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PlayStation 5 Pro, o console que ninguém pediu por um preço que ninguém quer

A enorme montanha que a Sony tem de escalar com o PlayStation 5 Pro

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A Sony anunciou o PlayStation 5 Pro oficialmente, e o que era expectativa se mostrou uma grande decepção para a maioria que se manifesta sobre o console. Com um lançamento previsto para 7 de novembro de 2024, custando US$ 699, o console está tendo uma recepção de mista para negativa até o momento.

Das diversas melhorias, a Sony ressalta a possibilidade de jogar games em resolução 8K e PSSR, que seria o equivalente ao VRR da NVIDIA. Tal capacidade foi confirmada em uma prévia da CNET, que avaliou todos os aspectos técnicos do PlayStation 5 Pro.

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O autor da avaliação falou sobre os jogos em 8K, algo que eles admitem ser uma coisa de nicho em primeiro lugar. O recurso só pode ser visto em TVs que permitem taxas de atualização superiores a 60FPS, geralmente até 120FPS. De acordo com Cerny, mais de “25%” dos jogadores que possuem um PS5 também possuem uma TV que pode suportar 120FPS.

Diante desses números, seria viável lançar jogos com tais capacidades? Os consumidores já demonstram insatisfação com o preço do PlayStation 5 Pro, se o console não vender bem, veremos a Sony investindo na criação de jogos 8K com PSSR? É uma aposta que terá de se pagar 699 dólares para se saber.

O console que ninguém pediu…

Já nos primeiros rumores, muitos se perguntavam qual seria o público alvo do PlayStation 5 Pro, pois diferentemente da geração passada, onde o PlayStation 3 foi deixado de lado gradativamente, nessa geração, ainda vemos lançamentos simultâneos entre PlayStation 4 e PlayStation 5.

Essa geração de consoles ainda não foi explorada a exaustão, ao ponto de justificar um upgrade entre-gerações. A promessa de jogos a 4K 60FPS chegou a pouquíssimos jogos. Para muitos especialistas de mercado, isso se deve ao alto custo de desenvolvimento, associado a diminuição da venda de jogos devido ao crescimento do oferecimento de serviços de jogos como a PlayStation Plus.

Vale lembrar o caso do PlayStation VR2, um acessório lançado recentemente, com uma produção e preço de produto premium, foi lançado a um preço considerado alto, principalmente se visto que custou no lançamento, mais que o próprio console, e hoje, está na mesma faixa de preço. O aparelho não emplacou em vendas e não atingiu as expectativas da Sony, muito devido à falta de suporte com relação a jogos. Poucos títulos de peso lançados e até mesmo poucos indies, fez com que o acessório não fosse o mesmo sucesso de seu antecessor.

Por fim, podemos falar do PlayStation Portal, mais um acessório lançado pela Sony e visto com muita desconfiança pelos jogadores e a mídia especializada. O acessório permite que você jogue seus games de PS5 de maneira remota desde que você tenha um PS5. Não é possível jogar offline ou sem o uso do PlayStation 5, bem como sem uma internet rápida. O acessório começou vendendo medianamente, mas alcançou picos de venda em alguns mercados. Ademais, hoje é pouco lembrado e visto como um acessório extremamente de nicho.

Diante desses exemplos, a pergunta que fica é: A Sony não estaria saturando seu mercado com lançamentos de acessórios que abrangem poucos usuários? É necessário colocar um produto premium como o PlayStation 5 Pro em uma geração que não consegue oferecer jogos que usem sequer a capacidade total do console base? Somente o tempo ira dizer, mas a reação do mercado é a certeza que o PlayStation 5 tem uma montanha acima de sua cabeça para escalar.

…por um preço que ninguém quer

Com o preço sendo a principal crítica, o console chega custando um valor extremamente alto, e se torna ainda mais caro quando se percebe que o console chega sem o leitor de disco físico e suporte vertical. Itens inclusos no PlayStation 5 base quando lançado.

Vale notar que o console chega no que seria o meio da atual geração, com a Microsoft já comentando abertamente sobre a nova geração de consoles. Até mesmo a Sony já vislumbra jogos para o próximo PlayStation, colocando em xeque o preço a se pagar por um console entre-gerações.

A precificação de um console é fundamental para seu sucesso, já tivemos exemplos disso ao logo da história dos consoles. Dificilmente o próximo Xbox Series ou PlayStation 6 será lançado a um preço de US$ 699, isso nos faz pensar, vale a pena pagar por isso hoje? Segundo a comunidade tem se manifestado, não!

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

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