Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
RetrôReview

Forza Motorsport | REVIEW

Em 2023 teremos um novo game da franquia Forza Motorsport, que até aonde falam, será um “remake” ou “reboot” do primeiro game lançado em 2005 para o Xbox Classic, ou Xbox Original, você escolhe como chamar o primeiro console da família Xbox.

O engraçado disso é poucas pessoas conhecem o FM 1 lançado para o Xbox Classic. Ainda mais aqui no Brasil, país na qual o primeiro Xbox foi ofuscado pelo popularmente conhecido Playstation 2.

Sendo assim, eu resolvi jogar o FM1 do começo ao fim e analisar cada ponto do game e ver se ele é um competidor de Gran Turismo 4 ou apenas uma cópia do Simcade do PS2.

  • Jogo: Forza Motorsport
  • Desenvolvedora: Turn 10
  • Publicadora: Microsoft Studios
  • Lançamento: 03 de maio de 2005
  • Número de jogadores: 2 (tela dividida) – 6 (online)
  • Gênero: Corrida/Simulador
  • Plataformas: Xbox Classic/ Xbox 360 (Retro compatível)

Não é uma cópia de Gran Turismo!

Não é uma cópia de Gran Turismo!

Desde o surgimento de GT, alguns jogos foram lançados para surfarem nesse gênero novo que era o Simcade (jogos com ênfase na simulação, mas com um pezinho no arcade). SEGA GT Homologation para o Dreamcast foi um desses, em que ele mais se parece uma cópia de GT do que um game para competir com ele.

Vendo que a Sony crescia cada dia mais na popularidade dos jogadores e que Gran Turismo 3 havia feito um enorme sucesso, a Microsoft encomendou à Turn 10 Studios o seu próprio jogo de corrida “simulador”. O seu nome? Forza Motorsport.

Diferente de SEGA GT Homologation, FM1seguia por um outro caminho, o de colocar o jogador dentro dos mais variados carros de corrida e de rua sem a necessidade de se tirar as “licenças” como ocorria em Gran Turismo e SEGA GT.

As licenças foram criadas em GT como um tutorial para que o jogador possa entender como fazer uma curva na tangência correta, entender o sistema de frenagem e afins. Lá em 1997 isso era interessante, já que não tínhamos nada igual à GT em consoles caseiros, mas em 2005 a coisa era diferente, nós tínhamos 3 consoles que exibiam belos gráficos 2D e 3D e possuíam mais capacidades em jogabilidade para simular as físicas reais de um carro do que os game da geração PS1 e Saturn. Com isso, FM1 já coloca o jogador logo de cara para escolher qual região do mundo será o seu representante: Ásia, Europa ou América.

Escolher uma dessas três opções irá impactar em quais eventos estarão disponíveis logo no começo pra você. Eu quando joguei, escolhi o continente Asiático e comprei um Nissan Silvia S13 e logo de imediato já ficaram disponíveis 3 eventos japoneses para que eu pudesse correr com o meu Silvinha (um apelido carinhoso que coloquei no meu Nissan!) e claro, se eu tivesse escolhido outro continente, como o Europeu, somente os eventos para esse tipo de carro ficariam habilitados para mim.

Aqui nas partes de eventos, FM1 meio que se parece com GT, isso porque temos eventos livres, aonde podemos correr com qualquer tipo de carro, já outros eventos possuem restrições de classe do veiculo, carros de apenas uma montadora, carros Sedans, Hatch e por ai vai. Nada muito diferente do que já foi visto em GT desde o PS1. Mas, à um fato que difere de GT: Em Forza Motorsport nós não ganhamos somente dinheiro ao terminar uma corrida, ganhamos também XP de piloto. E o que isso quer dizer afinal? Bem, podemos ver todos os eventos que o jogo possui, mas, mesmo que tenhamos o carro necessário para certos eventos, precisamos ter o nivel de piloto igual ao que o evento exige.

Parece confuso, mas eu explico: Você tem um Dodge Viper e deseja correr no evento “Dodge Vs Corvette”, mas não pode entrar nesse evento porque o mesmo exige nível 20 de piloto e você está no Lvl 15 ainda. Isso lhe obriga a participar de outros eventos que ainda não tenha participado para enfim, conseguir chegar no Lvl 20 e correr com o seu Viper.

Essa medida serve muito para que o jogador não vá logo de cara participar de uma corrida muito avançada sem ter as habilidades ou carros necessários para tal. Mas na real? eu acho que fizeram isso para evitar que os jogadores peguem carros mais potentes de uma forma rápida e vá para eventos sem restrições e acumulem muitos créditos.

Turismo 4

Mais realista que Gran Turismo

Eu não queria ficar nessa de comparações entre os dois jogos, mas é inevitável, além do mais porque na capa do próprio FM1 vem escrito que o game é melhor do que GT4, o que eu já lhe adianto que não é, pelo menos não ao todo…

Graficamente falando FM1 é muito bonito e sim, nesse quesito ele se sai melhor do que GT4. Os carros são bem grandes na tela e melhor detalhados do que GT4. Possuem efeitos reflexivos bem bonitos para época e sofrem danos de uma forma bem convincente. Um detalhe legal é que, se rasparmos o carro nas paredes, ele deixa uma faixa da pintura do carro na parede e isso fica por toda a corrida, algo que eu não vi acontecer nos jogos subsequentes, nem mesmo em FM1!

Os carros em FM1 também sofrem danos estéticos e mecânicos. Dá pra quebrar os vidros do carro, quebrar lanternas, retrovisor, perder o capô e muito mais. Já a parte mecânica faz com que a caixa de marcha sofra danos e não passe mais as marchas, super aquecimento do motor ou do óleo e dependendo do dano o carro para de andar de vez!

Mas veja, isso é algo bem legal e para época era um diferencial danado se comparado ao Gran Turismo e eu mesmo era um cara que reclamava porque GT não tinha isso, mas hoje em dia eu vi que as coisas não são tão fáceis como achei. Algumas montadoras não gostam de ver seus carros sendo “destruídos” ou em perseguição policial e com isso, colocam restrições para que seus carros possam aparecer no game. Sendo assim, ver os carros recebendo danos em FM1 é muito legal, mas se não tivesse como acontece em GT4 não tiraria o brilho que o game tem.

Agora vamos falar das pistas que o game tem a nos oferecer. Aqui temos traçados em Silverstone, Laguna Seca, Tsukuba e corridas em circuitos fictícios como Nova York e Rio de Janeiro. Todas muito bonitas e bem fieis às suas contraparte reais. Agora Nürburgring é sem sombra de duvidas a pista mais bonita de todo o jogo e a mais desafiadora.

Cada pista possuem pelo menos 3 variações que pode ser corridas curtas ou até corridas no circuito completo.

Vamos pra de baixo do carro e fazer alguns ajustes

Tem uma coisa que eu achei que havia sido implementado na franquia apenas no FM3 e como em tudo em minha vida, eu estava errado. Os driveatar era um sistema bem interessante que eu presumei que apareceram em FM3, só que não, eles estavam desde o primeiro FM. Aqui ele não é tão eficaz como nos jogos seguintes mas ainda sim é bem legal ver como são bem funcionais. Com o Driveatar ligado, a IA do game aprende com seus desempenhos nas corridas e ela começa à ficar mais esperta, tentando forçar ultrapassagens, colar na traseira do teu carro e colocar pressão em você para que possa cometer um pequeno erro. Esqueça a IA completamente agressiva e que só anda em linha indiana, ou seja, todo mundo um atrás do outro. Aqui não jovem, aqui eles buscam as melhores tangências para fazer curva e por vezes, te dão um “totózinho” para te tirar da corrida!

Mas outro fato bem legal de FM1é que nem sempre o carro mais rápido é o melhor para se vencer. Eu mesmo passei por isso! Estava eu em Nürburgring full, 2 voltas com Saleen, o carro mais rápido da competição, mas também extremamente instável. Não conseguia controla-lo na pista pois ele era super leve e derrapava o tempo todo. Mesmo sendo o mais rápido, eu vivia com o carro na parede e assim os outros competidores me passavam… Foi então que resolvi ir até na garagem e lá mexer no carro. baixei um pouco mais os eixos dele para ficar mais rente ao chão e ter menos impacto contra o vento, deixando-o ainda mais rápido e difícil de controlar, mas, mexi no aerofólio dele, aumentando um pouco mais para que ele perdesse um pouco de velocidade em pró de ficar mais preso no chão. Conclusão, meu carro ficou um pouco mais lento do que era antes, mas ganhou estabilidade e ficou mais preso no chão me dando a possibilidade de fazer curvas com mais segurança.

Claro que para uma pessoa que joga Gran Turismo desde o primeiro game ou joga outros games como Projetc Cars ou Assetto Corsa, isso que eu disse logo acima é bobeira, o cara tá rindo da minha cara por ter feito algo tão básico, mas para mim que ainda corro usando a linha guia no chão, foi o “ápice” da mecânica!

Jogando de “2”

FM1 não é feito somente de do modo Carreira, que é o mais completo e longo, diga-se de passagem, mas também temos o arcade mode em que podemos escolher qualquer carro do jogo e correr em qualquer pista. Serve basicamente para conhecer as pistas do game ou até mesmo treinar um pouco antes de entrar em algum evento mais complicado no carreira. Temos também o Trials que serve para batermos tempos pré estabelecidos e desbloquear outros carros para jogarmos tanto no modo arcade, quando aqui no trials. Temos também o modo para dois jogadores local, com tela divida e a jogatina online pelo xbox live, que suportava até 6 jogadores online. Oficialmente essa opção não está mais disponível, mas tem gente que criar certos recursos não oficiais para jogar até hoje.

O problema aqui é que esse modo está meio que atrelado ao modo carreira e ele gera XP para nós, o que ajuda à avançar nos eventos mais complicados, mas como ele não está disponível, temos de repetir outros eventos para acumular XP e passar de nível. Os últimos eventos são desbloqueados quando alcançamos o Lvl 50, o nível máximo do jogo, mas só correndo e fazendo os eventos não conseguimos chegar no 50, no máximo chegamos no 47 e as corridas online ajudariam nisso, mas como não tem mais elas, temos que repetir outros eventos para chegarmos no Lvl 50.

Ainda Vale a Pena?

Forza Motorsport para o primeiro Xbox é um excelente game de corrida e um ótimo rival para Gran Turismo. Seus gráficos são muito bonitos e sua jogabilidade é bem melhor do que o concorrente da Sony, mas não o torna melhor, mesmo que na capa de algumas versões venha falando que ele é ” Melhor que GT4″, ele não é. GT 5 possui muitos eventos diferenciados que fogem do somente correr para vencer, como as missões que saímos da ultima posição e temos que chegar em primeiro ou as corridas de 24 horas reais de Endurence. Em FM1 temos eventos de 3 corridas com 3 voltas, eventos com 10 corridas com 15 voltas … e temos corridas endurence mas que, depois de um tempo, ficam repetitivas e cansativas.

Forza Motorsport é um excelente game para quem curte jogos de corrida e para quem é fã da franquia como um todo. Eu super recomendo jogar esse game antes da chegada do seu “remake” que será lançado para o Xbox Serie S/X.

Forza Motorsport | REVIEW

Gráficos - 90%
Jogabilidade - 90%
Diversão - 75%
Som - 80%
Dificuldade - 70%
Fator Replay - 70%

79%

FM1 é um excelente game corrida para o primeiro Xbox. Gráficos e jogabilidades quase perfeitos, além dos efeitos sonoros e IA dos adversários. Só peca pela repetição dos traçados e a longa duração do game.

User Rating: Be the first one !

Ricardo Dias

Apenas um gamer veterano que só quer saber de jogar qualquer game em qualquer console, pois vídeo game é tudo de bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo