- Antes de qualquer coisa, é preciso entender que Pokémon Scarlet e Pokémon Violet são jogos diferentes, com diferenças cruciais nos pokémons que podem ser adquiridos e nos nomes de localidades e alguns personagens. Esse guia foi feito principalmente para o jogo Pokémon Scarlet, mas pode ser usado integralmente para a versão Pokémon Violet, apenas precisando se atentar ao nome diferente de alguns personagens, localidades e pokémons.
- Depois de escolher o idioma do jogo, terá de escolher a aparência do seu personagem. Poderá jogar como um garoto ou uma garota, o sexo e a aparência não importam para a aventura, então escolha o que for do seu agrado. Também poderá comprar vestimentas e acessórios no decorrer do jogo, incluindo muitos cosméticos. A roupa do seu personagem também não interfere em seu desempenho, sendo puramente cosmético.
- Eu recomendarei o Sprigatito como pokémon inicial e alguns pokémons para colocar no seu time principal, mas não se sinta obrigado a seguir 100% das minhas dicas. O jogo é amplo e possui centenas de possibilidades diferentes. Há muitas estratégias que funcionam, e sempre que possível irei indicar pokémons recomendados para cada batalha difícil. Fique à vontade para usar seus pokémons preferidos e se divirta.
- O jogo é mundo aberto, e não tem uma ordem fixa de acontecimentos depois que conhecemos a Academia Naranja / Uva. Você pode explorar à vontade, e ir para onde quiser quando quiser. Eu recomendo uma ordem que considero fácil e rápida para fazer tudo, mas sinta-se à vontade para experimentar uma ordem diferente, se assim quiser.
- Cada versão do jogo, Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, possuem pokémons específicos. Isso quer dizer que não será possível capturar todos os pokémons no seu jogo. Para obter todos os pokémons, será preciso efetuar diversas trocas online com outros jogadores, que tenham os pokémons da outra versão do jogo. O mesmo vale para diversos pokémons que são únicos e exclusivos, como os pokémons iniciais, que não podem ser capturados de nenhuma forma, precisando ser trocados com outros jogadores. Isso quer dizer que, sem acesso a internet, não poderá capturar todos os pokémons. Para os que podem ser capturados, siga o guia.
Sem mais delongas, vamos para o detonado:
South Province Area One
Seja bem-vindo ao guia completo de Pokémon Scarlet daqui da Games Ever! Vamos juntos explorar a região de Paldea e capturar todos os pokémons! Começaremos nossa aventura por Paldea na região conhecida como South Province Area One. Nosso protagonista mora em um pequeno vilarejo chamado Cabo Poco.
Cabo Poco
Começamos a aventura em nosso quarto. Desça as escadas e siga para a esquerda para falarmos com a mãe do protagonista. Pouco depois, receberemos a visita do Sr. Clavell.
Sr. Clavell é o diretor da Academia Naranja. Um apaixonado por pokémon, Clavell administra a maior instituição de ensino preparatória sobre pokémons de toda a região de Paldea, que se chama Academia Naranja na versão Scarlet, ou Academia Uva, na versão Violet. Ele observa e seleciona seus alunos com muita atenção, sempre atento ao seu potencial.
Enquanto o Sr. Clavell conversa com a mãe do protagonista, suba as escadas e pegue a sua mochila e seu chapéu na sua cama. O único item que você possui no momento é o Adventure Guide, que ensina coisas importantes sobre o jogo. Desça as escadas, fale com o Sr. Clavell e então saia de casa. Será apresentado ao protagonista os pokémons iniciais do jogo, mas não precisamos escolher agora. Receberá o Rotom Phone, o celular do jogo. Esse celular possui diversas funções úteis, como o mapa. Você pode abrir o mapa agora, pressionando Y, e se acostumar com os arredores.
Começamos a nossa aventura no extremo sul de Paldea, em uma área chamada Cabo Poco, que fica em South Province Area One. Vá até os fundos da casa, e encontrará 1 Potion, um item que recupera a vida de seu pokémon. Ao sul da casa, perto da cerca, encontrará 1 Antidote, um item que cura veneno. Há outro item atrás da cerca, mas não podemos alcançá-lo agora. Vá para o norte da casa para pegar 1 Poké Ball entre os arbustos. Esse item serve para capturarmos pokémons, como descobriremos em breve. Agora siga a estrada na direção leste. Antes de subir as escadas, vá para a esquerda e pegue 1 Poké Ball entre os arbustos. Suba as escadas, e verá uma cena em que conhecerá a Nemona.
Nemona é uma aluna da Academia Naranja. Ela é uma treinadora pokémon e presidente do conselho de classe da Academia. Ela é da mesma classe que o protagonista, 1-A, então seremos melhores amigos em pouco tempo. Nemona ama batalhas pokémons, e sonha em ser a melhor treinadora do mundo. Ela já derrotou todos os Ginásios Pokémons e venceu a Liga Pokémon, se tornando uma Campeã Pokémon. A Nemona será nossa maior amiga e nossa principal rival.
Depois das apresentações, teremos de escolher nosso pokémon inicial. Podemos escolher entre o Sprigatito, o pokémon do tipo grama, o Fuecoco, pokémon do tipo fogo, e o Quaxly, pokémon do tipo água. Antes de uma escolha tão difícil e importante, precisamos conhecer melhor cada um deles:
001 – Sprigatito é um pokémon do tipo Grama. Ele começa com os movimentos Leafage, Scratch e Tail Whip. No nível 7, ele aprende Bite. No nível 10, ele aprende Hone Claws. No nível 13, ele aprende Magical Leaf. No nível 15, ele aprende Quick Attack. No nível 16, ele evolui para Floragato.
004 – Fuecoco é um pokémon do tipo Fogo. Ele começa com os movimentos Ember, Leer e Tackle. No nível 7, ele aprende Round. No nível 12, ele aprende Bite. No nível 15, ele aprende Incinerate. No nível 16, ele evolui para Crocalor.
007 – Quaxly é um pokémon do tipo Água. Ele começa com os movimentos Growl, Pound e Water Gun. No nível 7, ele aprende Work Up. No nível 10, ele aprende Wing Attack. No nível 13, ele aprende Aqua Jet. No nível 16, ele evolui para Quaxwell.
Como pode ver, cada pokémon possui suas forças e suas fraquezas, não sendo possível escolher o melhor de todos, mas eu recomendo que escolha o Sprigatito. Eu, pelo menos, escolherei o Sprigatito, e vou basear minhas estratégias nesse pokémon, mas pode escolher aquele que preferir. A Nemona irá escolher um pokémon de um tipo fraco contra o seu, então, se escolher o Sprigatito, ela escolherá o Quaxly, por exemplo. Após a escolha, a Nemona nos desafiará para uma batalha pokémon. Mas antes, vá para o fundo da casa e encontrará 1 Antidote. Ao norte, perto de uma árvore, pegue 1 Potion, então vá para o sul e pegue mais 1 Potion do outro lado das escadas. Agora desça as escadas e siga a praia para o sul para encontrar 1 Poké Ball. Siga a praia para o norte até o final e pegue 1 Potion atrás de uma pedra. Há um caminho de terra a oeste que leva a um beco sem saída contendo 1 Poké Ball. Agora volte para a praia e fale com a Nemona. Será a nossa primeira batalha pokémon.
- Oponente: Pokémon Trainer Nemona
- Pokémons: Quaxly lv. 5
- Recompensa: 300 $
A primeira batalha é bem simples, pois é um tutorial. Seu pokémon inicial já começa no nível 5 e com três movimentos, sendo um deles um ataque especial do mesmo tipo do seu pokémon. Sprigatito, por exemplo, começa com o ataque especial Leafage, do tipo grama. Como o Quaxly é um pokémon do tipo Água e o tipo Água é naturalmente fraco contra ataques do tipo Grama, então use Leafage contra ele, pois esse ataque causa dano do tipo Grama, o que é super efetivo contra Água, ou seja, causa dano dobrado. Isso vale para qualquer pokémon inicial. Lembre-se: Grama é super efetivo contra Água, Água é super efetivo contra Fogo, e Fogo é super efetivo contra Grama. Com a vitória, seu pokémon evoluirá ao nível 6.
Receberemos o Pokédex, uma enciclopédia pokémon onde ficam armazenadas todas as informações úteis sobre os pokémons da região. Usaremos muito esse aparelho ao longo da nossa aventura! Agora suba as escadas e saia da casa da Nemona para encontrar a mãe do protagonista. Irá receber um Sandwich e 5 Potions. Siga a Nemona pela estrada ao norte.
Poco Path
Nemona irá nos dar 5 Poké Balls e nos ensinará a capturar novos pokémons. Como parte do tutorial, iremos enfrentar um Lechonk. A estratégia para capturar um pokémon é bem simples. Cause um pouco de dano no pokémon para feri-lo, mas tome cuidado para não matar o pokémon! Após causar algum dano (quanto menos vida ele tiver, melhor), pressione X e lance uma Poké Ball. Haverá alguma chance de ele escapar, mas quanto menos vida ele tiver, maior a probabilidade de dar certo. Lance Poké Balls até capturar o pokémon pretendido. Cada pokémon capturado acrescenta as suas informações no Pokédex. Nosso objetivo será capturar todos os pokémons de todas as regiões para completar o Pokédex. Nem todos os pokémons podem ser capturados na versão Scarlet, alguns são exclusivos da versão Scarlet e outros são exclusivos da versão Violet, mas eu darei mais informações sobre isso conforme avançarmos. Nemona nos dará mais 10 Poké Balls. Agora, vamos falar sobre os pokémons disponíveis nessa área:
010 – Lechonk é um pokémon do tipo Normal. Ele começa com os movimentos Tackle e Tail Whip. No nível 5, ele aprende Disarming Voice. No nível 8, ele aprende Echoed Voice. No nível 12, ele aprende Mugshot. No nível 15, ele aprende Covet. No nível 17, ele aprende Dig. No nível 18, ele evolui para Oinkologne.
012 – Tarountula é um pokémon do tipo Inseto. Ele começa com os movimentos String Shot e Tackle. No nível 5, ele aprende Struggle Bug. No nível 8, ele aprende Assurance. No nível 11, ele aprende Feint. No nível 14, ele aprende Bug Bite. No nível 15, ele evolui para Spidops.
016 – Hoppip é um pokémon do tipo Grama e Voador. Ele começa com os movimentos Splash e Tackle. No nível 4, ele aprende Tail Whip. No nível 6, ele aprende Absorb. No nível 8, ele aprende Fairy Wind. No nível 10, ele aprende Poison Powder, Sleep Powder e Stun Spore. No nível 12, ele aprende Bullet Seed. No nível 15, ele aprende Synthesis. No nível 18, ele evolui para Skiploom.
035 – Scatterbug é um pokémon do tipo Inseto. Ele começa com os movimentos String Shot e Tackle. No nível 6, ele aprende Stun Spore. No nível 9, ele evolui para Spewpa.
Ande pela área até conseguir capturar pelo menos um de cada. Vale mencionar que alguns desses pokémons estarão voando ou nas árvores, mire neles com ZL e pressione ZR para arremessar a Poké Ball neles, nessas condições. Recomendo que capture pelo menos um de cada pokémon que encontrar, pois nosso objetivo é completar o Pokédex. Você não precisa capturar todos no primeiro momento, claro, encontrará esses pokémons diversas vezes no decorrer do jogo. Caso queira recuperar seus pokémons, volte para casa, Your House, e fale com a mãe do protagonista para recuperar todo o HP do grupo automaticamente. Além disso, sempre que ver brilhos no chão, são itens aleatórios. Pegue os itens que encontrar, pois podem ser bem úteis, até mesmo raros.
Então, volte para a Nemona, para servir como referência de localização. Do lado esquerdo do caminho, atrás de uma pedra, encontrará 1 Potion. Mais adiante, pegue mais 1 Potion nos arbustos. Do lado direito, encontrará 1 Poké Ball. Mais adiante, do lado esquerdo, pegue mais 1 Potion. Em uma parte alta ao norte, pegue 1 Poké Ball. Ainda mais ao norte, atrás de uma árvore, pegue 1 Super Potion, uma versão melhorada da Potion. Volte para a estrada e siga para o leste. Do lado esquerdo da estrada, pegue 1 Revive sobre a pedra. Esse item revive um pokémon caído em batalha. Do lado direito da estrada, pegue 1 Antidote perto da cerca. Siga para o leste, e encontrará 1 Potion. Antes de seguir a estrada, vá reto para leste e pegue 1 Revive à esquerda, 1 Paralyze Heal à direita (esse item cura paralisia do seu pokémon) e mais 1 Revive ao final, entre as árvores. Aqui nesse trecho, poderá encontrar novos pokémons para capturar aqui:
019 – Fletchling é um pokémon do tipo Normal e Voador. Ele começa com os movimentos Growl e Peck. No nível 5, ele aprende Quick Attack. No nível 10, ele aprende Ember. No nível 15, ele aprende Flail. No nível 17, ele evolui para Fletchinder.
022 – Pawmi é um pokémon do tipo Elétrico. Ele começa com os movimentos Growl e Scratch. No nível 3, ele aprende Thunder Shock. No nível 6, ele aprende Quick Attack. No nível 8, ele aprende Charge. No nível 12, ele aprende Nuzzle. No nível 15, ele aprende Dig. No nível 18, ele evolui para Pawmo.
Nesse momento, seu time deve estar repleto. Só poderá levar até seis pokémons no seu time, que são os pokémons que podem participar das batalhas e receber experiência. Os demais pokémons capturados ficam no Boxes. Pressione X e abra o menu Boxes para poder trocar de pokémons sempre que quiser (não poderá fazer isso durante as batalhas). Mantenha apenas seus pokémons preferidos, ou os que quiser evoluir, no seu time principal.
Volte para a estrada e siga para o norte. Verá uma cena em que o grupo ouve um grito estranho. Pegue 1 Ether do lado esquerdo, esse item cura PP do pokémon. Siga primeiro para oeste, e pegue 1 Potion perto da árvore, depois mais 1 Potion mais adiante e 1 Ether ao final. Volte para a estrada e vá para a parte quebrada da cerca. Veremos um pokémon estranho na praia lá embaixo. Ocorrerá, então, um acidente, e iremos parar lá embaixo. Aproxime-se do pokémon caído e dê a ele o seu Sandwich. O pokémon misterioso irá se recuperar e entrar em uma caverna, vá atrás dele.
Inlet Grotto
Ao entrar na caverna, vire à direita e desça pela margem junto à água para pegar 1 Poké Ball. Siga em frente pela caverna e a Nemona irá nos encontrar. Pegue 1 Potion à esquerda e continue seguindo o pokémon misterioso, enquanto ele destrói algumas pedras. Aqui nessa caverna, poderá capturar novos pokémons:
027 – Yungoos é um pokémon do tipo Normal. Ele começa com o movimento Tackle. No nível 3, ele aprende Leer. No nível 7, ele aprende Payback. No nível 10, ele aprende Sand Attack. No nível 13, ele aprende Work Up. No nível 19, ele aprende Bite. No nível 20, apenas durante o dia, ele evolui para Gumshoos.
148 – Diglett é um pokémon do tipo Terra. Ele começa com os movimentos Sand Attack e Scratch. No nível 4, ele aprende Growl. No nível 8, ele aprende Astonish. No nível 12, ele aprende Mud Slap. No nível 16, ele aprende Bulldoze. No nível 20, ele aprende Sucker Punch. No nível 24, ele aprende Slash. No nível 26, ele evolui para Dugtrio.
Pegue 1 Poké Ball à esquerda, depois 1 Potion perto do pilar e continue. Mais adiante, verá uma descida do lado direito que leva a um beco sem saída contendo 2 Poké Balls. Volte e suba, e siga o pokémon misterioso para ver uma cena curta. Siga pelo lado esquerdo para encontrar 1 Revive atrás dos pilares. Após o pokémon misterioso pulverizar mais uma pedra, terá de enfrentar um poderoso Houndoom de nível 40. Não teremos a menor chance contra ele! Ele vencerá, mas o pokémon misterioso irá nos salvar.
Nemona ficará feliz de nos ver novamente, e nos dará o TM #032: Swift, nosso primeiro TM. TMs são habilidades poderosas que podemos ensinar aos pokémons. Cada pokémon possui uma lista de TMs que podem aprender, mas saiba que eles são consumíveis, então pense bem antes de ensinar um movimento a um pokémon por TM. Haverão muitos, e poderemos fabricar mais depois, não se preocupe. Desça para a estrada e siga a estrada até o farol. Assim que chegar perto do farol, conhecerá o Arven.
Arven é um aluno da Academia Naranja. Ele é de uma turma mais velha, e um lutador experiente. Ele é fã de acampar, cozinhar e procurar ingredientes secretos para fazer sanduíches incríveis. Seu interesse mais recente está em ervas especiais, que são guardadas por pokémons terríveis conhecidos como Pokémons Titãs. Ele, por algum motivo, estava a cargo de treinar o pokémon misterioso, Koraidon.
E agora é hora da batalha!
- Oponente: Pokémon Trainer Arven
- Pokémons: Skwovet lv. 5
- Recompensa: 300 $
Skwovet é um pokémon fraco e do tipo Normal. Use ataques normais para derrotá-lo sem grandes dificuldades. Com a vitória, Arven nos dirá o nome do pokémon misterioso. Na versão Scarlet, será o Koraidon, e na versão Violet, será o Miraidon. Arven nos dará o Koraidon’s Poké Ball, ou Miraidon’s Poké Ball, dependendo da versão, e a partir de agora o pokémon misterioso, será nosso. Mas não se alegre muito, pois não poderemos usá-lo em batalha. Ele nem fará parte do Pokédex, na verdade. Assim que o Arven se for, antes de subir o farol atrás da Nemona, vá para trás do farol e encontrará 1 Revive. Agora volte e suba o farol. No topo, fale com a Nemona. Saia do farol e siga a estrada para o norte. Colina abaixo, verá um treinador a fim de lutar.
- Oponente: Youngster Elian
- Pokémons: Tarountula lv. 5
- Recompensa: 220 $
Ainda não temos nenhum ataque que tenha vantagem contra o Tarountula, então use ataques normais contra ele até derrotá-lo. Desça a colina até chegar ao rio com uma ponte. Embaixo dessa ponte, encontrará um pequeno pokémon, chamado Gimmighoul. Esse curioso pokémon não pode ser capturado nessa forma, e eles estão espalhados por toda Paldea. Ao examiná-los, conseguirá 1 Gimmighoul Coin, mas que pode ser na verdade de 1 a 10, dependendo da sorte. Ao pegar um Gimmighoul Coin, ele some, e reaparece horas depois, sempre no mesmo lugar. Assim, poderá pegar mais e mais Gimmighoul Coins, até o máximo de 999 Gimmighoul Coins, que será necessário para evoluir o Gimmighoul. Sempre pegue os Gimmighouls Coins que encontrar, e certifique-se de pegá-los novamente quando passar pelo mesmo local. Eu indicarei a localização de vários, mas não de todos. Além disso, vale a pena se atentar para alguns pokémons novos que aparecem na beira desse rio:
046 – Azurill é um pokémon do tipo Normal e Fada. Ele começa com os movimentos Splash, Tail Whip e Water Gun. No nível 3, ele aprende Helping Hand. No nível 6, ele aprende Bubble Beam. No nível 9, ele aprende Charm. No nível 12, ele aprende Slam. No nível 15, ele aprende Bounce. Com amizade alta, ele evolui para Marill.
051 – Buizel é um pokémon do tipo Água. Ele começa com o movimento Tackle. No nível 4, ele aprende Growl. No nível 7, ele aprende Soak. No nível 11, ele aprende Quick Attack. No nível 15, ele aprende Water Gun. No nível 18, ele aprende Bite. No nível 21, ele aprende Swift. No nível 24, ele aprende Aqua Jet. No nível 26, ele evolui para Floatzel.
055 – Psyduck é um pokémon do tipo Água. Ele começa com os movimentos Scratch e Tail Whip. No nível 3, ele aprende Water Gun. No nível 6, ele aprende Confusion. No nível 9, ele aprende Fury Swipes. No nível 12, ele aprende Water Pulse. No nível 15, ele aprende Disable. No nível 18, ele aprende Zen Headbutt. No nível 21, ele aprende Screech. No nível 24, ele aprende Aqua Tail. No nível 27, ele aprende Soak. No nível 30, ele aprende Psych Up. No nível 33, ele evolui para Golduck.
A cada 10 pokémons capturados ou evoluídos, o Pokédex concede um prêmio. Abra o Pokédex (pressione -) e pressione X para abrir a tela de recompensas. Caso tenha capturado ou evoluído 10 pokémons, irá receber 3 Stardusts, um item que só serve para ser vendido. Sempre olhe essas recompensas interessantes enquanto captura ou evolui novos pokémons, pois receberemos uma nova recompensa a cada 10 novos pokémons capturados. Antes de atravessar a ponte, vá para o leste e pegue 1 X Defense atrás de uma árvore. Esse item aumenta a defesa do seu pokémon mas apenas durante uma batalha. Atravesse a ponte e suba na parte alta à direita para pegar 1 Awakening, um item que desperta seu pokémon se estiver dormindo. Um pouco ao norte daqui, pegue 1 Potion, e depois 1 Poké Ball mais ao norte. Volte para a estrada e encontrará uma treinadora que podemos enfrentar.
- Oponente: Zahira the Student
- Pokémons: Lechonk lv. 5
- Recompensa: 160 $
O Lechonk dela é fraco, use golpes comuns para acabar com ele. A oeste da Zahira, há um pequeno lago, e ao redor desse lago poderá encontrar novos pokémons:
053 – Wooper (versão de Paldea) é um pokémon do tipo Venenoso e Terra. Ele começa com os movimentos Tail Whip e Water Gun. No nível 4, ele aprende Rain Dance. No nível 8, ele aprende Mud Shot. No nível 12, ele aprende Haze e Mist. No nível 16, ele aprende Slam. No nível 20, ele evolui para Clodsire.
057 – Chewtle é um pokémon do tipo Água. Ele começa com os movimentos Tackle e Water Gun. No nível 7, ele aprende Bite. No nível 14, ele aprende Protect. No nível 21, ele aprende Headbutt. No nível 22, ele evolui para Drednaw.
062 – Ralts é um pokémon do tipo Psíquico e Fada. Ele começa com os movimentos Disarming Voice e Growl. No nível 3, ele aprende Double Team. No nível 6, ele aprende Confusion. No nível 9, ele aprende Hypnosis. No nível 12, ele aprende Draining Kiss. No nível 15, ele aprende Teleport. No nível 18, ele aprende Psybeam. No nível 20, ele evolui para Kirlia.
Pegue 1 Poké Ball ao lado desse lago. Siga para oeste até a parede de pedras e pegue 1 Poké Ball. Um pouco mais ao sul, pegue mais 1 Poké Ball. Na extremidade oeste do riacho, encontrará o TM #047: Endure na cachoeira. Agora volte para a estrada e siga em frente para chegar à cidade de Los Platos.
Los Platos
Chegando na cidade, a Nemona nos chamará para apresentar o Centro Pokémon. Toda cidade possui um Centro Pokémon, um local onde podemos recuperar a vida dos nossos pokémons, comprar itens na loja, fabricar TMs usando materiais e várias outras funções online. Também poderá encontrar amigos para jogar online. Nemona nos dará 5000 LP e alguns materiais para podermos fabricar TMs. Cure seus pokémons e reabasteça seu estoque de Poké Balls e de itens curativos sempre que passar por um Centro Pokémon. Ao redor da cidade, poderá encontrar mais pokémons novos:
059 – Igglybuff é um pokémon do tipo Normal e Fada. Ele começa com os movimentos Copycat, Pound e Sing. No nível 4, ele aprende Defense Curl. No nível 8, ele aprende Sweet Kiss. No nível 12, ele aprende Disarming Voice. No nível 16, ele aprende Disable. No nível 20, ele aprende Charm. Com amizade alta, ele evolui para Jigglypuff.
076 – Fidough é um pokémon do tipo Fada. Ele começa com os movimentos Growl e Tackle. No nível 3, ele aprende Lick. No nível 6, ele aprende Tail Whip. No nível 8, ele aprende Covet. No nível 11, ele aprende Bite. No nível 15, ele aprende Baby-Doll Eyes. No nível 18, ele aprende Play Rough. No nível 22, ele aprende Work Up. No nível 26, ele evolui para Dachsbun.
South Province Area One
Agora faça o caminho de volta ao sul até a ponte que atravessa o riacho. Siga o riacho para o leste, pela margem sul, e pegue 1 Paralyze Heal. Continue seguindo o riacho até a praia, onde encontrará novos pokémons:
132 – Wingull é um pokémon do tipo Água e Voador. Ele começa com os movimentos Growl e Water Gun. No nível 5, ele aprende Quick Attack. No nível 10, ele aprende Supersonic. No nível 15, ele aprende Wing Attack. No nível 20, ele aprende Water Pulse. No nível 25, ele evolui para Pelipper.
134 – Magikarp é um pokémon do tipo Água. Ele começa com o movimento Splash. No nível 15, ele aprende Tackle. No nível 20, ele evolui para Gyarados.
136 – Arrokuda é um pokémon do tipo Água. Ele começa com os movimentos Aqua Jet e Peck. No nível 6, ele aprende Fury Attack. No nível 12, ele aprende Bite. No nível 18, ele aprende Agility. No nível 24, ele aprende Dive. No nível 26, ele evolui para Barraskewda.
288 – Wiglett é um pokémon do tipo Água. Ele começa com os movimentos Sand Attack e Water Gun. No nível 4, ele aprende Mud-Slap. No nível 8, ele aprende Wrap. No nível 12, ele aprende Aqua Jet. No nível 20, ele aprende Slam e Water Pulse. No nível 24, ele aprende Headbutt. No nível 26, ele evolui para Wugtrio.
Alguns desses pokémons estarão na água, jogue a Poké Ball neles da areia. Alguns deles aparecem mais de dia ou de noite, então talvez não apareçam todos os pokémons agora, mas fique atento sempre que encontrar um novo pokémon. A essa altura, já deverá ter mais de 20 pokémons capturados, e receberá 10 Great Balls, uma versão mais eficiente da Poké Ball. Abra o mapa e volte para Los Platos usando a viagem rápida. Poderá usar a viagem rápida para retornar rapidamente para qualquer ponto de referência, como Centro Pokémon ou outros pontos turísticos que encontraremos.
Siga pela rua da cidade e encontrará uma vendedora de sorvetes. Os sorvetes que ela vende fornecem ajudas específicas que permitem facilidade de capturar algum tipo de pokémon ou maior experiência para os pokémons, mas é temporário. Siga pela rua principal. No quintal dos fundos da segunda casa à sua direita, poderá pegar 1 Paralyze Heal. Se seguir diretamente ao sul daqui, poderá pegar 1 Antidote junto à parede de pedras. Se continuar a oeste daqui, poderá obter 1 Potion, 1 Exp. Candy XS (um item que fornece um pouco de experiência para um pokémon de sua escolha) e o TM #041: Stored Power do lado esquerdo junto às pedras. Na parte oeste da cidade, há um pequeno lago com alguns pokémons que não podem ser capturados e, atrás de um dos bancos perto do lago, encontrará o TM #085: Rest. Ainda mais a oeste, há 1 Potion na parte alta. Seguindo essa estradinha de terra a oeste de Los Platos, chegará a uma extensa área com muitos treinadores que pode enfrentar, vários itens e também muitos pokémons que podemos capturar. Traga várias Poké Balls, pois iremos precisar. Esses são os pokémons que poderão ser encontrados aqui:
029 – Skwovet é um pokémon do tipo Normal. Ele começa com os movimentos Tackle e Tail Whip. No nível 5, ele aprende Bite. No nível 10, ele aprende Stuff Cheeks. No nível 15, ele aprende Spit Up, Stockpile e Swallow. No nível 20, ele aprende Body Slam. No nível 24, ele evolui para Greedent.
031 – Sunkern é um pokémon do tipo Grama. Ele começa com os movimentos Growth e Tackle. No nível 7, ele aprende Absorb. No nível 10, ele aprende Mega Drain. No nível 16, ele aprende Razor Leaf. No nível 19, ele aprende Worry Seed. No nível 22, ele aprende Giga Drain. No nível 25, ele aprende Endeavor. No nível 28, ele aprende Synthesis. No nível 31, ele aprende Solar Beam. No nível 34, ele aprende Double-Edge. No nível 36, ele aprende Sunny Day. No nível 39, ele aprende Seed Bomb. Com o uso da Sun Stone, ele evolui para Sunflora.
038 – Combee é um pokémon do tipo Inseto e Voador. Ele começa com os movimentos Bug Bite, Gust, Struggle Bug e Sweet Scent. No nível 21, se for fêmea, ele evolui para Vespiquen.
043 – Happiny é um pokémon do tipo Normal. Ele começa com os movimentos Copycat e Pound. No nível 4, ele aprende Defense Curl. No nível 8, ele aprende Sweet Kiss. No nível 12, ele aprende Disarming Voice. No nível 16, ele aprende Covet. No nível 20, ele aprende Charm. Com o uso da Oval Stone, e apenas durante o dia, ele evolui para Chansey.
049 – Surskit é um pokémon do tipo Inseto e Água. Ele começa com o movimento Water Gun. No nível 6, ele aprende Quick Attack. No nível 9, ele aprende Sweet Scent. No nível 14, ele aprende Soak. No nível 17, ele aprende Bubble Beam. No nível 22, ele aprende Agility e evolui para Masquerain.
073 – Pichu é um pokémon do tipo Elétrico. Ele começa com os movimentos Tail Whip e Thunder Shock. No nível 4, ele aprende Play Nice. No nível 8, ele aprende Sweet Kiss. No nível 12, ele aprende Nuzzle. No nível 16, ele aprende Nasty Plot. No nível 20, ele aprende Charm. Com amizade alta, ele evolui para Pikachu.
081 – Bounsweet é um pokémon do tipo Grama. Ele começa com o movimento Splash. No nível 4, ele aprende Play Nice. No nível 8, ele aprende Rapid Spin. No nível 12, ele aprende Razor Leaf. No nível 16, ele aprende Sweet Scent. No nível 18, ele evolui para Steenee.
087 – Bonsly é um pokémon do tipo Pedra. Ele começa com os movimentos Copycat e Fake Tears. No nível 4, ele aprende Flail. No nível 8, ele aprende Rock Throw. No nível 12, ele aprende Block. No nível 16, ele aprende Mimic. Após aprender Mimic, ele evolui para Sudowoodo.
201 – Pachirisu é um pokémon do tipo Elétrico. Ele começa com os movimentos Growl e Thunder Shock. No nível 5, ele aprende Quick Attack. No nível 9, ele aprende Charm. No nível 13, ele aprende Spark. No nível 17, ele aprende Endure. No nível 19, ele aprende Nuzzle. No nível 21, ele aprende Swift. No nível 25, ele aprende Electro Ball. No nível 29, ele aprende Sweet Kiss. No nível 33, ele aprende Thunder Wave. No nível 37, ele aprende Super Fang. No nível 41, ele aprende Discharge. No nível 45, ele aprende Last Resort. No nível 49, ele aprende Thunder. Esse pokémon não possui evolução.
202 – Shroodle é um pokémon do tipo Venenoso e Normal. Ele começa com os movimentos Leer e Scratch. No nível 5, ele aprende Acid Spray. No nível 8, ele aprende Bite e Fury Swipes. No nível 11, ele aprende Switcheroo. No nível 14, ele aprende Poison Fang. No nível 18, ele aprende Flatter. No nível 21, ele aprende Slash. No nível 25, ele aprende U-Turn. No nível 28, ele evolui para Grafaiai.
Capture um de cada, e certifique-se de que o Combee seja fêmea, caso contrário, ele não irá evoluir. Saiba que alguns desses pokémons apenas aparecem de dia, e outros apenas de noite. Pachirisu é meio raro de encontrar, procure nas árvores. Se capturou todos até aqui, nesse momento deverá ter um total de 31 pokémons capturados. Depois de conseguir 30 pokémons capturados, receberá uma Thunder Stone, uma pedra de evolução que evolui alguns pokémons do tipo Elétrico, como recompensa do Pokédex. Quando terminar, volte para Los Platos. Siga em frente pela estrada de terra ao oeste e encontrará um treinador.
- Oponente: Pere the Student
- Pokémons: Azurill lv. 4 + Houndour lv. 5
- Recompensa: 160 $
Use seus ataques mais fortes contra o Azurill. Contra o Houndour, ele é do tipo Fogo e Escuro, então use um ataque do tipo Água, se tiver um pokémon que tenha esse ataque. Psyduck, Chewtle e Wiglett são exemplos de pokémons que possuem ataques do tipo Água. Por isso é bom andar com pokémons de tipos variados no grupo. Perto do Pere, pegue 1 Antidote atrás da pedra. Colina acima, a oeste, poderá pegar 1 Poké Ball e 1 Net Ball, uma versão da Poké Ball mais eficiente contra pokémons do tipo Inseto ou Água. Se subir ainda mais a colina, encontrará uma treinadora.
- Oponente: Hiker Lucia
- Pokémons: Rolycoly lv. 7
- Recompensa: 420 $
Rolycoly é do tipo Pedra, então use ataques do tipo Grama ou Água. Continue seguindo para oeste, acompanhando a parede de pedra, e pegue 1 Ether. Siga para o norte e pegue o TM #032: Swift atrás de um arbusto perto de um lago. Se seguir ao norte, encontrará 1 Heal Ball, uma versão da Poké Ball cura o pokémon que foi capturado, escondido entre os arbustos. A leste daqui, encontrará 1 Potion, e então siga para o sul para encontrar 1 Super Potion. Desça ao leste para pegar 1 Poké Ball e siga ao sul para pegar 1 Potion do lado da pedra. Siga ao sul e estará de volta para a Lucia. Desça de volta para a estrada de terra, para onde enfrentou o Pere, e pegue 1 Gimmighoul Coin atrás da placa. Mais adiante, pegue 1 Poké Ball do lado da pedra. Haverá outro treinador adiante no caminho.
- Oponente: Ruben the Janitor
- Pokémons: Gulpin lv. 5
- Recompensa: 460 $
Gulpin é um pokémon do tipo Venenoso, e os únicos ataques que são super efetivos contra ele são do tipo Terra ou Psíquico. Mas não precisa se preocupar com ele, esse é fraco e morrerá facilmente. Ao leste do Ruben, pegue 1 Poké Ball ao lado da pedra, e siga para o norte para pegar 1 Antidote perto da árvore e mais 1 Potion mais adiante. Volte para o sul até a pedra e continue ao leste para pegar 1 X Special Defense. Continue indo para o leste e pegue 1 Potion ao lado da pedra, e então vá para o norte até um laguinho. Siga para o leste e pegue 1 Paralyze Heal, então volte para oeste até a estrada de terra. Siga a estrada de terra para o norte, e quando ela virar para o leste, suba na parte alta ao norte e pegue 1 Super Potion. Siga para noroeste e irá encontrar uma treinadora pokémon.
- Oponente: Hiker Paula
- Pokémons: Slakoth lv. 7
- Recompensa: 420 $
Slakoth é do tipo Normal, fraco contra ataques do tipo Lutador, mas não deve ter ainda pokémons com esses ataques, então use seus ataques mais fortes contra ele. Volte para a estrada de terra e siga para sudeste para encontrar 1 Exp. Candy XS. A estrada de terra leva até um Centro Pokémon, mas antes, poderá enfrentar outro treinador.
- Oponente: Iker the Courier
- Pokémons: Rookidee lv. 6
- Recompensa: 552 $
Rookidee é um pokémon do tipo Voador, então ataques de Pedra ou Elétricos são super efetivos contra ele. Se tiver um pokémon com ataques desse tipo, aproveite. Ao sul do Iker, pegue 1 Poké Ball, depois vá até o Centro Pokémon próximo e cure seus pokémons e restabeleça seus suprimentos. Vê o homem de terno no Centro Pokémon? Esses homens de terno concedem prêmios interessantes se tivermos enfrentado a maioria dos treinadores daquela região. Encontrará um em cada região, então vale a pena enfrentar todos os treinadores que encontrar. Como já enfrentamos quase todos os treinadores dessa região, receberá o TM #082: Thunder Wave. O portão ao lado leva para Mesagoza, mas não se aproxime do portão ainda, temos mais o que fazer aqui. A nordeste do Centro Pokémon, há uma passagem na cerca. Passe para o lado norte da cerca e siga para o leste, acompanhando o precipício, até o final, para pegar 1 Luxury Ball, uma variante da Poké Ball que aumenta a amizade com o pokémon capturado. Agora volte e siga para leste pela parte sul da cerca, para encontrar um treinador.
- Oponente: Alberto the Worker
- Pokémons: Shinx lv. 7
- Recompensa: 644 $
Shinx é do tipo Elétrico, fraco contra ataques do tipo Terra, se tiver algum, aproveite. A leste do Alberto, encontrará 1 Revive. Volte e siga ao sul do Alberto para pegar 1 Elixir, um item que recupera PP de todos os movimentos de um pokémon. Continue seguindo ao sul, e encontrará 1 X Attack do lado da árvore. Siga para o sul até o final, acompanhando a parede de pedras, e encontrará 1 Rare Candy, um item raro que aumenta um nível do pokémon à sua escolha. Vá um pouco para oeste, acompanhando a beira do precipício, e encontrará o TM #015: Struggle Bug. Agora volte por viagem rápida para o Centro Pokémon perto do portão para Mesagoza. Ao sul do Centro Pokémon, pegue 1 Gimmighoul Coin em cima da pedra, depois pegue 1 Ether mais ao sul. Siga a estrada de terra para o leste e pegue 1 Ether atrás da árvore à esquerda. Mais adiante, encontrará um treinador no caminho.
- Oponente: Youngster Luka
- Pokémons: Chewtle lv. 5
- Recompensa: 220 $
Ataques do tipo Grama acabam com o Chewtle, que é do tipo Água. Vá para oeste e pegue 1 Poké Ball e 1 Burn Heal, um item que cura queimaduras, perto de um laguinho. Há mais uma treinadora ao longo da estrada de terra.
- Oponente: Carlota the Student
- Pokémons: Bounsweet lv. 5
- Recompensa: 220 $
Bounsweet é do tipo Grama, então use ataques do tipo Fogo ou Voador. Fletchling é perfeito, pois ele possui os dois tipos de ataques. Vá para o leste da treinadora até a parede de pedras e encontrará o TM #032: Swift. Volte para a Carlotta e siga ao sul, para encontrar 1 Potion, depois ao leste para mais 1 Potion. Continue indo para o leste e verá uma entrada de um cânion. Aqui, encontrará 1 Full Heal, que é um item que cura todos os estados negativos do pokémon, 1 Revive e o TM #031: Metal Claw. Volte para a estrada de terra e a siga na direção de Los Platos, pegando 1 Antidote à direita.
Agora sim, pegamos todos os itens, capturamos todos os pokémons e enfrentamos todos os treinadores ao redor de Los Platos, então vamos dar uma olhada no nosso time. Os pokémons que escolher para formar o seu time não interessa muito, contanto que tenha uma ampla cobertura de tipos diferentes de ataque. Isso será necessário para termos sempre uma vantagem contra os pokémons utilizados pelos nossos oponentes. Pode trocar os pokémons do seu time sempre que quiser, mas tente ter uma variedade consistente de tipos diferentes de ataque. Eu recomendo que seu grupo tenha pokémons com ataques dos tipos Grama, Voador, Lutador, Terra, Venenoso e Fada.
Grama = Ataques do tipo Grama são super efetivos contra pokémons dos tipos Água, Pedra e Terra. Se você escolheu o Sprigatito como pokémon inicial, por exemplo, estará tranquilo, pois além de ataques do tipo Grama, o Sprigatito possui também ataques do tipo Escuro, o que o torna super efetivo também contra pokémons dos tipos Fantasma e Psíquico. A versatilidade dele é muito boa, sendo peça fundamental do meu time. Mas se não tiver começado com o Sprigatito, recomendo que capture e use um pokémon do tipo Grama, como o Hoppip, Sunkern ou Bounsweet, até achar outro mais poderoso.
Voador = Ataques do tipo Voador são super efetivos contra pokémons dos tipos Grama, Inseto e Lutador. Como esses tipos são muito comuns, principalmente no início do jogo, é sempre bom ter um pokémon assim no time. Há vários pokémons que pode usar, mas eu recomendo muito que use o Fletchling. Além de ataques do tipo Voador, ele aprende ataques do tipo Fogo, que é super efetivo contra pokémons dos tipos Aço e Gelo. Se não quiser, pode considerar o Wingull ou esperar outro pokémon que goste mais.
Terra = Ataques do tipo Terra são super efetivos contra pokémons dos tipos Fogo, Elétrico e Venenoso, além de Pedra e Aço, sendo um dos mais úteis e versáteis tipos que podemos ter no nosso time. Há várias opções interessantes, mas eu recomendo o Diglett. Além de ataques do tipo Terra, o Diglett aprende também ataques do tipo Pedra, o que o torna super efetivo contra pokémons do tipo Voador, além de Fogo, Gelo e Inseto. O Wooper ou o Wiglett também podem dar conta do recado.
Lutador = Ataques do tipo Lutador são o único super efetivo contra pokémons do tipo Normal, além de Aço, Escuro, Gelo e Pedra. É um tipo muito interessante de ter no time, pela grande cobertura de tipos disponível. Não pegamos nenhum pokémon desse tipo ainda, mas fica a informação para quando adquirirmos um.
Fada = Ataques do tipo Fada são super efetivos contra pokémons dos tipos Dragão, Escuro e Lutador. Há poucos ataques que são efetivos contra o tipo Dragão, e terá de enfrentar alguns no decorrer do jogo, então ter ataques do tipo Fada pode ajudar. Dos vários pokémons do tipo Fada que encontramos, eu recomendo que treine o Ralts. Além de ataques do tipo Fada, Ralts aprende ataques do tipo Psíquico, o que o torna super efetivo contra pokémons dos tipos Lutador e Venenoso.
Venenoso = Ataques do tipo Venenoso são super efetivos contra pokémons dos tipos Grama e Fada. É um tipo secundário para se ter no time, pois a única vantagem com relação aos demais é a cobertura de ataques contra o tipo Fada. Há poucos pokémons do tipo Fada que iremos enfrentar, mas é sempre bom ter um no time. Eu recomendo o Shroodle, mas o Wooper também pode cumprir esse papel.
No momento, meu time é formado por:
- Sprigatito (super efetivo contra Água, Fantasma, Pedra, Psíquico e Terra)
- Fletchling (super efetivo contra Aço, Gelo, Grama, Inseto e Lutador)
- Diglett (super efetivo contra Aço, Elétrico, Fogo, Gelo, Inseto, Pedra, Venenoso e Voador)
- Ralts (super efetivo contra Dragão, Escuro, Lutador e Venenoso)
- Shroodle (super efetivo contra Grama e Fada).
Eu ainda estou aguardando um pokémon do tipo Lutador. Esse é o meu time recomendado no momento, mas pode usar os pokémons que preferir. Apenas se atente às forças e fraquezas de cada pokémon. Quando eu fizer substituições no time, avisarei no decorrer do guia. Recomendo que todos do seu time estejam no mínimo no nível 10 nesse momento. Quando estiver preparado, volte ao Centro Pokémon ao norte e aproxime-se do grande portão que leva para a Academia Naranja. Nemona irá aparecer para nos desafiar.
- Oponente: Pokémon Trainer Nemona
- Pokémons: Quaxly lv. 8 + Pawmi lv. 9
- Recompensa: 540 $ + 3 Revives
Nemona evoluiu o Quaxly dela um pouco, mas continua fraco contra nosso Sprigatito. Já o Pawmi será nosso principal desafiante, pois ela irá terastalizar ele, deixando-o ainda mais forte. Traga seu Diglett, ou qualquer outro pokémon do tipo Terra que tiver, e use-o contra o Pawmi, pois ele é do tipo Elétrico. Após a batalha, receberemos mais 3 Revives. Finalmente chegaremos à cidade de Mesagoza!
Mesagoza
Ah, Mesagoza, a capital de Paldea! Temos muito o que explorar aqui! Comece seguindo para a esquerda, e verá uma cafeteria à sua esquerda, o Seabreeze Café. Esses restaurantes são locais em que pode comer para adquirir novos benefícios temporários. Atrás dessa cafeteria, encontrará 1 Super Potion e 1 Potion. Verá uma escada que sobe na direção noroeste e uma escada que desce na direção oeste. Comece descendo a escada a oeste e seguindo por esse caminho. Encontrará o restaurante Go-for-Broke Grill e mais adiante o Delibird Presents, uma loja que vende vários itens úteis, como acessórios que podem ser equipados nos pokémons e aumentam seus atributos. O Miracle Seed, por exemplo, aumenta o poder de ataques do tipo grama, e é perfeito para ser equipado no nosso Sprigatito. Há vários acessórios, para vários tipos, e também alguns especiais, que tornam seu pokémon mais forte, ou capaz de atacar primeiro ou de sobreviver a um ataque mortal por batalha. Mas cada pokémon só pode equipar um acessório, lembre-se disso. Perto daqui fica o Deli Cioso, uma loja que vende ingredientes para fazer lanches em piqueniques. Mais adiante, fica o Artisan Bakery, outra loja de ingredientes. O portão oeste de Mesagoza fica por aqui, que leva para South Province Area Two. Se procurar nos cantos ao lado do portão, encontrará 1 Exp. Candy XS e o TM #103: Substitute. Siga para o leste e suba a escada para a rua que segue para noroeste que vimos anteriormente. Aqui, encontrará a sanduicheria Every Wich Way, que vende sanduíches prontos. Sempre entre e fale com o homem ao lado do balcão para aprender novas receitas de tempos em tempos. Também encontrará os restaurantes Seafood Fresco e Barato’s aqui. Mais ao norte, na praça em que fica o Centro Pokémon, também poderá encontrar a loja de ingredientes Sure Cans. Há uma escada vertical ao leste do Centro Pokémon, que leva ao telhado do prédio, onde encontrará o TM #072: Electro Ball.
Volte para o portão sul de Mesagoza e suba a escadaria ao norte, para a avenida principal. Fale com a mulher na escadaria para conseguir algumas capinhas de celular, Ball Guy Case e Arc Phone Case. Há vários restaurantes já conhecidos na praça de alimentação. Do lado esquerdo da avenida, encontrará o Picnic-Knacks, uma loja que vende utensílios para piquenique, o Bagin’s, uma loja que vende mochilas de várias cores diferentes, e o salão de beleza Hair Salon, onde poderá mudar o penteado do protagonista. Do lado direito, encontrará o Chansey Supply, uma farmácia que vende remédios (lembre-se que os remédios são baratos, mas reduzem a amizade do seu pokémon), e também diversas lojas de cosméticos para vestir seu personagem. O Capbourg vende chapéus, o Spec Shack vende óculos, o Rough and Tough vende luvas, chapéus e sapatos, o Sock Quarter vende meias e o Zapaldea Footwear vende sapatos. Pode comprar o que quiser, mas evite gastar todo o seu dinheiro com frivolidades, principalmente no começo do jogo. À esquerda da escadaria central, pegue 1 Ether. Do lado direito da escadaria central, encontrará uma escada vertical na casa na praça, que poderá subir e pegar 1 Zinc e o TM #010: Ice Fang no telhado. Siga pelas pontes no telhado na direção leste, e então poderá cair em uma parte alta que possui 1 Nugget. Mas não conseguirá descer daqui.
Agora volte para o portão sul de Mesagoza e vá para o lado leste, pegando 1 Poké Ball perto da cerca. Desça a escadinha para uma praça com um lago, e poderá pegar 1 Max Revive, um item que revive um pokémon com todo o HP. Suba a escadaria ao norte do lago para uma pracinha onde pode encontrar o Soothe Bell, um acessório que aumenta a amizade de alguns pokémons, úteis para pokémons que evoluem com base na amizade, como o Azurill, o Igglybuff ou o Pichu, por exemplo. Ele será muito útil. Siga a rua para o norte até chegar a outro Centro Pokémon e o portão leste de Mesagoza, que leva para o South Province Area Three. Diante do portão leste, se for para a direita, encontrará 1 Gimmighoul Coin, e se for para a esquerda, encontrará 1 Exp. Candy XS. Suba a rua para oeste e siga na direção oeste. Antes da ponte, vá para o sul e verá um portão aberto à sua esquerda. Nessa praça, pegue o TM #081: Grass Knot atrás de uma árvore.
Bem, agora que já exploramos tudo na parte baixa de Mesagoza, suba pela escadaria central até assistir uma cena. Verá uma garota com mochila de Eevee sendo assediada por dois membros do grupo Star. Irá começar uma batalha pokémon!
- Oponente: Team Star Grunt
- Pokémons: Shroodle lv. 8
- Recompensa: 416 $
Shroodle é do tipo venenoso, então use ataques do tipo Terra. Após a vitória, a Nemona irá aparecer e nos dar o Tera Orb, um orbe especial que nos permitirá terastalizar nossos pokémons. Depois, será a vez de uma nova batalha.
- Oponente: Team Star Grunt
- Pokémons: Yungoos lv. 9
- Recompensa: 468 $
Essa batalha será um tutorial de terastalização. Pressione R para terastalizar o seu Sprigatito, e finalize o pokémon adversário com seu melhor movimento. Após terastalizar um pokémon, precisará descansar em um Centro Pokémon para carregar o Tera Orb e conseguir terastalizar novamente. A terastalização é poderosa, e será uma ferramenta muito importante em algumas batalhas difíceis. Suba a longa escadaria no centro do local até a Academia Naranja / Uva!
Academia Naranja / Uva
O único item que podemos pegar aqui é 1 Heal Ball no final do campo à direita, então entre na academia pelo portão principal. Irá reencontrar o Sr. Clavell, e então irá imediatamente para a sala de aula. Irá conhecer o Professor Jacq, e responder algumas perguntas que não irão interferir na aventura. Estará em Classroom 1-A. Quando a aula acabar, siga para Cafeteria. Poderá comprar sanduíches aqui, mas o principal objetivo é falar com o Arven, que está de mochila verde mais adiante. Ele irá nos explicar sobre o Pokémons Titãs, versões enormes e muito poderosas de pokémons espalhados pelo mundo de Paldea. Ele irá marcar no nosso mapa a localização de 5 Pokémons Titãs, para explorarmos futuramente. Será o começo da missão Path of Legends. Ele nos dará 1 Stardust ao final. Após falar com ele, tente sair do local, e irá falar com Cassiopeia. Ela irá nos chamar para lutar contra o time Star, e sua resposta agora não importa. Agora vá para Staff Room, conversar com a Nemona, e ela irá nos passar a localização de todos os 8 Ginásios Pokémon. Cada Ginásio Pokémon possui um líder, que quando é derrotado, concede uma insígnia. Após coletarmos as 8 insígnias, poderemos competir pelo título de Campeão Pokémon na Liga Pokémon. Esse é o início da missão Victory Road, nosso desafio máximo! Após a conversa, o protagonista será chamado para o Director’s Office, vá para lá. Irá conhecer um personagem importante, que na versão Scarlet se chama Professora Sada e na versão Violet se chama Professor Turo. Ela irá nos pedir para continuar tomando conta do Koraidon ou Miraidon. Depois a Nemona irá aparecer no local, e poderão ir juntos até Your Dorm Room, o dormitório. Vá até a cama e durma um pouco. Alguns dias se passarão, e então chegará o dia do grande evento escolar chamado Treasure Hunt, o início da nossa aventura. Saia do dormitório e vá para Schoolyard para avançarmos na história. Siga a Nemona.
Mesagoza
Teremos nosso momento de liberdade, e poderemos escolher para onde ir. O mundo todo estará aberto agora, e poderemos ir para qualquer direção. Há, basicamente, três missões principais que teremos que cumprir. Na missão Victory Road, Nemona quer que a gente enfrente os 8 Líderes de Ginásio Pokémon. Na missão Path of Legends, Arven quer que a gente descubra os 5 Pokémons Titãs. Por fim, na missão Starfall Street, Cassiopeia quer que a gente vença as 5 Bases do Time Star. Todos os objetivos das missões estão no mapa de Paldea. Podemos realizá-los na ordem que quisermos, mas eu vou seguir a ordem que considero mais fácil e mais seguro. A partir de agora, poderemos montar no Koraidon ou Miraidon! Pressione + para montar no pokémon, como se fosse uma moto. Nesse modo, nos movemos com mais agilidade e também podemos pular pressionando B! Usando a habilidade de pulo, poderemos acessar novas áreas antes inacessíveis! Antes de sairmos de Mesagoza, há mais o que fazer aqui. Ainda na parte alta da cidade, siga na direção leste, e vá para o canto mais ao nordeste do local, onde encontrará 1 Full Heal. Venha para o sul e suba a escadaria ao final do caminho. No canto sudoeste, pegue 1 Poké Doll, um item que distrai o pokémon adversário e nos permite fugir da batalha. Agora, saiba que você pode pular, pressionando B. Pule a mureta no lado sul e pegue 1 Revive na beira do local. Suba a escada ao leste e então pule a mureta no local leste. Caia na plataforma abaixo e pegue o TM #105: X-Scissor do lado da árvore. Agora vamos voltar para a Academia mais uma vez.
Academia Naranja / Uva
Nesse momento, recomendo que assista algumas aulas. Para assistir uma aula, fale com o recepcionista da Academia e escolha qual aula quer assistir. No momento, estarão disponíveis as duas primeiras aulas de 5 disciplinas: Biologia, Matemática, História, Estudos de Batalha Economia Doméstica. Durante essas aulas, o professor fará perguntas, mas não há qualquer benefício em acertar a resposta. Vamos para as aulas:
- Aula: Biology 1
- Professor: Sr. Jacq
- Resposta da Pergunta: Inside buildings
Jacq irá ensinar sobre como tirar seu pokémon principal da Poké Ball pressionando ZR e andar com ele. Fazer isso irá aumentar a sua amizade com o pokémon. Quando quiser aumentar a amizade com um pokémon, tire-o da Poké Ball, ande ao lado dele e converse com ele de vez em quando. Isso é muito útil para evoluir pokémons que precisam de amizade alta.
- Aula: Biology 2
- Professor: Sr. Jacq
- Resposta da Pergunta: Eggs!
Jacq ensinará sobre os Eggs, ovos deixados pelos pokémons em prática de Breeding, que é útil para formação de pokémons “perfeitos”, visando o modo competitivo. No entanto, não abordaremos isso nesse guia, pois não é necessário. Apenas saiba que aparecerão ovos durante os piqueniques, e que é preciso carregar os ovos com você para poder chocá-los.
- Aula: Math 1
- Professor: Sra. Tyme
- Resposta da Pergunta: It’s doubled
Tyme irá nos ensinar que atacar um pokémon adversário com um ataque que é super efetivo contra o tipo dele causa dano dobrado.
- Aula: Math 2
- Professor: Sra. Tyme
- Resposta da Pergunta: Eleven
Tyme irá nos ensinar que sempre que compramos 10 Poké Balls de uma vez na loja, ganhamos uma Premier Ball de graça. Sendo assim, vale a pena comprar Poké Balls em pacotes de 10 ao invés de comprar menos quantidade. A Premier Ball possui a mesma taxa de captura da Poké Ball comum, a diferença é apenas cosmética.
- Aula: History 1
- Professor: Sra. Raifort
- Resposta da Pergunta: Treasure
Raifort irá nos falar sobre a Great Crater, a cratera enorme no centro do continente de Paldea.
- Aula: History 2
- Professor: Sra. Raifort
- Resposta da Pergunta: About two thousand years ago
Raifort irá nos contar sobre o antigo Império de Paldea, que ocorreu dois mil anos atrás.
- Aula: Battle Studies 1
- Professor: Sra. Dendra
- Resposta da Pergunta: Physical moves and special moves
Dendra nos ensinará sobre a diferença entre ataques físicos e ataques especiais. Ataques físicos causam dano baseado no Ataque do seu pokémon e na Defesa do pokémon inimigo, enquanto ataques especiais causam dano baseado no Ataque Especial do seu pokémon e na Defesa Especial do pokémon inimigo.
- Aula: Battle Studies 2
- Professor: Sra. Dendra
- Resposta da Pergunta: Heal up!
Dendra irá ensinar agora sobre Tera Raids, um evento em que um grupo de treinadores enfrentam um único pokémon poderoso ao mesmo tempo.
- Aula: Home Economics 1
- Professor: Sr. Saguaro
- Resposta da Pergunta: My choice of fillings and condiments
Saguaro nos ensinará as vantagens de preparar sanduíches e fazer piqueniques com nossos pokémons. Além de recuperar a vida, podemos adquirir habilidades temporárias únicas, como ganho adicional de experiência de batalha ou facilidade para capturar certos pokémons.
- Aula: Home Economics 2
- Professor: Sr. Saguaro
- Resposta da Pergunta: Items on the ground
Saguaro irá nos ensinar sobre itens que poderá coletar do chão. Sempre que ver um brilho no chão, vá ao local e pressione A para conseguir um item.
As aulas acabaram por enquanto, mas novas aulas estarão disponíveis depois de vencermos alguns Ginásios Pokémon. E ainda há mais a ser feito aqui na Academia! Vá para as escadas e verá que há uma série de novas salas que podemos explorar. Os locais indicados com uma exclamação possuem conversas adicionais com professores. Conversar com professores é fundamental para conseguirmos novas missões futuramente. A School Store é uma loja dentro da Academia que vende itens úteis. Agora vá para Biology Lab e fale com o Jacq. Ele irá nos dar itens baseados em quantos pokémons conseguimos capturar. Com 30 pokémons capturados (você já deve ter essa quantia), conseguirá o TM #057: False Swipe. O próximo prêmio virá quando tivermos capturado 100 pokémons diferentes. Agora vá para Home Economics Room e fale com o Saguaro. Vá para Staff Room e fale com Tyme e a Raifort. Vá para Director’s Office e fale com o Clavell. Vá para Nurse’s Office e fale com a enfermeira Miriam. Por fim, vá para Schoolyard e fale com a Dendra. Agora sim, podemos ir embora da Academia. Podemos ir para onde quisermos, mas antes de visitarmos novas áreas, recomendo que exploremos tudo o que tem para ser explorado aqui em South Province Area One primeiro. Volte por viagem rápida para Your House, a casa do Protagonista.
Cabo Poco
Lembra-se daquele item em nosso quintal na parte oeste que não podíamos alcançar porque não podíamos pular a cerca? Pois agora podemos pular, com o Koraidon. Pule a cerca e pegue 1 Great Ball atrás da árvore. Caia nas plataformas ao norte, mais abaixo, e irá encontrar 1 Nugget, um item valioso que pode ser vendido, e o TM #103: Substitute. Não terá como subir normalmente, então use a viagem rápida para casa. Siga para leste até a casa da Nemona. Pule o muro no lado norte e pegue 1 Potion nos arbustos. Agora siga para o norte, entrando na área Poco Path.
Poco Path
Assim que chegar aqui, suba na parte alta à direita para encontrar 1 Rare Candy. Siga em frente e suba na pedra e na parte alta à direita para poder pegar 1 Super Potion e depois 1 Poké Ball mais adiante. Agora volte para o local onde caiu, anteriormente, e encontrou o Koraidon. Poderá descer até a praia e entrar na caverna mais uma vez.
Inlet Grotto
Desta vez, há um novo pokémon que podemos capturar aqui!
025 – Houndour é um pokémon do tipo Escuro e Fogo. Ele começa com os movimentos Ember e Leer. No nível 4, ele aprende Howl. No nível 8, ele aprende Smog. No nível 13, ele aprende Roar. No nível 16, ele aprende Bite. No nível 20, ele aprende Incinerate. No nível 24, ele evolui para Houndoom.
Continue seguindo a caverna até onde não pudemos explorar antes, e encontrará 1 Ultra Ball, que é uma versão da Poké Ball ainda mais eficiente que a Great Ball, e 1 Super Potion. Siga em frente pela caverna, e quando puder, siga para a direita para pegar 1 Dusk Ball, uma variante da Poké Ball que é mais eficiente à noite ou em locais escuros, como cavernas. Se pular no pilar do outro lado, poderá obter o TM #151: Phantom Force. Siga em frente até sair da caverna.
Paco Path
Pegue 1 Ether atrás da árvore, e em cima de uma pedra próxima, pegue 1 Gimmighoul Coin. Ao norte daqui, pegue o TM #131: Pollen Puff. Vá para o canto sul do local e olhe para baixo. Desça na plataforma com um item para pegar 1 Great Ball. Se pular na outra plataforma a oeste, poderá obter o TM #081: Grass Knot. Siga para sudoeste e pegue o TM #113: Tailwind atrás da árvore. Na extremidade sul desta plataforma, pegue 1 Honey, um item que só serve para ser vendido. Agora vá para o lado sul e desça na plataforma mais abaixo. Na outra plataforma abaixo, pegue 1 Super Potion. Vá para oeste, pela beirada, e pegue 1 Exp. Candy S. Repare que você deu toda a volta e retornou para a sua casa.
Agora use a viagem rápida até Poco Path Lighthouse, o farol onde encontrou Arven no começo do jogo. Suba as escadas até o topo e então monte no Koraidon. Pule a beirada do farol na direção leste para cair em uma plataforma mais abaixo, contendo o TM #096: Eerie Impulse. Daqui, pule para o monte ao norte. Mais adiante, verá algo semelhante a um baú na ponta. Examine-o, e será um pokémon chamado Gimmighoul. Esse pokémon apenas aparece em locais fixos no decorrer do jogo, e é considerado raro. Certifique-se de capturar um.
391 – Gimmighoul é um pokémon do tipo Fantasma. Ele começa com os movimentos Astonish e Tackle. Ao obter 999 Gimmighoul Coins, ele evolui para Gholdengo.
Haverá diversas chances de capturá-lo, não se preocupe. Siga para o leste e pegue 1 Poké Ball. Um pouco a leste, pegue 1 Gimmighoul Coin em cima da pedra. Continue até o final da plataforma, e encontrará 1 Carbos, um item que aumenta permanentemente a velocidade de um pokémon. Desça ao sul e siga para oeste até o final do caminho para pegar 1 Potion. Volte e desça no lado norte para voltar ao riacho. Na margem norte do riacho, siga para o leste. Antes eu recomendei que não viesse para cá, mas agora vamos explorar essa área. Poderá encontrar um novo pokémon nessa área:
190 – Deerling é um pokémon do tipo Normal e Grama. Ele começa com o movimento Tackle. No nível 4, ele aprende Growl. No nível 7, ele aprende Sand Attack. No nível 10, ele aprende Double Kick. No nível 13, ele aprende Leech Seed. No nível 16, ele aprende Bullet Seed. No nível 20, ele aprende Take Down. No nível 24, ele aprende Zen Headbutt. No nível 28, ele aprende Energy Ball. No nível 32, ele aprende Charm. No nível 34, ele evolui para Sawsbuck.
Vá um pouco para o norte e peue
Siga para o leste e pegue 2 Poké Balls e depois 1 Antidote. Ainda mais ao norte, encontrará um TM #047: Endure. Siga para leste acompanhando a parede de pedras ao norte e pegue 1 Gimmighoul Coin na pedra. Siga para leste até o final do caminho e encontrará um TM #032: Swift. Desça ao sul e pegue 1 Poké Ball. Ao leste daqui, há 1 Paralyze Heal perto da árvore, e então suba na parte mais alta ao sul para pegar 1 X Accuracy. Vá para o norte até a parede e pegue 1 Paralyze Heal, depois vá para sudeste e pegue 1 Potion. Vá para o sul até a beirada e pegue 1 Potion e o TM #007: Protect.
Olhando em volta, talvez veja um grande cristal colorido. Esses são Tera Raid Crystals, e ao examiná-los, entrará em uma luta contra um Pokémon terastalizado bem poderoso. Não costuma ser uma batalha muito difícil, mas depende do pokémon que aparece. Jogando online ou offline, estará em grupo de quatro contra um, e ao final da batalha, poderá capturar o pokémon se vencer. É uma chance única de conseguir pokémons poderosos e de alto nível. Também conseguirá itens raros. Após capturar o pokémon, o cristal irá sumir, mas não se preocupe, pois ele reaparecerá no dia seguinte. Todos os dias, novos Tera Raid Crystals aparecem em locais aleatórios pelo mapa, por isso é impossível dizer onde estão exatamente. Mas eles aparecem no mapa, então olhe seu mapa todos os dias para saber onde eles estão. Aconselho que tente capturar todos os que encontrar.
Siga para o leste acompanhando o penhasco para encontrar o TM #015: Struggle Bug. Mais ao leste, pegue 1 Paralyze Heal. Um pouco ao norte fica 1 Full Heal. Siga para o leste e verá algumas ruínas. Aqui nessa região, encontrará novos pokémons:
066 – Drowzee é um pokémon do tipo Psíquico. Ele começa com os movimentos Hypnosis e Pound. No nível 5, ele aprende Disable. No nível 9, ele aprende Confusion. No nível 13, ele aprende Headbutt. No nível 17, ele aprende Poison Gas. No nível 21, ele aprende Psybeam. No nível 25, ele aprende Psych Up. No nível 26, ele evolui para Hypno.
068 – Gastly é um pokémon do tipo Fantasma e Venenoso. Ele começa com os movimentos Confuse Ray e Lick. No nível 4, ele aprende Hypnosis. No nível 8, ele aprende Mean Look. No nível 12, ele aprende Payback. No nível 16, ele aprende Spite. No nível 20, ele aprende Curse. No nível 24, ele aprende Hex. No nível 25, ele evolui para Haunter.
346 – Flamigo é um pokémon do tipo Voador e Lutador. Ele começa com os movimentos Copycat e Peck. No nível 5, ele aprende Double Kick. No nível 9, ele aprende Detect. No nível 12, ele aprende Wing Attack. No nível 15, ele aprende Focus Energy. No nível 18, ele aprende Low Kick. No nível 21, ele aprende Feint. No nível 27, ele aprende Payback. No nível 31, ele aprende Roost. No nível 35, ele aprende Air Slash. No nível 39, ele aprende Mega Kick. No nível 44, ele aprende Wide Guard. No nível 48, ele aprende Throat Chop. No nível 54, ele aprende Brave Bird. Esse pokémon não possui evolução.
Um aviso: como o Flamigo possui ataques do tipo Lutador, ele passará a fazer parte do meu time temporariamente, até eu encontrar outro pokémon melhor. Recomendo que faça o mesmo. Entre nas ruínas e encontrará 1 Awakening, além de várias Gimmighoul Coins. Siga para leste até o final do caminho, e encontrará o TM #017: Confuse Ray e 1 Gimmighoul Coin. Ao norte daqui, encontrará um treinador.
- Oponente: Axel the Student
- Pokémons: Squawkabilly lv. 7
- Recompensa: 308 $
Squawkabilly é um pokémon do tipo Normal e Voador, use ataques do tipo Pedra para vencê-lo. Agora vá para leste e dê a volta na rocha para ver uma subida à direita. Pule na parte alta a oeste para pegar 1 Revive, e daqui poderá pular no alto do pilar das ruínas e alcançar 1 HP Up, um item que aumenta permanentemente o HP de um pokémon. Agora suba na colina a leste mais uma vez, siga para o leste e suba para a parte mais alta para conseguir 1 Net Ball. Desça ao sul e pegue 1 Dire Hit, um item que aumenta o dano crítico de um pokémon durante apenas uma batalha. Mais ao sul, pegue 1 Rare Candy, e então a oeste atrás da árvore, pegue o TM #016: Psybeam. Vá para o sul até a margem e siga a margem para oeste para obter o TM #013: Acid Spray. Agora vá para leste até a parede de pedras, e pegue 1 Antidote atrás da pedra ao norte. Você vê o portão roxo que está selado aqui perto? Esse portão guarda um incrível pokémon lendário, mas só poderemos abri-lo bem futuramente no jogo. Siga para o norte e pegue 1 Paralyze Heal. Agora vê esse grande lago sul, com algumas ilhotas ao centro? Você poderá saltar para as ilhotas com o Koraidon. Assim, poderá pegar 1 Super Potion, 1 X Attack e 1 Repeat Ball, uma versão da Poké Ball que é mais eficiente com pokémons que já tenha capturado antes. Depois de pegar tudo, suba a colina ao norte do lago sul e pegue 1 Great Ball e 1 Gimmighoul Coin. Desça a oeste e pegue 1 Awakening, depois vá para o leste e pegue 2 Exp. Candy XS. O lago ao norte daqui possui ilhotas ao centro com itens, mas não conseguiremos alcançá-los no momento. No lado norte do lago, bem no canto da margem, encontrará 1 Gimmighoul Coin. Siga para oeste e encontrará um treinador.
- Oponente: Alejandro the Black Belt
- Pokémons: Rockruff lv. 11 + Lechonk lv. 12 + Makuhita lv. 12
- Recompensa: 1.920 $
Ah, Alejandro é um treinador com pokémons decentes. Rockruff é do tipo Pedra, então use ataques do tipo Grama do Sprigatito. Lechonk é do tipo Normal, então use ataques do tipo Lutador do Flamigo. Makuhita é do tipo Lutador, então use ataques do tipo Voador do Fletchling. Após derrotá-lo, vá para o norte e deverá encontrar, junto à parede, o TM #076: Rock Blast. Vá para o sul e desça na parte baixa, onde há mais um lago. Nesse lago, encontrará 1 Super Potion ao norte do lago e mais o TM #065: Air Slash na ilhota ao centro.
Só há mais alguns itens a pegar. Volte por viagem rápida até Los Platos, e siga para o alto da colina ao oeste da cidade, onde tem um lago. Se pular até a ilhota, conseguirá 1 Revive. Saiba que é possível subir na colina ao sul e assim saltar o outro lado e acessar o South Province Area Four daqui, mas eu recomendo que NÃO faça isso. Os pokémons daquele lado são mais poderosos, e nós iremos para lá futuramente no nosso guia. Se quiser explorar agora, fique à vontade, mas eu irei lá bem depois no nosso guia, há outras áreas que são preferenciais no momento. Siga para o portão de entrada sul de Mesagoza, e vá para oeste, acompanhando a beirada. Desça pela rampa ao norte e olhe para o norte. Você pode cair, montado no Koraidon, na plataforma ao norte para pegar o TM #087: Taunt. A leste daqui, fica mais 1 Gimmighoul Coin.
Com isso, exploramos completamente a área de South Province Area One, a área inicial do jogo, e estamos prontos para avançarmos para outras áreas. Ao final de cada área, irei recomendar algumas evoluções que podemos realizar agora. Saiba que essas recomendações não são obrigatórias, elas visam apenas aproveitar o nível geral dos pokémons em uma determinada área para evoluir os pokémons que já temos e assim preenchermos um pouco mais nosso Pokédex, ganhando itens úteis. Mas isso não é estritamente necessário se não quiser, uma vez que essas formas evoluídas dos pokémons poderão ser capturadas em outras áreas, não necessitando que fique treinando pokémons e evoluindo por conta própria. Porém, pokémons evoluídos são muito mais fortes do que pokémons capturados, então pode valer a pena evoluí-los você mesmo ao invés de capturá-los evoluídos. Coloque-os no seu time e fique enfrentando outros pokémons ao redor. A experiência adquirida em batalha irá para todos do time, e poderá evoluir vários de uma só vez, então não irá demorar tanto assim. Caso queira agilizar o tempo, pode usar os Exp. Candies que adquiriu até aqui para fazê-los ganhar experiência imediatamente. Ganhará muitos deles com Tera Raids, então use-os para agilizar as evoluções.
Recomendo que evolua os pokémons que evoluem com base em amizade, como o Azurill, o Igglybuff e o Pichu. Para evoluir um pokémon com base na amizade, equipe-o com o Soothe Bell e realize algumas batalhas com ele no seu time. A cada batalha, ele ganhará mais amizade, e com o Soothe Bell, ganhará ainda mais. Quando ele evoluir um nível, se tiver amizade o suficiente, ele irá evoluir para o próximo estágio. O Azurill, com alta amizade, evolui para Marill.
047 – Marill é um pokémon do tipo Água e Fada. Ele é a evolução do Azurill. No nível 3, ele aprende Helping Hand. No nível 6, ele aprende Bubble Beam. No nível 9, ele aprende Charm. No nível 12, ele aprende Slam. No nível 15, ele aprende Bounce. No nível 18, ele evolui para Azumarill.
O Igglybuff, com alta amizade, evolui para Jigglypuff.
060 – Jigglypuff é um pokémon do tipo Normal e Fada. Ele é a evolução do Igglybuff. No nível 4, ele aprende Echoed Voice. No nível 8, ele aprende Covet. No nível 12, ele aprende Spit Up, Stockpile e Swallow. No nível 16, ele aprende Round. No nível 20, ele aprende Rest. No nível 24, ele aprende Body Slam. No nível 28, ele aprende Mimic. No nível 32, ele aprende Gyro Ball. No nível 36, ele aprende Hyper Voice. No nível 44, ele aprende Double-Edge. Com o uso da Moon Stone, ele evolui para Wigglytuff.
O Pichu, com alta amizade, evolui para Pikachu.
074 – Pikachu é um pokémon do tipo Elétrico. Ele é a evolução do Pichu. No nível 4, ele aprende Thunder Wave. No nível 8, ele aprende Double Team. No nível 12, ele aprende Electro Ball. No nível 16, ele aprende Feint. No nível 20, ele aprende Spark. No nível 24, ele aprende Agility. No nível 28, ele aprende Iron Tail. No nível 32, ele aprende Discharge. No nível 36, ele aprende Thunderbolt. No nível 40, ele aprende Light Screen. No nível 44, ele aprende Thunder. Com o uso da Thunder Stone, ele evolui para Raichu.
E como você já possui uma Thunder Stone, então poderá usá-la em seu Pikachu e evolui-lo para Raichu.
075 – Raichu é um pokémon do tipo Elétrico. Ele é a evolução do Pikachu. Na evolução para esse pokémon, ele aprende Thunder Punch. No nível 5, ele aprende Thunderbolt. Esse pokémon não possui evolução.
Também recomendo que evolua pokémons fáceis de evoluir. Eu sempre recomendarei a evolução de pokémons conforme o nível médio do nosso time principal. Você pode evoluí-los normalmente, com batalhas, ou usar Exp. Candies. Ou pode esperar e tentar capturar as versões evoluídas conforme elas aparecem no decorrer do jogo.
No nível 9, Scatterbug irá evoluir para Spewpa.
036 – Spewpa é um pokémon do tipo Inseto. Ele é a evolução do Scatterbug. Na evolução para esse pokémon, ele aprende Protect. No nível 12, ele evolui para Vivillon.
Nesse momento, se capturou e evoluiu todos os pokémons recomendados, deverá ter 42 pokémons capturados. Com 40 pokémons capturados, receberá 10 Ultra Balls de recompensa do Pokédex. Eu cito esses números como os de pokémons que eu evoluí conforme mencionado no guia, mas você ter mais pokémons do que isso, dependendo dos pokémons que encontrou nas Tera Raids, e de quais você optou por usar e evoluir por conta própria. Use meu quantitativo apenas como exemplo, uma referência mínima. Quando terminar, volte para Mesagoza.
Mesagoza
Vamos continuar nossa aventura a partir de Mesagoza. Recupere a vida de seus pokémons, compre mais suprimentos e siga para o portão oeste da cidade, rumo a uma nova área, South Province Area Two. Continuaremos na próxima parte.
E esse é um bom momento para darmos uma pausa nessa parte do nosso detonado, evitando que fique um texto muito comprido! Na próxima parte do guia, iremos para a área South Province Area Two, encarar o Ginásio Pokémon de Cortondo. Você não pode perder!
E aí, está gostando do nosso detonado completo passo-a-passo até aqui? Curta e comente o que achou! A parte 2 já foi postada, confira aqui.
Confira também nossos outros detonados.