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Date Everything! | REVIEW

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Talvez você já tenha jogado um simulador de namoro (dating sim) antes, correto? Geralmente, são jogos semelhantes a visual novels, em que o intuito do jogo é permitir que o jogador conheça melhor alguns personagens e consiga fazê-los se apaixonar por ele, com direito a muita conversa e diversos finais. Pois bem, Date Everything! é um simulador de namoro inusitado e pouco convencional. Sua proposta é clara: permitir que o jogador se relacione com várias coisas ao seu redor. E quando eu me refiro a “coisas”, é o sentido literal da palavra: cadeiras, talheres, cama, ventilador, televisão, tudo. Neste jogo mágico, tudo possui forma e personalidade plenamente namorável! Já imaginou como deve ser namorar a sua própria cama, a lareira ou as cortinas da sala? Pois então, deixe sua imaginação fluir!

Assim que começamos o jogo, podemos escolher o nome e o pronome de nosso protagonista. A trama inicial do protagonista é bem simples: acabamos de ser recrutados para a Valdivian, uma megacorporação que atua em múltiplos mercados, e nos mudamos para essa cidade chamada de Coolsville (mas podemos renomeá-la). Logo no começo do jogo, nosso protagonista chega na cidade, e, com poucos minutos de trabalho, é demitido e substituído por uma inteligência artificial. Logo em seguida, recebemos uma curiosa encomenda, um óculos fantástico chamado Dateviators. Ao colocar os óculos, o protagonista passa a enxergar e conversar com Skylar Specs. Ela nos explica que esse óculos miraculoso nos permite conversar com objetos inanimados como se fossem pessoas, e podemos vê-las e ouvir o que elas têm a dizer. E é exatamente assim que nossa aventura nada convencional começa.

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Paquere Tudo o Que Não se Mexe

Com os Dateviators, todos os objetos principais da casa do protagonista podem assumir uma forma humana e corpórea, com aparência, sentimentos e comportamento único. As portas da casa, por exemplo, se tornam o Dorian! Nosso próprio celular se torna a Phoenicia! A lupa se torna a Maggie, e a nossa própria cama, a Betty! Cada um é mais maluco do que o outro, e são 100 objetos namoráveis à disposição, espalhados por toda a casa! E como se objetos não bastassem, também podemos namorar conceitos mais abstratos, como “água”, “ar” ou “escuridão”!

Cada conversa segue o modelo padrão de jogos de namoro ou mesmo visual novels: textos fixos e momentos de interação, em que temos de escolher o que dizer entre algumas opções. Opções diferentes podem nos levar a momentos distintos, agradando ou desagradando o personagem. O peso de cada resposta aqui é um pouco menor do que em outros dating sims, já que o jogo tende muitas vezes a direcionar a conversa para um mesmo sentido, dando plenas oportunidades para o jogador consertar algo ruim que possa ter dito. Mesmo assim, é possível ser ranzinza ou simplesmente ruim com todos os personagens do jogo, se assim preferir.

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Para avançar na história pessoal dos personagens, será necessário conversar com outros personagens relacionados e completar pequenas tarefas, como se fossem missões. Cada personagem possui sua trama pessoal, seus conflitos e interesses, e é sempre divertido conhecer cada um deles. Seja ajudando Stella, a escada, a bater suas metas em seu esquema de pirâmide, a doce Beverly, a mesa de bar, a promover seu estabelecimento, ou mesmo tentar resolver o relacionamento conturbado entre Harper, a cesta de roupas, e Dirk, a pilha de roupas sujas, todo diálogo é único e muito divertido.

Os personagens seguem boa parte dos estereótipos que são conhecidos de jogos de simulação de namoro, mas não espere ver apenas clichês comuns! O jogo usa e abusa da diversidade, misturando personagens com atributos e personalidades completamente distintas. As histórias podem ser fofinhas, engraçadas, super sexualizadas ou mesmo cheias de mistério e dark romance. Há algo para todos os gostos (e fetiches) nesse jogo, um verdadeiro prato cheio!

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Temos de Encontrar (e Paquerar) Todos!

Com a casa cheia de tranqueiras e a possibilidade de se conversar com tudo, é preciso curiosidade e criatividade para encontrar todos. Ao falar com a Maggie (a lupa), poderá receber pistas sobre novos personagens para se conversar, chamados Roomers. Ao conversar com alguns personagens, eles também podem mencionar outros personagens, ou mesmo exigir que a gente fale com eles para poder continuarmos o desenvolvimento de sua história (como, por exemplo, o hilário relacionamento entre Washford, a máquina de lavar, e Drysdale, a secadora).

E como encontrar novos Roomers? Conforme conversar com os personagens, eles irão mencionar outros personagens, dando pistas sobre como encontrá-los. Nem todos os objetos da casa são tão grandes quanto uma televisão ou um armário, e podem passar batido se você não prestar atenção. Mas não se preocupe: há um menu dentro do jogo que lista todas as pistas obtidas até então, organizando tudo para que você possa localizar todos os personagens espalhados pela casa. Encontrar todos os personagens pelo menos uma vez é necessário para conseguir um dos finais, então, vasculhe cada canto da casa e procure por todos os 100 objetos paqueráveis!

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Ame-os ou Odeie-os!

Os relacionamentos possuem três estados: Love (Amor), Friendship (Amizade) e Hate (Ódio). Às vezes não é tão fácil distinguir o caminho entre eles, e outras vezes, o relacionamento acaba avançando rápido demais (Wallace, a parede, por exemplo, nos ama à primeira vista!). Basicamente, conversar frequentemente com um personagem, ser gentil e resolver suas pendências acaba levando invariavelmente ao amor, mas caso queira apenas amizade, basta deixar isso bem claro nos diálogos. Não é preciso amar todo mundo, fique à vontade para se expressar de forma sincera. Alguns poucos relacionamentos podem ser recuperados ou alterados, mas não são todos.

Já o caminho do ódio, é um pouco mais complicado. Para conseguir que um personagem te odeie, é preciso ser rude ou cruel com as palavras, ou mesmo perceber aquilo que o personagem não gosta e fazê-lo. Timothy, o despertador, odeia falta de pontualidade, por exemplo, então, se você insistir em falar com ele fora dos horários combinados, terá problemas. Cada personagem possui atributos que ele gosta e não gosta. Alguns deles, é bem fácil odiar (como o irritante Lux, a luz), mas outros realmente podem ser difíceis de se seguir o caminho da inimizade e do ódio, caso queira. Na verdade, ao conseguir a inimizade dos personagens, você poderá paquerar o Reggie, a personificação da rejeição, então, você definitivamente precisará se desentender com alguém, se quiser conhecer todos!

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Torne-se um Paquerador Melhor

Sempre que evoluímos o relacionamento com um personagem do estado neutro para um dos três estados (amor, amizade ou ódio), ganhamos 5 pontos de atributo em S.P.E.C.S.. Trata-se de Smarts (Inteligência), Poise (Equilíbrio), Empathy (Empatia), Charm (Charme) e Sass (Sagacidade). Cada personagem é atrelado a um atributo específico, e cada um fornecerá apenas 5 pontos. Sendo assim, são 20 personagens para cada atributo. Caso consiga estabelecer um relacionamento com todos os personagens, poderá maximizar cada atributo (100 pontos em cada).

E para quê servem esses atributos? Simples, para termos acesso a opções de diálogos diferenciadas! Vale mencionar que essas opções de diálogo que exigem atributos não impedem você de prosseguir com o desenvolvimento pessoal daquele personagem, com raríssimas exceções (Florence, o piso, é quase impossível de se conquistar se você não tiver um nível elevado de Empatia, por exemplo). Geralmente, eles bloqueiam apenas respostas inusitadas e inesperadas, que podem levar a colecionáveis. Como é difícil acumular atributos no início do jogo, vale a pena jogar uma segunda vez para aproveitar os altos atributos e ver todas as respostas inéditas nos diálogos.

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Além disso, conforme progredimos no relacionamento com os personagens e atingimos determinadas metas, ganhamos imagens que servem como colecionáveis. Cada personagem possui pelo menos 3 colecionáveis, e adquirir todos é um das grandes metas do jogo. Para conseguir cada colecionável, é preciso atingir algumas metas dentro da história do personagem, o que pode ser fácil ou complicado, dependendo do personagem. Na maioria das vezes, é só conversar com ele, mas em alguns casos, é preciso escolher certas opções no diálogo ou passar por um teste de atributos.

Não é possível conseguir todos os colecionáveis em uma só jogatina, então precisará jogar o jogo várias vezes e tomar decisões diferentes ao falar com cada personagem, se quiser conseguir tudo. Na verdade, quem estiver caçando todos os colecionáveis (há um troféu relacionado a isso), é preciso prestar bastante atenção, pois alguns colecionáveis são bem fáceis de se perder. Para muitos deles, há apenas uma chance de consegui-lo, e se perder a chance, terá de reiniciar o jogo para ter aquela conversa de novo. Sendo assim, leia as descrições dos colecionáveis antes, para saber o que tem de fazer. Infelizmente, algumas descrições são confusas e não dá para entender exatamente o que tem de ser feito para conseguir o colecionável, exigindo paciência e um pouco de “tentativa e erro” com alguns personagens.

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Um Novo Dia, uma Nova Paquera

A nossa movimentação ocorre em primeira pessoa, com um cursor ao centro da tela. Passamos o jogo confinados no interior de nossa grande e espaçosa casa, repletos de objetos para nossa interação. Os gráficos são bem simples, mas as conversas são todas feitas com artes 2D animadas e muito bem feitas. Todos os personagens são muito bem desenhados e criativos. Além disso, cada personagem possui uma voz diferente, dando um charme e uma personalidade únicos para cada interação! Sem dúvidas, Date Everything! possui um grande diferencial quando comparado com outros simuladores de namoro do mesmo segmento, com uma arte e design incríveis.

Cada dia é dividido em 5 momentos (09:00, 12:00, 15:00, 18:00 e 24:00), e o tempo apenas passa conforme utilizamos os Dateviators para conversar com os personagens. Isso quer dizer que apenas podemos conversar com cinco personagens por dia, e não é possível conversar duas vezes com o mesmo personagem no mesmo dia. Ao final do dia, é preciso ir para cama e dormir, e então um novo dia se inicia, com a possibilidade de conversar com mais cinco personagens incríveis! E assim sucessivamente, dia após dia. Também é possível ver que dia da semana está, mas isso só possui relevância para alguns poucos personagens (a Chairemi, a cadeira, tem um cronograma diferente a cada dia da semana, por exemplo, então pode ser útil planejar que dias da semana você quer falar com ela).

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Conforme o tempo passa, a história pessoal do protagonista também evolui, por meio de mensagens que ele recebe pelo celular, por meio do Thiscord (uma sátira do Discord). A trama pessoal do protagonista gira em torno de como o Dateviators foi confeccionado, por quem e para quê. A trama do protagonista parece secundária e sem nexo a principio, mas ela começa a ficar mais tensa e interessante conforme o tempo passa, além de ser divertida, com personagens engraçados.

Não há um cronograma apertado, metas de tempo ou qualquer coisa do tipo. Trata-se de um jogo bem simples e tranquilo (que nem o Koa, o sofá), feito para você jogar do seu jeito e no seu ritmo. Quer correr e tentar descobrir todos os segredos da casa o mais rápido possível? Tudo bem, mas se quiser ir devagar e conversar por dias e dias com seus personagens favoritos, não tem problema também. O jogo não irá lhe apressar, ou lhe obrigar a seguir uma ordem específica, então faça apenas o que estiver a fim de fazer, e se divirta, se emocione e dê boas risadas.

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Uma Sátira de Si Mesmo

Vale mencionar que Date Everything! não se leva a sério em momento algum. O jogo debocha de si mesmo e é satírico o tempo todo. Alguns personagens “quebram a quarta parede”, falando diretamente com o jogador, sem nenhum pudor. Os personagens são estereotipados para serem clichês, e eles parecem saber disso muito bem. O jogo critica e ao mesmo tempo homenageia o gênero, brincando com seus conceitos e com o jogador, sempre com muito bom humor e boas piadas.

Date Everything! é um jogo amplamente divertido e viciante. A vasta maioria dos personagens foram muito bem trabalhados, assim como a escolha dos designs, as vozes e a música de fundo que toca, sempre de acordo com o personagem e com o momento da conversa, seja de tensão, relaxamento ou êxtase. Eu não consegui parar de jogar até paquerar todos os hilários e contagiantes personagens, e em nenhum momento senti tédio, típico de alguns simuladores de namoro após algumas horas. Os diálogos foram bem construídos, o desenvolvimento da maioria dos personagens é bem interessante (tem alguns que não gostei, mas são poucos em um total de 100!) e a pitada de humor do jogo é fantástica.

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Veredito

Desde que a Team 17 anunciou o jogo Date Everything, a descrição do jogo me deixou duas impressões: “Mas que jogo maluco” e também “Será que tem como dar certo isso?”. Pois para a minha surpresa, Date Everything! logo se tornou o jogo mais surpreendente do ano até aqui. Agradável de se jogar e contagiante do começo do fim, trata-se de uma experiência singular e realmente prazerosa. Recomendo não apenas a todos os fãs do gênero de simulação de namoro, como também para possíveis curiosos dispostos a experimentar coisas novas. A risada e a diversão são garantidas.

Prós:

  • 100 personagens com vida própria para conhecer e namorar (se quiser)
  • Personagens inusitados e muito bem trabalhados, divertidos de se conversar
  • Trabalho incrível de dublagem dando vida a cada personagem, com estelas conhecidas do ramo
  • Cada personagem possui sua trilha sonora própria e característica
  • Bastante conteúdo, suficiente para dezenas de horas de jogatina

Contras:

  • Difícil entender como conseguir alguns colecionáveis
  • Um ou outro personagem não recebeu a atenção que merecia

Confira o site oficial para mais informações.

Date Everything! foi avaliado mediante uma cópia de revisão gratuita através da PressEngine.

Date Everything!

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9

Ótimo

Desde que a Team 17 anunciou o jogo Date Everything, a descrição do jogo me deixou duas impressões: "Mas que jogo maluco" e também "Será que tem como dar certo isso?". Pois para a minha surpresa, Date Everything! logo se tornou o jogo mais surpreendente do ano até aqui. Agradável de se jogar e contagiante do começo do fim, trata-se de uma experiência singular e realmente prazerosa. Recomendo não apenas a todos os fãs do gênero de simulação de namoro, como também para possíveis curiosos dispostos a experimentar coisas novas. A risada e a diversão são garantidas.

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João Paulo Solano Lopes Filho

Sou um fã de videogames desde que me conheço por gente, principalmente de RPGs. Tento convencer os meus pais e a mim mesmo que não sou um viciado (acho).

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