Sony continua trabalhando para que você esqueça desses consoles.

Caso não tenha percebido (como a Sony deseja) o PlayStation 3 e o PlayStation Vita receberam novas atualizações de software que reduziram ainda mais os recursos da conta online de ambos consoles. As atualizações trouxeram as versões PS3 e Vita para 4.89 e 3.74, respectivamente. No entanto, as novas versões carecem de vários recursos relacionados ao gerenciamento de contas da PSN, por exemplo.

Agora os consoles não tem mais a capacidade de criar e gerenciar contas da PlayStation Network. As atualizações também adicionaram uma entrada obrigatória de senha do dispositivo para os usuários entrarem na PlayStation Network. Nas notas do patch, a Sony recomendou que os usuários do console legado usem um PC ou dispositivo móvel para gerenciar suas contas. Entretanto, como não poderia deixar de ser diferente, o PlayStation 4 e 5, mantêm os recursos de gerenciamento de contas.

Vale lembrar que a Sony originalmente planejava encerrar completamente os recursos digitais do PS3 e Vita em 2021. No entanto, reverteu a decisão após receber feedback dos usuários, e as lojas PS3 e Vita ainda estão disponíveis até o momento.

Para piorar, a empresa ainda está reduzindo gradualmente os recursos desses consoles. Em outubro de 2021, removeu os métodos de pagamento do PayPal e cartão de crédito que também afetaram a disponibilidade de jogos com classificação CERO Z no Japão. No início de abril de 2022, usuários de PS3 e Vita relataram um bug da PlayStation Network que fez com que a data de expiração de várias licenças de jogos fosse revertida para 1970.

Por fim, a título de comparação, trilhando um caminho totalmente diferente, a Microsoft ainda mantém ativos os recursos on line do Xbox 360.

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio