O gênero terror e sobrevivência mudou muito desde os primeiros jogos 3D lançados nos sistemas 32 Bits criaram uma nova ambientação e redefiniram o gênero. Elementos modernos distanciaram os games da clássica abordagem usada nesses games, como câmeras fixas, controle com sistema de movimento chamado de tank que limita a direção do personagem, fazendo geralmente com que ele gire no lugar em vez de mudar de direção enquanto anda e puzzles complexos.
Entretanto, isso não quer dizer que não exista espaço para desenvolvedoras que queira explorar o gênero como ele foi criado. Tormented Souls foi lançado em 2021, sendo a prova de que o gênero, com criatividade e qualidade, pode ser explorado, e diante do sucesso do primeiro jogo, estamos analisando a Demo de Tormented Souls, que antecede o lançamento completo que deve acontecer em algum momento de 2025. Confira abaixo as primeiras impressões do que será Tormented Souls II.

Logo nos primeiros momentos da demo, conhecemos a irmã de Caroline Walker, Anna. A garota está sendo assombrada por visões estranhas, o que leva Caroline a procurar um tratamento para a garota em um local, no mínimo estranho, no interior. Usar a irmãzinha da garota como pano de fundo para uma história de terror não é nada original, e consegue transpor os limites do clichê. Entretanto, em um gênero tão explorado como o survival horror, é compreensível a pouca originalidade.
Se os protagonistas não inovam, a execução da narrativa também não. Assim que interagimos com outros personagens, fica clara as intenções maléficas, e mesmo assim, nossa Caroline Walker não se intimida em ser hóspede. Logo em seguida, os acontecimentos mais previsíveis acontecem e estamos, novamente, acordando em uma situação absurda.
Vale ressaltar que o uso da protagonista para ambientar um clima para além do terror é usado sem o menor pudor. Se no primeiro jogo acordávamos em uma banheira vestido como vinhemos ao mundo, em Tormented Souls 2, acordamos em uma cama e bem, a sensualidade está lá, envolta no terror. Além disso, Caroline Walker tem uma sensualidade que salta a vista, bem como, uma fragilidade que ressalta sua feminilidade. Todos esses pontos fazem da narrativa, praticamente a mesma que vimos no jogo anterior, e como uma sequência direta, até mesmo as referências não são nada sutis.
Em termos de gameplay, o jogo também mudou pouco, ressaltando as melhorias técnicas em detrimento a chance de inovar. O controle Tank está presente para alegar os nostálgicos. Ele foi melhorado e tem respostas mais suaves. O controle 3D rende mais diversão, sendo mais intuitivo e com respostas mais adequadas. Como a maioria esmagadora dos jogos usam esse tipo de controle, você estará perfeitamente adaptado.

O sistema de câmeras continua fixo, no melhor estilo dos jogos do gênero de 20 anos atrás. Esse sistema, apesar de charmoso e adequado ao jogo, tem seus problemas. Em determinados momentos, você ficará procurando algum ângulo visando explorar melhor o ambiente. Além disso, nos combates, a câmera joga a favor inimigo, pois em muitos casos, você não o verá até que ele se aproxime. Se você jogou a game original, estará familiarizado com isso, pois tudo está muito parecido. Vale ressaltar alguns ângulos de câmeras, a forma com que foram usadas, ressaltam a direção de arte do jogo.
A adição mais notória e que se mostrou muito eficaz foi o menu rápido no melhor estilo Resident Evil 4 Remake. O jogador poderá pré-selecionar e usar 4 itens rapidamente, sejam armas ou itens de cura. A execução é um pouco rústica, mas funciona bem, por ser algo muito necessário. Caroline Walker é lenta, seja para usar armas, itens ou objetos. O menu do jogo é essencialmente o mesmo. Depois de alguns ajustes, ele tem uma aparência mais leve, mas continua com uma execução lenta.
Confesso que esperava alguma melhoria nesses sentido, pois continua sendo penoso usar os itens no jogo, principalmente quando você precisa usar uma chave. É compreensível como temos de lidar com os itens no jogo, pois de outra forma, Tormented Souls 2 não seria a continuação de um game que visa trazer a tona os jogos clássicos do gênero, ainda, sim, você pode estranhar.

A ambientação continua rica em detalhes e privilegia o escuro como argumento para aumentar a tensão. Caroline Walker continua sensível ao escuro, e ficar por algum tempo nele, resulta na morte. Ainda que estejamos em outro local, você estará totalmente adaptado, pois o game acontece em uma clínica dirigida por madres. Os corredores, cômodos e catacumbas são essencialmente iguais ao jogo anterior, demonstrando uma falta de criatividade ou somente vontade de fazer o mesmo.
A desenvolvedora promete que exploraremos locais além da clínica, como um shopping abandonado e uma escola também abandonada, mas não vemos isso na demo. A possibilidade de alternar entre realidades, mudar o passado para remodelar o presente e procurar caminhos alternativos para o outro lado do pesadelo também estarão presentes, mas não na demo.
Graficamente falando, Tormented Souls 2 apresenta gráficos melhorados, com uma riqueza ainda maior de detalhes. Como a demo se passa somente na clínica, nessa locação, os gráficos surpreendem. O jogador mais exigente notará muitas semelhanças com o game anterior. Os objeto, móveis e tudo mais é muito semelhante ao jogo anterior, ainda que a riqueza de detalhes, luz e movimentação sejam mais ricos.
Em alguns momentos o jogo me pareceu muito escuro, e ainda que você possa escolher algumas configurações gráficas como resolução e Vsync, senti falta da opção de iluminação, feature que deve estar presente no jogo final. Existem algumas quedas na resolução em alguns momentos, mas como estamos jogando uma demo, isso deve ser amenizado no jogo final.
O mesmo acontece com as CGs, apesar de bonitas, elas parecem pouco fluídas, mesmo com as configurações no máximo, logo no início do jogo, podemos notar isso na vegetação. Na clínica esses detalhes ficam menos evidentes, mas como a desenvolvedora promete ambientes externos, veremos como as coisas vão ficar.
Tormented Souls 2 – O que esperar?
A demo de Tormented Souls dura cerca de 90 minutos, sendo uma ótima amostra do que podemos esperar do jogo quando ele for lançado completo. A história pode deixar a desejar, por focar em clichês já usados e outros novos, havia espaço para alguma ousadia, mas a PQube preferiu manter a narrativa previsível.
Se você curtiu o primeiro jogo, e não espera por grandes mudanças, será agraciado com um bom jogo. A adição de um menu rápido ficou bem na gameplay, deixando o jogo mais divertido e com um combate mais fluído. Graficamente falando, apesar de alguma evolução, são essencialmente os mesmos, com algumas melhorias de luz e uma riqueza maior de detalhes. Tormented Souls 2 é mais do mesmo com alguma melhoria, sendo exatamente como esperávamos que seria, que venha o jogo completo.