angrboda consegue acalmá-lo. Pois é, são muitas surpresas.
Ajude Angrboda com “Coisas de Gigante”
Siga Angrboda até o outro lado do local e pegue o cesto. Ela irá apresentar Atreus ao iaque dela, chamada Jalla. Monte no animal pressionando e irá passear de iaque.
Rio Vimur
Dentro de instantes, poderá controlar a Jalla. Enquanto anda pelo local, poderá pegar tesouros, como se estivesse de barco, então fique atento na água. Continue a seguir o caminho rio abaixo, e Angrboda agarrará automaticamente a primeira fruta. Siga pelo caminho e pegue a segunda fruta você mesmo, pressionando . Avance pelo rio e suba na plataforma ao final. Continue a seguir, pegue mais uma fruta e volte para a Jalla. Repita isso mais uma vez na outra plataforma, pegando outra fruta. Volte para Jalla, e quando desmontar mais uma vez, poderá pegar algumas Frutas de Jötunheim para levar para você. No outro lado da plataforma, destrua as madeiras para que a Jalla possa passar, e volte a montar. Antes de seguir o rio, suba na plataforma à direita para encontrar um Baú Grande contendo 3 Couros Crus, 6 Pedaços de Feras e Hacksilver. Volte e siga o rio, e logo estará de volta na Casa da Angrboda. Coloque as frutas no balde indicado pela Angrboda. Vá até o guarda-roupas apontado pela Angrboda, e Atreus irá adquirir a vestimenta Traje do Campeão dos Jötnar, o Arco Jötnar, que é ligeiramente melhor do que o seu, e o Acessório: Sintonia Sônica.
Agora que estamos equipados, volte para a Angrboda e monte a Jalla novamente. Siga em frente até o local especificado e desça para pegar algumas raízes. Volte a montar na Jalla, e logo serão atacados por alguns Draugrs e Batedores Draugrs. Atreus aprenderá a se transformar em lobo por meio de sua “Fúria Espartana” especial, com + . Use isso para matar os vários inimigos. Colha mais algumas raízes, e então aparecerão mais Draugrs e Brutamontes Draugr. Tome cuidado, pois eles podem matar Atreus facilmente, desvie dos golpes e ataque à distância, causando atordoamento e usando finalizações. Foque-se no Brutamontes primeiro, e lembre-se de atacá-lo por trás por causa da proteção maior na frente. Após eliminar todos, saia do local pelo buraco feito pelos Draugrs. Suba a rampa à esquerda para abrir um Baú com Hacksilver, então monte na Jalla e prossiga.
Voltando à Casa da Angrboda mais uma vez, coloque as raízes no balde e siga Angrboda mais uma vez. Monte na Jalla e vamos para mais um passeio. Vire à direita na bifurcação e entre no túnel. Poderá descer e abrir um Baú com Hacksilver no caminho. Chegando a mais uma parte de terra, a Angrboda irá querer arremessar pedras na água. Nesse momento, aparecerão Draugrs, Batedores Draugr e Brutamontes Draugr. Após a batalha, Atreus finalmente terá de aprender a arremessar pedras no tempo certo. Segure para preparar a pedra, e quando ver um brilho nas mãos de Atreus, solte. Quando conseguir arremessar da forma correta, irá acertar uma ostra adiante e liberar um prêmio em forma de alguns materiais. Avance, mas preste atenção na sua esquerda, e poderá subir em uma plataforma de madeira. Daqui, use a garra para saltar até o outro lado e abra o Baú Lendário para obter o Acessório: Refinamento de Pedra Rúnica. Volte para a Jalla e continue. Na bifurcação adiante, se for pela esquerda poderá obter uma Fruta de Jötunheim. Siga em frente.
Trilha dos Jötnar
Atravesse o Cânion com a Angrboda Angrboda
Hora de deixar a Jalla para trás. Entre no elevador adiante, e a Jalla irá operar a manivela que o fará subir. Lá em cima, siga pelo cânion. Após passarem por uma terá, terá de enfrentar vários Draugrs e um Brutamontes Draugr. Acabe com todos e passe pela fresta na parede. Siga em frente e chegará a uma nova área.
O Vale dos Caídos
Siga em frente pelos prados e siga a Jalla até o topo do local. Jalla dará a Atreus um item precioso, esferas que contêm a alma dos últimos gigantes. Agora que Angrboda concluiu seu destino profético de entregar as esferas para Atreus, sua participação acabou. As profecias não falam mais dela. Bem, é hora de voltar.
Volte para Onde Jalla Está Esperando
Faça o caminho de volta e tente passar pela pedra. Nesse momento, Atreus terá de enfrentar sozinho um Wulver. Ele é forte, agressivo, e muito rápido. Mantenha-se perto dele, pois de longe ele se torna mais imprevisível. Use golpes físicos e esquive-se quando ele atacar. Caso tenha comprado habilidades de atacar após a esquiva, elas podem ser úteis aqui. Se conseguir realizar aparos perfeitos, ele ficará atordoando, podendo dar um combo completo nele. Ao perder metade da vida, ele ficará ainda mais forte e agressivo, mas mantenha a estratégia. Quando derrotá-lo, conseguirá 1 Madeira de Ýdalir. A Angrboda aparecerá para chamar Atreus, escale a parede e a siga. Não deixe de pegar a Fruta de Jötunheim à esquerda. Volte para o elevador e desça.
Investigue a Passagem Oculta
Vá para perto de Jalla e espere que a Angrboda abra a passagem. Siga o caminho, e suba na parede da esquerda para encontrar mais uma Fruta de Jötunheim. Derrube o balde pendurado para conseguir Hacksilver. Desça e continue pelo caminho.
Sumidouro de Idi
Acabe com os Nefastos no Sumidouro
Angrboda irá parar diante de um buraco. Desça pela corda e logo verá um Ninho de Nefastos. Destrua o ninho o mais rápido que puder, e o jogo indicará que é o primeiro de um total de quatro. No caminho, encontrará algumas tochas apagadas, e sempre que encontrar uma poderá pressionar para pedir para a Angrboda acendê-las com magia. Na primeira bifurcação, siga para a esquerda. Mate Draugrs, Nefastos e um Tatzelwurm, então acenda a tocha e abra o Baú com Hacksilver. Siga pelo caminho próximo a esse baú, que é bem escuro. Chegará a um local circular onde há Nefastos e Draugrs. O Ninho de Nefastos fica na parede, no alto, localize-a pela luz e destrua-a com flechas. Depois de limpar a área, abra o Baú Grande para conseguir 4 Ferros Forjados, 1 Madeira de Ýdalir e Hacksilver. Agora volte pelo caminho e suba na plataforma, e então verá mais dois caminhos distintos. Comece seguindo para a esquerda. Acenda a tocha e continue para a esquerda para encontrar um Draugr e o Pergaminho: Tintas. Volte e siga para o outro lado. Suba na parte alta e logo descerá em local em que não poderá voltar por onde veio. Acenda duas tochas nesse local, e siga para a esquerda. Mate o Tatzelwurm e pegue Hacksilver ao final. Volte e siga para o outro lado. Suba na parte alta à esquerda e acenda a tocha na bifurcação. Siga em frente para a esquerda e atravesse a ponte de madeira. Acenda a tocha e então verá um Baú Grande, mas ele é apenas uma armadilha com vários Nefastos. Há um balde pendurado contendo 10 Runas Estilhaçadas acima da ponte de madeira. Volte para a tocha anterior e siga para o outro lado. Começará a ser atacado por Nefastos, corra para a esquerda e suba na parte alta para encontrar o terceiro Ninho de Nefastos. Após destruí-lo, volte por onde veio e abra o Baú com Hacksilver. A parede de ressonita ao lado abrirá um atalho de volta, como pode ver pelas tochas já acesas do outro lado. Dê meia-volta e vire à esquerda. Atravesse a ponte de madeira, acenda a tocha e pegue Hacksilver. Pule o buraco e acenda a outra tocha mais adiante. Se olhar para a esquerda, poderá quebrar outra parede de ressonita, abrindo mais um atalho ao início. Na bifurcação, mate alguns Nefastos, vire à esquerda e desça para encontrar um Baú Lendário contendo o Acessório: Potência Rúnica. Na volta, aparecerá um Brutamonte Draugr. Siga para o outro lado e dispare uma flecha sônica pelo buraco na parede para destruir a parede de ressonita do outro lado. Faça o caminho de volta e verá que uma passagem se abriu à esquerda, e o último Ninho de Nefastos estará bem adiante. Destrua-o para encerrar esse objetivo.
Suba de Volta à Superfície
Faça o caminho de volta para a entrada da caverna (há um atalho exatamente do outro lado da sala). Ao passar pela parte baixa, terá de enfrentar uma Bergsra-Mãe. Ela será um inimigo formidável com o Atreus, mantenha distância e concentre-se apenas em disparar flechas. Use tudo o que tiver à disposição, como transformação, invocação rúnica, tudo. Não deixe ela se aproximar de você. Ao acabar com ela, conseguirá 1 Madeira de Ýdalir e uma nova Habilidade de Arco: Olhar do Atirador. Suba de volta pela corda.
Atravesse o Pântano para Chegar em Casa
Agora dê a volta no buraco e vamos para mais um passeio de iaque. Siga reto e suba na plataforma. Verá uma cena com um grande espetáculo visual, e então continue o passeio. Chegando em terra firme, verá uma cena em que Atreus e Angrboda observam um lobo ser capturado por uma criatura terrível. Atreus quer vingança.
Liberte o Lobo que Está com Grýla
Desça o parapeito atrás da Angrboda e enfrente as Legiões que correm em sua direção. Eles são rápidos, tome cuidado. Mais Legiões aparecerão conforme avançar. Derrube o balde pendurado para conseguir 1 Depósito de Resíduos. Mais adiante, aparecerá também um Tatzelwurm, mate-o e pegue Pedaços de Fera. Quando chegar a um grande tronco de árvore oco, suba na plataforma da esquerda para conseguir ângulo para acertar uma ressonita abaixo. Desça e entre na passagem no tronco, e então suba nas pedras. Daqui de cima, poderá destruir mais ressonitas dentro do tronco, podendo seguir caminho. Haverá outro Wulver à frente, enfrente-o com cuidado, pois logo aparecerão mais 2 Tatzelwurms. Recomendo que mate os Tatzelwurms primeiro, depois se concentre no Wulver. Ele liberará 1 Madeira de Ýdalir ao morrer. Espere a Angrboda derrubar uma placa de metal da parede e então suba. Abra o Baú Grande contendo 3 Couros Crus, 1 Madeira de Ýdalir e Hacksilver no caminho, depois siga e chegará à frente da casa de Grýla.
Vá para a direita, escale algumas plataformas e então pule com ajuda da garra. Olhe para trás, para a gaiola no qual está pendurada a garra que usou, e poderá atirar em uma ressonita lá dentro. Irá derrubar a gaiola, e Angrboda subirá e chutará uma placa de metal mais acima, permitindo a nossa subida. Entrando no local, suba à direita para abrir um Baú com Hacksilver. Siga em frente pelo local e pressione na porta para abri-la com a ajuda da Angrboda. Descendo as escadas enormes, vá para a direita e destrua a ressonita no barril. Pule o buraco com a garra e pegue Hacksilver, então volte e siga a Angrboda. Pegue Hacksilver à direita e olhe para a esquerda e atire na ressonita no barril. Continue descendo pela passagem e destrua outra ressonita à direita para pegar Hacksilver. Siga até o final do caminho, e verá uma cena, em que Atreus encontrará uma serpente enorme cuja alma foi roubada por Grýla. Atreus então irá pegar uma das almas dos gigantes e transferir para a serpente. Quando a cena terminar, siga Angrboda de volta para fora do porão, e então suba no balcão e levante o pote que foi derrubado. Atreus e Angrboda presenciarão a Grýla entrar na casa com o lobo que eles querem salvar. Finalmente, conheceremos Grýla.
Essa é Grýla, uma gigante que é a avó de Angrboda. Grýla, na mitologia nórdica, era uma senhora perversa que roubava e matava crianças desobedientes, parte de uma lenda associada séculos depois ao Natal. Aqui no jogo, ela captura e mata animais, roubando sua alma, por um sentimento de libertação. Por ser frustrada com sua vida e o seu destino, ela rouba alma de criaturas para “salvá-las” de seu destino cruel.
Liberte o Lobo
Angrboda irá distrair a Grýla, aproveite e siga até o lobo para libertá-lo. Verá Atreus ser capturado por Grýla, mas a Angrboda virá salvá-lo. Ambos conseguem correr para baixo da lareira, passe pela fresta na parede e siga em frente. Ao sair sobre o balcão, pule para a outra mesa com a garra e pressione no caldeirão que precisamos destruir. Começaremos uma batalha contra chefe.
Chefe: Gryla
Gryla será o primeiro chefe que lutaremos apenas com o Atreus. Nosso objetivo não é matar a Grýla, e sim destruir o caldeirão que está em suas mãos. Grýla protegerá o caldeirão a todo custo, com suas mãos. Mantenha-se longe dela, e ela irá atirar orbes em você, fuja deles. Alguns podem ser defendidos, outros não. Quando ela tirar a mão do caldeirão, deixando a runa exposta, mire e dispare uma flecha sônica. Causará dano, mas também aumentará o atordoamento. Quando Grýla ameaçar jogar um feitiço no chão, suba em alguma mesa o mais rápido que puder. Atraia Grýla para perto das mesas, pois assim poderá pedir para a Angrboda acender as velas pressionando , o que irá atordoar Grýla. Quando ela ficar totalmente atordoada, derrubará o caldeirão, vá até lá e bata nele com golpes físicos. Fique sempre atento aos ataques de Grýla. Quando ela soltar orbes lentos, dissipe-os com flechadas. Mantenha a estratégia até derrotar a Grýla, e então finalize o caldeirão pressionando . Haverá vários checkpoints ao longo da batalha, e várias Pedras de Saúde em volta da arena. Se precisar de ajuda, assista o vídeo abaixo:
Ao derrotá-la, irá liberar um troféu:
O Caldeirão
Esse troféu será liberado quando destruir o caldeirão de Grýla.
Volte para a Casa da Angrboda
De volta ao exterior, siga Angrboda ao longo do caminho. Passe pela fresta, suba as plataformas e continue pelo caminho único. Angrboda e Atreus irão disputar outra corrida, e desta vez Atreus se transformará em lobo. Siga pelo caminho em uma corrida que não é possível vencer, até voltar para a Casa da Angrboda.
Explore a Casa da Árvore
Antes de ir embora, fique à vontade para explorar o local e conversar com a Angrboda. Poderá melhorar seu equipamento e atirar pedras no rio também, se quiser. Quando estiver pronto para continuar a história, vá ao atelier e interaja mais uma vez com a pintura indicada. Atreus ainda não consegue acreditar na profecia. Para retornar para casa, Atreus fecha os olhos e mentaliza seu lar… Só que ele acaba sendo mal interpretado no seu pedido.
Reino de Midgard
Bosque Selvagem
Volte para a Casa do Sindri
Pois é, Atreus acabou voltando para sua casa que morava em Midgard. Antes que pudesse consertar o engano, ele é atacado por Helteadores. Lute com eles e tome cuidado para não ser cercado. Após derrotá-los, entre no Portal Místico. Kratos aparecerá, e então voltará a controlá-lo. Terá de enfrentar mais Helteadores, e saiba que eles são feitos de gelo, e imune a golpes do tipo gelo do nosso machado Leviatã. Ou seja, lembre-se de usar as Lâminas do Caos contra os Helteadores, e acabe com eles. Não se esqueça de usar o golpe de escudo para abaixar a guarda dos que usam escudo. Matá-los irá iniciar um trabalho:
Trabalho: Extração de Salteadores
- Grau Bronze: Mate 80 Salteadores. (250 XP)
- Grau Prata: Mate 100 Salteadores. (500 XP)
- Grau Ouro: Mate 120 Salteadores. (750 XP)
Assim que acabar a luta contra eles, começará imediatamente uma luta contra um chefe.
Chefe: Vanadis
Vanadis é uma valquíria, um inimigo que conhece muito bem se jogou o jogo anterior. Na prática, ela luta de forma semelhante à Alva, pois Vanadis também é muito rápida e agressiva. Eu recomendo que não seja agressivo, e sim reativo. Observe bem a Vanadis, veja seu próximo movimento, e reaja da maneira adequada. A maioria de seus golpes, incluindo os projéteis, podem ser defendidos, ou, se conseguir, aparados para causar dano nela. Fique atento e devolva os projéteis que ela lançar contra você. Quando ela vier em sua direção, apare seu ataque e ataque em seguida, quando terá uma brecha. Mas se o ataque for imbloqueável, desvie para trás dela e ataque-a pelas costas. Quando tirar metade da vida dela, haverá uma cena e então começará a segunda fase da luta. Kratos receberá um novo tipo de Fúria Espartana: Bravura. Nesse modo, ao pressionar + , Kratos não ficará mais forte, e sim recuperará parte da vida. Em algumas batalhas, a Bravura pode ser bem mais útil de se ter do que a Cólera, porém, se quiser, pode voltar para a Fúria Espartana anterior a qualquer momento, acessando o menu. Nesta segunda fase, ela começará a disparar poças de veneno e usará muito as suas flechas. Atreus pode ser derrubado pelo seu veneno, então, se isso acontecer, corra até ele e pressione para trazê-lo de volta. Continue lutando com a Vanadis até ver a cena que encerra a luta. Se precisar de dicas, assista o vídeo abaixo:
Vanadis se revelará ser a Freya. Freya chegará a um passo de matar Kratos, e Atreus perderá o controle, virando um urso. Kratos conseguirá acalmar Atreus, e Freya irá perder o ímpeto de lutar. Quando terminar a batalha, irá liberar um troféu:
Briga Familiar
Esse troféu será liberado quando derrotar a Vanadis.
Freya quer um acordo. Ela pode nos ajudar em nossa luta, caso a gente consiga levá-la até o Reino de Vanaheim. Kratos aceita o acordo, e então se separa de Atreus. Atreus será levado para a Casa do Sindri com o Sindri, enquanto Kratos passará um tempo a sós com a Freya e com a ajuda do Brok.
E esse é um bom momento para darmos uma pausa nessa parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do guia, iremos para o Capítulo 6. Você não pode perder! Assista abaixo o detonado completo em vídeo desse capítulo, não se esquecendo de se inscrever no nosso canal no YouTube.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 6 foi postada, confira aqui!
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