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Elden Ring | REVIEW

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A espera acabou, Elden Ring está entre nós! O mais recente jogo da From Software mantém um padrão de dificuldade acima da média, mas ainda traz várias novidades que visam agradar os iniciantes. Para quem ama esse estilo inconfundível, não precisa se preocupar: é o maior, o mais vasto e mais completo jogo do segmento, iniciando um novo marco de qualidade no estilo de jogo fundado pela própria FromSoftware.

Elden Ring
  • Jogo: Elden Ring
  • Desenvolvedora: FromSoftware
  • Publicadora: Bandai Namco Entertainment
  • Lançamento: 25 de fevereiro de 2022
  • Número de Jogadores: Single Player, Multiplayer Cooperativo, Multiplayer PvP
  • Gênero: RPG
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSXS, PC
  • Site Oficial: Aqui

Apresentação

A FromSoftware é a desenvolvedora de games mais “me ame ou me odeie” da história recente dos videogames. Com uma vasta legião de fãs e ao mesmo uma numerosa legião de haters que simplesmente abominam o estilo muito difícil de jogo pelo qual a FromSoftware se tornou mundialmente famosa, é difícil vivenciar a experiência de um de seus jogos e não se colocar em um desses grupos.

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Desde que foi anunciado, Elden Ring virou uma febre na internet. A mescla do design de jogos premiado e ama pela crítica de Hidetaka Miyazaki com a escrita e desenvolvimento de universo do mundialmente conhecido escrito George R. R. Martin deixou todos os fãs e curiosos entusiasmados. Cada imagem ou trailer era muito celebrado, e a FromSoftware torturava seus fãs com anos sem nenhum tipo de anúncio ou mesmo pista de que o jogo estava sendo desenvolvido devidamente. Mesmo com poucas informações, o jogo sempre era lembrado nas listas dos mais aguardados e mais falados.

E agora ele lançou! Elden Ring está aqui, sendo mundialmente aclamado e recebendo toda a atenção da crítica especializada. Chegou a nossa vez de analisar esse que é um dos jogos mais aguardados para o ano de 2022.

O Início de um Maculado

Criação e Customização

Como já é tradicional nos jogos da FromSoftware (com exceção do Sekiro: Shadows Die Twice), Elden Ring possui um vasto sistema de criação e customização do seu personagem. É possível escolher o gênero, o corte de cabelo, a cor do cabelo, cor dos olhos, e muitos, muitos outros detalhes do corpo, como forma do nariz, queixo, sobrancelhas etc. A aparência é totalmente customizável, com uma impressionante quantidade de detalhes à disposição. Depois de definir todos os detalhes físicos que em nada importam para o jogo em si, vem a mais cruel escolha dos RPGS: qual classe iniciar.

Há 10 classes para escolher, e a diferença entre cada uma vez está na distribuição de atributos e no equipamento inicial. Saber como começar pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte para um iniciante. Apesar de todos os equipamentos poderem ser encontrados depois, e qualquer atributo poder ser alterado ou incrementado depois, a escolha inicial vai te acompanhar por um bom momento. Saiba mais sobre o que cada classe inicial reserva para você:

Vagabundo: Começa no nível 9. Focado em Vitalidade, Força e Destreza. Possui armadura pesada, uma espada, um escudo e uma alabarda. Guerreiro forte e pesado, para lutar de perto, tem a maior vida entre as classes e aguenta bastante porrada com sua armadura pesada. A alabarda permite a ele ter um alcance maior do inimigo, se assim preferir.

Samurai: Começa no nível 9. Focado em Vitalidade, Tenacidade, Força e Destreza. Possui armadura pesada, uma espada larga, um escudo, um arco e várias flechas. Guerreiro forte e pesado. Apesar de ser mais fraco e ter menos vida que o vagabundo, compensa isso podendo equipar armaduras melhores e tendo mais destreza com o arco, tornando-o mais versátil do que o vagabundo, apesar de mais fraco.

Herói: Começa no nível 7. Focado em Vitalidade, Tenacidade e Força. Possui armadura média, um machado de guerra e um escudo. Guerreiro forte e totalmente ofensivo, a mais forte das classes, para lutar de perto e bater forte. Ideal para quem quer começar causando um bom dano bem diante do inimigo e não liga para magias ou encantamentos.

Guerreiro: Começa no nível 8. Focado em Mente e Destreza. Possui armadura média, duas cimitarras e um escudo. Guerreiro ágil e habilidoso que usa duas armas ao mesmo tempo (se quiser, pode usar o escudo), para lutar de perto mas com inteligência e agilidade ao invés de força bruta. Ele é focado em habilidades, e o foco no atributo Mente é para que ele use habilidades de arma poderosas, ao invés de usar magia propriamente dita.

Bandido: Começa no nível 5. Focado em Destreza. Possui armadura leve, uma faca, um escudo, um arco e flechas. Ladino ágil e furtivo, sua força está em se esgueirar sem ser visto e em atacar inimigos por trás, causando dano crítico, para lutar de média distância. É fraco no combate de perto, mas começa com um arco e pode atacar à distância se precisar, só chegando perto para causar dano crítico. Ideal para quem quer manter distância dos ataques do inimigo sem ficar necessariamente longe dele.

Astrólogo: Começa no nível 6. Focado em Mente, Destreza e Inteligência. Possui armadura leve, uma espada, um escudo, um cajado de magias e duas magias básicas. Feiticeiro ágil, para lutar de longe. Sendo a classe mais fraca de todas, o ideal é manter a distância do inimigo e atacar o adversário de longe, com magias, evitando o combate de perto a todo custo.

Prisioneiro: Começa no nível 9. Focado em Mente, Destreza e Inteligência. Possui armadura média, uma arma de fincada, um escudo, um catalisador de feitiços e uma magia básica. Feiticeiro ágil, é menos inteligente que o astrólogo, mas bem mais forte do que ele também. Bom o suficiente para lutar de perto, mas tão eficiente quanto em uma luta à distância, é uma das classes mais versáteis do jogo.

Profeta: Começa no nível 7. Focado em Mente e Fé. Possui armadura leve, uma lança, um escudo, um conjurador, um encantamento de cura e uma piromancia básica. Encantador ágil, luta a média distância, como o astrólogo, mas usa uma linhagem diferente de magias. Operador de encantamentos, que são magias curativas e fortalecedoras, e também de piromancias, que são magias ofensivas e bem poderosas, ambas baseadas na fé do personagem.

Confessor: Começa no nível 10. Focado em Mente, Força, Destreza e Fé. Possui armadura média, uma espada, um escudo, um conjurador, um encantamento de cura e um encantamento de área. Encantador mais pesado, tem menos fé do que o profeta, mas é mais forte do que ele. Para lutar de perto, com menos foco nas magias baseadas em fé que o profeta, mas ainda podendo usá-las como suporte importante durante as batalhas, sendo bem mais versátil.

Miserável: Começa no nível 1. Foco em nada, começa com todos os atributos no 10. Possui nenhuma armadura e apenas um bastão de madeira. Evolui rápido, mas irá sofrer até conseguir alguma armadura ou algo que lhe auxilie. Indicado apenas para quem quiser uma dificuldade inicial maior ou ter total controle sobre os atributos do personagem.

Depois de escolher a classe inicial, é preciso escolher a herança. Essa escolha é mais simples, pois qualquer coisa que escolher lhe oferece uma vantagem inicial momentânea, mas tudo que não escolher poderá ser adquirido normalmente na jogatina.

Tutorial e Aprendizado

Após criar seu personagem, será arremessado de cabeça no mundo sem nenhuma noção do que fazer. Seu destino é a morte certa, e o jogo deixa isso bem claro logo de cara. Após um evento traumático inicial, o jogo tem todo o cuidado de levar o jogador por um caminho simples com inimigos fáceis e explicações diretas de como cada aspecto do combate funciona. Não deixará de saber nada importante: como atacar, esquivar, usar itens, poderes mágicos, ser furtivo, correr, pular, tudo. Até mesmo um mini chefe fácil foi colocado para exemplificar como serão os momentos de maior êxtase da jogatina.

O tutorial pode ser rejogado quantas vezes quiser, e os ensinamentos são trazidos com você no inventário e podem ser acessados a qualquer momento.

Cruel Vastidão

Elden Ring World

Mundo Aberto e Exploração

Saindo do tutorial, o mundo será seu quintal. O horizonte se estende e poderá ver um mundo vivo e desafiador por todos os lados. O jogador é parcialmente livre para ir onde quiser e fazer o que bem entender. É claro que há um caminho pré-determinado básico que o jogo joga em sua cara para ter acesso rápido a coisas essenciais, como um mercador de itens, e pontos de interesse específicos.

Os pontos mais importantes a serem destravados no mapa são os locais de graça. Locais de graça são as “fogueiras” de Dark Souls: servem como checkpoint, ponto de descanso e reabastecimento de itens e também de ponto de fast travel. Cada vez que descansar em um local de graça, as poções de cura e de poder mágico são restabelecidas e os inimigos são ressuscitados. Apenas chefes e inimigos especiais e únicos daquela região não serão ressuscitados. Como já é tradicional em jogos anteriores da From, é a mesma coisa, a mesma mecânica.

O quê está diferente? Bem, o mundo aberto do jogo faz uma baita diferença. O mundo não dá a impressão de ser realmente aberto nos primeiros minutos, pois o jogador ainda não possui ferramentas e condições para se desviar do caminho obviamente planejado pelos produtores para ser o inicial. Porém, com alguns minutos de jogatina, quando conseguir o cavalo e algumas habilidades, pronto. Tudo no jogo se abre para você e o jogador percebe que ele é livre para seguir qualquer direção que pretender. O jogo continua guiando o jogador, jogando um raio de luz na direção do local de graça mais próximo (que acabam servindo como determinadores de progresso ao longo do jogo), mas o jogador pode ignorar completamente o raio de luz e seguir na direção contrária. Explorar aquela caverna ali no canto. Ver o que tem na tumba mais para o lado. Tentar encarar aquele monstrengo ali na praia, lá em baixo. Dar a volta no penhasco e encontrar uma passagem secreta que leva a um local completamente inédito.

Explorar sempre foi um ponto chave do progresso em Dark Souls, e isso nunca foi tão colocado em evidência quanto agora com Elden Ring. O mundo pede para ser explorado. Diferentemente da maioria dos jogos de mundo aberto existentes no mercado, não são apenas colecionáveis toscos e sem importância que te esperam no topo de uma montanha ou no fundo de uma caverna. Cada local especial de Elden Ring guarda um item único e relevante. Pode ser uma arma nova, um equipamento raro, um feitiço poderoso, ou um item que irá ajudar seu progresso. Tudo será útil para alguém, nada está ali apenas por estar. Não encontrará duas espadas iguais, dois talismãs iguais, duas armaduras iguais como recompensa por algo: tudo será único e exclusivo. Isso faz com que valha a pena explorar cada cantinho do mundo. Mesmo que você não seja um feiticeiro e encontre um feitiço que não irá utilizar, depois poderá encontrar uma arma extremamente poderosa. E um outro jogador, desta vez com um feiticeiro, irá comemorar encontrar aquele feitiço e desprezar aquela arma poderosa que não poderá utilizar.

Mas e como se orientar em um mundo tão vasto? Elden Ring possui uma bússola no canto superior da tela em que ficará marcado pontos importantes. O jogo possui um sistema de mapa em que pode determinar pontos de interesse e então se guiar até lá. O mapa fica obscuro até que encontre fragmentos de mapa espalhados pelo jogo em monólitos específicos. Uma vez que uma parte do mapa fique clara, poderá ver montanhas cavernas e tudo o mais de interesse naquela região. Além disso, alguns NPCs darão dicas sobre locais importantes, e poderá comprar bilhetes com mercadores, que indicam a localização de itens especiais e raros. Não tem como ficar perdido.

O sistema de fast travel também é simples e prático. A qualquer momento, basta abrir o mapa e decidir para onde quer se teleportar. Quando estiver em cavernas, masmorras e em alguns locais específicos, não poderá usar o fast travel, mas, fora isso, está liberado a partir de qualquer ponto. As distâncias entre um ponto e outro às vezes nem compensam o loading, e cavalgar por aí pode ser divertido, mas pelo menos não precisará se preocupar em voltar grandes distâncias só para explorar um canto do mapa.

Inimigos por Todos os Lados

O mundo de Elden Ring é desafiador e hostil. Quase todos que habitam esse mundo querem te matar, e eles não vão desistir facilmente. Se aproveitando do mundo aberto vasto, o jogo possui uma das maiores variedades de inimigos já vistos em um jogo de videogame. Quase toda área do jogo é povoada, seja por soldados ou monstros, sempre seguindo temas específicos. Em florestas, encontrará animais selvagens, javalis, ursos gigantes. Em pântanos, encontrará caranguejos gigantes, lesmas e monstros venenosos. Em cavernas escuras, encontrará aranhas e lobos, e por aí vai. Variedade não falta aqui.

Como os monstros habitam locais específicos, é preciso ficar atento ao que tem pela frente. Não há apenas inimigos simples e fáceis espalhados pelo mapa. Inimigos difíceis, implacáveis, e alguns mini chefes estarão por todos os lados. Muitas vezes, os inimigos difíceis estarão bem no meio da estrada, no meio do seu caminho, podendo ser um grande estorvo ao seu progresso. Mas não serão. Sempre será possível passar por fora, dar a volta ou procurar outro caminho.

Há um cavaleiro muito poderoso protegendo uma ponte específica? Pode ter certeza que há um jeito de dar uma volta e chegar ao outro lado sem passar por ele. Quem quiser um desafio pode tentar derrotar todo e qualquer inimigo que cruzar seu caminho, mas isso não será sábio, pois o jogo propositalmente colocará inimigos fortes demais para iniciantes. Vale a pena ir para locais com inimigos mais fracos e explorar, obter experiência e recursos, para só então ir para áreas protegidas com inimigos de maior dificuldade.

Como o jogo não possui um sistema claro de nível para inimigos, e nem demonstra claramente a força dos inimigos, não há como saber se um determinado inimigo é muito forte ou não a não ser enfrentando-o. Um caranguejo pode ser mais difícil de matar do que um gigante com uma espada enorme na mão, dependendo do modo como você encara o combate. Estudar o inimigo é mais crucial do que nunca, para tentar prever seus golpes e se ele é possível ser derrotado no momento ou se teremos de voltar mais fortes no futuro.

Inimigos fortes e fracos coexistem o tempo todo, e não é raro estar explorando uma área pacífica e surgir um grupo de gigantes ou um mini chefe qualquer do nada naquela área. Só com a experiência, o jogador aprenderá o que esperar de cada região. Lembre-se: se sentir dificuldade demais em uma área, procure outra. Certamente há outra área ao redor com inimigos mais fáceis de matar e que podem render ajuda para conseguir evoluir e ficar forte o suficiente para encarar aquele obstáculo do passado.

Gráficos e Efeitos

Não dá para falar sobre o mundo de Elden Ring sem citar como ele é lindo. Cenários exuberantes demarcam o cuidado estético perfeito que tiveram com o jogo. Cada área do jogo, seja floresta, castelo, deserto ou pântano, possui diferenças estéticas que demonstram a história, a lore daquele lugar. Há propósito e história em cada lugar, em cada estátua ou mesmo monstro que habita cada lugar. Os efeitos gráficos do jogo, de luzes e partículas, é lindo. Pela expansão do mundo, é claro que não dá para alcançar o primor técnico dos cenários fechados do Demon Souls, por exemplo, mas o resultado final dos efeitos visuais de Elden Ring estão muito acima da média, se tornando um dos mundos abertos mais bonitos e variados dessa geração até aqui.

A estética dos chefes e dos inimigos também está bem variada e complexa, além do alto número de detalhes nas vestimentas dos personagens. São todos elementos do mais alto nível, que vai até o brilho dos adornos e o movimento dos pelos dos monstros. A destruição dos cenários (uma parte deles) também é preciso destacar, pois torna o mundo ainda mais incrível de se explorar.

Só não recebe a nota máxima por detalhes, como por exemplo algumas falhas ocasionais que ocorrem na construção do cenário, alguns elementos visuais demoram para aparecer, e até mesmo alguns inimigos podem aparecer ou sumir do nada no meio da sua frente. Esses defeitos são mais visíveis no mundo aberto do que nos cenários fechados de catacumbas e cavernas, por exemplo. No geral, os defeitos não atrapalharam muito o jogo, não se preocupe.

Do Sofrimento, à Vitória!

Combate Preciso

O forte do jogo é a sua jogabilidade, sem sombra de dúvida. Não só andando por aí, explorando, cavalgando e pulando. Mas necessariamente fazendo aquilo que fazemos de melhor: matar monstros sanguinários e muito, mas muito difíceis.

O combate do jogo segue mais o formato de Dark Souls do que de Bloodborne ou Sekiro, sendo não tão ágil quanto os últimos jogos. Ainda é ágil, ainda mais quando temos um cenário expansivo para nos movimentar, claro, mas ainda é preciso tomar muito cuidado com a sua posição no cenário. Um movimento em falso pode ser fatal. É preciso pensar antes de cada ataque, o jogo não propicia um combate frenético como Bloodborne e nem intuitivo como Sekiro, sendo mais uma evolução natural de Dark Souls mesmo. Jogará Elden Ring como costuma jogar um Dark Souls.

Mas isso não quer dizer que não há avanços ou diferenças. Há muitas! A começar pelo combate montado em cavalo, a maior inovação no combate do jogo. É muito bom enfrentar um inimigo ou um chefe montado na Torrente, a nossa montaria do jogo. Seremos mais rápidos, e encaixar os golpes certos na hora certa será mais uma questão de precisão e habilidade. Em compensação, os inimigos também estão mais rápidos e ágeis, e seus ataques atingem uma área maior. Se acha que conseguirá derrotar um gigante batendo e correndo com o cavalo, saiba que ele lhe alcançará com poucos passos, ou arremessará algo em você. O combate nunca foi tão dinâmico nesse estilo de jogo.

Um jogador veterano já sabe o que esperar, e estará ansioso para tentar dar defesas perfeitas nos inimigos e causar muito dano com golpes críticos. O uso correto do escudo pode salvar vidas, e, apesar de dar um certo trabalho para pegar o jeito, uma vez que aprenda como fazer corretamente, tornará os desafios muito mais fáceis e o combate mais funcional. Os escudos ainda possuem uma nova função, a de contra-ataque, que lhe permitirá causar ainda mais dano nos chefes e inimigos. Já os jogadores novatos vão preferir esquivar, esperar o momento certo para atacar ou atacar de longe.

O combate, além de preciso, é variado e versátil. Cada classe possui sistemas únicos de combate, e os chefes e inimigos foram calibrados para oferecer desafio independentemente do estilo de combate que preferir. Dá para lutar de perto, com uma variedade imensa de armas de curto alcance, de facas a espadas, de foices a lanças, de martelos a garras. Dá para lutar à média distância, usando habilidades das armas que atingem uma boa área, ou arremessando bombas fabricadas com materiais diversos. E dá para lutar de longe, usando arcos (podendo escolher entre várias flechas diferentes) ou magias (podendo escolher entre vários tipos diferentes de feitiços). Há uma infinidade de poderes, de magias, de piromancias, de bombas, de flechas, de tudo o que puder imaginar. Não faltará variedade estratégica para lutar, independente da forma que preferir enfrentar os inimigos.

Evolução e Progresso

Os inimigos são difíceis, e não conseguirá avançar muito no jogo sem evoluir. Há dois tipos de evolução em Elden Ring, por nível e por equipamentos. Por nível é o mais básico. Acumulando runas, poderá ir em qualquer local de graça (depois que o serviço for habilitado) e gastar essas runas para aumentar em um ponto algum atributo do seu personagem. A cada nível que subir, precisará juntar mais e mais runas para subir outro nível, e assim por diante.

Há 8 atributos para se atentar. Os atributos são: Vitalidade aumenta a vida do personagem, Mente aumenta o estoque de magia do personagem e a quantidade de magias a que tem acesso, Tenacidade aumenta o vigor físico e a capacidade de carga, Força aumenta o dano com armas brancas, Destreza aumenta o dano com armas de longo alcance como arcos, Inteligência aumenta eficiência de magias, Fé aumenta eficiência de milagres e Arcano aumenta a sorte de achar itens. Como em jogos anteriores, os atributos são requisitos para poder usar armas, equipamentos, magias e encantamentos que encontrar pelo caminho, obrigando o jogador a escolher um foco para seu personagem. Se quiser avançar, precisará ser bom e algo e deixar de lado outros atributos, tentar ser equilibrado em tudo será péssimo no progresso do personagem.

Além dos atributos, o que realmente tornará o jogador mais forte são itens. Isso inclui armas e equipamentos, mas também feitiços, encantamentos, habilidades ou aprimoramentos de itens de cura, por exemplo. Espalhados pelo cenário, haverá muitos, mas muitos itens, alguns amplamente à vista, outros escondidos nos cantos, e outros serão recompensas por cumprir sidequests ou matar inimigos difíceis. Se estiver usando uma arma com 100 de ataque e encontrar outra com 120 de ataque, por exemplo, terá uma melhoria ofensiva maior do que se investisse em pontos de atributo de Força, por exemplo. Trocar uma armadura que fornece 4 de defesa por uma que fornece 8 de defesa dará uma eficiência defensiva melhor do que investir em pontos de atributo de Vitalidade. Encontrar uma nova habilidade de arma, um novo feitiço poderoso, ou mesmo aprimorar o frasco de cura, pode ser a diferença vital entre a vida e a morte em uma batalha contra um chefe ou inimigo excepcional.

A Tão Famosa Dificuldade

Se já jogou um jogo anterior da FromSoftware, sabe muito bem o quanto o jogo pode ser punitivo e frustrante. Inimigos que matam com um ou dois golpes, ataques quase impossíveis de se esquivar, efeitos adversos punitivos e situações adversas como emboscadas e armadilhas são marca registrada da série. No entanto, alegre-se em saber que a FromSoftware está buscando cada vez mais o equilíbrio, e encontrou um ponto de equilíbrio muito maior com Elden Ring.

O perigo ronda a cada esquina, mas nunca foi tão fácil contorná-lo. Se houver um gigante extremamente poderoso bloqueando uma estrada, não precisa enfrentá-lo agora. Pode sair correndo, ou dar a volta. Voltar quando estiver mais forte. Essa adaptação feita pelo próprio jogador ao seu progresso é um grande trunfo que permitirá ao jogo ser mais acessível do que qualquer outro Soulslike.

Sempre que estiver emperrado em um chefão, o jogador tem três opções. Ele pode tentar de novo e de novo, aprimorando suas habilidades físicas e tentando novas abordagens no combate até conseguir algo que lhe dê uma vantagem contra um inimigo específico, ele pode sair e tentar ficar mais forte ou ele pode simplesmente pedir ajuda online. São diferentes meios de se obter sucesso.

Elden Ring oferece mais facilidades do que nunca para jogadores novatos e iniciantes. Um exemplo claro são as invocações de fantasmas. No decorrer do jogo, irá adquirir o poder de invocar fantasmas de animais ou guerreiros falecidos. Essas invocações são perfeitas para usar contra chefes ou contra bandos de inimigos. Elas distraem inimigos e ainda causam um bom dano, ao custo de gastarem um pouco de magia apenas. Se estiver tendo dificuldades em alguma parte, tente invocar fantasmas e já verá que o desafio ficará bem mais fácil. Quando encontrar invocações mais fortes, então, nem precisará mais se preocupar em convocar outros jogadores online.

Maculados Unidos Jamais Serão Vencidos

Avanço Linear e Progresso Não Linear

Apesar de tudo, Elden Ring é um RPG. E um RPG mais raiz do que a maioria dos que são lançados nos dias de hoje. Após completar o tutorial, o mundo estará ao seu dispor, e poderá ir para onde quiser. Eu já escrevi isso lá em cima, mas vou repetir: a liberdade é fundamental. O jogo tenta te guiar para o caminho mais ideal, para o objetivo principal mais próximo, mas você pode ignorar tudo isso e passar dezenas de horas só dando voltas e conhecendo locais novos.

O avanço do jogo é de certa forma linear. Há milhares de locais opcionais, mas ainda há apenas um local que tem que ir para avançar com a história. Há centenas de chefes opcionais, mas apenas alguns que são necessários para conseguir fechar o jogo. O caminho reto e direto para o final do jogo leva diversas horas para ser concluído, mas não aborda nem um vigésimo de tudo o que há para ver no jogo. A vasta maioria do que há para fazer no jogo é totalmente opcional. Quase todas as cavernas, catacumbas e templos disponíveis são opcionais, e, apesar de guardarem itens importantes e equipamentos bons muitas vezes, não fazem parte da trilha principal e podem ser completamente ignorados se o jogador assim quiser.

Na maioria das vezes, o opcional é mais fácil do que o obrigatório, e os locais extras nos cenários servem como escada de aprendizado para o que encontrará nas verdadeiras dungeons principais, que, aliás, são enormes. As dungeons são incrivelmente grandes, com muitos andares, níveis, mini chefes e oponentes incríveis. Isso até finalmente chegar ao final da dungeon e encarar o verdadeiro desafio, o chefe de área. Todos serão complicados de se derrotar, exigindo que o jogador mais estressado saia da dungeon e procure progredir mais explorando pequenas cavernas e templos ao redor.

Personagens e Sidequests

Encontrará ainda diversos personagens ao longo da sua aventura, cada um com sua participação. Converse com eles, e verá que eles têm algum propósito. Eles podem vender itens, ensinar coisas, dar mais informações sobre a história e a lore do local, ou podem indicar sidequests. Elden Ring possui um sistema pouco convencional de sidequests. Ele não indica exatamente o que tem de ser feito, não registra isso em local algum, e nem dá pista alguma sobre o que tem de ser feito. Você encontrará uma pessoa que lhe dirá que quer encontrar o fulano de tal. Diferentemente de outros RPGs no mercado, não aparecerá um indicativo no mapa de onde está o fulano de tal, ou mesmo uma possível área de busca. Não há orientação alguma, o fulano de tal pode estar literalmente em qualquer lugar do jogo!

Acompanhar sidequests nesse jogo é uma loucura, justamente pela falta de informações. É fácil se esquecer do que alguém lhe pediu para fazer, e, após acabar fazendo o que ele pediu, é fácil se esquecer onde estava a pessoa que fez o pedido. Não espere qualquer tipo de ajuda desse tipo no decorrer do jogo, e se quiser garantir que não vai perder nada ou deixar de cumprir alguma coisa, é bom anotar ou procurar na internet. Não espere qualquer tipo de ajuda por parte do jogo para acompanhar sidequests ou para encontrar vendedores ou personagens específicos.

A quantidade de personagens e sidequests é enorme, e é a maior quantidade já vista em qualquer Soulslike. Espere para ver muitos diálogos, muita história, e conhecer personagens incríveis que tornarão o mundo de Elden Ring tão fantástico e incrível quanto o de qualquer RPG no mercado.

Cooperação Online

A comunidade da FromSoftware é incrível pela paixão que eles têm com o jogo. Entenda uma coisa: Não é vergonhoso pedir ajuda online. O item que permite invocar ajuda de outros jogadores pode ser encontrado, pode ser comprado em lojas, e ainda é muito fácil de ser fabricado. Você pode ter dezenas deles, e isso e não será um problema. Sempre que precisar, use esse item para acionar o modo online do jogo, fechado ao local específico em que se encontra.

Acionando o modo online, verá no chão sinais de invocação de outros jogadores, que estão ansiosos para ajudar novatos ou pessoas com problemas a passar por alguma parte difícil do jogo. Invoque-os e eles irão lhe ajudar a passar por aquela parte difícil, seja um chefe ou um bando de inimigos comuns. Se quiser jogar com algum inimigo específico, poderá definir uma senha de invocação, e, assim, as pessoas que souberem essa senha de invocação, irão entrar em mundos específicos. Se quiser, poderá jogar quase que o jogo todo com um amigo, no excelente modo cooperativo.

E você mesmo pode contribuir com a comunidade e retribuir o favor! Foi ajudado por algum desconhecido a passar de um chefão extremamente apelão? Pode ter certeza que não é o único, e há milhares de jogadores ao redor do mundo precisando da mesma ajuda. Coloque você mesmo o seu sinal de invocação, próximo a chefes e partes que julgou complicadas, e ajude outras pessoas com problemas a passar por aquela parte difícil. Receberá, como recompensa, runas e amizades. Ou seja, sempre vale a pena dedicar alguns minutos para ajudar os outros!

Ao acionar o modo multiplayer do jogo, da mesma forma como chamará ajuda, também poderá chamar inimigos. Há um modo de jogo player versus player, ou seja, jogadores podem invadir o mundo de outros jogadores com o objetivo de caçá-los e matá-los. E pode ter certeza que muitos jogadores vão querer te invadir e te matar, esteja preparado para enfrentar alguns inimigos difíceis pelo caminho. Se essa for a sua vontade, há até mesmo meios de chamar outros jogadores para um duelo, de modo que é possível recorrer ao modo competitivo para conseguir runas e itens.

Elden Ring – Vale a Pena?

Elden Ring é o melhor jogo de 2022 até aqui, o melhor RPG produzido nos últimos anos e ainda o melhor jogo já produzido pelo talentoso time da FromSoftware. Preciso dizer mais? Mesclando um pouco de cada de seus aclamados e vitoriosos jogos, a From encontrou a fórmula ideal de um jogo épico. E ainda está mais acessível do que nunca. Elden Ring sobe demais o nível e eleva o padrão do que podemos esperar de um RPG em mundo aberto nos dias de hoje. Recomendo para todos.

Confira, aqui na Games Ever, o nosso detonado passo-a-passo exclusivo de Elden Ring, clicando aqui. Você não pode deixar de conferir! Confira também nossos outros reviews.

Elden Ring

Gráficos - 95%
Jogabilidade - 100%
Diversão - 100%
Som - 100%
Dificuldade - 95%
Fator Replay - 100%

98%

Elden Ring é o melhor jogo de 2022 até aqui, o melhor RPG produzido nos últimos anos e ainda o melhor jogo já produzido pelo talentoso time da FromSoftware. Preciso dizer mais? Mesclando um pouco de cada de seus aclamados e vitoriosos jogos, a From encontrou a fórmula ideal de um jogo épico. E ainda está mais acessível do que nunca. Elden Ring sobe demais o nível e eleva o padrão do que podemos esperar de um RPG em mundo aberto nos dias de hoje. Recomendo para todos.

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João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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