Connect with us

Artigos

PlayStation 5 | Sim, você pode usar um monitor Ultrawide

Published

on

Cada vez mais os monitores Ultrawide estão entre os gamers, mas não os de console. Esse tipo de monitor é bem difundido entre os jogadores de PC, mas nos consoles esse tipo de monitor não é bem difundido. Com a popularização do Ultrawide, e a chegada da nova geração, a pergunta que fica é se podemos usar esse tipo de monitor no PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

Vale ressaltar que os consoles Xbox Series S|X tem recursos para otimizar o vídeo no Ultrawide, mas no PlayStation 5 isso não acontece, e essa é a duvida que paira em quem pretende comprar um Ultrawide. Particularmente estava jogando meu PlayStation 5 em um monitor Full HD 27, e agora estou em um Ultrawide 25.

Confira abaixo o que é fato sobre monitores Ultrawide no PlayStation 5 e as minhas impressões até o momento com o monitor.

PlayStation 5 com monitor Ultra Widescreen, é possível?

Vamos começar com essa pergunta bem simples, e que deve ser a primeira a ser levada em consideração ao migrar de um monitor convencional ou Widescreen para um Ultra widescreen. O Playstation 5, diferentemente do Xbox SeriesS|X não foi otimizado para esse tipo de resolução (2560 x 1080p), entretanto é claramente possível de se jogar nessa resolução, ou maiores dependendo do seu caso.

Isso acontece por que os engenheiros da Sony, ao desenvolver o console apesar de não otimizar para essa resolução, ainda sim consideraram a hipótese de você querer jogar nessa configuração. Aqui vou usar dois exemplos de monitores, um BenQ MOBIUZ EX3415R e minha experiência com meu monitor LG25UM58G Led IPS.

O que acontece é que quando um monitor Ultra Wide é conectado ao PlayStation 5, como é o caso do BenQ EX3415R que possui resolução de 1440p ou outras, ele converte a resolução automaticamente para 1080p. No caso de formato de tela Ultra Widescreen 21:9, o console vai adaptar a imagem para conseguir uma resolução de 1920 x 1080, e assim acontece em resolução maiores.

Esse é um método que visa preencher a tela de maneira eficiente, com uma ótima resolução. Com isso é sim possível estar desfrutando de uma ótima resolução com uma experiência de qualidade em monitores Ultra Widescreen com pouquíssimo ou nenhum aumento de escala, ou uma imagem muito diferente da original.

Vale ressaltar que você esta migrando de resolução, sendo assim haverá diferenças na sua maneira de jogar. A impressão de uma tela mais esticada, vai existir, até por que essa é a intenção: ter maior espaço de tela para visualização. Entretanto é questionável qualquer suposta perca de qualidade e resolução, essa seria uma analise técnica que na maioria dos casos, não atinge o jogador comum ou até mesmo o jogador que exige uma experiência intermediaria no que se diz respeito ao High End, que é meu caso.

Com isso concretizamos como um monitor Ultra Widescreen fica no PlayStation 5, e por que fica, além de deixar uma analise dos dois monitores para que você saiba como eles funcionam.

Configurando seu monitor Widescreen no PlayStation 5

Como dissemos acima, não tem muito segredo para configurar um monitor Ultra Widescreen no PlayStation 5, pois como foi dito, o console vai tratar de ajustar a imagem adequadamente ao se monitor. Você pode ajustar seu monitor para 1080p, caso seja a configuração máxima dele, o ajuste é automático.

Entretanto, caso seja possível, selecione 2160p para forçar todos os jogos na saída máxima de pixels. Pode não ser 2160p real, talvez 1800p em muitos jogos, mas não importa. O PS5 enviará o máximo de dados visuais que puder em qualquer jogo, e é sempre melhor reduzir ou superamostrar do que aumentar.

Ademais, o EX3415R e a maioria dos monitores Ultra Widescreen atualmente não têm problemas para aceitar um sinal  4K. Você não terá nenhuma distorção, corte ou perda de sinal, e coisas como texturas terão uma aparência muito melhor, pois serão baseadas em versões 4K.

Para corroborar melhor nosso exemplo, vamos usar a matéria publicada no site da BenQ (Obrigado). Usando o EX3415R como exemplo, ele suporta 144 Hz e o PS5 tem vários jogos que rodam a 120 Hz (como COD Black Ops Cold War, que é o jogo principal com o qual testamos), você provavelmente quer tirar vantagem disso.

Portanto, o PS5 tem essas predefinições de jogo que você deve verificar . Escondido em Salvar dados / configurações do aplicativo, a seção Predefinição do jogo permite que você alterne o desempenho ou a qualidade para todos os jogos, por exemplo.

O desempenho favorece a taxa de quadros, a qualidade acompanha a resolução. Defina-o como Desempenho para ter certeza de que todos os jogos que oferecem suporte a esse recurso o usarão para atingir 120 Hz, ou pelo menos o FPS mais alto possível.

Os monitores BenQ e, honestamente, os de praticamente qualquer marca conceituada, presumem que você deseja configurar uma tela inteira sem barras pretas nas laterais. Portanto, o padrão é preencher a tela com qualquer sinal de entrada detectado. Se for 1080p de um PS5, o EX3415R calcula a melhor maneira de esticar a imagem para um formato 21: 9 com quase nenhuma distorção visível. Não é ideal como ter a entrada de acordo com a resolução nativa da tela, mas muito próxima, com perca quase imperceptível.

Ainda assim, o OSD do monitor oferece opções. Você pode alterar o modo de exibição para uma correspondência de pixel 1: 1, resultando em barras pretas ao redor da imagem inteira. Recomendamos Full, mas você pode experimentar. Não se esqueça que os monitores BenQ MOBIUZ têm vários modos de tela centrados no jogo, como FPS, corrida e esportes.

Além de sintonizador de luz e equalizador de preto para ajustar as áreas claras e escuras da imagem para evitar a perda de detalhes. Explore os recursos e configurações, há muitas opções para tornar a sua experiência de jogo no PS5 mais agradável. Com certeza gostamos de jogar COD Black Ops Cold War em 120 Hz no EX3415R. Não há razão para você se privar da mesma alegria!

Monitores MOBIUZ – Uma experiência a ser vivida

Com base no feedback de jogadores competitivos e profissionais de e-sports, enquanto aproveitamos o legado da BenQ de monitores de jogos de alto desempenho, criamos o MOBIUZ. O que é MOBIUZ? Está desafiando o pensamento convencional e criando uma nova geração de monitores de jogos que fazem cada pixel contar melhor.

Os monitores de jogos MOBIUZ atuais incluem o EX2710 e EX2510, ou 27 “e 25”, respectivamente. Para visores curvos com mudança de vista, veja o EX3415R e o EX3501R. Com cada tela MOBIUZ, você obtém até 144 Hz com 1ms MPRT e FreeSync Premium para uma jogabilidade super responsiva e visuais nítidos.

Tudo em painéis IPS que permitem que as cores ganhem vida em ângulos amplos conforme você se aproxima da ação e vê cada detalhe, com a ajuda de HDR real. Para fornecer áudio de jogo excelente, o MOBIUZ oferece o poder do som treVolo com um alto-falante duplo de 2.1 canais e design de subwoofer.

Os monitores MOBIUZ atendem às demandas dos jogadores que desejam uma resposta rápida e precisa com um alto grau de fidelidade visual. Confira a programação MOBIUZ agora.

Com isso amigos, fica claro que ter um experiência com um monitor Ultra Widescreen no playstation 5 sem perca de qualidade é possível. Eu particularmente estou usando um Ultra Wide de 25 e não tenho grandes criticas. A mudança é perceptível e natural, mas a perca de qualidade não é um argumento para deixar de jogar em uma tela Ultra Wide.

Ademais, conte pra gente nos comentários se você pretende jogar em uma tela Ultra Wide, e se tiver alguma dúvida ou experiência, não deixe de compartilhar conosco.

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Continue Reading
Comments

Destaques

Todos os direitos reservados | Games Ever 2018 - 2022