Alguns games parecem insistir em ficar em algum lugar do passado, por mais que eles tenham um espaço reservado tanto na memória como no coração de diversos gamers. Esse sem dúvida é o caso da franquia Valkyrie, pois por mais que a franquia tenha ganhado um game aqui e outro ali, ele ainda parece uma memória mais distante do que deveria.
Acredito, que assim como eu, muitos fãs ficaram apreensivos com a transição da franquia para o formato dos jogos de RPG que estão e fazem sucesso no mercado hoje. Para acalmar todas essas pessoas, a Square Enix lançou a demo de Valkyrie Elysium, que serve exatamente para isso, mostrar aos fãs e novos jogadores como o game está.
Bem vindo, Valkyrie Elysium
A duração da demo é bastante generosa, podendo durar quase 3 horas tranquilamente, o que nos deixa a par de como o game vai estar na sua versão final. Logo no início somos apresentados a história do jogo, que mantem todo o clima épico e obscuro do game original. Confesso que achei Odin um pouco antiquado para a história, mas isso não vem ao caso.
Somos lançados em um tutorial onde somos apresentados aos controles, e já neste momento percebemos uma jogabilidade intuitiva, rápida e fluida, com golpes rápidos e dinâmicos. Desde o início da demo, somos fustigados a criar combos cada vez maiores, e nesse momento a diversão começa. Esqueça os combates por turnos cadenciados, o que temos agora é um Action RPG, no significado mais interessante e divertido da palavra.
Valkyrie Elisium é a prova de que você pode fazer um game atendendo aos fãs antigos, podendo angariar novos e ainda sim implementar mudanças para futuros games.
O combate se resume à golpes comuns, que são acionados apenas apertando um botão, e com isso vamos acumulando energia no nosso Soul Gauge. Como não poderia deixar de ser, temos nossos movimentos especiais. Nesse momento acionamos as Divine Arts. Durante a demonstração, temos algumas dessas a disposição, nos mostrando como vai ser o combate no game.
Todos inimigos derrotados deixam itens, eles são importantes, pois o acumulo dessas pedras e joias vão nos proporcionar poder melhorar nossas armas e comprar suprimentos por exemplo. Durante a demo, você vai ter 2 armas a sua disposição, e vai poder fazer upgrade em ambas, nos dando ideia de como vai ser o sistema de melhoria das armas no jogo. Você não vai poder ir muito além nesse ugrade, pois a demo tem algumas limitações.
Por fim, não podemos esquecer dos Einherjar, assim como no game original, mas agora eles funcionam de uma maneira totalmente diferente. Nos games anteriores, os Einherjar funcionavam como membros do grupo em cada batalha, Já Valkyrie Elysium nos permite acionar esse elemento na batalha somente depois que energia suficiente for acumulada. O aliado convocado aparecerá por um período limitado, utilizando suas próprias habilidades, bem como fornecendo bônus elementares para as Divine Arts correspondentes, dente diversos, você pode ter até 4 em um menu rápido durante as batalhas. Os Einherjar também podem ser acionados fora da batalha, fornecendo assistência durante sua exploração das locações, como criar uma plataforma de magia permitindo que você acesse lugares que não poderia sozinho.
Confira abaixo nossa gameplay completa da Demo. Lembrando você não deixar de se inscrever no nosso canal no YouTube, para não perder nenhuma gameplay ou detonado em vídeo.
Conforme progredimos com a demo, terminamos em um chefe de fase, e aparentemente isso vai acontecer em todas as fases, ao menos nas duas da demos é assim. Ao final temos uma tela com estatísticas durante a fase, junto com nossa graduação, levando em conta diversos aspectos como o dano levado por exemplo. Confesso que nesse aspecto, esperava um pouco mais de criatividade, pois esse formato já vem sendo usado a exaustão em diversos Action RPGs.
Belo e elegante. Como sempre.
Graficamente falando, Valkyrie Elysium mantém o padrão dos games anteriores em todos os aspectos que pude me lembrar. O game é belo,elegante, diversificado e com uma direção de arte digna da franquia e da tradição da Square Enix.
Os personagens possuem expressões e movimentos que estão bem realistas e ambientes bastante detalhados, e que ganham uma beleza impar com a adição do efeito cel-shaded, que é usado com uma criatividade bastante interessante, pois apesar de não serem o destaque, chamam a atenção a todo momento. O destaque vai para nossa protagonista, que apresenta bastante expressão em todos seus movimentos, sempre com elegância. Os inimigos tem seu valor, mas foram claramente feitos com uma limitação maior, em favorecimento dos personagens principais.
Vale ressaltar que a demo nos apresenta um número limitado de inimigos, portanto ainda não podemos avaliar essa parte do jogo com precisão. Com certeza, com o avanço do game, vamos ter inimigos mais ricos em detalhes e movimentos. Na demo, o destaque vai para o Boss final do segundo capítulo, realmente belo e bem construído, com uma riqueza de golpes bastante interessante.
Valkyrie em particular é bem dublada, mas a dublagem apresentada na demo é de qualidade variável. e Falando em localização, não temos dublagem em PT-BR, mas temos legendas, e elas como sempre, são bem construídas. A música é composta pelo veterano da franquia Motoi Sakuraba, o que nos deixa em casa. As músicas e efeitos seguem toda a qualidade do game em geral, e depois de falar o nome de Sukuraba, já é credibilidade suficiente.
Valkyrie Elysium – Impressões da versão Demo
A Square Enix nos brindou com uma demo rica em detalhes, e foi um tiro certeiro em quem tinha dúvidas de como o jogo estaria, e principalmente se iria corresponder as expectativas dos fãs mais antigo, e ainda sim apresentar um game com mecânicas modernas. Posso dizer com grande valor de certeza que essas questões foram atendidas.
Pelo que verificamos da demo Valkirie Elysium esta chegando a nova geração de consoles se consolidando como um dos grandes games do catalogo da Square Enix, o detalhe é saber se o game vai conseguir se sobressair diante de um final de ano recheado de grandes games, esperemos que o game tenha o sucesso merecido, pois a qualidade é evidente.