Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitch

Octopath Traveler II | REVIEW

Continua após a publicidade..

5 anos após o primeiro jogo da franquia, a sequência do aclamado Octopath Traveler finalmente está entre nós. Com importantes melhorias e diversas novidades, o jogo tenta manter os fãs enquanto atrai um público ainda maior. Será que o jogo possui o que é preciso para superar o anterior? É o que veremos no decorrer dessa análise.

  • Jogo: Octopath Traveler II
  • Desenvolvedora: Square Enix
  • Publicadora: Square Enix
  • Lançamento: 24 de fevereiro de 2023
  • Número de Jogadores: 1
  • Gênero: JRPG
  • Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC
  • Site Oficial: Aqui

Oito Protagonistas

Octopath Traveler 2 é um RPG de turnos, estilo japonês, exatamente como o primeiro jogo. Se você teve a oportunidade de jogar o primeiro excelente RPG da franquia, então já sabe exatamente o que esperar da sequência, já que 90% do jogo segue a mesma pegada. Logo no início do jogo, podemos escolher qual protagonista queremos conhecer a história primeiro. Há oito personagens completamente distintos, cada um com uma classe e uma história bem diferente que o motiva a seguir em uma aventura.

O personagem escolhido para começar o jogo não irá limitar o jogador em nada, já que ele irá invariavelmente encontrar todos os outros sete personagens no decorrer de sua aventura. Cada personagem fica em sua cidade natal, e o jogo começa naquela cidade, após um breve tutorial que ensina os conceitos básicos do jogo e as habilidades únicas daquele personagem. Mas as cidades se interlaçam, então teremos de passar pelas outras cidades para avançar. Ao chegar em uma nova cidade, podemos conversar com o outro personagem e recrutá-lo para o nosso grupo para seguirmos viagem juntos. Sendo assim, é possível recrutar todos os oito personagens para nosso bando, apesar de que só quatro podem fazer parte do time na batalha, os demais ficam à espera em qualquer taverna.

Todos os oito personagens que podem ser controlados são incríveis e possuem suas próprias histórias cativantes. A trama central do jogo foi aprimorada, em relação ao jogo anterior, e as histórias estão melhor escritas. O drama pessoal de cada um é envolvente e faz o jogador se importar em querer descobrir seus segredos, mesmo que a história de uns acabe chamando mais a atenção do que outros.

Uma Gema Ainda Mais Lapidada

Octopath Traveler 2 está ainda mais bonito do que o primeiro jogo, que já tinha gráficos muito belos. O trabalho artístico ao estilo HD-2D está ainda melhor trabalhado, com uma riqueza impressionante de detalhes. Cada cidade, cada dungeon e cada parte do caminho possuem um visual espetacular. Os cenários são belos e detalhados, com efeitos muito bem feitos de acordo com cada região, como nuvens de areia no deserto, ou folhagens voando na floresta, por exemplo. Assim como no jogo anterior, as múltiplas localizações do jogo possuem temas específicos, então prepare-se para viajar para o tema do velho oeste, do Japão feudal, de uma cidade vitoriana, de uma tribo selvagem no meio de uma densa floresta, e muitos outros cenários incríveis. Cada local é único e transpira personalidade.

Uma das principais inovações do jogo em relação ao jogo anterior da franquia é o auto texto, por motivos óbvios. O auto texto facilita muito com a progressão automática do texto, sem que o jogador precise ficar pressionando X o tempo todo. Em um jogo com tanto texto quanto Octopath Traveler, isso ajuda muito (e o jogo anterior não tinha). Por sua vez, os diálogos são muito bem trabalhados e sempre com apoio de uma belíssima dublagem, passando todo o sentimento das cenas representadas. Infelizmente, o jogo possui localização em diversos idiomas, mas não em português, então terá de dominar o inglês, o espanhol ou outro idioma para conseguir compreender a história do jogo.

Outra novidade muito bem-vinda para a franquia foi a alternância de dia e noite. Agora, com o pressionar de um botão, é possível alternar entre o dia e a noite, e isso muda completamente os ambientes, tanto dentro das cidades quanto fora. Monstros mais poderosos aparecem à noite, tornando a exploração mais perigosa, mas também mais recompensadora. Caso queira fortalecer seus personagens rapidamente, mude o tempo para a noite e se aventure pelos bosques, para encontrar monstros muito mais perigosos. Já nas cidades, a atividade noturna vai além de ver os moradores em hábitos noturnos. À noite, os protagonistas possuem funções diferentes. Hikari, por exemplo, pode desafiar oponentes para um duelo pela manhã, e suborná-los por informações à noite. Todos os protagonistas possuem habilidades específicas pela manhã e outra pela noite, tornando essa mecânica nova muito bem aproveitada no gameplay.

Combate Refinado

O combate de Octopath Traveler 2 é por turnos, em um formato simples, mas viciante. Cada personagem possui armas e poderes característicos de acordo com a sua classe, e os inimigos do jogo possuem fraquezas específicas para cada tipo de arma. Quebrar a defesa do inimigo é fundamental para que possa realizar danos mais efetivos, então é preciso, primeiro, conhecer as fraquezas de cada oponente. Podemos optar pela tradicional “tentativa e erro”, ou podemos usar de técnicas específicas para identificar as fraquezas do inimigo. Seja como for, conhecer as fraquezas do inimigo deve ser a prioridade no início do combate.

O famoso Boost também está de volta no segundo jogo da franquia. Todos os turnos, cada jogador recebe um ponto de boost. Esses pontos podem ser gastos, até quatro de uma vez, para aumentar a eficácia de poderes especiais ou para aumentar a quantidade de golpes comuns, o que é perfeito para quebrar defesas. Se um inimigo precisa de três golpes de espada para quebrar a defesa, por exemplo, podemos dar um golpe em cada turno, por três turnos, ou podemos usar pontos de Boost para realizar três golpes de uma só vez, quebrando sua defesa imediatamente e deixando-o imóvel por um turno. Essa tática é excelente para deixar o combate mais estratégico, principalmente contra chefes, por exemplo. Acumular pontos de Boost são muito eficiente para poder quebrar a defesa dos oponentes em momentos oportunos, como quando eles planejam usar seus golpes mais poderosos.

Vencendo os combates, recebemos dinheiro, experiência e JP, que são Job Points. Com os Job Points, podemos comprar habilidades extras para nossos personagens, que são sempre usadas em combate. Essas habilidades extras auxiliam muito em combate, pois garantem novas técnicas e poderes. Ao comprar várias habilidades, receberemos também habilidades passivas, que garantem benefícios ainda maiores dentro de fora de combates, como recuperação constante de vida ou mais dinheiro recebido pelos inimigos.

Siga no Seu Ritmo

Um dos elementos que ajudaram a popularizar o jogo anterior era a liberdade de seguir para onde bem entender. O mundo do jogo é aberto e sem barreiras que limitam onde você pode ir ou não, pelo menos diretamente. Cada personagem possui a sua história com seu desenvolvimento particular, que o levará para cidades específicas, de modo a dar prosseguimento em sua trama. Caso chegue a uma cidade que tenha outro personagem principal, poderá recrutá-lo para a sua equipe. Ao fazer isso, pode escolher se assiste a sua introdução (que geralmente é uma sequência curta de cenas que explica a trama por trás daquele personagem) ou não. E então, uma vez que aquele personagem faça parte do seu time, poderá ver no mapa onde seguir para continuar a história dele.

A história avança conforme conhecemos lugares novos, mas avançar não é tão simples assim. Cada subárea do jogo possui um nível de inimigos, que é indicado diretamente no mapa. Geralmente, as rotas básicas das estradas que ligam as cidades principais possuem nível baixo, até para propiciar que o jogador consiga facilmente chegar à cidade em que se encontra os personagens que ele quer recrutar. Você quer a ladra Throné em seu time? Vá até a cidade dela e a recrute. Você acha que a curandeira Castti se encaixaria bem no seu time? Vá até a cidade dela e a chame para seu time. Fique livre para montar seu time como quiser, na ordem que preferir.

Porém, fora das rotas principais, ficam os locais mais difíceis. Perto de um bosque com inimigos de nível 10, pode ter um outro bosque, mais profundo, com inimigos de nível 35. Se aventurar lá com um time de nível baixo é um suicídio, então preste atenção onde está explorando. Fique atento ao nível recomendado de cada área. E saiba que, conforme seus personagens fortalecem, os inimigos também fortalecem. Uma área que inicialmente tinha inimigos de nível 5 pode passar a ter inimigos de nível 10 ou 15 conforme você fica mais forte. Desta forma, você nunca fica sem lugares para treinar e fortalecer seus personagens. O jogo não irá lhe segurar pela mão e dizer onde tem que ir, e nem irá te proibir de ir onde não deveria ir, cabe a você decidir a sua rota.

Explore Tudo

O mundo de Octopath Traveler II é vasto e repleto de histórias e itens. Fora das rotas principais, há um bom número de dungeons paralelas, lugares místicos e locais alternativos com suas próprias histórias e conflitos. Muitos desses locais são opcionais, não sendo realmente necessários para a trama individual de nenhum personagem, mas geralmente oferece alguma recompensa para aqueles que se aventuram a irem até lá. Algumas dungeons secretas de níveis altos possuem itens poderosos e únicos. Alguns templos ensinam novas habilidades a algum de seus personagens, e locais isolados podem possuir itens raros ou pessoas que ensinam novas profissões.

Vale a pena explorar tudo, até mesmo dentro das subáreas. Há diversos itens escondidos em cantos escondidos de todas as subáreas, seja nas estradas, nas dungeons ou até mesmo dentro das cidades. Sempre fique atento aos cenários e onde é possível ir. Há passagens secretas visualmente escondidas em folhagens e outras distrações, também. Quando ver uma doca, suba no barco e navegue pelo local, pois pode ser que encontre alguma área escondida com um bom tesouro. Pode ser que chegue também a uma dungeon opcional, sempre de nível alto, mas com muitos tesouros para serem encontrados.

Novas Profissões para Todos

Agora, além das profissões habituais de cada personagem, também podemos ensinar profissões secundárias. É preciso primeiro conhecer determinados personagens, em pontos específicos do mapa, e também realizar algumas tarefas. Mas uma vez que possa fazer isso, será um grande incremento para a variedade de estratégias do seu grupo.

Cada personagem pode aprender apenas um segundo ofício por vez. Esse segundo ofício irá lhe permitir usar armas diferentes e habilidades completamente diferentes. A ideia é que a segunda profissão de cada personagem complemente as suas habilidades e lhe dê uma gama maior de movimentos, necessário para conseguir derrotar os novos chefes.

Dificuldade Implacável

Octopath Traveler II continua com a dificuldade elevada característica do jogo anterior. Alguns chefes são apelões e não darão descanso para nosso grupo, a menos que estejam com um nível adequado, bem equipados e com uma boa estratégia. O jogo oferece diversas estratégias diferentes para enfrentar cada chefão, e cada batalha parecerá única e empolgante, independente da força do nosso grupo.

Caso se sinta fraco, o jogo também favorece os jogadores que quiserem fortalecer seus personagens. Pode-se usar a viagem rápida para ir a qualquer canto do mundo que já tenha descoberto, e com o novo recurso de mudar o tempo para a noite, poderá enfrentar grupos de inimigos ainda mais numerosos e difíceis, mas que concederão mais experiência. Fortaleça seu grupo, e também tente equipá-los com as melhores armas e equipamentos disponíveis. Caso não tenha dinheiro suficiente para comprá-los diretamente nas lojas, pode ser que consiga encontrar NPCs nas cidades que tenham esse item no inventário. E, se for o caso, pode tentar comprar diretamente dele ou roubá-lo, dependendo da habilidade do personagem que estiver no seu grupo. Ou pode usar outros vários recursos do jogo para conseguir mais dinheiro, caso a falta de recursos seja um problema para você.

Para facilitar ainda mais o grinding, há um modo de velocidade de batalha, que nos permite agilizar as animações e deixar as batalhas ainda mais rápidas. Isso diminui muito o tédio de ficar enfrentando os mesmos inimigos por muito tempo, e torna mais fácil garantir que o seu grupo esteja dentro do nível indicado para cada área ou dungeon. Caso os inimigos de uma área não apresentem dificuldades, é sinal de que terá boas chances contra o chefão do local. Só não espere por uma batalha simples, pois os chefes usarão de todas as armas que puderem para acabar com a alegria do seu time! E como não há seleção de dificuldade, precisará confiar na sua estratégia.

Octopath Traveler II – Vale a Pena?

Octopath Traveler II é melhor do que o primeiro em absolutamente todos os aspectos, e como o primeiro jogo já era incrível, o segundo se torna imperdível. Recomendo imensamente para todos os fãs de RPG de turno, é um dos melhores jogos do gênero dos últimos anos. A espera valeu a pena, e irá se encantar em cada minuto jogando Octopath Traveler II.

Octopath Traveler II foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Square Enix – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Octopath Traveler II

Gráficos - 9.5
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Som - 9.5
Dificuldade - 9.5
Fator Replay - 10

9.8

Octopath Traveler II é melhor do que o primeiro em absolutamente todos os aspectos, e como o primeiro jogo já era incrível, o segundo se torna imperdível. Recomendo imensamente para todos os fãs de RPG de turno, é um dos melhores jogos do gênero dos últimos anos. A espera valeu a pena, e irá se encantar em cada minuto jogando Octopath Traveler II.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo