Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Final Vendetta | REVIEW

Continua após a publicidade..

Se você cresceu jogando os árcades da década de 90 ou do final dela, deve ter se aventurado por algum beat em’ up, ou como nós brasileiros gostamos de chamar, os amados jogos de lutinha. Final Vendetta, não exita em se influenciar em jogos como Captain Command, Cadillacs and Dinosaurs e principalmente Final Fight. Dito isso, proponho conhecermos um pouco mais do jogo.

  • Jogo: Final Vendetta
  • Desenvolvedora: LBitmap Bureau
  • Publicadora: Numskull Jogos
  • Lançamento: 16 de junho de 2022
  • Número de Jogadores: 1/2 Local
  • Gênero: Beat em’ up
  • Plataformas: PS4, PS5, XBO, XSSX, Switch e PC
  • Site OficialAqui

A fonte inesgotável dos anos 80

Os anos 90 foram uma fonte de grandes jogos, criando gêneros que se perpetuam até hoje, influenciado gerações, inclusive a que estamos jogando agora. Diante disso, lançamentos influenciados por essa geração de jogos são lançados constantemente, e Final Vendetta é um desses games que surgiu em 2022 como uma bela surpresa. Influenciado pelos clássicos jogos do Beat em’ up, o game traz influências notórias e consegue captar o melhor de cada um desses jogos.

Continua após a publicidade..

A premissa é a mesma que vimos em jogos como Final Fight, sairemos às ruas para lidar com os bandidos que assolam a cidade e ameaçam os pacatos moradores. Logo nisso já vemos o que nos espera no jogo. As maiores influências são de jogos como Final Fight e Streets of Rage, fazendo uso daquela violência que foi marcante nos anos 90, mas que hoje parecem mais inocentes. Sendo sincero, Final Vendetta não exita em copiar mais descaradamente, Final Fight, até a introdução nos remete ao icônico game da Capcom, mas calma, ainda a espaço para alguma autenticidade.

Após atender o telefone, poderemos escolher entre três poderosos lutadores, Miller, um lutador dominado; Claire, uma mulher ágil que dá socos em detrimento de um pouco menos de influência; e Duke, uma mistura dos outros dois com um aspecto mais durão. Esses personagens não são tão carismáticos, mas de qualquer forma, ainda conseguem prender a atenção do jogador por algum tempo, principalmente por terem uma gama de golpes mais ampla. Quem conhece os jogos da época, de diversas plataformas, notará que o jogo tem grande semelhança com os jogos da Neo Geo, com personagens grandes e detalhados, lembrando bastante Art of Fighting, por exemplo.

Durante nossa aventura, passaremos por diversas locações, mas infelizmente, os poucos detalhes da história deixam as coisas vagas. Ainda que a história pareça se passar nos Estados Unidos, eu fique meio relutante quanto a isso. Enquanto temos ruas tipicamente americanas, com personagens vestidos com as típicas roupas que eram modas entre as gangues de rua americanas da década de 90, também nos encontramos em ambientes que nos lembra as ruas de Londres, por exemplo. Uma das coisas que nos remete a essa última metrópole que citeis, são as típicas cabines telefônicas vermelhas. Diante disso, fica difícil saber onde exatamente a história se passa. Ainda que isso pareça muito característico e surradamente usado nas décadas de 89/90, tudo funciona bem, nada surpreendente, mas o que minimamente se espera de um game desse gênero.

Mesmo que os gráficos não sejam dignos da geração atual, ou passada, eles seguram a onda, com píxeis enormes e bem detalhados, isso durante todo o jogo, deixando Final Vendetta com um aspecto bem atraente. As locações são bem variadas, e passam por ruas imundas e degradas, estações de transporte urbano, praças industriais, e parques, culminando em uma luxuosa mansão… acho que já vimos isso em algum lugar. A verdade é que ainda que os gráficos segurem a onda, e verdade é que a falta de originalidade, faz com que o jogo perca muito da sua atratividade, e mesmo que o jogador se aventure jogando, acaba por imaginar como as coisas poderiam ser diferentes se a Dev tivesse sido mais criativa.

Falando mais sobre nossos heróis, cada um deles tem uma variada gama de golpes que tornam a batalha bem divertida. Esses golpes são uma extensão do que já vimos nos jogos do gênero, trazendo alguns adendos bem legais. Poderemos socar, chutar, esquivar, defender. Além disso, temos os ataques aéreos, que podem ser mesclados com voadoras, joelhadas e afins, e até mesmo bater nos inimigos enquanto caídos. Ademais, temos os já conhecidos golpes especiais, que nos salvam nos momentos mais complicados. Usar tudo isso durante o jogo, torna a experiência menos cansativa, pois você está sempre batendo de uma maneira diferente. Se os heróis são clichês e cópias, os inimigos são uma extensão disso.

Final Vendetta é um jogo que agradará desde o jogador casual até o mais hardcore quando falamos da dificuldade. Inicialmente podemos escolher entre o Hard e Easy, e a diferença entre elas é notória. O jogo oferece seis níveis, perfeitamente termináveis no Easy, bem como extremamente difíceis no Hard. O jogo conta com conquistas nas plataformas que dispõem desse recurso.

Se você é daqueles que já está pensando na trilha sonora, ela é uma mistura de tudo aquilo que ouvimos desde aquela época até hoje, seja em remakes ou jogos influenciados. As músicas são uma mistura de breakmusic com um tecno muito característico. Nos momentos mais inspirados, podemos ouvir um jazz, novamente estamos diante de uma falta de criatividade que me parece ser proposital.

Não podemos deixar de falar sobre o fator multiplayer do jogo. Podemos jogar localmente com mais uma pessoa durante todo o jogo, essa é uma experiência perfeita para jogar com os amigos casualmente. Pode comparar os inimigos com outro jogador torna a experiência muito mais divertida.

Final Vendetta — Vale a pena?

Melhorar e evoluir é sempre preciso, ainda que já existam fórmulas melhores do que as que você está desenvolvendo. Final Vendetta parte dessa premissa e melhora diversos pontos dos jogos Beat em’ Up dos anoa 80/90. Ainda que o jogo esbarre insistentemente na mesmice e copie descaradamente os jogos mais conhecidos do gênero, a diversão está presente no jogo.

A adição de novos golpes com a possibilidade do jogar em um multiplayer local, fazem de Final Vendetta uma boa opção para se distrair com os amigo, ou apenas jogando sozinho para relembrar o tempo dos árcades. Se você não está procurando um jogo cheio de inovações ou com uma proposta revolucionária, mas sim, um beat em’ Up puro e simples, Final Vendetta é seu jogo.

Final Vendetta

Gráficos - 6.5
Jogabilidade - 6
Diversão - 6.5
Som - 6.5
Dificuldade - 6.5
Fator Replay - 6.5

6.4

Bom

Final Vendetta é um jogo que tenta melhorar tudo que já vimos em jogos Beat em' up clássicos. Inserido novos golpes e com gráficos medianamente melhorados, o jogo é um clone de Final Fight, Streets of Rage e afins. Diante disso, a diversão é certa, ainda que clichê e pouco duradoura.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo