Games baseados em livros ou programas de TV não são nenhuma novidade, e quando falamos de games desse seguimento, desenvolvidos pela Telltale, ai que ficamos ainda mais em um universo bem conhecido. Games baseados nas séries de TV ou HQs como The Walking Dead e The Wolf Among Us fizeram grande sucesso. Após muitas dificuldades, estamos diante de mais um game da Telltale, daremos uma olhada no que The Expanse: A Telltale Series tem de melhor, e pior é claro.
- Desenvolvedora: Deck Nine
- Publicadora: Telltale Games
- Lançamento: 27 de julho de 2023
- Número de jogadores: Single Player
- Gênero: Aventura
- Plataformas: PC, PS4, PS5, XBO, XSSX
Expandindo os limites
A primeira coisa que devemos ressaltar nesse primeiro capítulo da série The Expanse: A Telltale Series, é a dedicação e perseverança da desenvolvedora em lançar o game. Após todo o período conturbado que a Telltale passou, o desenvolvimento desse novo game sofreu com os impactos da pandemia mundial da COVID-19. Trazendo e expandindo o universo da série por streaming da Prime Video, é visível o quanto a game amadureceu com todo esse tempo de desenvolvimento, e mesmo que o tempo de produção tenha se extendido muito mais que o premeditado, nada estaria melhor se o game fosse lançado na data prevista.
Caso não conheça a série, The Expanse narra a história de um tempo em que a humanidade já colonizou o sistema solar. A história começa quando o desaparecimento de uma mulher leva um detetive (Thomas Jane) e o capitão de uma nave espacial (Steven Strait) a trabalharem juntos, mas eles acabam entrando em uma corrida para revelar uma conspiração que pode ser a maior e mais perigosa da história da humanidade. Gradualmente, eles desvendam os segredos por trás da organização e descobrem que existe uma rede mentiras muito maior que esperam, envolvendo várias pessoas poderosas que centram completamente a sociedade.
Como podemos imaginar, esse primeiro capítulo tenta colocar o jogador no universo da história da série, partind da perspectiva de alguém que acaba de chegar ao universo da franquia. Entretanto, a escolha da forma em que a narrativa é apresentada, faz com que tanto quem conhece a história, bem como que esta chegando pela primeira vez, tenha a mesma facilidade em entender o que está acontecendo. Mesmo com esse esforço, é evidente que o game se dedica mais ao jogador que já conhece o universo de The Epanse, seja nos detalhes dos livros ou no compilado da franquia de TV.
A história é impactada com bons gráficos, e tenta mostrar ao jogador o que esperar de cada personagem naquele momento. Além disso, também percebemos a atmosfera do jogo logo nos primeiros momentos. A busca por recursos que tragam alguma compensação financeira resulta em um ambiente violento e degradado, com ruídos que nos remetem a equipamentos antigos e mal cuidados. Dessa forma, podemos afirmar que somos afetados pela atmosfera do jogo.
Um espaço já explorado
Graficamente falando, o jogo não impressiona, ainda que tenha um avanço considerável sobre os outros jogos da franquia, em nenhum momento seremos impactados por algo de novo que nos mostre que estamos diante de um game uma geração a frente dos anteriores. De qualquer maneira, a ambientação é boa, e consegue passar as sensações devidas. Ressalto que a paleta de cores ficou um pouco descompensada, e em alguns momentos parece que estamos jogando na resolução errada, pois as cores e algumas quedas de FPS, fazem aparecer alguns borrões.
Quando falamos da jogabilidade em sia, novamente pouca coisa mudou, e novamente não é uma crítica embasada no que possa parecer um problema. O fato é que qualquer pessoa que jogou um game da Telltale na vida, por algumas horas, saberá exatamente o que fazer em The Expanse: A Telltale Series. Isso ajuda a manter a base de fãs da franquia, bem como, novos jogadores não devem ter nenhuma dificuldade em prosseguir na trama. O formato das escolhas é funcional, mesmo que não coloque novidades no jogo, confesso que achei os momentos decisivos poucos, a impressão que temos é que as decisões parecem ter pouco peso no desfecho da história. As decisões influenciam no decorrer do jogo, e são impactantes, mas a impressão que fica é que no final, o resultado pouco mudará.
Um avanço real na franquia, é a possibilidade de explorar livremente em alguns cenários, se existe um momento onde conseguimos perceber que algo mudou, é quando saímos de um diálogo tipicamente Telltale, para explorar livremente um ambiente, algo que não acontecia nos outros jogos da franquia. E quando falamos em explorar, não é só caminhar, podemos usar nosso traje espacial, flutuando livremente. O que espero sinceramente é que essa liberdade seja ainda mais explorada, tanto nos próximos episódios, como nos outros jogos da franquia que devem ser laçados futuramente.
Falando em episódios, se nos outros jogos da franquia, os episódios poderiam se tornar um problema por quebrar o ritmo do jogo, nesse novo jogo não foi diferente. Tanto para quem está jogando e curtindo, como para quem não está gostando, esperar algum tempo para poder prosseguir na franquia, pode ser um problema, pois a quebra de ritmo do jogo é inevitável. Fica evidente que o jogo tenta deixar o jogador preso no jogo mesmo quando ele acaba, principalmente pela atmosfera, mas dividir o jogo em episódios, é uma proposta que pode ser duvidosa.
The Expanse: A Telltale Series – Vale a Pena?
The Expanse: A Telltale Series é um game que definitivamente tenta agradar que conhece a série de streaming, e por consequência, trazer os fãs da franquia Telltale para esse novo universo. O game mantém a tradição narrativa já conhecida pelos fãs, as escolhas e os caminhos que elas nos levam, não ficaram muito evidentes, e isso não faz o jogador sentir o peso dessas escolhas até praticamente o final do capítulo. O game continua sendo lançado em episódios, a grande notícia é que não deveremos esperar muito para jogar, uma ótima escolha por manter o jogador interessado no game, e por ser uma série que não teve tanto sucesso por aqui, a escolha é ainda mais feliz.
Os problemas do jogo são evidentes, tanto na parte técnica como na gameplay em si. Algumas quedas de FPS, uma abordagem mais voltada para que conhece a série são problemas que me chamaram a atenção, mas nem de longe isso tira a diversão do jogo e muito menos o peso do nome Telltale. É ótimo ter a franquia de volta, aguardo ansioso pelo próximo capítulo.