A Kotaku, sempre foi muito crítica aos consoles Xbox, e sempre que pode esta publicando matérias tendenciosas sobre qualquer coisa que envolve a Microsoft e os consoles Xbox.
Em um artigo recente, a Kotaku sugeriu que a ausência de novidades AAA está motivando clientes a cancelar a assinatura do Xbox Game Pass, enquanto esperam por melhores dias. O artigo mereceu uma resposta por parte dos criadores de games indie e até de estúdios da Xbox Game Studios.
A inXile entertainment, conhecida pela série Wasteland e que atualmente trabalha num projeto secreto, reagiu à mensagem da Xbox e até respondeu a alguns usuários do Twitter para demonstrar o quão encantada está com o apoio que recebem da Microsoft.
Must rough knowing that you will be making gamepass fodder for the foreseeable future.
E não para por aqui, Major Nelson e a desenvolvedora inXile, a editora indie No More Robots também decidiu comentar o artigo do Kotaku e a imagem que passa para o papel dos jogos indie no serviço, especialmente para criticar as afirmações que o Game Pass prejudica os criadores independentes.
sucesso para dezenas de produtores todos os meses, ao pagar-lhes todo o custo de desenvolvimento (e mais algum) no dia de lançamento. Quem escreve que ‘o Game Pass é mau para os produtores’ não tem qualquer ideia de como funciona a indústria e devia meter-se num caixote.”
“Normalmente lanças um jogo, custa X a fazer e esperas que o teu jogo + marketing sejam bons o suficiente para recuperar X, para conseguires ter lucro. Se estás no Game Pass no lançamento, é provável que faças X instantaneamente no dia de lançamento.”
I've said this before, but:
Game Pass is guaranteeing success for dozens of devs every single month, by paying them their entire dev costs (and then some) on day 1
Anyone tweeting "Game Pass is bad for devs" has zero clue about how this industry works and should get in a bin 👍
Dave Gilbert da produtor indie Wadjet Eye Games, respondeu a Mike Rose que o receio para os indies não está na atualidade, mas sim num futuro em que o serviço cresce ao ponto da Microsoft ter controlo sobre os criadores independentes que terão de lutar por um lugar em serviço como o Game Pass.
“A minha preocupação (e posso estar enganado) é que se serviços como o Game Pass se tornam a norma, esse pagamento de lançamento eventualmente fique mais pequeno e depois estamos fechados nesse sistema. Está-me a fazer reavaliar como faço as coisas se/quando acontecer. Curioso com o que pensas disto.”
My concern (and maybe I’m wrong) is that if services like GP become the norm, that day 1 payout will eventually get smaller and then we are locked into that system. It’s certainly making me re-evaluate how I do things for if/when that happens. Curious what your thoughts are.
Vale ressaltar aqui o quanto negativo é uma mídia especializada militar de maneira tão entusiasta contra uma plataforma.
Nós do Games Ever, ressaltamos nosso profissionalismo e temos como politica, apresentar informações claras e sem preferência, independente de plataforma, desenvolvedora, estilo de jogo ou qualquer outra preferência. Apoiamos a informação sem tentar induzir o leitor ao Flame War.