Uma das matérias mais acessadas do site é sobre os monitores Ultrawide, principalmente no PlayStation 5, pois como sabemos, a Microsoft já tem suporte a resolução Ultrawide. A Sony já prometeu um upgrade para que o seu console mais novo possa usar esse tipo de monitor, mas até agora ficou só Na promessa.

Como dissemos anteriormente, você pode usar normalmente um monitor Ultrawide no PlayStation 5 e Xbox Series sem perder fidelidade. Com isso em mente, se você procura um monitor bom e barato, sem a necessidade do 4k, vamos indicar aqui o monitor LG 25UM58G. Uma ótima opção abaixo dos R$ 1.3000 para quem quer uma opção Ultrawide com custo benefício.

LG25UM58G – Especificações

Apesar de não ser um monitor que conta com os recursos mais avançados como o 4k e Ray Tracing, o LG25UM58G é um monitor bem completo, principalmente para quem pretende jogar. Confira abaixo todos os recursos que o monitor oferece:

  • Tamanho da tela:: 25 polegadas LED
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Motion Blur
  • Dynamic Ction
  • Black Stabilizer
  • Resolução: 2560 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 21:9
  • Tempo de resposta: 1ms
  • Taxa de atualização: 75Hz
  • Contraste: 1000:1 
  • Brilho: 250 cd/m²
  • Alto-falantes: Não
  • Base ajustável: Sim (-5°/+20°)
  • Compátivel com suportes VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4  e 1x 3.5mm Audio Jack
  • Split Screen 2.0
  • Compatibilidade: Mac e Windows
  • Peso: 4 kilos (com suporte)
  • Smart Energy
  • Tamanho: 24″ x 11,3″ x 2,2″ (Largura x Altura x Profundidade)

Como você pode notar, o monitor é bem completo e oferece resursos muito bons para quem que jogar. O monitor foi lançado em 2016, mas devido seu sucesso com o público, ele ainda está no mercado. Muito desse sucesso vem da sua versatilidade, pois ele consegue ser um bom monitor gamer, como também um bom monitor para quem trabalha, principalmente com edição de imagens, por exemplo.

Full HD em um Led envolvente

Com uma tela de 25 polegadas e uma proporção de imagem de 21:9 em LED, a experiência do Ultrawide se torna muito envolvente, principalmente pelas dimensões associadas a qualidade da tela, por exemplo.

Além disso, o LG 25UM58G utiliza um painel com tecnologia IPS (In-plane Switching), com isso temos o que há de melhor em fidelidade de cores e ângulos de visão. O benefício desse painel são imagens definidas, vividas e com excelente nitidez. Se você esta usando o monitor para jogar ou para editar suas fotos e vídeos para mídias sociais, sabe o quanto isso faz diferença.

Entretanto, não podemos deixar de falar sobre um problema, ou melhor dizendo, uma característica da tecnologia IPS. O IPS Glow. Essa característica acontece devido ao escape de luz nas extremidades ou cantos de uma tela LCD (VA, IPS ou TN). É normal da tecnologia, que utiliza um painel com luzes que iluminam outras camadas de painéis LCD para formar a imagem que vemos. pode apresentar caso utilize o monitor em ambientes e cenas escuras.

No caso, pode ser pouco, ou muito, não é considerado defeito, e sim, característica da tecnologia. Vale ressaltar que as chances disso acontecer são baixas, portanto não tome essa característica como definitiva na hora de comprar seu monitor, pois como dissemos anteriormente, o IPS é um beneficio incrível para quem vai jogar.

No que se diz respeito a taxa de brilho, o monitor segura a onda com características satisfatórias, atendendo ao gamer menos exigente. Com uma taxa de 50cd/m2 o monitor proporciona um nível de brilho que permite usar o monitor em ambientes bem iluminados sem reflexos, ou sem incomodar os olhos, por exemplo.

Falando do contraste, aqui o monitor fica devendo, pois poderia ser melhor. A tecnologia Black Stabilizer, permite que você visualize mais detalhes em cenas e imagens escuras, aumentando o alcance dinâmico das cores monocromáticas (do cinza ao preto). O contraste fica devendo, mas não é de todo ruim e nem atrapalha a experiência, pois o Black Stabilizer balanceia o contraste.

Ademais qualidade de cores e ângulos de visão é o que torna mo monitor tão atraente. Reproduzindo 99% da gama sRGB, a mais utilizada para reproduzir cores reais e se torna uma das coisas mais legais na hora de jogar. Com ângulos de visão 178º/178º, mantendo cores fiéis independente da angulação que observar as imagens.

Por fim, como um monitor gamer de entrada, conta com taxa de atualização 75hz, baixo input lag e tempo de resposta de 1ms MBR ativo, o que é importantíssimo para determinado tipo de jogo. Como você pode ter notado, temos um monitor muito completo aqui.

Funcionalidades para quem joga e trabalha no PC

Como sabemos, o jogador que escolhe o PC tem muito mais possibilidades de customização do que o jogador de console. No caso dos monitores, não é diferente, pois você tem alguns recursos customizados para as placas de vídeo.

NO caso do LG 25UM58G temos o recurso AMD FreeSync que é uma tecnologia de sincronização entre a placa de vídeo AMD com os frames do monitor. O recurso, diminui os cortes na tela (Screen tearing), comuns em jogos rápidos como FPS e MOBA, por exemplo.

Entretanto, vale ressaltar que para aproveitar essa função, você deverá ter uma placa de vídeo AMD e um computador potente o suficiente rodar jogos acima de 75FPS. Um detalhe negativo é que como o monitor não tem entrada DisplayPort, ele não é compatível com placas Nvidia, infelizmente.

Com o Split Screen 2.0 voce pode dividir a tela varias, podendo fazer multitarefas. Também temos a tecnologia PIP. Tudo isso pode ser configurado via On Screen Control, menu completo e de fácil customização.

Design e beleza

Para finalizar vamos falar da beleza, design e praticidade do LG 25UM58G. O monitor é bem construído, com um plástico de ótima qualidade. Com a tela desligada ou ligada, você tem bordas mínimas e bem discretas, o que torno o LG 25UM58G um item que agrega beleza ao ambiente.

O monitor conta com um suporte, entretanto ele é básico. Não conta com ajuste de altura, ou rotação sendo possível apenas ser reclinável em um ângulo ainda pequeno. A base é de plástico imitando um black piano, sem parafusos ou encaixes aparente.

Nesse ponto, temos um fator negativo, pois caso precise de mais agilidade, vai ter de adquirir um suporte adequado ao monitor.

Ademais, no plano traseiro do LG 25UM58G, temos 2 entradas HDMI, o que se mostra pouco, até mesmo para quem vai jogar, pois você só vai poder conectar apenas 2 consoles. Como dissemos anteriormente, o monitor não tem saída de som, mas para compensar ele tem saída para cabos P2, o que não oferece muita qualidade, mas é uma opiçao para quem que conectar dispositivos de som.

Por fim, temos a fonte, conectada diretamente ao monitor, com um bom comprimento, você pode conectar o monitor a uma distancia considerável da tomada.

Resumo

Se você esta procurando uma nova experiência em termos de tela para seu console em uma tela Ultrawide e não esta com muita grana para gastar, o LG 25UM58G é um monitor com ótimo custo beneficio. Com diversos recursos importantes para quem vai jogar, fora do ambiente 4k, o monitor é muito completo.

O LG 25UM58G é um monitor extremamente confiável, não tendo índices consideráveis de reclamações em sites especializados. No Brasil o monitor é vendido com 12 meses de garantia total, e conta com toda a rede de assistência da LG.

Na minha opinião os maiores problemas do monitor são suas conexões HDMI e de saída de áudio limitadas, junto com seu suporte que não oferece uma ergonomia legal. Um monitor extremamente completo, com uma boa construção e um preço honestíssimo.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio