Pura estratégia. Live by the Sword Tactics é um jogo de batalhas táticas por turnos que é simples e desafiador ao mesmo tempo. Desenvolvido e publicado pela Labrador Studios, vamos conferir o que este game tem para nós!
- Jogo: Live by the Sword Tactics
- Desenvolvedora: Labrador Studios
- Publicadora: Labrador Studios
- Lançamento: 28 de Outubro de 2022
- Número de Jogadores: 01 – 02
- Gênero: RPG de Estratégia por Turnos Tático
- Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One, Microsoft Windows (Steam), macOS
- Site Oficial: Aqui
Um jogo familiar
Live by the Sword: Tactics imediatamente passa uma sensação familiar ao joga-lo, por ter um estilo gráfico semelhante á antigos jogos táticos de Playstation 1 como Tactics Ogre e Final Fantasy Tactics. Logo ao iniciar um combate, você já se sentirá em casa ao ver a interface e estilo de camera, pegando rapidamente o jeito de jogar.
A história é sobre dois reinos rivais que estão vivendo em paz. Dois irmãos guerreiros, Edgar e William, investigam um estranho aumento na criminalidade do reino, até descobrirem um possível gatilho para o início de uma nova guerra.
O tom em que a história é contada é um pouco estranho. Em momentos sérios ou de diálogos importantes, personagens soltam alguma piadinha, ou alguns “balões de emoji” aparecem neles para representar alguma emoção, o que acaba passando até um tom “bonitinho” que destoa bastante do que está acontecendo na cutscene.
O roteiro e desenvolvimento da história são bem previsíveis e rápidos, certamente o foco principal do jogo é em seu gameplay, que foca em ser simples e estratégico ao mesmo tempo.
Batalha Tática
Imediatamente um ponto que de início me causou estranheza foi o fato dos personagens não ganharem nenhum tipo de ponto de experiencia. Na verdade, não há níveis no jogo. Todos os personagens são equilibrados, então a vitória depende totalmente da sua inteligência e estratégia.
É uma decisão interessante, que deixa cada combate no jogo desafiador e ao mesmo tempo agradável, não há necessidade de ficar repetindo batalhas para ganhar experiência, não há situações que enfrentará uma batalha com inimigos de nível mais alto. É de fato pura tática.
O jogo conta com 7 classes, baseadas no que estamos acostumados a ver em mundos de fantasia medieval, como Arqueira, Guerreiro e Mago. Cada classe Possui 6 habilidades, e você pode usar apenas 4 delas em batalha, além de uma habilidade passiva. Com isso ao seu dispor, você montará uma equipe de até 5 personagens, e partir para o combate.
Embora a proposta seja que as classes sejam balanceadas, mais opções de customização seriam bem-vindas. Poder equipar um equipamento ou acessório para cada personagem trária batalhas mais diversificadas e ainda mantendo o foco na estratégia. As batalhas acabam se tornando bastante repetitivas ou até entediantes ao longo do tempo, visto que as sete classes é um numero baixo para batalhas com 10 personagens. Felizmente, há múltiplos modos de jogo disponíveis no game.
Além da História
Fora da campanha principal, há também o modo “Estrategista”, este é uma série de desafios em situações especifica, em cenários preparados com personagens pré-definidos, e você deve procurar a melhor solução para a batalha. É um modo interessante que passa a mesma sensação dos desafios de Xadrez como “faça um check-mate em 03 jogadas”.
O modo “Aventura” é o mais elaborado no jogo. Você inicia uma mini campanha onde você pode navegar pelo mapa do continente, enfrentar múltiplas batalhas, enquanto deve gerenciar o ouro e vida da sua equipe entre cada combate, considerando também que há morte permanente. Este modo traz um ótimo ar fresco ao jogo, com uma camada extra de estratégia ao ter que planejar o que fazer até mesmo fora do combate para tirar o melhor proveito. Porém, se perder, terá que começar de novo, e o mapa é moldado com desafios diferentes cada vez, semelhante á um jogo roguelite.
Também há o “Modo Skirmish”, basicamente partidas amistosas onde pode escolher a equipe que quiser no cenário que quiser e iniciar um combate. Depois que estiver craque, também há o modo multiplayer, podendo enfrentar amigos ou estranhos online e localmente.
Live by the Sword Tactics – Vale a Pena?
Todas as classes em Live by the Sword Tactics são balanceadas, não havendo sistemas de níveis ou evolução. Graças a isso, todas as batalhas são totalmente estratégicas e desafiadoras, que é o ponto forte do game. O modo história pode se tornar repetitivo e sem graça com o decorrer das batalhas. Entretanto, os outros modos de jogo compensam com mais variedade e conteúdo.
O jogo tem bastante potencial, e felizmente a Labrador Games se mostrou empenhada em trabalhar no game, com um roadmap de novos conteúdos que chegarão ao decorrer do ano, como um criador de mapas, novas classes, e novidades para o modo “Aventura”.
Live by the Sword Tactics foi avaliado através de uma cópia gentilmente cedida pela Labrador Games – Agradecemos a cordialidade!
Confira também nossos outros reviews.
Live by the Sword Tactics
Gráficos - 7
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 8
Som - 6
Dificuldade - 8.5
Longevidade - 7.5
7.6
Muito Bom
Todas as classes em Live by the Sword Tactics são balanceadas, não havendo sistemas de níveis ou evolução. Graças a isso, todas as batalhas são totalmente estratégicas e desafiadoras, que é o ponto forte do game. O modo história pode se tornar repetitivo e sem graça com o decorrer das batalhas. Entretanto, os outros modos de jogo compensam com mais variedade e conteúdo.