A Capcom disponibilizou a tão esperada demo jogável de Resident Evil 4, intitulada Chainsaw Demo. O conteúdo foi disponibilizado durante o Showcase da desenvolvedora, que aconteceu no último dia 9 de março. Vale ressaltar que o conteúdo não tem data para expirar, e pode ser baixado nos consoles para PS4, PS5 e XSSX. Infelizmente a demo não foi disponibilizada para os donos de XBO.
O retorno de Resident Evil 4 é aguardado e solicitado a muitos anos pelos fãs, e muita expectativa está sendo depositada no jogo, e não é para menos, estamos falando de um dos games mais populares da franquia. Mas agora, essa espera esta no passado, o lançamento do game está prestes a acontecer, e com a Capcom disponibilizando a demo, podemos ter uma ideia do que esperar do game.
Terror e Suspense
Iniciamos o game com as configurações de costume das demos da franquia. Podemos ajustar diversos aspectos do game, e já começamos com uma pequena cena introdutória que esta nos moldes de RE7 e RE8. Assim que tomamos o controle de Leon, percebemos o quanto o game esta diferente, em todos os aspectos.
Estamos diante de um game dublado. A princípio, não temos uma dublagem tão inspiradora como a que temos em Resident Evil Village, mas ainda, sim, o trabalho é de ótima qualidade. Durante a demo, percebemos que falta um pouco de entrega, principalmente nos momentos mais tensos, mas só conseguiremos ter uma ideia mais concisa sobre a dublagem, quando estivermos com o game completo, e jogado até o fim, claro.
O clima está muito mais sombrio e com um ar noturno bastante intimidador. A floresta onde iniciamos a jornada tem muito pouco haver com o game original. A riqueza de detalhes é imensa, e até mesmo o trajeto está diferente. Logo de cara percebemos que Leon tem um comportamento muito mais humano, com limitações entre correr e parar, por exemplo.
Apesar de a câmera ser totalmente diferente, a ambientação lembra muito o clima de Resident Evil Village, e isso ficou bem legal, pois o clima está pesado, tenso, como um bom game de terror deve ser.
Quando entramos na casa, percebemos o quanto o game está realmente diferente. O ambiente está com mais cômodos, com uma arquitetura totalmente diferente, e em nada lembra a casa do game original. E mesmo quando chegamos naquele momento inesquecível, somos surpreendidos por um acontecimento que em nada lembra o jogo anterior. Isso é muito legal, pois por mais que tenhamos a sensação de já ter feito algo antes, somos surpreendidos com um acontecimento totalmente inédito.
Resident Evil 4 é um game que abusa dos ambientes escuros para criar um clima ameaçador, mesmo nos locais mais iluminados, as partes escuras acabam criando um clima de constante ameaça, você não vai se sentir a vontade no jogo por muito tempo. O game apresenta, ao menos nesse início de jogo, um belo sistema de iluminação, algo que só seria possível com o advento dos novos consoles. O Ray Tracing melhora a iluminação geral de áreas específicas e reflexos como vimos em Resident Evil Village, ou seja, está tudo muito bem feito.
Mirar com a arma está mais difícil, exigindo mais atenção do jogador, além disso, quando somos agarrados por algum inimigo, podemos usar nossa faca para nos livrar do ataque. Vale ressaltar que o game conta com assistência de mira, que ajudará quem procura uma experiência mais casual.
Chegando no vilarejo, temos um contato mais real com o jogo, pois o local fica infestado de inimigos, e ainda temos o inimigo que dá nome a demo. Confesso que nessa parte esperava um pouco mais de dificuldade, pois conseguir ficar correndo de um lado para o outro sem levar dano algum. Os inimigos estão bem mais reais, mas o comportamento ainda é lento e previsível, e algumas mecânicas de combate do game original, ainda podem ser usadas perfeitamente no jogo.
De qualquer forma, a Chainsaw Demo acaba ao toque do sino que recolhe os Granados, isso com cerca de 10 / 15 minutos de jogo. Mesmo sendo bem curta, podemos ter uma ideia mínima do que esperar do Resident Evil 4, e eu só fique mais ancioso.
Resident Evil 4 será lançado em 24 de março de 2023 para PS4, PS5, XSSX e PC