REVIEW | Aeterna Noctis | Uma aventura cheia de metroidvania

Se tem um estilo que cada vez vem sendo mais abordado nos games de aventura, é o Metroidvania e isso é algo bem compreensível, já que nesse estilo, temos o melhor de dois universos. É com essa premissa que Aeterna Noctis chega as mãos dos gamers.

O jogo da Aeternum Game Studios chega cheio de aventura e com o estilo metroidvania transparecendo em cada canto do jogo, mas mesclando tudo em uma aventura cativante e bastante divertida. Confira abaixo nossas impressões do jogo os pontos que mais nos chamou a atenção em Aeterna Noctis.

  • Jogo: Aeterna Noctis
  • Desenvolvedora: Aeternum Game Studios
  • Publisher: Aeternum Game Studios
  • Lançamento: 15 de dezembro de 2021
  • Número de Jogadores: Single Player
  • Gênero: Plataforma / Aventura
  • Plataformas: Xbox Series X, PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows, PlayStation 5, Xbox One,

Uma aventura épica em um mundo fantástico

Com uma historia cheia de fantasia e momentos épicos, Aeterna Noctis esta situado em um mundo cheio de fantasia aonde é contada a história do Rei das Trevas. Depois de diversos problemas causado pelo tirano, os habitantes do reino resolvem se voltar contra seu criador, um Deus supremo chamado Caos. Entretanto as coisas não vão ser faceis, e ele decide entrar em ação contra o levante de seus suditos.

Ademais, Irritado com o engano de seus governantes nomeados, ele condena o Rei das Trevas e Rainha da Luz à guerra eterna, gerando uma era de agonia e ódio sobre o mundo. Nesse momenta entra você como protagonista, e agora deve encontrar uma maneira de encerrar a batalha para trazer unidade a um mundo dividido e devastado pelas guerras.

Para conhecer essa historia, nos vamos nos aventuras por 16 fases, lembrando que o jogo não conta com uma trama linerar, portanto você pode tomar a direção que quiser a qualquer momento. Além disso, para corroborar a historia Aetrna Noctis conta com diversas missões paralelas, que vao ajudar no entendimento da historia principal.

O game esta legendado em PT-BR, sendo que as cenas em CG tem uma narração com algo próximo ao português brasileiro, mas com um sotaque bem puxado para algo que eu não consegui entender. Não sei se foi algo proposital ou apenas uma limitação da interpretação, de qualquer maneira, o diferente acabou agradando de uma maneira inusitada.

Um pouco de cada jogo pra formar um jogo só

Quando começamos a jogar Aeterna Noctis percebemos que a desenvolvedora não se intimidou a pegar o melhor de alguns games do estimo metroidvania, como Hollow Knigh ou Ori, por exemplo. Inclusive, no caso do primeiro exemplo, alguns gráficos e cores usadas, nos remetem diretamente ao jogo do bichinho de chifres, mas felizmente, não é nada que tire a identidade de Aeterna Noctis.

Diferente de games que focam diretamente na exploração de mapas, ou na aquisição de novas habilidades que vão ajudar você a superar inimigos ou acessar novas localidades dentro do mapa, Aeterna Noctis vai exigir tudo isso de você na mesma medida.

Todos esses elementos juntos deixam o game com uma característica bastante própria, e quando você começa a se lembrar de que já usou determinada técnica em outro jogo, você é levado a uma nova característica totalmente nova que faz com que a jogabilidade tome um novo rumo. Com isso temos um game que tem uma alta ênfase na diversidade, mas mantendo as características de um estilo tão peculiar, como o metroidvania.

A exploração é ponto crucial no jogo, e em muitos momentos você vai precisar se guiar as cegas. os mapas são adquiridos através de um vendedor, mas não se iluda, ele não vai entregar tudo de mão beijada. Na verdade esse se mostrou um ponto negativo do jogo, pois parece que a aquisição dos mapas foi dificultada de propósito.

Você tem dificuldade de se localizar no mapa por não ter um mapa, e também não consegue localizar o vendedor de mapas no mapa para comprar um mapa. Com isso a exploração ficou bem demorada, e muitas vezes até frustrante, algo que deveria ser dificultoso até um certo ponto do jogo. Esse é um ponto negativo, pois acaba por deixar o game bastante repetitivo, pois se você não se atentar, vai passar pelo mesmo local diversas vezes.

Inimigos e plataformas

Aeterna Noctis é um game que vai colocar você a prova de diversas maneiras a todo tempo, e isso é uma das coisas mais legais do game, pois acaba por tornando o desafio mais diversificado. Você vai ser desafiado nos mapas para transpor as plataformas e labirintos do jogo. Nesse ponto, principalmente pela falta de um mapa que o ajude a se situar e principalmente a não repetir os mesmos locais, por exemplo.

Nesse ponto o game vai exigir uma certa habilidade, principalmente conforme você vai avançando no jogo. A curva de dificuldade é bem balanceada, mas mesmo assim em alguns pontos, jogadores menos familiarizados podem se frustrar, mas não é nada que algum treino não resolva.

Assim como em outros games do estilo, os cenários são cheios de espinhos e superfícies danosas ao jogador. nada inovador, essa mecânicas já vem sendo usadas em outros jogos, e encontrou a medida certa em Hollow Knight. Não ha nenhum problema nisso, mas temos de deixar isso claro aqui.

Ademais, Aeterna Noctis tem um bom sistema de câmeras, e isso acaba ajudando um pouco. Você vai poder ver adiante no mapa, e isso ajuda muito na hora de tomar uma decisão, e também acaba deixando o game com um aspecto mais estratégico. Você deve usar isso com frequência.

Particularmente achei o game menos difícil que Hollow Knight, isso muito em parte devido aos controles que me parece um pouco mais suaves, com uma jogabilidade mais amistosa. Não que o jogo não seja difícil, muito pelo contrário, a morte vai estar acompanhando você a todo momento.

E quando isso acontecer, assim como no game que citamos acima, para não perder partes de seu avanço, você vai precisar retornar ao local aonde você morreu para recuperar sua alma, e consequentemente os itens que ela carrega. Morrer novamente antes disso, resulta na perca definitiva dos itens que estavam na sua posse. Nada de novo aqui, e novamente um ponto que nos remete diretamente a formula já conhecida.

Eu realmente esperava que nesse ponto, Aeterna Noctis pudesse trazer algo de novo, ou ao menos incrementasse de alguma maneira essa formula, entretanto tudo continua e é como sempre foi. Não foi dessa vez que o sistema de morte e ressureição ganhou um aspecto novo. A chance era boa.

Ademais, no sistema de evolução do nosso protagonista também não houve espaço para inovações. Ainda continuamos com nossos conhecidos pontos de experiência que são ganhos conforme avançamos sobre inimigos e consequentemente, utilizamos esses pontos na nossa arvore de habilidades.

Vale ressaltar aqui que temos uma vasta possibilidade de evoluir nosso personagem. As diversas opções são bem diversificadas e permite que você desenvolva algumas formas de jogo. Além disso temos o ganho de dinheiro no game, que pode ser usado para comprar itens que também agregam poderes e habilidades ao nosso sombrio protagonista.

Uma experiência memorável

Com uma progressão não linear e uma sensação de liberdade que faz com que o jogador tome diversas decisões sobre o que e quando fazer, Aeterna Noctis é uma experiência que marca o jogador de diversas maneiras, mas sem duvida a progressão é o ponto forte da gameplay.

Desvendar os mistérios dos 16 níveis do jogo, e a cada um deles, agregar novas habilidades ao personagem é uma experiência que diverte e captura o jogador, principalmente a gamer mais dedicado. A desenvolvedora fez o trabalho de casa e desenvolveu o game com universos particulares e inimigos carismáticos dentro de cada nível.

Perambular por cada nível e descobrir novos personagens e cenários extremamente detalhados é uma experiência de encher os olhos. O game tem uma sensação de profundidade muito boa, sempre primando por artes movimentadas ao fundo. Tudo isso envolto em uma atmosfera sombria, e solitária. De uma maneira estranhamente metódia, o game tem uma atmosfera extremamente sublime e ameaçadora.

Sonoramente falando, Aeterna Noctis mantem o que já conhecemos do estilo, com uma mescla de música clássica alternando para musicas mais agitadas quando vamos enfrentar inimigos pontuais. Essas músicas também colocam o jogador em um ambiente de misantropia, o que é muito bom, pois você vai precisar de muita atenção para ir adiante nos desafios do game.

Vale ressaltar que a trilha sonora do game já esta disponível nos principais serviçoes de streaming de música, portanto não deixe de conferir esse belo trabalho. Confira a trilha via Spotfy.

Aeterna Noctis – Vale a Pena

Definitivamente Aeterna Noctis é um game que vale a pena, pois é recheado de boas opções em todos o quesitos. Com boa leve e direta, o game consegue ter um bom balanceamento entre dificuldade e técnica. A curva de dificuldade é bem balanceada e não pune o jogador.

Graficamente falando o game é um primor, e mostra todo o cuidado da desenvolvedora com os menores detalhes. O game tem uma vasta variedades de ambientes, todos eles recheados de inimigos únicos, mostrando que a desenvolvedora trabalhou arduamente no desenvolvimento do universo do game. Junte a isso um bom trabalho sonoro e músicas marcantes.

Aeterna Noctis poderia ter melhorado alguns aspectos da sua jogabilidade, como por exemplo a forma que você volta a vida de pois de morrer, ou até mesmo otimizar sua arvore de habilidades, entretanto nada disso atrapalha a experiência do jogador. A desenvolvedora decidiu pisar em terreno firme do inicio ao fim do jogo, e não podemos julga-los por isso.

Dentro do carismático estilo metroidvania Aeterna Noctis é mais um grande game, e mesmo sem inovar, consegue ser uma grande opção dentro do estilo. Se você curte um bom game, com um desafio balanceado e cheio de identidade, pegue seu controle e venha saltitar pelo universo de Aeterna Noctis.

Review | Aeterna Noctis

Gráficos - 85%
Jogabilidade - 80%
Diversão - 80%
Som - 80%
Dificuldade - 80%
Fator Replay - 75%

80%

Dentro do carismático estilo metroidvania Aeterna Noctis é mais um grande game, e mesmo sem inovar, consegue ser uma grande opção dentro do estilo. Se você curte um bom game, com um desafio balanceado e cheio de identidade, pegue seu controle e venha saltitar pelo universo de Aeterna Noctis.

User Rating: No Ratings Yet !
The following two tabs change content below.
Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *