Está com alguma dificuldade em Final Fantasy X? Então acompanhe a parte 12 do detonado completo passo-a-passo de Final Fantasy X exclusivo aqui da Games Ever! Lembrando que também serve como um guia de platina tanto para troféus do Playstation quanto conquistas do Xbox / Steam.
Para começar o detonado desde o início, clique aqui.
Na parte anterior, Tidus e os demais Guardiões chegaram a Bevelle em grande estilo, durante o casamento forçado entre Yuna e Seymour. O grupo tenta resgatar a Yuna, que consegue fugir. Eles a seguem até o Cloister os Trials, onde ela consegue um novo Aeon, Bahamut. O grupo é então aprisionado e julgado. Yuna descobre que a religião Yevon sempre foi uma farsa mantida por almas errantes para se perpetuar no poder. Após o choque, o grupo consegue se reunir e escapar de Bevelle. Yuna se sente perdida, por ver a sua fé se despedaçar, mas Tidus a conforta emocionalmente. Agora a Yuna está decidida a completar a Peregrinação e derrotar Sin, mais do que nunca.
Sem mais delongas, vamos continuar com o guia.
Parte 12: The Calm Lands
Calm Lands: South
Suba a colina para ver uma cena. Encontrará diversos novos inimigos aqui:
- Flame Flan (Flan)
- Mech Scouter (Máquina)
- Nebiros (Inseto)
- Shred (Carapaça)
- Skoll (Lobo)
Se seguir para a direita, não encontrará nada a não ser uma pena amarela de Chocobo, então siga para a esquerda. Encontrará o Maester Maechen aqui, e ele contará uma história sobre essa região, se quiser. Desça até a planície com alguns Chocobos, e verá um veículo se aproximar. Trata-se de um mercador ambulante da Agência de Viagens do Rin. Poderá comprar armas, equipamentos e itens com ele. Ele vende excelentes artigos novos, como a arma Malleable Staff para a Yuna, a arma Shapeshifter para Kimahri, o equipamento White Armguard para Wakka, o equipamento Savior Bangle para a Lulu, o equipamento Wizard Bracer para Auron e o equipamento Curative Targe para a Rikku. Alguns equipamentos são caros, mas você já deve ter um bom dinheiro guardado a essa altura. Recomendo que compre o Savior Bangle para a Lulu, ele será muito útil contra ataques que causam Silêncio. Ao centro da planície, já deverá ver uma Agência de Viagens. Siga nesta direção.
Calm Lands: Central
Encontrará novos inimigos aqui nesta área:
- Anacondaur (Basilisco)
- Chimera Brain (Chimera)
- Coeurl (Coeurl)
- Malboro (Malboro)
- Ogre (Ogre)
Monstros do tipo Coeurl possuem muitas resistências, e usam Drain quando estão com pouca vida. Monstros do tipo Malboro possuem bastante vida e causa diversos efeitos negativos no grupo. Use Lancet com o Kimahri para aprender Bad Breath. Monstros do tipo Ogre lutam de forma semelhante ao Wendigo, sendo bem forte. Não o ataque quando ele erguer os punhos, ou receberá um poderoso contra-ataque.
Antes de chegar na Agência de Viagens, a noroeste, encontrará a Belgemine. Ela irá querer desafiar Yuna para mais um duelo de Aeons, e antes de enfrentá-la, certifique-se que seus Aeons estejam com a barra de Overdrive cheia. Belgemine usará a Shiva, então vamos usar o elemento oposto. Escolha o Ifrit. Já comece usando seu Overdrive, Hellfire. Não será o suficiente para matá-la. Agora use Boost, enquanto ela ataca fisicamente, e se ficar muito ferido, lace Fire em si mesmo para se curar. Encha sua barra de Overdrive uma segunda vez e use Hellfire novamente para aniquilar a Shiva. Com a vitória, receberá 30 Power Spheres e também o Aeon’s Soul, um item especial que nos permitirá aumentar atributos individuais de nossos Aeons. Isso nos permitirá fortalecer ainda mais nossos mais poderosos Aeons, mas ao custo de Esferas, então use com precaução.
Agora vá até a Agência de Viagens para ver uma cena. Um padre chamado Zuke aparecerá para dizer que Yevon está acusando Yuna e seus Guardiões como assassinos de Maester Kinoc. Os guardas de Yevon têm ordens para matá-la, então o grupo deve tomar cuidado. Fale com todos do grupo aqui na Agência de Viagens e então vá até a vendedora. Ela vende armas, equipamentos e itens. Ela não vende novas armas, mas vende um novo item: Holy Water, que cura Zumbificação e Maldição. Compre alguns para seu estoque. A vendedora se chama Naida, e ela também é jogadora de Blitzball. Ela é meio-campista, e possui 6 de EN e 12 de PA. Ela está sem contrato, e o salário dela é de 340 Gil por jogo. Naida não possui qualidade suficiente para entrar em nosso time, não recomendo a contratação.
Falando em Blitzball, a partir de agora, poderemos voltar a jogar Blitzball! Vale a pena dedicarmos um pouco de tempo para reformularmos nosso time com a nova contratação, Brother. Eu recomendo que dedique um pouco de tempo para jogar Blitzball. Nesse momento do jogo, já deverá ter participado de mais de 250 batalhas com o Wakka, então começará a aparecer um novo prêmio especial por vencer a liga: o Status Reels, um novo Overdrive para o Wakka. Ele aparecerá sempre como uma premiação da liga, e não do torneio. Se já estiver jogando a liga, jogue até o final. Se estiver fora da liga, veja se a premiação é o Status Reels antes de entrar. Se não for, simplesmente saia e entre da tela de Blitzball 12 vezes, para que se passe 12 dias e termine a liga. Apenas entre na liga quando essa premiação estiver disponível, então vença a liga e consiga o Status Reels. Com esse time, a minha estratégia no Blitzball é basicamente fazer gols com Wedge e Tidus, e todos os outros jogadores apenas precisam roubar a bola e passar para eles. Temos um timaço, capaz de parar qualquer time.
Agora vamos continuar explorando Calm Lands. Na parte alta atrás da Agência de Viagens, encontrará um baú contendo uma Level 2 Key Sphere. Siga na direção noroeste da Agência de Viagens. Verá uma mulher cavalgando um Chocobo. Antes de falar com ela, siga para oeste até a ponta do penhasco, para pegar o Al Bhed Primer Vol. XXIII. Agora volte para a mulher cavalgando um Chocobo. Seu nome é Svanda, ela é uma domadora de Chocobos, e também é uma jogadora de Blitzball! Ela é meio-campista e possui 10 de EN e 8 de PA. Ela está sem contrato, e o salário dela é de 130 Gil por jogo. Svanda é bem inferior ao Brother, não recomendo sua contratação. Agora fale com ela e ela nos fará algumas perguntas. Responda primeiro “I want to ride a Chocobo!“, depois “Let me train one!“, e por fim, “Of course“. A Svanda então irá nos ensinar a domar e correr com Chocobos.
Essa é uma uma série de minigame que jogaremos bastante. Basta usar os direcionais para orientar o Chocobo na direção a seguir. Esse primeiro desafio, que será apenas um tutorial, se chama Wobbly Chocobo. O Chocobo selvagem irá virar descontroladamente para os lados, e nós teremos de mantê-lo na direção certa o tempo todo. Teremos de cruzar a linha de chegada em menos de 12,8 segundos. Ao conseguir bater essa meta de tempo, ganhará um Elixir, e o mais importante: agora poderemos montar Chocobos aqui em Calm Lands. Se quiser, pode ficar aqui tentando reduzir seu tempo, e sempre que empatar ou reduzir o recorde, irá receber um X-Potion. Quando cansar, escolha “Let’s do something else“.
Agora vá para o desafio Dodger Chocobo. Neste desafio, o Chocobo irá obedecer nossas ordens e seguirá em uma direção reta, apenas virando quando ordenarmos. Teremos de cruzar a linha de chegada em menos de 16,8 segundos. Seria bem simples, o problema é que uma série de bolas de Blitzball serão arremessadas na nossa direção, e teremos de desviar delas. Se for atingido, perderá alguns segundos. Faça seu máximo para aprender e esquivar com o Chocobo, pois será importante nos próximos desafios. Ao bater a meta de tempo, receberá uma Level 1 Key Sphere. Pode continuar tentando, e se conseguir empatar ou reduzir seu tempo, receberá um Mega-Potion.
Agora vá para o desafio Hyper Dodger Chocobo. A ideia é a mesma do desafio anterior. Teremos de cruzar a linha de chegada em menos de 18,5 segundos. Desta vez, serão bolas de Blitzball e aves voando em nossa direção. Terá de ser bem rápido no desvio e se manter em ziguezague para não sair do percurso. Acostume-se ao tempo de desvio. Completando o desafio dentro do tempo, receberá uma Level 2 Key Sphere. Pode continuar tentando, e se conseguir empatar ou reduzir seu tempo, receberá um Ether. Quando achar que está pronto, vamos para um desafio ainda maior.
O Catcher Chocobo será o desafio final. Será uma corrida contra a treinadora. A linha de chegada fica no final da planície, mas não será tão simples assim. Será constantemente atacado por aves, e cada vez que for atingido, além de reduzir a velocidade, perderá 3 segundos. Para ajudar, haverá diversos balões ao longo do caminho, e cada balão coletado reduzirá seu tempo em 3 segundos. Basicamente, o que precisa fazer é chegar o mais rápido que puder, coletando o máximo de balões que puder e sendo atingido pelo mínimo de aves possível. Fique longe da treinadora, pois ela costuma atrair muitas aves. Será preciso bastante prática para conseguir vencê-la. Quando vencê-la pela primeira vez, receberá uma Level 3 Key Sphere e irá liberar o seguinte troféu:
Chocobo License
Esse troféu será liberado quando completar o treinamento de Chocobo.
Mas não acabou ainda! Cada vez que bater o seu tempo, irá receber um Turbo Ether. Além disso, há um prêmio muito especial caso consiga completar a prova em 0:0. Para conseguir essa marca, terá de pegar pelo menos 13 balões sem ser atingido nenhuma vez, ou 14 balões sendo atingido apenas uma vez, e assim por diante. É bem difícil, e depende um pouco da sorte, mas é possível. Quando conseguir, receberá um Sun Sigil, um item que terá uma serventia muito importante no futuro, e também irá liberar o seguinte troféu:
Chocobo Rider
Esse troféu será liberado quando vencer o desafio final de Chocobo com tempo de 0:0:0.
Assista o vídeo abaixo com dicas para conseguir completar esse desafio:
Agora fale com a domadora mais uma vez e peça a ela “I want to ride one” para montar em um Chocobo. Siga montado para o leste, e verá uma descida ao norte, mas a descida estará bloqueada no momento. Siga para o leste agora, acompanhando o penhasco, e verá um caminho que segue para nordeste. Aqui fica a saída de Calm Lands, indo para Mountain Gagazet. Não seguiremos nessa direção ainda, vamos explorar mais. Siga para o sul, acompanhando a parede de pedras, e verá uma passagem ao leste. Não entre ainda, e continue seguindo para o sul. Vá até o canto sudeste do local e encontrará dois baús, contendo 5.000 Gil e 10.000 Gil. Agora volte para a entrada de Calm Lands e siga para a direita, até o local onde viu a pena amarela de Chocobo. Interaja com a pena amarela de Chocobo para ir parar em outra área. Siga para o leste daqui, e chegará em uma outra área.
Remiem Temple
Siga em frente e atravesse a enorme ponte suspensa. Encontrará um Traveler’s Save Sphere na entrada do templo. Vá para oeste, e ao final do caminho, encontrará o Al Bhed Primer Vol. XXIV. Leia a Esfera próxima, e Tidus descobrirá que ocorre aqui mesmo neste templo uma tradicional e lendária corrida entre Chocobos. Vá para a parte leste do local, interaja com o Chocobo e escolha “Ride!” para começar a corrida. É uma corrida simples, no qual vence quem chegar ao ponto final, no centro do templo, primeiro. O outro Chocobo dará uma baita volta, então terá bastante tempo para chegar lá e vencê-lo. Ao vencer a corrida, receberá um Cloudy Mirror, um item que será muito importante futuramente. Mas não é só isso! Há diversos baús espalhados pelo traçado da corrida, em pontos sem saída. Você pode ir até o baú e abri-lo, mas só contará se conseguir vencer a corrida ao final e não derrubar nenhum bastão colorido no percurso. Se vencer a corrida abrindo um baú, receberá um Elixir. Se vencer a corrida abrindo 2 baús, receberá um Megalixir. Se vencer a corrida abrindo 3 baús, receberá 30 Wings to Discovery. Este é o prêmio máximo que pode obter de baús aqui, mas ainda haverá um troféu. Para liberar o troféu, precisará vencer a corrida abrindo 5 baús. Para o troféu, pode derrubar quantos bastões coloridos quiser. Basta abrir 5 caixas e ganhar a corrida para liberar o seguinte troféu:
Chocobo Master
Esse troféu será liberado quando vencer a Corrida de Chocobo em Remiem Temple pegando 5 baús.
Não é difícil, com um pouco de prática. Siga o vídeo abaixo como exemplo de como proceder:
Agora entre no templo.
Remiem: Great Hall
No interior do templo, verá uma cena. Belgemine estará aqui, e irá desafiar Yuna para uma série de duelos de Aeons. Os Aeons de Belgemine estarão ainda mais fortes do que quando os enfrentamos anteriormente, mas os nossos também estarão. Escolha “I’ll do my best” para aceitar o desafio, e poderá escolher qual Aeon enfrentar. De início, só terá o Valefor, então desafie-o. Escolha um Aeon poderoso, como Bahamut, e comece a batalha soltando o Overdrive Mega Flare. Dê mais alguns ataques físicos para conseguir derrotá-lo. Ao derrotar Valefor, receberá 4 Lightning Gems. O próximo Aeon de Belgemine será Ifrit. Escolha Shiva, que é do elemento oposto, e comece usando o Overdrive dela, Diamond Dust. Agora, precisará agir com inteligência. Não o ataque, use Boost para encher sua barra de Overdrive e então se cure soltando Blizzara em si mesma. Logo deverá encher a barra de Overdrive. Solte Diamond Dust uma segunda vez, e nem assim irá derrotá-lo. Usando Boost e se curando, deverá conseguir encher sua barra de Overdrive pela terceira vez, antes que Ifrit encha o dele. Ele não resistirá ao terceiro Overdrive seguido, e morrerá. Ao derrotar Ifrit, receberá 30 X-Potions.
O terceiro Aeon de Belgemine será Ixion. Recomendo que use o Bahamut mais uma vez, mas primeiro encha a barra de Overdrive dele mais uma vez. Já comece a batalha soltando Mega Flare, e então use Boost para carregar seu segundo Overdrive. Ixion não aguentará dois Overdrives consecutivos. Ao derrotar Ixion, receberá 10 Chocobo Feathers. O quarto Aeon de Belgemine será a Shiva. Agora é a vez do Ifrit. Comece a batalha soltando seu Overdrive, Hellfire, e então trate de encher a barra de Overdrive novamente com Boost. Shiva não irá sucumbir a dois Overdrives, e ela provavelmente conseguirá encher a barra dela de Overdrive antes do nosso terceiro. Recupere a vida usando Fire em si mesmo, e tente usar Shield antes do Overdrive dela para tentar sobreviver. Se não conseguir, traga o Ixion em seguida e use o Overdrive dele, Thor’s Hammer, para dizimar a Shiva. Ao derrotar Shiva, receberá 60 Mega-Potions.
É só isso, por enquanto. Não recomendo continuar enfrentando a Belgemine no momento. Vamos embora do templo. Saia, salve o jogo e atravesse a ponte suspensa novamente. De volta a Calm Lands, suba no Chocobo e interaja com a pena amarela de Chocobo ao lado para descer de volta à planície. Siga para o norte daqui, acompanhando a parede de pedras ao leste, e desta vez, siga pela passagem entre as pedras ao leste.
Calm Lands: Arena
Seja bem vindo à Monster Arena, uma arena usada pelos Crusaders para treinar suas habilidades de combate. Essa arena costumava ser repleta de monstros, mas todos sumiram. Bem, nós podemos ajudar o cuidador da arena a recapturar todos os monstros novamente, e é exatamente isso que vamos fazer. Responda a ele “All right, I’ll do it!“, e então ele passará a vender armas e itens. Todas as armas que ele vende são especiais, pois elas possuem a função Capture. Apenas armas com essa função podem capturar monstros, e elas só podem ser encontradas aqui. Haverá uma arma deste tipo para cada personagem: Taming Sword para Tidus, Herding Staff para Yuna, Catcher para Wakka, Trapper Mog para Lulu, Taming Spear para Kimahri, Beastmaster para Auron e Iron Grip para Rikku. Você pode comprar todos, mas só precisará mesmo da arma para Tidus, Wakka e Auron. Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e vamos começar a capturar alguns monstros.
Para capturar um monstro, precisará derrotá-lo, mas o golpe final precisa ser dado com uma arma com a função Capture. Essa arma será bem mais fraca do que nossas armas habituais, mas poderá usar outras armas na batalha, se quiser. Apenas o último golpe precisa ser dado com essa arma. Saiba que isso não precisa ser feito agora, mas terá de ser feito de qualquer forma, para a platina. Na verdade, precisaremos capturar todos os monstros de todas as áreas. Mas vamos começar pelos 9 monstros capturáveis daqui de Calm Lands. Aqui perto do Monster Arena, poderá capturar facilmente Nebiros, Flame Flan, Shred, Skoll. Mech Scouter não pode ser capturado. Mais próximo à Agência de Viagens, encontrará Anacondaur, Coeurl e Ogre. Já o Chimera Brain e o Marlboro podem ser encontrados na parte norte de Calm Lands. No momento, precisará capturar apenas 1 de cada, mas para a platina futuramente, precisará capturar 10 de cada monstro. Sendo assim, aproveite e capture todos os monstros que encontrar, até ter capturado 10 daquele monstro, então pode parar de capturar.
Quando tiver conseguido capturar um de cada monstro, volte para Monster Arena e fale com o criador. Ele irá nos presentear com um baú, que não conseguiremos abrir no momento. Ao capturarmos um de cada monstro de Calm Lands, ele nos dará 60 Farplane Winds e disponibilizará um novo monstro na categoria Area Conquest, chamado Chimerageist. Com Farplane Winds, poderá colocar o atributo Deathstrike em uma arma ou Desaprovo em um equipamento. Quando ao monstro especial, ele é muito forte para nosso nível atual, não o enfrente no momento. Repare que agora ele pedirá para capturarmos monstros de todas as regiões do jogo. Sim, teremos de capturar 10 espécimes de cada um dos monstros presentes em todas as áreas do jogo. De qualquer forma, não poderemos fazer isso agora, pois diversas áreas estão inacessíveis no momento, e outras nem sequer foram descobertas ainda. Se quiser, pode já conseguir capturar 10 de cada monstro daqui de Calm Lands, mas não receberá nada por isso por enquanto, então fica a seu critério. Agora recomendo que volte para Macalania Woods, seguindo ao sul de Calm Lands, pelo caminho por onde veio.
Macalania Woods: To Thunder Plains
Na interseção de quatro caminhos, siga primeiro para oeste por duas telas.
Macalania Woods: South
Fale com a mulher e um menino aqui. Eles estão procurando pelo marido da mulher, que desapareceu aqui no bosque. Volte duas telas para o leste, e então siga para o norte. No local onde o grupo acampou quando fugiram de Bevelle, encontrará o marido perdido. Fale com ele e escolha a opção “They were waiting over there“. Volte até a esposa e fale com ela duas vezes, para ela dizer que agora é o filho dela que entrou no bosque e desapareceu. Perto do Traveler’s Save Sphere, olhe para o norte e verá um caminho de luz brilhante do lado esquerdo. Suba por esse caminho.
Macalania Woods: Central
Vá até a interseção de pontes brilhantes e siga para o norte. Encontrará o garoto perdido aqui. Fale com ele, e ele indicará um orbe gigante brilhando com uma luz intensa. Escolha “Yes” para Tidus usar o Cloudy Mirror, e ele se transformará no Celestial Mirror, um item que nos permitirá adquirir diversos outros itens que nos permitirão formar as armas mais poderosas do jogo. É importante que memorize a localização deste orbe brilhante, pois ele será bastante utilizado futuramente no jogo. Agora pode fazer o caminho de volta e sair de Macalania Woods. Volte para Calm Lands.
Calm Lands: Central
Agora que temos o Celestial Mirror, poderemos obter novos itens. Primeiramente, volte para a domadora de Chocobos no canto noroeste de Calm Lands. Um pouco ao leste da domadora, há um caminho que desce junto ao penhasco ao norte. Um guarda costuma bloquear essa passagem. Se ele estiver bloqueando, vá até a domadora de Chocobos e desafie-a para uma corrida. Após a corrida, independentemente do resultado, perceberá que o guarda saiu de seu posto para ver a corrida. Agora desça pela passagem que ele estava protegendo, e verá um glifo na parede. Use o Celestial Mirror, e Tidus irá conseguir a sua arma celestial, Caladbolg. Esta é a melhor arma do jogo para o Tidus, mas ela não possui poderes no momento. Na verdade, ela possui apenas No AP, o que quer dizer que, se usá-la, Tidus não receberá experiência. Esta arma será inútil até que consigamos melhorá-la ao seu potencial máximo. Pois bem, agora volte para o Monster Arena.
Calm Lands: Arena
Lembra-se do baú que recebemos ao capturar todos os monstros daqui de Calm Lands e não conseguíamos abrir? Agora que temos o Celestial Mirror, poderemos abrir esse baú. Abra-o e irá conseguir o a arma celestial da Yuna, Nirvana. Assim como o Caladbolg do Tidus, Nirvana é a melhor arma do jogo para a Yuna, mas será inútil até desbloquearmos seu potencial máximo. Pode sair do local.
Calm Lands: Central
Agora que conseguimos tudo que é possível aqui em Calm Lands, é hora de seguirmos em frente com a história. Antes de ir, é preciso que tenha pelo menos 250.000 Gil com você. Precisaremos dessa quantia em breve, então aproveite para vender armas sobressalentes e itens que não precisará mais. Só não se esqueça que itens também podem ser usados para comprar habilidades e pontos de atributo para Aeons. Se não tiver toda a quantia, poderá matar inimigos que fornecem uma boa grana na dungeon do qual estamos indo. Não se esqueça de desequipar as armas de captura e equipar suas armas convencionais. Vá até o canto nordeste de Calm Lands e siga pelo caminho entre as montanhas.
Calm Lands: Near Bridge
Salve o jogo no Traveler’s Save Sphere e comece a atravessar a ponte de madeira para ver uma cena. O grupo será parado por soldados Guado, e então teremos de enfrentar um chefe.
Chefe: Defender X
O Defender X é um colosso enorme feito de pedra. Ele é altamente resistente a dano físico, e também não possui fraquezas mágicas. Para complementar, ele ainda bate bem forte, mas apenas com dano físico. Derrotá-lo será fácil, apenas levará algum tempo. Comece com o time formado por Tidus, Auron e Yuna. Com o Tidus, use Hastega e então Cheer. Com a Yuna, use Protect em Tidus. Com o Auron, use Armor Break para reduzir a defesa de Defender X. Agora vem a parte fácil. Com o Tidus, use Provoke para provocar o Defender X, e então ele irá atacar apenas o Tidus, usando seu golpe Blast Punch, que tira metade da vida atual do alvo. Como Tidus sempre perderá metade da vida atual, nem precisa curá-lo. Tidus pode usar Delay Buster para atrasar o próximo turno do Defender X, permitindo assim amplo tempo para os outros agirem. Auron também pode auxiliar ofensivamente com seus ataques fortes, e Lulu também poderá causar um bom dano com suas magias mais poderosas, como Waterga. Rikku poderá roubar 4 Lunar Curtains com Steal. Mantenha-se ofensivo, e ele não terá chance alguma. Ao derrotá-lo, receberá 3.500 Gil, 6.600 AP e Level 2 Key Spheres.
