Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
DestaqueReview

Cassiodora | REVIEW

Continua após a publicidade..

Cassiodora é um daqueles games que você joga tanto por gostar do gênero do game ou apenas para passar o tempo. A proposta é se divertir ou se desafiar em um Shmup (Shoot’n Up) cartunesco e cheio de cores e vida fica evidente logo nos primeiros momentos. O jogo da VOID STUDIOS aposta um uma mistura de aventura puzzle e muita ação para criar um game cheio de identidade.

Confira abaixo nossas impressões de Cassiodora!

  • Jogo: Cassiodora
  • Desenvolvedora: VOID STUDIO
  • Publicadora: PID Games
  • Lançamento: 15 de dezembro de 2022
  • Número de Jogadores: 1 – 4 jogadores (Local)
  • Gênero: Shoot’n Up (Shmup)
  • Plataformas: PS4, PS5, XONE, XSSX, Switch,PC
  • Site OficialAqui

DNA Nacional

Continua após a publicidade..

Particularmente para mim, que cresci jogando no final dos anos 90 e participei desde então de tudo que aconteceu no Brasil referente a games, desde as imensas dificuldades como desconfiança do mercado internacional, ver o crescimento da industria de desenvolvimentos de games brasileira ser reconhecida, é um grande orgulho.

A VOID STUDIO é mais uma prova de que o talento de nossos Devs sempre foi evidente e necessário para o mercado mundial de games. Fundada em fevereiro de 2015 e localizada na cidade de São Paulo, surgiu com o objetivo de desenvolver jogos de alto nível de diversão, história e jogabilidade.

Segundo a VOID, a busca é por desenvolver jogos para diferentes jogadores, do casual ao hardcore, do clássico ao inovador. além disso, eles ressaltam a missão de criar, estruturar, desenvolver, distribuir e entreter.

Queremos desenvolver mais do que jogos, queremos desenvolver vínculos com nossos jogadores.


Por fim, transparência profissional; Qualidade no desenvolvimento; Determinação; Inovação são os valores destacados pela VOID STUDIOS.

Brincando de ser sério

Logo no começo do jogo ja somos apresentados a um menu bem completo, onde você pode estar mudando algumas configurações do jogo. Além disso, temos todas as dificuldades já desbloqueadas desde o inicio. Mas é quando iniciamos o jogo que vemos realmente a pegada de Cassiodora.

O jogo é bem divertido, com uma pegada bem despojada, já que não tem como não se divertir quando o mago Faramix da uma poção que deixa nossos heróis com asas, literalmente. Cassiodora é um game de mecânicas aparentemente simples, mas logo no inicio passamos por um breve tutorial onde aprendemos as mecânicas do jogo, nesse momento percebemos que apesar dos gráficos infantis, o game tem tem uma vasta lista de movimentos, que deixam o game bem técnico.

Você vai ter três tipos de artilharia a sua disposição, e cada uma delas vai funcionar em um inimigo específico. Além disso teremos de transpassar obstaculo, abrir portões e alternar entre munições especiais. Como disse, não se deixe levar pelas aparências. No inicio de cada level, você vai ter uma indicação do que fazer e pode até mesmo mudar de personagem. Esse por último, é bastante interessante, pois cada fase pode ser mais fácil ou difícil, dependendo de quem você escolhe.

A estratégia e atenção vão ser seus melhores amigos nessa jornada. O game induz insistentemente que você alterne entre as armas e sub armas, lembrando que são três armas, então a atenção com ele é crucial. Os inimigos se alteram no plano de fundo, com isso você acaba tendo de lidar com eles enquanto se preocupa com o que esta vindo na sua direção, de ambos os lados.

Adventure + Shmup = Cassiodora

Se tem algo evidente em Cassiodora é que ele é um adventure em forma de Shmup. Você vai atirar em quase tudo, e muitas vezes vai precisar usar a inteligencia e habilidade para abrir determinados locais para seguir em frente. A progressão depende muitas vezes de ações que vão além de atirar em tudo que se move.

Em alguns locais você vai precisar usar sua arma com elemento de fogo para queimar algo, ou gelo para abrir um buraco. Enquanto isso você vai estar sendo bombardeado pelos inimigos. Essa forma de progredir no jogo deixa as coisas bem divertidas, pois o game vai além do apenas atirar. Confesso que a dificuldade me surpreendeu. Mesmo jogando no modo normal, o jogo se mostrou bem desafiador, mas essa dificuldade também provem de alguns problemas de Level Design do jogo.

As fases não são longas o que deixa o jogo bem dinâmico e evita que o jogador ache o jogo repetitivo, mas mesmo assim as coisas não vão ser fáceis. Todas as fases são repletas de inimigos e todos eles são muito variados, o que faz com que você tenha de pensar muito bem quais armas vai usar. Os inimigos mais resistentes tem uma barra de energia, saber qual arma usar vai otimizar o dano que cada um desses inimigos vai receber.

Quando se trata dos chefes de fase, as coisas são ainda mais difíceis e dinâmicas (Divertidas). Esses inimigos tem mais de um ciclo, o que faz com que o jogador tenha que mudar sua forma de atacar e de esquivar das investidas constantes. Além disso, em muitos momentos temos de nos defender de inimigos em outro plano, como tentáculos, pedras que caem, jatos de água, enfim.

Repare que toda essa diversidade, faz com que Cassiodora tenha aquela pegada de Adventure que exaltamos no ínicio. É como um game de plataforma, onde temos de variar nossas ações para seguir em frente.

Um Cartoon no seu Console

Graficamente falando, o game tem um apelo bastante evidente, não deixando dúvidas das referências que o pessoal da Void Studio tiveram na criação do jogo. Os gráficos nos remetem imediatamente aos games mobile, e isso pode ser um problema quando falamos de um gênero tão tradicional como o Shmup.

O game faz uso da profundidade para dar mais vida aos gráficos, isso funciona muito bem pois a movimentação dos objetos vai muito além do primeiro plano, mas ai também tem uma escorregada dos Devs. Nesse plano mais ao fundo também temos inimigos, e eles causam uma confusão em determinados momento. Não foram poucas as vezes em que eu estava atacando diversos inimigos ou desviando de projéteis, e atacando um inimigo que estava em um plano diferente. além disso o design do jogo não ajuda a identificar esses inimigos, o que confunde o jogador.

O design cartunesco acabou desfavorecendo algumas boas idéias que estão presentes no jogo. Trabalhar com diversas idéias com gráficos tão especificamente mobile, acabaram por sacrificar o Level Design. Os gráficos são genéricos e isso não vai mudar até o final do jogo, e pode afastar o jogador mais hardcore que não tenha paciência de dedicar a gameplay. Não só por ser cartunesco, mas também pela abordagem gráfica mais infantil do game, evidenciada nos personagens e nas cores usadas.

Apesar da qualidade e da fluidez dos gráficos as texturas são simples, o que deixa o game com u aspecto muito casual, uma imagem especificamente vista em games Mobile.

Multiplayer – Um game pra jogar na sala de casa

Sabe aquele game que você coloca para jogar na sala de casa com os amigos, filhos esposa e pets? O multiplayer local de Cassiodora foi feito para isso. O game tem um multiplayer local para até 4 jogadores, e nesse modo as coisas ficam ainda mais divertidas.

O game sugere essa participação dos amigos, de uma maneira casual, proporcionada pelos gráficos cores e animações, como já pautamos nessa review. Mas aqui, novamente as escolhas dos Devs acabam influenciando com alumas restrições. Se jogando sozinho as coisas já ficavam um pouco confusas em determinados momentos, imagina isso com mais uma porção de projéteis e mais 3 personagens na tela. Em alguns momentos tudo vira um caos, sendo muito difícil identificar o que cada um esta fazendo e quem esta atirando no que. Entretanto, independente disso, a diversão é garantida.

Cassiodora – Vale a Pena?

Cassiodora é um game feito para agradar a todos os jogadores, desde os hardcores aos casuais, jogadores que gostam do gênero Shmup e os que nem sabem o que estão jogando. A possibilidade de escolher da dificuldade mais leve até a mais dificíl, corrobora que o game é pra se divertir ou para se desafiar.

Os gráficos cartunescos chamam a atenção pelas cores e animações, e deixam o game com um aspecto mobile, isso pode agradar ou afastar algumas pessoas, mas definitivamente eles são o ponto que saltam aos olhos. No final temos um game divertido e muito variado, aliado a fases rápidas que não deixa o jogador cansado. Cassiodora erra em algumas escolhas de Level Design, mas nem de longe são um fator que inibe a diversão do jogo, mesmo atrapalhando em alguns momentos.

Definitivamente temos um game com potencial, e com certeza deveremos ter uma continuação, que deve lapidar ainda mais as qualidades de Cassiodora. Enquanto isso não acontece, escolha seu guerreiro medieval, e vá se divertir sozinho ou em uma partida com amigos / familía no universo cheio de cores e vida de Cassiodora.


Cassiodora foi cedido gentilmente pela Masamune – Agradecemos a Cordialidade

Não deixe de conferir nossos outros Reviews, Participe comentando!

Cassiodora | REVIEW

Gráficos - 7
Jogabilidade - 8
Diversão - 8.5
Som - 7.5
Dificuldade - 8
Fator Replay - 8

7.8

BOM

Os gráficos cartunescos chamam a atenção pelas cores e animações, e deixam o game com um aspecto mobile, isso pode agradar ou afastar algumas pessoas, mas definitivamente eles são o ponto que saltam aos olhos. No final temos um game divertido e muito variado, aliado a fases rápidas que não deixa o jogador cansado.

User Rating: Be the first one !

Marcelo Souza

Apaixonado por jogos e consoles desde 1990. Quando não esta escrevendo em algum site de games, esta jogando ou ensinando o Felipe a jogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo