Se você gosta de games de aventura, com muitos puzzles que desaviam sua inteligência, The Serpent Rogue é um game que pode entreter você por boas horas. O game é basatnte atmosférico e oferece uma aventura extremamente interessante.

Além disso, o game conta com uma narrativa bastante interessante, que junto a um sistema de criação de intens., fazem do jogo uma experiência bastante interativa. O jogo oferece um nível de dificuldade que pode ser um problema para alguns jogadores acostumados com sistemas mais intuitivos, entretanto o game é bastante generoso com que se dedica.

Confira abaixo nossa review completa de The Serpent Rogue.

  • Jogo: The Serpent Rogue
  • Desenvolvedora: Sengi Games
  • PublicadoraTeam17
  • Lançamento: 25 de abril de 2022
  • Número de Jogadores: Single player
  • Gênero: Adventure
  • Plataformas: Nintendo Switch, Xbox Series X, Microsoft Windows, PlayStation 5
  • Site OficialAqui

Apresentação

A Ucrânia vem sofrendo com a agressão russa ao seu território a alguns meses, e isso indiscutivelmente tem atrapalhado tudo nos pais. No setor de games não está diferindo, sendo que algumas desenvolvedoras situadas no pai tiveram de parar seus projetos, ou migrar para um território menos hostil. Infelizmente as coisas não parecem estar próximas de uma solução no âmbito da diplomacia, e com isso vamos aguardando os jogos que devem em algum momento serem lançados.

Entretanto, esse não é o caso da desenvolvedora Ucrâniana Sengi Games, que conseguiu lançar seu mais novo até o momento único jogo The Serpent Rogue. O studio foi fundado a pouco tempo em 3 de dezembro de 2018, mas isso não impediu que eles conseguissem adquirir experiencia trabalhando em diversos projetos.

A desenvolvedora é totalmente independente, e em The Serpent Rogue foi colocada toda a inspiração e experiencia da desenvolvedora, que o convida para conhecer a mais nova aventura desenvolvida por eles.

The Serpent Rogue – Uma aventura narrativa, atmosférica e cheia de puzzles.

Derrote ou Sucumba a Corrupção

Diferente de muitos jogos de aventura, Serpent Rogue é um game complexo e vai exigir de você atenção e precisão nas suas decisões, pois elas vão influenciar diretamente o seu destino no jogo. Você vai precisar combater a corrupção que se abateu pelo mundo devido à influência do Serpent Rogue.

Para conseguir combater esse mal que se abateu pelo local os jogadores precisarão combinar com bastante habilidade e precisão, técnicas de combate, a criação de itens especiais junto com a exploração para completar os objetivos do jogo. O jogo é bastante exigente com o gerenciamento de itens, com isso você vai precisar prestar muita atenção em como os recursos vão ser gastos, pois todos os itens e objetos serão necessários para sobreviver, e esses recursos não são abundantes.

Essa pode ser a maior dificuldade no jogo, pois os recursos são limitados, e no início do jogo você não vai saber bem como criar os itens necessários, o que pode resultar em uma certa dificuldade. Por isso sempre tenha bastante cuidado ao usar ou criar algum item, na dúvida é sempre bom rever se você realmente precisa do item que esta prestes a consumir.

Outro detalhe é que dependendo de como os jogadores escolhem os itens da loja, ou se comporta com os mortos ou até mesmo mantêm as criaturas, vão surgir diversos novos desafios que podem ter consequências desagradáveis para o jogador. Tudo isso faz de Serpent Rogue um game onde os detalhes são bastante importantes, e não devem ser ignorados pelos jogados. O trabalho da desenvolvedora em produzir um game com essa riqueza de detalhes no desenvolvimento da gameplay é algo bastante louvável.

Apesar de não parecer, Serpent Rogue é um game que vai exigir muita exploração, exigindo que você passe bastante tempo procurando por recursos, como em qualquer RPG de mundo aberto. Alguns desses recursos são renováveis, entretanto outros só podem ser coletados apenas uma vez durante o jogo, e ai entra novamente seu preciosismo em usar esses itens.

Em alguns momentos você vai precisar resolver alguns puzzles para conseguir adquirir determinados itens, pois como dissemos, o game tem um certo nível de dificuldade. Poucos são as coisas que lhe vão ser fornecidadas casualmente no jogo, a maioria dos itens vai chegar através da exploração, batalha ou solução de puzzles.

Atmosfera gráfica e ambientação sonora

The Serpent Rogue é um game que chama a atenção pelas suas características gráficas e ambientação, sendo extremamente atmosféricas. Essa ambientação cria um clima muito diferente no jogo, deixando ele cadenciado, porem com um ar de suspense e mistério.

Assim como na criação dos itens, a ambientes também é complexa e rica em detalhes, incentivando os jogadores a explorar os mapas em busca dos itens que são tão necessários para o sucesso da sua jornada. Se você é um jogador mais apressado tome cuidado, pois o jogo exige a exploração, e a escuridão proposta pelo jogo, associada a pressa, pode ser um fator preponderante para que você não consiga seguir em frente.

O jogo usa bastante o recurso da escuridão para criar um clima sombrio, entretanto somos compensados por céus de cores e construções mais limpas, mostrando claramente seus aspectos, um belo contraponto que deixa o jogo bastante elegante. Mesmo as cores mais claras do jogo, usam tons mais fortes, como o vermelho e azul, deixando o game com um aspecto pesado, quase que mórbido.

O game usa gráficos estilizados e cartunescos, diferente de alguns RPGs que usam dos mesmos artifícios de narrativa e gameplay. Os personagens são bastante detalhados, assim como os itens e mecanismo usados no jogo. A desenvolvedora acertou novamente em usar esse tipo de gráficos, pois conseguiram passar todo o carisma do game de forma mais própria.

Falando da parte sonora, ela é uma das partes mais importantes na criação da atmosfera do jogo, pois ela também foi composta de maneira atmosférica para corroborar a ambientação do game. As composições mesmo nos momentos mais tensos do jogo ainda são cadenciadas e passam mais um clima de tensão do que de ação.

Onde o game fica devendo

Apesar do game ter diversas qualidade, ele também tem alguns problemas, e um deles realmente acaba por atrapalhar toda a experiência no jogo, e pode até afastar jogadores mais casuais, ou menos dedicados. A falta de um tutorial no início do jogo é um fator que atrapalha o desenvolvimento do jogo por umas boas horas.

Assim que você é inserido no universo de The Serpent Rogue, você passa a explorar o ambiente, entretanto apesar de haver objetivos a serem cumpridos, eles não são claros e não informam como proceder, mesmo estando na parte inicial do jogo. Seu diário até tenta trazer alguma lus e manter o controle sobre os itens ativos da história, mas é tudo muito confuso e ficar totalmente perdido no gerenciamento de itens e objetivos é muito fácil, e descobrir o que fazer, já não é.

Ter acesso a alguns itens básicos, ou setas na tela para indicar itens de interesse quando o jogo começa, pode ajudar a orientar os jogadores e ajudar a evitar contratempos frustrantes ao começar, mas não se engane, você vai descobrir quase tudo sozinho, e como dissemos anteriormente, o jogo não perdoa o mau gerenciamento dos itens, o que pode complicar a vida dos jogadores menos atentos.

A falta de um tutorial, mesmo que básico no início do jogo atrapalha todo o desenvolvimento inicial do jogo, e realmente não dá para entender porque os desenvolvedores, tão caprichosos em outros detalhes escolheram deixar o jogador sem esse auxílio em um jogo tão complexo e detalhista. Boa parte da dificuldade do jogo na parte inicial, vem de não saber o que fazer, para onde ir e principalmente como gerenciar seus itens. Uma pena.

The Serpent Rogue – Vale a Pena

Não podemos negar que The Serpent Rogue vai agradar primeiramente jogadores que já tem alguma experiência em games que exigem gerenciamento e criação de intens. Temos bons jogos com essa premissa lançados a pouco tempo. Em um segundo momento o jogo deve agradar quem procura além de um RPG de gerenciamento, um game que tenha foco na exploração do ambiente.

Por exigir a exploração minuciosa do ambiente, o game deve agradar você, jogador que gosta de games de mundo aberto com centenas de locais para serem explorados. Além disso, temos a história, gráficos e ambientação, que tem características bastante individualistas, e pode atrair jogadores que procuram uma nova experiência gráfica.

A verdade é que The Serpent Rogue é um game que pode atrair diversos tipos de jogadores de RPG, desde os que gostam de gerenciamento e criação de itens até jogadores que gostam da exploração minuciosa, entretanto todos eles podem ser afastados pela curva de aprendizagem difícil, devido à falta de um tutorial no início do jogo.

Se você esta procurando um game desafiante e com novas perspectivas tanto de narrativa quanto de gameplay, The Serpent Rogue é uma das melhores opções no gênero RPG, entretanto se prepare para um game difícil, meticuloso e detalhista.

The Serpent Rogue foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Sengi Games e Team 17 – Agradecemos a cordialidade!

Confira também nossos outros reviews.

The Serpent Rogue

Gráficos - 8
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 7
Som - 8
Dificuldade - 8.5
Fator Replay - 7.5

7.8

A verdade é que The Serpent Rogue é um game que pode atrair diversos tipos de jogadores de RPG, desde os que gostam de gerenciamento e criação de itens até jogadores que gostam da exploração minuciosa, entretanto todos eles podem ser afastados pela curva de aprendizagem difícil, devido à falta de um tutorial no início do jogo.

User Rating: No Ratings Yet !
Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio