Com o lançamento nas últimas semanas de Hogwarts Legacy, muitos gamers acharam o jogo “fácil demais”, o mais novo jogo do mundo mágico é apenas um exemplo mais recente nessa onda de “jogos fáceis”.
Para quem cresceu jogando os clássicos 8 e 16 bits, os jogos modernos muitas vezes parecem ser fáceis demais não é mesmo? Como se todo desafio e dificuldade fossem reduzidos ao máximo, tornando a experiência de quem joga muito direta e pouco recompensadora.
Esse é realmente o caso? Existe uma conspiração da indústria de jogos para diminuir a dificuldade?
Definição de Insanid……Dificuldade
Primeiramente vamos definir o que é a dificuldade. Vamos por exemplo usar a primeira fase de Super Mario World (que na verdade é a yoshi island 2, mas todo mundo faz ela primeiro) como exemplo:
- Para você que está lendo, o quão difícil é essa fase? não muito eu acredito.
- Agora pense em alguém que nunca jogou nem Candy Crush no smartphone, o quão difícil vai ser para essa pessoa?
- Imagine uma senhora idosa, tipo a Palmirinha, como ela iria se sair nessa fase?
- E por último, imagine alguém que só tem uma mão, como seria o desafio para essa pessoa?
Com esse amontoado de exemplos fica claro que a dificuldade de algo está ligado diretamente às condições de quem está encarando o desafio. Se é um jogador experiente, fácil demais, se for alguém sem base nenhuma, muito desafiador.
Um clássico exemplo de dificuldade da nossa época é a franquia da From Soft, Dark Souls. Seus jogadores costumam ter que enfrentar um desafio acentuado para terminar o jogo, mas isso significa que quem joga Dark Souls é mais habilidoso? Não necessariamente.
“Alguma vez eu já te disse que a definição de insanidade é… a insanidade é… fazer exatamente as mesmas coisas várias e várias vezes, esperando que isso mude…” Montenegro, Vaas – 2012 (Far Cry 3)
Quem joga essa franquia aprende a ler os movimentos dos inimigos, atacar apenas quando vê brechas e muitas vezes sacrificar defesa por mobilidade, esperar para se curar em horas específicas e desviar no momento exato. Porém um jogador assim, acostumado com a franquia pode ter muita dificuldade com um jogo que incorpore plataforma na fórmula, como aconteceu em Star Wars Jedi Fallen Order, onde vários jogadores de souls riram da facilidade do combate, mas tiveram dificuldade com a plataforma do jogo(pelo menos foi assim nos grupos que frequentei), enquanto a galera que já tinha jogado Tomb Raider 2013 e Uncharted tiraram de letra essa parte, mas tiveram dificuldades no combate.
Então concluindo, a dificuldade está ligada às habilidades de quem está jogando muito mais do que pré programada no jogo.
Sendo assim, é óbvio que um jogador da era 8/16 bits terá mais facilidades do que alguém que começou a jogar recentemente. A experiência e a prática dão maiores condições de encarar os desafios.
O desafio está mais no jogador do que no próprio jogo.
Por isso, as desenvolvedoras atuais optam por usar sliders de dificuldade, para que jogadores casuais e experientes possam ter uma experiência agradável. A indústria de jogos AAA tem que focar nos grupos maiores para atingir bons números de interações e vendas(Apesar de algumas exceções, mas normalmente são de nicho). Por isso para nós que já jogamos bastante os jogos atuais parecem tão mais fáceis, primeiro nossa condição para encarar esses desafios e segundo, a dificuldade normal está bem mais equilibrada para um jogador casual, que são a maioria.
Então sim, os jogos estão ficando mais fáceis em sua dificuldade padrão(normal), mas nós também estamos nos tornando cada vez melhores pela nossa experiência de jogo e por isso vale a pena olhar de perto as definições e opções de dificuldade e por que não colocar no hard ao invés do normal. No final das contas o maior desafio fica para os desenvolvedores em criar um jogo que funcione bem para todos os grupos não é mesmo?.
Agora voltando ao jogo de exemplo do início do texto fico muito feliz pelo Hogwarts Legacy ter tantas opções de dificuldade, graças a isso minha mãe Potter Head de 53 anos que nem sabe pegar em um controle vai ter chance de aproveitar essa jornada sensacional pelo castelo de Hogwarts.