A Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, estando presente em quase todos os segmentos da sociedade. A medida que novas tecnologias são criadas e aprimoradas, a ideia de um futuro com máquinas cada vez mais parecida com os homens é uma possibilidade muito provável.
Corroborando essa possibilidade, um novo relatório de Kirk McKeand da GLHF revela que os atores estão cada vez mais preocupados com essa tecnologia, já que ela já está sendo usada em jogos como The Ascent e o próximo Hellblade 2: Senua’s Saga da Ninja Theory, graças à ajuda de empresas como a Altered AI, por exemplo.
O diretor executivo da Altered AI, Ioannis Agiomyrgiannakis acredita que essas preocupações não refletem o futuro:
Nunca acreditei em substituição humana. O que estamos fazendo são ferramentas que permitem que as pessoas façam performances por si mesmas. Pessoas na indústria de jogos nos usam para prototipagem. Quando você tem um diálogo, você tem um nível de imaginação.
Mas quando você leva o diálogo para os dubladores, ele volta e não soa tão dinâmico quanto você queria. Portanto, há uma lacuna entre como o escritor imagina o diálogo e como o diálogo se desenrola.
Nós fornecemos uma etapa intermediária onde eles podem prototipar o diálogo e ter um ponto de verificação antes de chegar ao estúdio.
Apesar desse pensamento, muitos atores já veem as enormes armadilhas que podem surgir com esse tipo de processo. A dubladora do Firewatch Cissy Jones também falou sobre o assunto:
Um desempenho humano está no centro de grandes jogos.
Uma performance sintética não tem alma por definição, perdendo assim a arte, a colaboração, a faísca criativa que vem das pessoas trabalhando juntas para criar a narrativa e a imersão emocional que os jogadores e o público mais amplo merecem.
Trabalhar no Firewatch era um processo colaborativo toda vez que entrávamos no estande, retrabalhando as falas e fazendo um ao outro rir para descobrir o que funcionava – juntos.
A razão pela qual as pessoas contratam dubladores é porque trazemos o inesperado. Damos vida às palavras de uma página. Essa é a mágica.”
E você, acredita que a IA vai realmente tomar conta da da sociedade? Conte para gente abaixo.