Após a batalha, salve o jogo mais uma vez e vá para o norte, sem atravessar a outra ponte. Desça pelo vale que passa por baixo da ponte e siga para o oeste até a próxima área.
Calm Lands: Gorge Bottom
Há mais um Traveler’s Save Sphere aqui. Encontrará novos inimigos nessa área:
- Epaaj (Lâmina)
- Mech Hunter (Máquina)
O Epaaj aparece aqui, mas ele é considerado como sendo da área de Cavern of the Stolen Fayth, uma caverna que fica a oeste daqui. Antes de entrar na caverna a oeste, vá para o sul e então siga pelo caminho estreito que segue para o leste, rente ao abismo. Ao final deste caminho, encontrará a Rusty Sword, uma espada velha e enferrujada, impossível de ser utilizada. Futuramente, ela se tornará uma arma lendária. O Crusader que está na beira do penhasco aqui se chama Durren, e ele é jogador de Blitzball. Durren é goleiro, e possui 12 de CA. Ele está sem contrato, e o salário dele é de 400 Gil por jogo. Durren é o melhor goleiro sem contrato do jogo, no início, e depois se torna um dos piores goleiros do jogo. Ele começa igual ao Jumal, mas ele ganha vários pontos de CA conforme ganha experiência, enquanto o Jumal fica estagnado por muitos níveis, e o supera no final. Como exemplo, no nível 20, o Durren terá 22 de CA, enquanto o Jumal terá 18 de CA. Porém, no nível 80, Durren terá 27 de CA, enquanto o Jumal terá 34 de CA. Nós não precisaremos jogar tanto Blitzball a ponto de chegar até níveis tão altos, então eu recomendo que contrate o Durren pro lugar do Jumal, pelo menos até conseguir contratar o Nimrook, o melhor goleiro de todo o jogo. Pois bem, agora faça o caminho de volta e entre na caverna do lado oeste.
Cavern of the Stolen Fayth
Verá uma cena ao entrar. Esta caverna possui um péssimo histórico de sobrevivência quanto aos invocadores que vêm aqui. Encontrará diversos novos inimigos aqui, e vários deles podem ser capturados para o Monster Arena:
- Dark Element (Elemental)
- Defender (Colosso)
- Ghost (Fantasma)
- Imp (Demônio)
- Magic Urn (Único)
- Nidhogg (Dragão)
- Thorn (Planta)
- Tonberry (Tonberry)
- Valaha (Ruminante)
- Yowie (Réptil)
O Defender é apenas uma versão mais fraca do Defender X, e pode usar a mesma estratégia contra ele. Monstros do tipo Fantasma são perigosos e resistente a magias. Eles usam Doom logo no início da batalha, e o personagem infectado morrerá em 5 turnos se não vencer a batalha antes. Use Lancet com o Kimahri para que ele aprenda Doom. O Magic Urn é um monstro único e atípico. Visualmente, ele é um vaso com sete olhos. Se acertar o olho correto, receberá um item. Se acertar o olho errado, ele irá se detonar com um Self-Destruct, podendo matar todo o seu grupo. Não o enfrente, use Flee para fugir quando ele aparecer. Monstros do tipo Tonberry estão entre os mais “mortais” do jogo. Ao ser atacado, ele contra-atacará com Karma, que causa dano maior conforme a quantidade de inimigos mortos pelo personagem. Ele apenas andará em seus turnos, e após quatro turnos, ele matará a todos, então mate-o antes disso. Defender e Magic Urn não podem ser capturados para o Monster Arena, mas o restante sim. Fica a seu critério se irá capturar 10 de cada agora ou deixar para mais tarde. Se for a sua intenção adiantar o trabalho, equipe as armas de capture e capture quantos puder enquanto avançamos.
Na primeira sala, verá um painel desativado no chão. Siga pelo corredor para o leste, e entre no desvio á direita para ver um baú contendo um Megalixir. Volte e siga em frente para ver uma cena. Siga pelo corredor, e, na bifurcação, siga para a direita para encontrar um baú contendo uma Level 2 Key Sphere. Volte para a bifurcação e siga para oeste. Chegará a mais um cruzamento de quatro caminhos. Vá para o norte primeiro, e chegará a um baú contendo uma Fortune Sphere. Volte ao cruzamento e siga para o oeste. Chegará em outro cruzamento de quatro caminhos. Abra o baú logo adiante para conseguir 2 Mega-Potions. Seguindo para oeste, pegará o Al Bhed Primer Vol. XXV no chão. Ao seguir para o leste, encontrará uma Traveler’s Save Sphere. Salve o jogo e se prepare. Desequipe as armas de capture, se tiver equipado. Ao prosseguir, verá uma cena, e então enfrentaremos um chefe.
Chefe: Yojimbo
Lulu reencontrará uma invocadora do qual costumava acompanhar, e que morreu como Guardiã nesta caverna. Irritada, a Guardiã irá nos desafiar com o seu Aeon, Yojimbo. Yojimbo é um dos mais efetivos e absurdamente fortes Aeons de todo o jogo. Mas antes de contarmos com ele, precisamos vencê-lo. Yojimbo possui diversos ataques, sendo que a maioria deles é bem fraca. Seu ataque Daigoro mal causará dano em você, e Kozuka causará dano apenas mediano. Ele não possui fraquezas, e nem grandes resistências, então podemos atacar como quisermos. Use Cheer e Hastega com o Tidus para adiantar nosso lado, e use ataques físicos com Tidus e Auron, e magias poderosas como Firaga com a Lulu. Nós precisamos vencer Yojimbo antes que ele encha sua barra de Overdrive. Ele possui um ataque especial chamado Zanmato que é simplesmente devastador. Esse golpe irá aniquilar um membro do nosso grupo, independente da força dele. Para nossa sorte, ele usa muito pouco esse ataque, então muito provavelmente o mataremos antes de vê-lo. Ao derrotá-lo, não receberemos nada, nem Gil e nem AP.
Após a batalha, suba no portal no chão, e poderemos escolher a direção. Comece indo para o leste, e será teleportado para uma sala com dois baús, contendo uma MP Sphere e 2 X-Potions. Volte pelo portal e escolha ir para o oeste, em seguida. Será teleportado para uma sala com um baú contendo o Flexible Arm, uma arma para Rikku que não possui habilidades, apenas 4 espaços em branco. Esse tipo de arma pode ser muito útil futuramente, guarde-a. Agora volte ao portal e siga para o norte. Verá uma cena, no qual Yojimbo nos fará uma pergunta. Responda com preferir, não faz diferença. A seguir, ele nos pedirá uma quantia em dinheiro, e começaremos uma negociação. A primeira oferta do Yojimbo é 250.000 Gil. Ofereça 130.000 Gil. Ele irá reduzir a oferta dele, para algo como 225.000 Gil. Ofereça 150.000 Gil. Ele irá reduzir ainda mais a oferta, para algo entre 200.000 e 220.000. Este é valor mais baixo que conseguirá, será muito difícil conseguir menos do que isso. Recomendo aceitar o valor e pagar exatamente o que ele pede. Com isso, Yojimbo se tornará um Aeon da Yuna, e poderá renomeá-lo, se quiser. Não se preocupe: o dinheiro empregado valerá o preço. Irá liberar o seguinte troféu:
It’s All About the Money
Esse troféu será liberado quando obter o Aeon Yojimbo.
Agora que temos o Yojimbo, podemos ir embora. Use o portal para retornar ao início da caverna, e vá embora. Se não capturou todos os monstros daqui, não se preocupe, voltaremos futuramente. Saia da caverna e volte para Calm Lands.
Calm Lands: Gorge Bottom
Se você capturou um de cada monstro disponível em Cavern of the Stolen Fayth, volte para Monster Arena e fale com o criador para receber a recompensa. Ao capturarmos um de cada monstro de Cavern of the Stolen Fayth, ele nos dará 40 Silver Hourglasses e disponibilizará um novo monstro na categoria Area Conquest, chamado Don Tonberry. Depois fale com o criador mais uma vez, pois ele tem mais uma recompensa. Se veio seguindo o guia até aqui, então terá capturado todos os monstros de 2 áreas, e o criador nos dará 60 Three Stars e disponibilizará um novo monstro na categoria Original, chamado Earth Eater. Com Three Stars, poderá colocar o atributo One MP Cost em uma arma, ou o atributo Break MP Limit em um equipamento. Não enfrente nenhum desses monstros especiais no momento, eles são muito fortes para conseguirmos derrotar agora.
Antes de prosseguirmos, preciso falar um pouco sobre o Yojimbo. Yojimbo será o nosso principal talismã da vitória. Lembra-se do ataque Zanmato que ele tem? Esse ataque não causa dano, ele vence batalhas. Sim, qualquer inimigo, qualquer chefão, não importa a sua força, ou quantos sejam. Basta que use Zanmato e a batalha será imediatamente encerrada com uma vitória. Simples, não? O problema é que isso tem um preço, que teremos que pagar para chegar até lá. Sempre que invocar o Yojimbo, terá de pagá-lo para que ele faça alguma coisa. O que ele fará depende do valor ofertado e do quanto ele gosta de você, e não tem como precisar com certeza. Em uma batalha, você pode pagar 100.000 e vê-lo realizar um Daigoro, seu ataque mais fraco, e em outra batalha você pode pagar 500 Gil e vê-lo realizar um Zanmato. É bem randômico mesmo. Para melhorar nossas chances, precisamos treiná-lo.
Dedique um tempo para treinar seu Yojimbo. Basta chamá-lo diversas vezes para enfrentar inimigos. Quanto mais vezes você chamar o Yojimbo, e pagar, mais ele gostará de você. Se deixá-lo morrer em batalha ou pagar pouco para ele, ele passará a gostar menos de você. Então, se quiser dizimar muitos chefes com Zanmato, é bom começar a invocá-lo desde já. Chame Yojimbo com frequência, e comece pagando pouco para ele (de 100 a 500 Gil) e então comece a aumentar o valor aos poucos. Ofereça 100 no primeiro turno, 500 no segundo, 1.000 no terceiro. Faça isso e veja os ataques que ele usa. Cada vez que ele usar Daigoro e Kozuka, quer dizer que ele está gostando menos de você. Cada vez que ele usar Wakizashi e Zanmato, quer dizer que ele está gostando mais de você. Depois de um tempo, verá que ele começará a usar ataques assim que for invocado, ou mesmo sem pedir pagamento. Isso é sinal que ele está gostando ainda mais de você.
O treinamento parece simples, mas é complexo. Leva tempo para maximizar a nossa afinidade com o Yojimbo, e como não conseguimos ver uma barra de afinidade, só podemos deduzir pelo modo como Yojimbo se comporta. Pagar menos dinheiro a ele será compreendido como um sinal de desprezo, mas ao mesmo tempo, não podemos acostumá-lo a receber altas quantias o tempo todo. Por isso é preciso revezar as quantias e começar pagando pouco. Tente pagar a ele uma quantia que acredita que receberá ao matar o inimigo, assim não perderá muito dinheiro. Após diversas invocações, começará a ver Yojimbo realizando seus ataques mais fortes com cada vez mais frequência e custo menor. Você pode fazer esse treinamento agora, ou em outro momento, mas recomendo que faça o quanto antes. Logo perceberá que o Yojimbo é o Aeon mais apelão e vitorioso que poderemos ter.
Neste momento, alguns dos seus personagens já devem ter conseguido chegar ao final de suas rotas originais. Ou seja, Tidus deve ter aprendido Quick Hit, Yuna deve ter aprendido Full-Life, Wakka deve ter aprendido Triple Foul, Lulu deve ter aprendido Doublecast, Kimahri e Auron devem ter aprendido Sentinel, e Rikku deve ter aprendido Bribe. Este é o final do caminho original, que poderá seguir sem precisar destrancar nenhum nódulo trancado. E o que fazer depois dali? Bem, isso vai depender de quantas chaves de nódulos mais altos você tiver à sua disposição. Nesse momento, deve ter várias Level 1 Key Spheres e Level 2 Key Spheres, e pouquíssimas Level 3 e Level 4 Key Spheres. Sendo assim, terá pouco acesso a caminhos alternativos e desvios que levam a magias poderosas.
Há um nódulo trancado de nível 3 ligando o final da rota do Tidus e o final da rota do Auron, por exemplo, e nessa ligação poderá aprender a habilidade Entrust. Da mesma forma, há um nódulo trancado de nível 3 ligando o final da rota da Yuna e o final da rota da Lulu, e nessa ligação, após outro nódulo trancado de nível 4, poderá aprender a magia ofensiva Holy. Um nódulo de nível 3 separa o final da rota do Wakka e o final da rota do Auron, mas sem habilidade nova nessa ligação. Já a Rikku possui mais opções. Um nódulo trancado de nível 3 separa o final da rota da Rikku com o meio da rota do Tidus, e outro nódulo trancado de nível 3 leva para a habilidade Copycat.
E depois disso? Bem, fica a seu critério. Volte ainda mais no Sphere Grid de cada um e encontre um caminho alternativo que leva aos caminhos de outros personagens e siga por eles até encontrar mais chaves. Na parte norte do Sphere Grid, é onde encontrará as habilidades mais poderosas, mas sempre trancadas atrás de nódulos trancados de nível 3 e 4. No canto noroeste do Sphere Grid, encontrará as habilidades Nab Gil e Flare. Flare é uma excelente magia, se alguém aprender, recomendo que use uma Black Magic Sphere para ensiná-la à Lulu, que conseguirá usá-la com mais eficácia. No norte do Sphere Grid, encontrará as habilidades Quick Pockets e Auto-Life. Auto-Life é muito útil, se alguém aprender, recomendo que use uma White Magic Sphere para ensiná-la à Yuna, que conseguirá usá-la com mais eficácia. No canto nordeste, encontrará a magia Ultima, uma das mais poderosas magias de todo o jogo. Há ainda outras habilidades trancadas no meio do caminho dos personagens, como Pilfer Gil no caminho da Rikku e Zombie Attack no caminho do Wakka. Examine o Sphere Grid e encontre o melhor caminho para você, sempre focado em aprender novas habilidades com todos. Como teremos de completar o Sphere Grid para a platina, então mais cedo ou mais tarde, teremos de conseguir tudo com todo mundo, mas até lá, tente ser o mais eficiente possível.
Quando estiver disposto a seguir em frente, volte para Near Bridge e desta vez atravesse a ponte, para acessar uma nova área. O capítulo se encerrará aqui.
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