Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaquePCPlayStationReviewSwitchXbox

Mists of Noyah | REVIEW

Continua após a publicidade..

Mists of Noyah é o primeiro jogo do estúdio brasileiro Pyxeralia. Trata-se de um RPG de sobrevivência 2D cooperativo, lançado para o PC em 2020 e que agora chega aos consoles. O que podemos esperar do game? É o que veremos no decorrer desta análise.

  • Jogo: Mists of Noyah
  • Desenvolvedora: Pyxeralia
  • Publicadora: QUByte Interactive
  • Lançamento: 25 de julho de 2024
  • Número de Jogadores: 1 / 2
  • Gênero: RPG de Ação
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, Switch, PC
  • Site Oficial: Aqui

Ação e Sobrevivência para Veteranos

Mists of Noyah é um jogo de RPG de ação e que mistura elementos de diversos gêneros em um só jogo. Ele se vende como um jogo de sobrevivência, mas seus elementos de RPG predominam bastante ao longo da aventura. De modo básico, jogamos como um RPG de ação de visão lateral em 2D, no qual avançamos pelas fases. São mais de 10 biomas diferentes no jogo, todos belissimamente modelados, e com itens e monstros únicos. Conforme coletar recursos, poderá confeccionar novas armas, equipamentos, poções e também realizar melhorias na sua fortaleza.

Continua após a publicidade..

Vale mencionar que Mists of Noyah não é muito indicado para iniciantes do gênero, pois não possui um tutorial eficiente, possui um alto grau de dificuldade e mecânicas desafiadoras demais, que podem desestimular jogadores casuais. Algumas fases e raids exigem um altíssimo grau de preparo e de reflexo, e alguns inimigos são simplesmente devastadores caso o jogador não esteja muito bem preparado. Acostum-se a morrer bastante, principalmente nas fases iniciais do jogo, até entender melhor as diversas mecânicas. Caso seja um veterano, encontrará muitos elementos fantásticos para se divertir. O jogo está presente todo na língua portuguesa (é um estúdio brasileiro, afinal), o que é ótimo, pois fica mais fácil entender diversos conceitos do jogo, que já são complicados por natureza.

Escolha seu Sobrevivente

Mists of Noyah possui 5 personagens jogáveis: o arqueiro Lance, o ninja Allure, a feiticeira Ninn, o paladino Rhys e o espadachim Vylat. Cada um deles possui atributos diferentes e um padrão de ataques um pouco diferentes, mas não muito, de modo que dá para ter uma ideia de como todos funcionam. As habilidades adquiridas também mudam de personagem para personagem, então eu recomendo que tente jogar um pouco com cada um deles para ver com qual se identifica mais. Escolher o jogador com as melhores habilidades significará muito mais para a frente, quando todas as habilidades estiverem disponíeis e os monstros estiverem com sua força máxima.

O jogo avança conforme desenvolve o personagem. Para orientar o jogador sobre a melhor forma de prosseguir, há um sistema de missões no jogo, que recompensa o jogador constantemente por feitos como matar monstros, confeccionar novos equipamentos ou fazer poções. Desta forma, o jogador tem uma noção do que ele precisa fazer para ficar cada vez mais forte e como prosseguir. Além disso, estas missões servem como tutorial, pois há diversas coisas no jogo que podem parecer confusas para iniciantes. Até mesmo confeccionar armas ou poções pode parecer confuso. Ao ler as descrições de missões, é possível solucionar muitas dúvidas sobre como realizar algumas ações essenciais.

De Volta à Fortaleza

Como é tradicional do gênero, há uma fortaleza principal que funciona como hub para o personagem, e é para lá que o jogador sempre retorna ao morrer. Na fortaleza encontrará mercadores e diversas instalações, como uma hospedaria, uma casa de magia, uma ferraria, uma fazenda, um moinho e outros locais úteis. Usando os recursos obtidos em batalha ou explorando as áreas, poderá confeccionar novas armas e equipamentos, novas poções, e também cozinhar pratos com efeitos variados.

Usar as instalações é sempre gratuito, mas o problema será conseguir os itens e ingredientes. Há uma enorme quantidade de ingredientes que podem ser obtidos, e sempre ficam disponíveis em áreas específicas ou derrotando inimigos específicos. Os mercadores até vendem alguns materiais, mas muito poucos. A ideia é progredir aos poucos, pois cada nova área que descobrir irá fornecer recursos únicos, que poderá utilizar para confeccionar equipamentos melhores. Como precisará de muitos materiais, será preciso passar algum tempo indo e voltando pelas mesmas áreas de modo a conseguir os itens.

Cace de Dia, Seja Caçado à Noite

Há um relógio dentro do jogo que define a passagem do dia para a noite. Há diversas diferenças substanciais entre o dia e a noite, o que exige atenção do jogador. É recomendado explorar com calma e coletar recursos durante o dia, quando os inimigos são bem mais fracos. Ao sair durante a noite, encontrará inimigos muito mais fortes e poderosos. Além dos inimigos normais, aparecerão, à noite, inimigos corruptos, de nível bem mais elevado que os inimigos comuns. Além disso, haverá uma chance maior de encontrar demônios de nível muito superior ao seu, que certamente levarão à morte certa se encarados de frente sem nenhum preparo. Em resumo: tenha muito cuidado ao explorar à noite!

Há diversos motivos para explorar à noite, pois é a única forma de encontrar alguns itens raros e também de pescar peixes raros, por exemplo. Muitos itens e peixes só podem ser encontrados durante a noite, assim como alguns monstros mais fortes que deixam drops raros. Isso torna a navegação durante a noite necessária, mas deve-se ter muita cautela. Por questões de segurança, sempre traga suprimentos como itens de cura e itens de portal, caso precise escapar rapidamente do local em que estiver.

Invasão da Lua Cheia

A cada sete dias aproximadamente, ocorre uma noite de lua cheia. Nesta noite, os inimigos irão invadir a sua fortaleza com tudo, em hordas com muitos monstros por vez. Todos os moradores da fortaleza costumam ajudar a protegê-la, mas não serão suficiente. É preciso lutar, e ser hábil em batalha para conseguir repelir o ataque da horda de monstros. Caso não consiga repelir o ataque, será Game Over para o mundo em que estiver, então não pegue leve contra os monstros!

Não há como saber muito antecipadamente quando ocorrerá a próxima invasão, então é preciso estar sempre preparado. Em noites de lua cheia, e sempre às 18:00, a invasão começa, esteja o jogador na fortaleza ou não. Será avisado quando isso ocorrer, de modo a ter tempo hábil para voltar de onde estiver e ajudar a protegê-la. Serão numerosos monstros de cada vez, e conforme o tempo passa, os inimigos ficam ainda mais poderosos. Isso obriga o jogador a se preparar ao máximo antes da próxima invasão, pois caso não esteja pronto e os monstros consigam destruir o cristal mágico que protege a fortaleza… Será um Game Over para o universo onde se encontra!

Corrupção por Toda a Parte

Não podemos nos esquecer que Mists of Noyah é um jogo de sobrevivência. A ideia é que o jogador lute para sobreviver o máximo possível. Morrer normalmente durante as fases não representa risco, pois o jogador apenas volta para a fortaleza, perdendo apenas alguns itens e um pouco de dinheiro. Porém, caso uma invasão à fortaleza seja bem-sucedida e o cristal se quebre, será Game Over. Ou seja: a ideia de “sobreviver” no jogo é ser capaz de repelir cada nova invasão.

Há um medidor de corrupção no jogo, que cresce conforme eliminamos inimigos e também conforme o tempo passa. Isso quer dizer que os inimigos sempre ficam mais fortes, então o jogador precisa correr atrás do atraso, caso contrário, ficará para trás. O tempo passa de forma muito rápida, então perder tempo é uma péssima ideia. O jogo não possui um pause propriamente dito, pois mesmo dentro do menu, o tempo continua passando. Isso torna o jogo uma constante corrida contra o tempo.

Desvende as Masmorras com Amigos

A dificuldade do jogo é bem elevada. A maioria das fases em si são simples, mas podem conter algumas armadilhas que exigem atenção. No entanto, o ápice do jogo são as masmorras. Há diversas masmorras no jogo, que são fases específicas com design único, inimigos de nível elevado e muitas, mas muitas armadilhas. Será preciso prestar bastante atenção nos saltos, pois as masmorras possuem desafios de habilidade bem frustrantes. Também há momentos submersos (traga poções de respiração subaquática) e chefes complicados, então esteja preparado para tudo. A recompensa em experiência e itens épicos faz tudo valer a pena, caso consiga superar seus desafios. Você pode tentar quantas vezes quiser, mas lembre-se que perder tempo pode complicar bastante sua permanência no jogo.

Mists of Noyah foi pensado como um jogo cooperativo, desde o início. É possível jogar tudo com amigos, o tempo todo, e isso inclui não apenas as fases habituais, como as masmorras. O jogo foi todo pensado nisso, de modo que algumas invasões, chefes e masmorras são imensamente complicadas de serem enfrentadas sozinho. Na versão para PC, é possível jogar online com múltiplos jogadores, e os servidores suportam até 20 pessoas em cada. Porém, na versão para consoles, só poderá jogar com um amigo cooperativamente, e sem modo online, apenas presencial. Isso pode ser uma enorme decepção para quem esperava jogar online como na versão para PC.

Mists of Noyah – Vale a Pena?

Mists of Noyah é um excelente e charmoso jogo de RPG de sobrevivência cooperativo, e atende à maioria das demandas da comunidade por jogos mais maduros e difíceis. Certamente não agradará aos novatos, mas eu recomendo principalmente aos veteranos e fãs do gênero, que terão muito o que apreciar aqui. Na versão para PC, contará com cooperativo online, mas no console não, então, se isso for um problema para você, pode acabar se decepcionando.

Mists of Noyah foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela QUByte – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

Mists of Noyah

Gráficos - 9
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 8.5
Som - 8.5
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 9.5

8.9

Mists of Noyah é um excelente e charmoso jogo de RPG de sobrevivência cooperativo, e atende à maioria das demandas da comunidade por jogos mais maduros e difíceis. Certamente não agradará aos novatos, mas eu recomendo principalmente aos veteranos e fãs do gênero, que terão muito o que apreciar aqui. Na versão para PC, contará com cooperativo online, mas no console não, então, se isso for um problema para você, pode acabar se decepcionando.

User Rating: Be the first one !

João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo