Comemoramos ontem os 25 anos de Final Fantasy Tactics, clássico RPG por tubos de PlayStation, lançado em 20 de junho de 1997. O game foi responsável por introduzir muitos jogadores de RPG no gênero, inclusive esse que vos fala.

Confesso que esse foi meu primeiro contato com esse tipo de jogo, isso já próximo dos anos 2000, pois como a maioria dos brasileiros, eu tive contato com o PlayStation muito depois do seu lançamento. O legal disse foi que eu já sabia muito bem o que queria jogar, afinal eu estava há alguns anos babando sobre o console e seus jogos.

Depois de me aventurar em Final Fantasy VII, VIII, Xenogears e Legend Of Legaia foi a hora de conhecer o Spin off da minha segunda franquia de RPG favorita. Confesso que foi bem por acaso, já que devido a pirataria, eu tinha diversos jogos que queria testar, entretanto qualquer coisa que começasse com o Final e terminasse com Fantasy, tinha minha predileção.

Logo no primeiro contato, foi amor a primeira vista, não só pelo jogo mas sim pelo gênero. A possibilidade de um jogo mais estratégico e com uma gameplay mais cadenciada, aliada a uma narrativa totalmente nova me cativou de imediato. Passava horas montando estratégias e maneiras de jogar, que quase sempre no muito longe, de qualquer maneira a sensação prazerosa junto a diversão simples e rápida estavam presentes, e isso já bastava.

Foi através da experiência em Final Fantasy Tactics que me aventurei em outros jogos do gênero, inclusive voltando a jogar o game no PSP. Inclusive foi nesse momento que tive contato com o game que mais gostei no gênero R-Type Tactics, game que foi muito marcante na minha vida gamer, pois me trouxe horas muito divertidas em um momento bem difícil da minha vida.

Diante de tantos remakes, não tem como não imaginar um retorno ou revitalização da franquia. De qualquer forma, Final Fantasy Tactics está completando 25 anos, e isso faz eu lembrar o quanto o game é bom e importante, tanto pra minha experiência gamer, quanto para o universo dos games em geral.

Também me faz lembrar que o tempo é implacável, pois já se foram 25 anos desde meu contato com o jogo, ou seja, não só o game envelheceu.

E você, jogou Final Fantasy Tactics? Tem boas lembranças do jogo? Compartilhe conosco, participe!

Clássico do PS1 com troféus A principais notícias do dia 15 de maio