Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
ReviewDestaqueNotíciasPC

Mechanoid | REVIEW

Uma boa quantidade de diversão em um jogo pouco criativo

Influenciado por um certo robozinho azul criado pela Capcom nos anos 80, Mechanoid é um jogo de plataforma no melhor estilo 16 Bits. Desafiando o jogador em 18 níveis, você precisará de um raciocínio rápido e muita habilidade para transpor os níveis sem ser destruído no caminho. Vamos conhecer um pouco mais do jogo abaixo.

Salve a humanidade o mais rápido que puder!

Desenvolvido pela Snake Valley Studios, nossa aventura em Mechanoid se passa em um futuro distante, onde o mundo foi dominado pelas máquinas, e elas não parecem querer viver em harmonia com os seres humanos, que dirá, ser dominada por eles. Você estará lutando pela humanidade em uma sociedade global totalitária, que domina diversas regiões do mundo. Toda essa aventura buscando mais liberdade se passa ao longo de 18 níveis, todos abertos e com graduações diferentes de dificuldade, deixando o jogador livre para escolher cada um deles.

Como você deve ter notado, a narrativa foca na resistência humana e na progressão de upgrades de armas, escudos, baterias e sistemas de suporte à vida conforme o jogador avança, dando um impulso narrativo funcional à jornada de sobrevivência e combate. Não é nada profundo, mas consegue manter o jogador interessado na partida, por algum tempo. Note que Mechanoid não é um jogo desenvolvido para que o jogador passe horas e horas jogando, isso pode até acontecer, mas não é o foco da narrativa e nem da gameplay propriamente dita.

Uma dose única de diversão

Ao longo dos 18 níveis, o jogador passará por diversas locações, todas elas bem distintas, mas sem muita riqueza de detalhes ou variações nos desafios impostos. Em zonas industriais, áreas congeladas, montanhosas e desertos, você sempre terá a sensação de urgência enquanto corre contra o relógio. Ainda que o design dos níveis sejam diferentes, os desafios são praticamente os mesmos, se resumindo a saltar, desviar de obstáculos e eliminar inimigos mecanizados, uns mais resistente que outros.

Boa parte do desafio está em identificar o que pode causar dano e o que não pode. O level design pode ser confuso nesse sentido, pois não serão poucas às vezes que você morrerá por esbarrar em algo que não achava ser letal, seja uma luz, um cano de esgoto ou um holofote. Boa parte dos gráficos são minimalistas, com poucos elementos incorporados, então desconfie de tudo, pois qualquer coisa, por menor que seja, pode ser letal.

Os gráficos de Mechanoid são pré renderizados, deixando uma boa sensação, e com pouca coisa acontecendo na tela, o jogador consegue se concentrar melhor enquanto salta e lida com os obstáculos e lida com os inimigos. Tudo funciona muito bem, principalmente em partidas rápidas e descontraídas. Os níveis mais difíceis vão exigir pratica e upgrades para que você consiga seguir em frente.

O jogador terá de estar bem atento aos desafios do jogo, pois você não pode usar uma habilidade para transpor qualquer desafio. Por exemplo, você não pode esquivar de um obstáculo que pode ser superável andando. A jogabilidade, ainda que simples, é engessada, limitando as possibilidades do jogador.

Um robô customizável

Mesmo sendo um jogo simples em diversos termos, o jogador progredirá mediante atualizações para melhorar as armas e resistência do robozinho simpático. Você não deverá ter somente agilidade e reflexos precisos, mas também as armas adequadas para lidar com os inimigos mais poderosos. Você coletará orbes de energia que no final de cada nível, devem ser usados na loja para conseguir melhorias. Todas às vezes que você terminar uma fase, receberá seu item de upgrade e terá seu recorde registrado.

Para terminar o nível, você precisará eliminar todos os inimigos e coletar todos os objetos, caso isso não seja feito, você não conseguirá terminar, sempre lembrando que você está correndo contra o relógio. A loja é bem simples, você terá 5 possibilidades de melhoria, todas imprescindíveis para conseguir transpor os obstáculos mais complexos do jogo. Você encontrará desafios maiores nos níveis com quatro estrelas de dificuldade.

Durante os níveis, você terá de ser rápido e preciso, para saltar e atirar, pois muitas das vezes, o espaço para fazer isso é limitado e com pouco tempo para atacar. Conforme você melhora seus atributos, a sensação de evolução é constante, principalmente nos níveis mais baixos de dificuldade, nos maiores, nem tanto, pois os inimigos são mais resistentes. Os níveis de dificuldades variam de uma a quatro estrelas. Você pode repetir cada fase quantas vezes quiser, recolhendo melhorias para se preparar para os outros níveis.

A primeira vista, o combate em Mechanoid pode parecer obtuso, mas conforme você começa a comprar melhorias e se aventurar em níveis mais difíceis, a associação da ação com os elementos de time-attack deixam as coisas mais divertidas e desafiadoras, mas não longe de obtusas. O segredo é não tentar avançar nos níveis mais difíceis sem estar preparado, isso pode tornar as coisas frustrantes. Não existe nada de revolucionário na proposta da gameplay, mas a apostar em elementos bem conhecidos, mesclando com a velocidade, tornou o jogo bem agradável.

Caso pretenda jogar em algum PC portátil, ainda que Mechanoid, nesse momento, esteja com a avaliação “desconhecida” para o Steam Deck, o jogo é perfeitamente jogável, sendo, aliás, uma ótima opção para que quer jogar um game descontraído e com partidas rápidas, seja no automóvel, no intervalo do trabalho ou da faculdade. Os controles funcionam muito bem e como estamos falando de um jogo indie bem leve, não notei nenhum travamento enquanto passei horas jogando no Steam Deck.

Mechanoid — Vale a pena?

Com uma atmosfera futurista e um bom desafio, exigindo que o jogador tenha habilidade para transpor os desafios inerentes aos jogos de plataforma 2D, com a imposição de correr contra o tempo enquanto elimina os inimigos e coleta tudo pela frente, Mechanoid agrada com desafio e diversão balanceada. Todos os níveis do jogo estão abertos e cabe ao jogador se preparar para transpor cada um deles, deixando você decidir se quer somente um desafio leve ou mais hardcore. Infelizmente, o jogo conta com poucos níveis, podendo ficar entediante rapidamente.

55
Mechanoid

Regular

Mechanoid é um jogo de plataforma 2D, usando o típico sistema atire e pule. O grande atrativo é ter todos os níveis abertos e a possibilidade de melhorar seu personagem a cada corria. Entretanto, a falta de uma gameplay tradicional pode tornar o jogo entediante rapidamente..

Pontos positivos.

  • Jogabilidade descomplicada
  • Melhorar os atributos a cada nova jogada
  • Níveis abertos

Pontos negativos.

  • Poucos níveis
  • Gameplay repetitiva
  • Falta de opções de melhorias
— Jogo foi avaliado mediante cópia cedida pela Keymailer

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo